Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

0°C em 850 hpa nos dias 29 e 30 de Outubro?


Bruno Saraiva
 Share

Recommended Posts

Informações de Lomba Grande

Temperatura média em 29/10/2005 : 16,5ºc

Temperatura média normal em 29 /10/2005 : 20,3ºc

Anomalia de temperatura em 29/10/2005 em Lomba Grande: - 3,7ºc

Temperatura média nos primeiros 29 dias de outubro : 19,2ºc

Temperatura média normal para os primeiros 29 dias de outubro: 19,5ºc

Anomalia de temperatura nos primeiros 29 dias de outubro: - 0,3 ºc

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 106
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Outubro fechará abaixo da média. Além de noites frias, tarde muito agradáveis.

Ontem, bati 13,7° aqui em casa, e hoje, 13,5°. Isso que a nebulosidade estava atrapalhando um pouco e havia vento de S. Amanhã, é possível que eu chegue nos 12°. Ontem, o INMET deu 13,0° aqui.

Esse outubro está me lembrando o de 1995, quando tive várias noites oscilando entre 10° e 14°.

Link to comment
Share on other sites

Hoje fez "frio" em Curitiba, ao menos sentia-se frio! Temperatuta na faixa dos 14,5ºC, garoa, vento e sensação de 10ºC no fim da tarde para fim outubro pra mim é frio!

O leste está sentindo muito mais o frio!

 

E o Oeste o frio não veio. A mínima no domingo em Cascavel foi de 14,5 e a máxima de 25. Amanhã terei que explicar o motivo da não vinda do frio. Antes do meio dia o sol estava de rachar, depois choveu e a temperatura ficou agardável.

Link to comment
Share on other sites

Bom lucas, se no oeste ele não chegou, por aqui ele veio!!

A manhã foi relativamente fria, com 12C de mínima, mas no vento, durante a madrugada a sensação chegou a 7°C. Com a ur muito abixa, subiu muito rápido, e bati 26°C, porém, logo o vento virou para SW novamente, com rajadas próximas dos 40km/h, os estratos vieram, e a temperatura caiu bastante.

No momento, muitas nuvens, 19,1°C e sensação de 12/13 nas rajadas mais intensas.

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

Bom lucas, se no oeste ele não chegou, por aqui ele veio!!

A manhã foi relativamente fria, com 12C de mínima, mas no vento, durante a madrugada a sensação chegou a 7°C. Com a ur muito abixa, subiu muito rápido, e bati 26°C, porém, logo o vento virou para SW novamente, com rajadas próximas dos 40km/h, os estratos vieram, e a temperatura caiu bastante.

No momento, muitas nuvens, 19,1°C e sensação de 12/13 nas rajadas mais intensas.

 

Sds

 

Frio é bondade sua clovis. A população normal estava dormindo e só viu os 26.

 

Aqui estamos mais amenos.

 

A máxima de 25,8 e mínima de 14,5. (madrugada amena com 13 graus ao amanhecer em Marechal Candido Rondon)

Agora faz 19,2 em Cascavel com vento entre 50 e 60 km/h

Realmente está friozinho, nada especial. Passa despercebido.

Link to comment
Share on other sites

Claro Lucas, assim como não devem ter visto a geada de Dezmebro, pois a tarde fez 24 ou 26, não é!!!

Assim como não veem a neve que cai de madrugada, mas que cai.

A geada que se forma a noite, e derrete antes do amanhecer com o vento.

Assim como o granizo pequeno que cai na madrugada, e que ninguém (quase ninguém) vê, mas que cai.

E por aí vai ;)

 

18,0°C em Pato e a sensação acaba de bater 11,0 :D

Está muito agradável.

Link to comment
Share on other sites

tá frio aqui. litoral com temperatura marcando próximo de 13 graus, praticamente em novembro? dá-lhe ano bizarro. :shock:

 

 

resta-nos rezar, [-o< e muito para que papai do céu faça desde próximo inverno um daqueles bem legais. frio e neve!!! haja reza! :prayer: :prayer: :prayer: :prayer: :prayer: :prayer:

 

 

 

Abraço,

Leonardo.

Link to comment
Share on other sites

E o Oeste o frio não veio. A mínima no domingo em Cascavel foi de 14,5 e a máxima de 25.

 

Nossa, neste final de semana em Curitiba, a máxima não passou de 18º C. A mínima foi modesta (em torno 13º C), mas também com essa nebulosidade...

Entretanto, o vento, a umidade a garoa (que hora se transformava em chuva mesmo), garantiram uma sensção de frio real por todo o tempo, principalmente no sábado à noite, quanto, acredito, a sensação deve ter ficado abaixo dos 10º C.

Link to comment
Share on other sites

E o Oeste o frio não veio. A mínima no domingo em Cascavel foi de 14,5 e a máxima de 25.

 

Nossa, neste final de semana em Curitiba, a máxima não passou de 18º C. A mínima foi modesta (em torno 13º C), mas também com essa nebulosidade...

Entretanto, o vento, a umidade a garoa (que hora se transformava em chuva mesmo), garantiram uma sensção de frio real por todo o tempo, principalmente no sábado à noite, quanto, acredito, a sensação deve ter ficado abaixo dos 10º C.

 

Em casa chegou aos 12,5 na manhã de domingo. Mas nao curti o frio aqui em Curita, porque estava num retiro da Renovaçao Carismatica em Campo Mourao. Mas lá nao tava tao ruim. A partir das 1h00, a temperatura pedia uma calça. E quando fui dormir, por volta das 2h00, eu estava de bermuda, calça, camiseta, e um cobertor. E nao passei calor à noite. De manhã, amanheceu encoberto, e o sol saiu timido no fim da manhã e início da tarde.

Link to comment
Share on other sites

Informações de Lomba Grande

 

Temperatura média em 30/10/2005 : 16,3ºc

Temperatura média normal em 30/10/2005 : 20,3ºc

Anomalia de temperatura em 30/10/2005 em Lomba Grande: - 3,9ºc

Temperatura média nos primeiros 30 dias de outubro: 19,1ºc

Temperatura média normal para os primeiros 30 dias de outubro: 19,55 ºc

Anomalia de temperatura nos primeiros 30 dias de outubro: - 0,4ºc

Link to comment
Share on other sites

70km.Se vc estava em PF, ai nao adianta comparar...

Que mesma altitude...

8 graus no mercurio que ate pode estar errado...

Tu enche o saco Alexandre com este negociodeestacao padrao.

Como e que vou terestacao padrao aqui na emissora:::

Nao vejo a hora deter uma estacao do Inmet ou outra padrao, para nao ter que ouvir deducoes, de quem nem aqui nao esta...

Larga do meu pe cara.

 

Para começo de conversa estava na região de Farroupilha e Caxias do Sul. Quando tu escreves acabas levando ao público uma idéia de frio em Soledade muito além do efetivamente registrado. Bagé estava sob influência muito mais significativa do ar frio, teve uma madrugada de céu limpo e registrou uma mínima de 7 graus. O que consideras "encheção de saco" eu considero como confiabilidade na informação. Dizes que eu deduzo, mas estava a poucas dezenas de quilômetros daí e não consta que eu tenha visto foi "miragem". Logo, não se trata de dedução. E mesmo que não estivesse na Serra é muito fácil deduzir um referencial de temperatura considerando a altitude e as condições atmosféricas. O que vês como "pegação de pé" vejo como apego à realidade. Soledade é uma das cidades mais frias do estado, mas não é a cidade mais fria do Rio Grande do Sul. Pra término de conversa, o pior debate é aquele em que o interlocutor não oferece argumento, usa de linguagem baixa, ofende e pela falta de argumentação acaba confirmando a afirmação que fazes. É o debate pobre, onde de um lado há sustentação fática e do outro emoção incontida. Preferível antes a contestação fundamentadada do que a omissão raivosa que não elimina o teu argumento.

 

Alexandre

Amigo Alexandre, já te disse várias vezes que admiro muito teu trabalho e teu talento.

Só que vc deveria levar em conta que Soledade é mais continental que Caxias e Farroupilha e portanto não há como ter mínimas maiores que estas duas referidas, salvo em algumas vezes...

Não tenho a intenção de ofendê-lo :D

Mas voltando ao tema:

- Vou aposentar o termômetro de mercúrio da rádio.

- Instalei um abrigo com veneziana no terreno da empresa.

- Quando eu divulgo a do maluquinho, sempre me refiro ao term da praça, e é claro que ele marca à menos, em média 2º a 3º em relação ao da emissora.

-Hoje por exemplo, meu TFA de casa em abrigo PVC, marcou 4º :o , pode ter ocorrido geada nas baixadas.

- O TFA, eu retirei do Almeida, justamente para evitar polêmica.Deixei no Almeida um Incoterm de mercúrio para captar temp da relva.

Abraços Alexandre e não leve a mal minhas contestações.O Torales, O Shima, O Delcio me conhecem e sabem que sou brincalhão e hospitaleiro.Inclusive quando vc vier pra cá, receberei o amigo com minha tradicional hospitalidade soledadense.

Link to comment
Share on other sites

Paulo

 

Se a continentalidade contribui para a diminuição maior da temperatura em relação ao leste da Serra, a diferença de distância do ponto que indiquei virtualmente torna nulo o fato continentalidade.

 

Infelizmente, como muitos já notaram aqui, novamente incides na postura de primeiro ofender, atacar e agredir para depois baixar o tom e mostrar simpatia. O bom gaudério é educado e cavlheiro sempre. O que engrossa por nada ou pouco como a própria palavra já disse é "grosso".

 

Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Paulo

 

Se a continentalidade contribui para a diminuição maior da temperatura em relação ao leste da Serra, a diferença de distância do ponto que indiquei virtualmente torna nulo o fato continentalidade.

 

Infelizmente, como muitos já notaram aqui, novamente incides na postura de primeiro ofender, atacar e agredir para depois baixar o tom e mostrar simpatia. O bom gaudério é educado e cavlheiro sempre. O que engrossa por nada ou pouco como a própria palavra já disse é "grosso".

 

Alexandre

 

VAMOS ESFRIAR A CONVERSA....5,4°C COM NEVOEIRO FORTE AGORA, 08:10

Link to comment
Share on other sites

Paulo

 

Se a continentalidade contribui para a diminuição maior da temperatura em relação ao leste da Serra, a diferença de distância do ponto que indiquei virtualmente torna nulo o fato continentalidade.

 

Infelizmente, como muitos já notaram aqui, novamente incides na postura de primeiro ofender, atacar e agredir para depois baixar o tom e mostrar simpatia. O bom gaudério é educado e cavlheiro sempre. O que engrossa por nada ou pouco como a própria palavra já disse é "grosso".

 

Alexandre

Eu te provo a continentalidade:

Compare as mínimas oficiais (Inmet)de Cruz Alta(473m) e (Inmet) de Caxias do Sul...

Ou quem sabe PF x Caxias...

Aliás, importante ressaltar que Cruz Alta está em topo...

Quero ver vc contestar dados oficiais...

E continuemos ,claro que em tom amistoso o debate .Certo :wink: :wink:

Link to comment
Share on other sites

Eu te provo a continentalidade:

Compare as mínimas oficiais (Inmet)de Cruz Alta(473m) e (Inmet) de Caxias do Sul...Ou quem sabe PF x Caxias...Aliás, importante ressaltar que Cruz Alta está em topo...Quero ver vc contestar dados oficiais...

E continuemos ,claro que em tom amistoso o debate .Certo :wink: :wink:

 

Nãi vou contestar os dados, mas a linha de raciocínio.

 

Tua propposta inclui dois confrontos:

 

Cruz Alta X Caxias do Sul.

 

Passo Fundo X Caxias do Sul

 

Comecemos pelo primeiro. Caxias do Sul se encontra em altitude mais elevada que a de Cruz Alta. Entretanto, Cruz Alta está muito mais para oeste do que Soledade, logo é muito mais continentalizada. Entretanto o fato altitude pesa mais para que Caxias do Sul seja mais fria do que Cruz Alta.

 

Passo Fundo X Caxias do Sul

 

Neste confronto - muito mais vertical do que horizontal - o fator continentalidade é pouco relevante. Novamente o que pesa é o fator vertical de altitude, já que Caxias do Sul é cidade em ponto mais elevado.

 

Logo, Caxias do Sul e Soledade estão muito próximas e possuem altitudes semelhantes. Por efeito, as diferenças de temperatura não podem ser muito expressivas regularmente e os exemplos de Cruz Alta e Caxias são inaplicáveis já que a primeira está muito mais a oeste e a segunda é mais alta.

Link to comment
Share on other sites

Eu te provo a continentalidade:

Compare as mínimas oficiais (Inmet)de Cruz Alta(473m) e (Inmet) de Caxias do Sul...Ou quem sabe PF x Caxias...Aliás, importante ressaltar que Cruz Alta está em topo...Quero ver vc contestar dados oficiais...

E continuemos ,claro que em tom amistoso o debate .Certo :wink: :wink:

 

Nãi vou contestar os dados, mas a linha de raciocínio.

 

Tua propposta inclui dois confrontos:

 

Cruz Alta X Caxias do Sul.

 

Passo Fundo X Caxias do Sul

 

Comecemos pelo primeiro. Caxias do Sul se encontra em altitude mais elevada que a de Cruz Alta. Entretanto, Cruz Alta está muito mais para oeste do que Soledade, logo é muito mais continentalizada. Entretanto o fato altitude pesa mais para que Caxias do Sul seja mais fria do que Cruz Alta.

 

Passo Fundo X Caxias do Sul

 

Neste confronto - muito mais vertical do que horizontal - o fator continentalidade é pouco relevante. Novamente o que pesa é o fator vertical de altitude, já que Caxias do Sul é cidade em ponto mais elevado.

 

Logo, Caxias do Sul e Soledade estão muito próximas e possuem altitudes semelhantes. Por efeito, as diferenças de temperatura não podem ser muito expressivas regularmente e os exemplos de Cruz Alta e Caxias são inaplicáveis já que a primeira está muito mais a oeste e a segunda é mais alta.

O quadro é o seguinte:

-1°, Tanto Cruz Alta, quanto PF, ainda tem o agravante de estarem mais ao norte do RS,em relação à Caxias, portanto Caxias ainda tem a ajuda da latitude.

2º Compare cidades em latitude e altitude equivalentes(ou até um pouco mais baixas)do que Caxias e que estejam mais continentalizadas.Te dou vários exemplos:

Gramado Xavier(650m), Barros Cassal 718m, Fontoura Xavier 773m, São José do Herval 750m, todas dão laço em Caxias do Sul, em função da continentalidade...

Outra coisa, Cruz Alta não está tão à oeste assim, como pensas, pois em linha reta, fica em torno de 100km.

E basta comparar na tabelinha do Inmet e verificar PF ganhando de Caxias em mínimas, na maioria das vezes...

Link to comment
Share on other sites

POA teve vergonhosos 12,8°. Ontem, tivemos 13,0°, e Torres 13,1°. Do jeito que a coisa vai, rivalizando para ter a maior mínima do RS, seria capaz de apanharmos para Torres nessa noite. Porém, do jeito que resfria rapidamente por aqui, dessa vez ficaremos em vice-lanterna.

No momento, já estou em 13,1° com 69%. Céu limpo e sem vento. É possível que eu registre a 2ª ou 3ª menor temperatura num mês de novembro, desde que iniciei meus dados em ago/95.

 

Por fim, vale o destaque de que, ontem, Caxias do Sul variou de 8,0° a 15,0°!! :shock: Para variar, a menor máxima do RS, como é comum em atuação de massas de ar frio entrando de quadrante S. Um legítimo dia invernal porto-alegrense.

Link to comment
Share on other sites

E Porto Alegre com 10 graus. Não há quem possa dizer que este termômetro de lá está marcando a temperatura correta. Ano passado tivemos mínimas muito inferiores na comparação com a base aérea de Canoas. A diferença, que era de 1 grau, agora é de 3 ou 4. Acho que passou o tempo de se fazer manutenção nele, assim como não existe uma possibilidade de comprovar como a temperatura pode variar 4 graus em poucos quilômetros de distância e quase a mesma situação geográfica.

 

Ainda assim, a mínima foi fantástica!

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

TER 01 NOV 2005 - 12:00

 

NOVEMBRO COMEÇA COM FRIO DE INVERNO E GEADA NO RIO GRANDE DO SUL

 

Menor temperatura no estado foi registrada pela Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo em sua estação de Tainhas em São Francisco de Paula, onde fez apenas 1,5 grau

 

Novembro é o primeiro mês da primavera a apresentar características típicas de verão, mas este ano o mês começou com cara de inverno.

 

O amanhecer desta terça-feira foi um dos mais frios já registrados no mês de novembro nos últimos anos, conforme dados da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo. A menor temperatura registrada hoje no Rio Grande do Sul foi de apenas 1,5 grau na estação da Climatologia Urbana de São Leopoldo localizada em Tainhas, São Francisco de Paula. No local, a temperatura na relva baixou a 1,7 grau abaixo de zero e houve formação de geada. Eram quase onze da manhã em Tainhas e mesmo com o sol ainda fazia 4 graus. Já em São José dos Ausentes, cidade mais fria do Rio Grande do Sul, os termômetros da Climatologia Urbana de São Leopoldo mostraram uma mínima de 2,8 graus.

 

O frio foi intenso também nas áreas mais baixas do estado, como a Grande Porto Alegre. Na área metropolitana da capital gaúcha fez 6 graus na Base Aérea de Canoas e 7,0 na estação da Climatologia Urbana localizada na região de baixada de Lomba Grande, em Novo Hamburgo. Já na parte alta de Lomba Grande, a mínima acusou 8,3 graus. Já a estação mantida pelo governo em Campo Bom registrou uma mínima de 7,4 graus. Na sede da Climatologia Urbana em São Leopoldo os termômetros marcaram 9 graus. No interior, fez 5 graus em Santa Maria e 7 em Pelotas.

 

De acordo com o meteorologista Eugenio Hackbart, a forte e tardia onda de frio já era esperada e havia sido prevista em boletim especial da Climatologia Urbana de São Leopoldo publicado no dia 22 de outubro no site da Defesa Civil intitulado Prepare-se para as tardias ondas de frio.

 

"Há um processo de resfriamento em andamento das águas do Pacífico Leste desde agosto e tal condição já favoreceu que o último mês de setembro fosse um dos mais frios das últimas décadas e que outubro apresentasse temperatura abaixo da média na Grande Porto Alegre. Desde o nosso prognóstico para a primavera estávamos advertindo para o risco maior de ondas tardias de frio este ano e a tendência está mantida", comenta Eugenio Hackbart.

 

A madrugada e o começo da manhã desta quarta-feira ainda serão frios no Rio Grande do Sul, porém com marcas um pouco mais altas que as observadas nesta terça-feira.

Link to comment
Share on other sites

Galera olhem só imaginem a euforia que eu estou. Postei essa mensagem no topico frio de outubro olhem dia 19..

 

Enviada: Qua Out 19, 2005 8:19 am Assunto:

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

Existe uma possibilidade de uma grande massa polar para o dia 30 desse mes, os modelos colocam entre 4 e 6 graus aqui no centro do RS

 

 

olhem o detalhe

1 peguei esse frio a 11 dias.

2 acertei na mosca a minima no centro do RS Santa maria registrou 5 graus ou seja entre os meus 4 a 6.

 

Que massa uhuuuuuuuu

Link to comment
Share on other sites

Galera olhem só imaginem a euforia que eu estou. Postei essa mensagem no topico frio de outubro olhem dia 19..

 

Enviada: Qua Out 19, 2005 8:19 am Assunto:

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

Existe uma possibilidade de uma grande massa polar para o dia 30 desse mes, os modelos colocam entre 4 e 6 graus aqui no centro do RS

 

 

olhem o detalhe

1 peguei esse frio a 11 dias.

2 acertei na mosca a minima no centro do RS Santa maria registrou 5 graus ou seja entre os meus 4 a 6.

 

Que massa uhuuuuuuuu

 

Vamos abrir a caixinha de maldades.....hehehehehe !!!

 

Teu último cartucho foi-se no dia 15 de outubro

 

 

Galera eu falei que teriamos somente mais um frio com minimas abaixo dos 7 graus, e aconteceria na segunda quinzena de outubro.. deverá se confirmar. depois terminou de vez o inverno, teremos um friozinho mas nada abaixo de 10 graus
\

 

Queimou o teu último cartucho....hehehehehehe.

 

Mínimas hoje de 5 graus em Bagé, Santana do Livramento e Santa Vitória do Palmar. E tem mais frio ainda este ano.

Link to comment
Share on other sites

Galera olhem só imaginem a euforia que eu estou. Postei essa mensagem no topico frio de outubro olhem dia 19..

 

Enviada: Qua Out 19, 2005 8:19 am Assunto:

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

Existe uma possibilidade de uma grande massa polar para o dia 30 desse mes, os modelos colocam entre 4 e 6 graus aqui no centro do RS

 

 

olhem o detalhe

1 peguei esse frio a 11 dias.

2 acertei na mosca a minima no centro do RS Santa maria registrou 5 graus ou seja entre os meus 4 a 6.

 

Que massa uhuuuuuuuu

 

Vamos abrir a caixinha de maldades.....hehehehehe !!!

 

Teu último cartucho foi-se no dia 15 de outubro

 

 

Galera eu falei que teriamos somente mais um frio com minimas abaixo dos 7 graus, e aconteceria na segunda quinzena de outubro.. deverá se confirmar. depois terminou de vez o inverno, teremos um friozinho mas nada abaixo de 10 graus
\

 

Queimou o teu último cartucho....hehehehehehe.

 

Mínimas hoje de 5 graus em Bagé, Santana do Livramento e Santa Vitória do Palmar. E tem mais frio ainda este ano.

 

 

Alexandre e essa massa polar nao chegou na segunda quinzena?? nao deixa de estar certo minha previsao. ehehehehehehehehehee

 

Galera eu falei que teriamos somente mais um frio com minimas abaixo dos 7 graus, e aconteceria na segunda quinzena de outubro

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.