Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Frio em Dezembro no Sul do país


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

  • Replies 202
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O NCEP não arreda pé do ar excepcionalmente seco e da massa muito frio. Contudo, o que nos deixa com a pulga atrás da orelha são as soluções do Global do INPE que não coloca frio e sim chuva quase toda a semana que vem e a última do europeu que reduziu a intensidade do frio. Quem diria. Estamos em dezembro com acompanhamento saída por saída de modelo para massa de ar frio e não onda de calor.

 

Incrível também como o NCEP coloca tendência de que o frio avança dezembro adentro, pelo menos durante toda a primeira quinzena! :shock: :shock:

Link to comment
Share on other sites

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

SAB 03 DEZ 2005 - 10:00

 

SUL DO BRASIL AMANHECE COM GEADA

 

São Joaquim registrou formação de geada ao amanhecer e temperatura de apenas 4 graus na área urbana

 

Dezembro é um dos meses mais quentes do ano e marca o começo do verão, mas foi justamente o frio que marcou o amanhecer deste sábado no Sul do Brasil. Na área urbana da cidade catarinense de São Joaquim houve inclusive formação de geada, conforme informações da empresa Climaterra, parceira da Rede de Climatologia Urbana em São Joaquim. As mínimas na localidade situada a 1.400 metros de altitude foram de 4,6 no Bairro Bandeira, 4,6 graus na sede da Climaterra e de 5,8 na estação mantida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI). Já no Rio Grande do Sul, a estação da Rede de Climatologia Urbana em São José dos Ausentes apontou uma mínima de 6,4 graus. Na Grande Porto Alegre, os termômetros marcaram 11,9 graus na estação da Climatologia Urbana em Novo Hamburgo.

 

O meteorologista da Climatologia Urbana Luiz Fernando Nachtigall destaca que a massa de ar frio perde força e o calor intenso estará de volta à região neste domingo. As temperaturas na tarde do domingo voltam a atingir a casa dos 35 graus nas áreas mais quentes do Rio Grande do Sul enquanto uma nova frente fria se aproxima pelo Uruguai e traz chuva até o final do dia para a região de fronteira com o Uruguai. Não se descarta a possibilidade de temporais localizados no extremo sul gaúcho entre a noite deste domingo e o amanhecer de segunda-feira. A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo prevê ainda que no decorrer da segunda-feira a frente fria avança para o norte, levando a chuva e a possibilidade de temporais em pontos isolados para as demais regiões gaúchas.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana ântecipa que o tempo deve melhorar aos poucos no estado na terça-feira com a chegada de uma massa de ar de origem polar muito forte para esta época do ano e que será também de ar extremamente seco. Na região de Buenos Aires e no sul da Argentina poderão ser observadas temperaturas mínimas e condições típicas de inverno no começo da semana, não se descartando até mesmo a possibilidade de neve na região de Bariloche e geada na Província de Buenos Aires, onde as mínimas podem variar de 1 a 3 graus.

 

No Sul do Brasil, a Climatologia Urbana espera que as madrugadas mais frias sejam as da quarta e da quinta-feira com chance de geada e temperatura abaixo dos 5 graus na região dos Aparados da Serra e Planalto Sul Catarinense. Na fronteira com o Uruguai pode fazer entre 5 e 8 graus. Já na Grande Porto Alegre podem ser registradas temperaturas mínimas entre 9 e 11 graus na metade da próxima semana, o que pode estabelecer um novo recorde de frio para o mês de dezembro na área metropolitana. Isso porque, desde o início das observações meteorológicas em 1984, a menor temperatura já registrada neste mês na área metropolitana foi de 10,2 graus em 10 de dezembro de 2003. O recorde é da cidade de Campo Bom, onde está em operação a mais antiga estação meteorológica do Vale dos Sinos.

 

Responsável técnico: Meteorologistas Eugenio Hackbart e Luiz Fernando Nachtigall

Link to comment
Share on other sites

O tempo fechado a o vento oceânico proveniente da antiga mPa mantiveram o estado de SP beeeeem ameno, para não dizer frio. Ter 13,8° na praia em dezembro não é lá muito comum. 8)

Já por aqui, no RS, o frio é uma coisa que deixou de existir, pelo menos por hoje. Depois dos 15,4° de ontem, hoje temos pré-frontal e, no momento, estou com 33,3° e 40%. Interessante como uma mesma massa de ar mantém regiões mais ao norte muito mais amenas do que regiões ao sul. Lembro de casos em que, digamos, POA estava mais fria do que a Patagônia no inverno.

Link to comment
Share on other sites

Fred

 

A chuva chega só na segunda-feira. O que viste nas imagens eram basicamente cirrus. Vale para todos. Imagens de satélite enganam. na enxurrada de POA de 4/11, uma das maiores da história, os topos das nuvens não eram elevados. Já houve dilúvios na nossa região com nuvens baixas e nuvens com o máximo da escala dos topos só trouxeram relâmpago.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em POA devemos ficar em generosíssimos 10°. Se for abaixo disso, eu não vou me surpreender, porque há modelos dando incríveis 6° a 850 hpa sobre POA na manhã de 4ª-feira, sendo que o sul do RS chega a 4°!!! :shock: O frio deve se concentrar na metade leste do Estado.

Na Argentina, Mar del Plata poderá atingir -2° a 850 hpa na 3ª-feira pela manhã. Imagino que a cidade deva registrar algo em torno de 3°/4° em pleno dezembro!! :shock:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em POA devemos ficar em generosíssimos 10°. Se for abaixo disso, eu não vou me surpreender, porque há modelos dando incríveis 6° a 850 hpa sobre POA na manhã de 4ª-feira, sendo que o sul do RS chega a 4°!!! :shock: O frio deve se concentrar na metade leste do Estado.

Na Argentina, Mar del Plata poderá atingir -2° a 850 hpa na 3ª-feira pela manhã. Imagino que a cidade deva registrar algo em torno de 3°/4° em pleno dezembro!! :shock:

 

não houve muito alarde, mas registrei 9,5 graus na manhã de domingo (Boqueirão - 6:00h) no CIC pode ter ficado na casa dos 8,0 graus. Espero atingir marcas melhores no decorrer desta semana!

Link to comment
Share on other sites

Mensagem do Thiago Augusto que foi excluída de um tópico novo para concentrar no tópico já aberto e evitar dispersão de conteúdo:

 

 

O último fim de semana foi extraordinariamente frio na região serrana do Rio. Em Nova Friburgo , a frente fria chegou com chuva na noite de sexta. Na madrugada de sábado ventou bastante e a temperatura caiu para 13 C. O dia foi nublado , com chuviscos à tarde; a máxima não passou dos 16 C. Após às 21 horas o tempo limpou e o céu estrelado anunciava uma boa queda de temperatura. A umidade também diminuiu. Meia - noite : 11 C.

A temperatura caiu mais e pouco antes do amanhecer de ontem atingiu incríveis 6 C , superando assim o recorde anterior de 7, 2 C em 20 de dezembro de 1935 , ou seja , a 70 anos não havia frio tão intenso em dezembro na cidade.

Fico imaginado qual teria sido a mínima em Itatiaia...

Link to comment
Share on other sites

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

TER 06 DEZ 2005 - 06:00

 

PRÓXIMA MADRUGADA SERÁ MUITO FRIA PARA ESTA ÉPOCA DO ANO

 

Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo prevê temperaturas abaixo dos 10 graus em várias cidades do interior e chance de geada localizada nos Aparados da Serra

 

Uma massa de ar seco e frio que traz temperaturas de até 2 graus neste momento para a Província de Buenos Aires ingressa hoje no Rio Grande do Sul e o tempo melhora em todas as regiões até o final do dia. O sol já aparece agora de manhã em grande parte do centro para o sudoeste do estado, mas no leste e norte do estado ainda haverá circulação de umidade com possibilidade de pancadas esparsas de chuva e períodos de melhoria em que o sol deve aparecer. Da tarde para a noite se espera que o tempo firme em quase todo o estado.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta que as próximas duas madrugadas devem ser muito frias para esta época do ano no Rio Grande do Sul com temperaturas mínimas muito abaixo da média histórica de dezembro. Os termômetros podem marcar entre 6 e 8 graus no sul gaúcho, entre 10 e 12 graus nas áreas mais frias da Grande Porto Alegre, entre 12 e 14 graus na zona norte da capital (região do Aeroporto) e de 13 a 16 graus nos diferentes bairros da área central e sul de Porto Alegre. Nos Aparados da Serra e Planalto Sul Catarinese, são esperadas temperaturas mínimas de 2 a 5 graus. Há possibilidade de geada localizada nestas áreas acima de 1.200 metros de altitude, assim como já aconteceu no último sábado quando São Joaquim registrou geada fraca e mínima de 3,5 graus conforme a empresa Climaterra.

 

Os meteorologistas da Climatologia Urbana destacam que no amanhecer da quinta-feira as mínimas devem ser mais elevadas na maioria das regiões, entretanto são esperadas temperaturas mínimas semelhantes à da quarta-feira em áreas de vales e baixadas. Tanto amanhã como na quinta-feira o sol predomina em todo o estado. A quarta-feira será um dia de temperatura amena no Rio Grande do Sul com um amanhecer frio e uma tarde muito agradável com máximas de 25 a 27 graus. Apesar do começo com temperatura baixa, volta a fazer calor à tarde na quinta-feira com máximas acima de 30 graus no estado.

 

Não está descartada a possibilidade que seja quebrado o recorde de frio (10,2 graus) para o mês de dezembro na Grande Porto Alegre. A temperatura ao amanhecer neste meio de semana deve ficar próxima deste valor em Campo Bom, onde foi registrado o recorde no ano de 2003, mas neste momento a tendência é que a mínima fique acima da marca histórica por conta de uma possível presença de nebulosidade esparsa na próxima madrugada na região (o que diminui o ritmo do resfriamento), justamente quando a influência do ar frio e seco será maior.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo ressalta ainda que a influência do ar frio será maior no leste do estado, assim se espera que as madrugadas sejam mais frias nesta metade da semana em cidades como Bagé, Pelotas, Porto Alegre e Caxias do Sul enquanto cidades mais ao oeste como Uruguaiana, Santo Angelo e Iraí devem sofrer um impacto menor nas temperaturas em consequência do ar de origem polar.

Link to comment
Share on other sites

 

Enqaunto isso a massa polar some

Faz 24 graus em uruguaiana.

Ou é ar polar bem continental...

 

Pelo contrário, é ocenânica, vai ter muito mais efeito no Leste.

 

Sds

 

Por enquanto nada de frio , Santa Maria agora 23:00HS com 19ºC..!!

 

Então o frio P.U..L....O....U parte do Rio Grande do Sul, pois o Oeste teve manhã fresca que deve continuar agora a tarde. A máxima por um bom tempo não passará dos 24 na região. Em Cascavel a máxima de hoje deve ficar lá pelos 22/24. Tempo fresco AMANHÃ e manhã friazinha também amanhã e depois :wink:

Link to comment
Share on other sites

venta muito em Cascavel neste fim de tarde, e é este vento que está trazendo um ar mais frio para a região. Durante a madrugada deve esfriar bastante. A máxima registrada foi de 25,6 ºC e mínima de 16,8 ºC. Essas temperaturas são 2 graus abaixo do normal para esta época do ano. Mas devem chegar a 7/8 graus abaixo da média normal

Link to comment
Share on other sites

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

QUA 07 DEZ 2005 - 07:25

 

AMANHECER GELADO NA ARGENTINA

 

Temperatura chegou a zero grau na Província de Buenos Aires

 

O verão climática já está em andamento na Argentina, mas as temperaturas desta madrugada foram de inverno na região da Província de Buenos Aires. Na cidade de Tandil, os termômetros chegaram a marcar 0,9 grau com sensação térmica negativa devido ao vento. Em Azul, os termômetros indicaram 3,8 graus. Em La Plata, a mínima foi de 4,7 e na cidade de Buenos Aires os termômetros indicaram 8 graus no Aeroporto Internacional de Ezeiza.

 

"O frio foi notável para o mês de dezembro nesta madrugada na Província de Buenos Aires", comenta o meteorologista Eugenio Hackbart. "O balneário de Mar del Plata que muito em breve vai estar lotado de veranistas à beira mar registrou apenas 1,2 grau de temperatura", acrescentou Hackbart.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alertava desde o final da semana passada para o frio muito intenso que seria registrado na região da Província de Buenos Aires.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Soledade hoje,min de 10,5 no Missoes.

 

Decepcionou desta vez. Canoas teve 10. Salgado Filho 12. Farroupilha 8,5. Tinha nuvens ?

Estava parcialmente nublado, embora o Missões seja "quente", perto do Almeida e outras dezenas de baixadas e arredores da cidade.Entretanto imagino que toda esta parte mais norte do RS, ficou com mínimas mais altas que o esperado.

Link to comment
Share on other sites

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

QUA 07 DEZ 2005 - 13:00

 

GRANDE PORTO ALEGRE REGUSTROU 10,5 GRAUS

 

Amanhecer de hoje foi o quarto mais frio dos últimos 20 anos na Grande Porto Alegre

 

A Grande Porto Alegre registrou hoje o quarto amanhecer mais frio dos últimos vinte anos na região. A temperatura mínima em Campo Bom foi de 10,7 graus, apenas cinco décimos a mais do recorde histórico para o mês de dezembro de 10,2.

 

Confira a seguir as quatro menores temperaturas registrada no mês de dezembro na estação de Campo Bom, a mais antiga da área metropolitana, desde a sua abertura em 1984:

 

1) 10,2 = 10/12/2003

2) 10,5 = 17/12/2003

3) 10,6 = 09/12/1986

4) 10,7 = 07/12/2005

 

A menor temperatura registrada hoje na área metropolitana foi observada na estação da Climatologia Urbana de São Leopoldo em Lomba Grande, Novo Hamburgo, onde os termômetros marcaram 10,5 graus. Entretanto, a estação de Lomba Grande se encontra operacional há apenas três anos e desta forma ainda apresenta uma base estatística limitada para o estabelecimento de recordes históricos.

 

Em Canoas, o boletim emitido pela Força Aérea apontou uma mínima de 10 graus no começo da manhã. Já em Porto Alegre, o Aeroporto Salgado Filho registrou uma mínima de 12 graus.

 

No Rio Grande do Sul, o órgão de Meteorologia do governo registrou uma mínima de 8,2 graus em Cambará do Sul e Santa Vitória do Palmar. Contudo, a menor temperatura no estado registrada em estação meteorológica padrão nesta quarta-feira aconteceu em Tainhas, São Francisco de Paula, onde a estação mantida pela Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo apontou uma mínima de 7,6 graus.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo prevê a diminuição da intensidade do frio no amanhecer desta quinta-feira no Rio Grande do Sul, mas ressalta que em área de vales e baixadas podem se produzir temperaturas tão baixas quanta as observadas nesta quarta-feira. Na Grande Porto Alegre, a mínima deve se situar novamente entre 10 e 12 graus nas áreas mais frias e entre 13 e 16 graus nos diferentes pontos dos centros urbanos e que normalmente apresentam marcas mais elevadas ("ilhas de calor"). Uma grande quantidade de ar quente invade o Rio Grande do Sul a partir do oeste no decorrer desta quinta-feira e a tarde será de calor com máximas de 32 a 34 graus na Grande Porto Alegre.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Pato marquei 10,8°C, nas baixadas uns 8°C, bastante frio para Dezembro, agora 30% de ur com 25°C.

 

Sds

 

 

Aqui a mínima do dia está acontecendo agora.

No momento Curitiba tem céu pesadamente nublado e garoa (que novidade!!) e 13 graus (CIC) - vento sopra de Sul dando sensação térmica de 8/9 graus.

Creio que assim que o tempo secar possamos atingir uma mínima próxima dos 8 graus.

Pra dezembro tá um maravilha!!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Pato marquei 10,8°C, nas baixadas uns 8°C, bastante frio para Dezembro, agora 30% de ur com 25°C.

 

Sds

 

 

Aqui a mínima do dia está acontecendo agora.

No momento Curitiba tem céu pesadamente nublado e garoa (que novidade!!) e 13 graus (CIC) - vento sopra de Sul dando sensação térmica de 8/9 graus.

Creio que assim que o tempo secar possamos atingir uma mínima próxima dos 8 graus.

Pra dezembro tá um maravilha!!

 

Orra, que tarde ein!!!

8) :shock: :D

 

No Alex, 14°C, aqui em casa 21°C, hoje sim, vai tudo para as baixadas, daí já viu a minha mínima...

hehehehe

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

QUA 07 DEZ 2005 - 07:25

 

AMANHECER GELADO NA ARGENTINA

 

Temperatura chegou a zero grau na Província de Buenos Aires

 

O verão climática já está em andamento na Argentina, mas as temperaturas desta madrugada foram de inverno na região da Província de Buenos Aires. Na cidade de Tandil, os termômetros chegaram a marcar 0,9 grau com sensação térmica negativa devido ao vento. Em Azul, os termômetros indicaram 3,8 graus. Em La Plata, a mínima foi de 4,7 e na cidade de Buenos Aires os termômetros indicaram 8 graus no Aeroporto Internacional de Ezeiza.

 

"O frio foi notável para o mês de dezembro nesta madrugada na Província de Buenos Aires", comenta o meteorologista Eugenio Hackbart. "O balneário de Mar del Plata que muito em breve vai estar lotado de veranistas à beira mar registrou apenas 1,2 grau de temperatura", acrescentou Hackbart.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alertava desde o final da semana passada para o frio muito intenso que seria registrado na região da Província de Buenos Aires.

 

Por acaso alguém lembra daquele tópico que existia no Fórum Antigo intitulado "Calor Histórico em pleno Inverno: O INVERSO SERIA POSSÍVEL?"

http://www.abaixodezero.com/velho/viewtopic.php?t=4791

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.