Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Outubro - frio dia 20 ??


Clovis Padoan Filho
 Share

Recommended Posts

aqui em joinville so se tem geadas com temperaturas abaixo dos 4 graus , e nem sempre ocorre tb as vezes qdo se esta abaixo disso .

 

mas eu ja li em alguns sites que ja ocorreram geadas com 6 e ate 7 graus , com 12 da pra se duvidar muito , o que e muito normal a gente duvidar sim , mas na natureza , quem dita as regras , sao ela e nao o homem , portanto ....

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 108
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

aqui em joinville so se tem geadas com temperaturas abaixo dos 4 graus , e nem sempre ocorre tb as vezes qdo se esta abaixo disso .

 

mas eu ja li em alguns sites que ja ocorreram geadas com 6 e ate 7 graus , com 12 da pra se duvidar muito , o que e muito normal a gente duvidar sim , mas na natureza , quem dita as regras , sao ela e nao o homem , portanto ....

 

aqui em Cascavel tive geada muito fraca com temperatura de 2.5ºC. Geou fraco com temperatura de 5 graus!

Link to comment
Share on other sites

 

Cléo Kuhn

 

Não conheço esta pessoa

 

este "ser" é o que faz a previsão do tempo na rádio gaúcha de POA. céptico, por natureza e conservador nas previsões, tem a indolência de dizer que "houve neve que só o coutinho viu"... :?

 

daí você vê que o quão "valioso", amigo e cortez é este "ser".

 

valeu

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

EM REGIÕES ALTAS E LONGE DO MAR É COMUM A OCORRÊNCIA DE GEADA COM ATÉ 10ºC NO ABRIGO, E NÃO É NA BAIXADA É NA ESTAÇÃO MESMO. S.JOAQUIM/INMET JÁ TEVE GEADA NA ESTAÇAÕ COM 12ºC NO ABRIGO. NÃO É POSSIBILIDADE É FATO.

 

EM REGIÕES BAIXAS E PRÓXIMAS AO LITORAL RARAMENTE OCORRE COM MÍNIMAS ACIMA DOS 5/6ºC.

Link to comment
Share on other sites

Cuidado com as observações DEFINITIVAS !!!!!

 

Esta certo Alexandre eu falei definitivo. Mas tirei essa conclusão:

 

1: Vcs ja aviam dito desde o inicio do ano que a segunda quinzena tem tendencia de massa polar.

 

2: O professor Eugenio acertou todos na segunda quinzena.

 

3: Estamos em outubro, e novembro nao tem tendencia a frio extremo.

 

4: Se eu estiver errdo por favor me corrija.

Link to comment
Share on other sites

Cuidado com as observações DEFINITIVAS !!!!!

 

Esta certo Alexandre eu falei definitivo. Mas tirei essa conclusão:

 

1: Vcs ja aviam dito desde o inicio do ano que a segunda quinzena tem tendencia de massa polar.

 

2: O professor Eugenio acertou todos na segunda quinzena.

 

3: Estamos em outubro, e novembro nao tem tendencia a frio extremo.

 

4: Se eu estiver errdo por favor me corrija.

 

Jonathan, TODOS disseram que outubro apresentaria chuva dentro do padrão climatológico. Nós bancamos ainda em setembro que haveria chuva acima a muito acima da média com risco até de cheia. Não deu outra. Olha a fronteira oeste de novo com o Uruguai desabrigando e a enxurrada com 500 desabrigados no fim de semana passado aqui na Grande Porto Alegre. E vem mais. Vai ter cidade com 400 mm até o fim de outubro. Se isso pode se chamar de padrão climatológico ? A nossa crença é que na segunda metade da estação terá início um período mais seco e ainda com ingresso de ar frio do sul. Com noites mais secas e ar frio atuando, esporadicamente, terás mínimas baixas. Foi possível entender o raciocínio ? Abração ao amigo de SCS.

Link to comment
Share on other sites

Ilmo. Sr. Lucas Fumagalli Coelho

 

Primeiramente, é impossível deixar de mencionar o quanto foi engraçada a discussão acerca da possibilidade de geada com temperaturas acima de 10 graus. Sobraram adjetivos e faltou bom senso para aceitar proposições e contestações de lado a lado. Ouviu-se "ignorante", "alienígena", etc. Só faltou mesmo o nosso tradicional "abobado da enchente" aqui do Rio Grande do Sul. Os gaúchos sabem o que significa.

 

Lucas, já discutiste asperamente com "meio mundo" aqui no BAZ, mas entre nós SEMPRE houve o mais cordial e produtivo diálogo, até porque há respeito e admiração mútuos. Por essa razão vamos nos atrever a tentar te convencer sobre a possibilidade de geada acima de 10 graus de temperatura no abrigo meteorológico. As razões já foram expostas, mas talvez sem o acréscimo de algumas informações que as tornassem compreensíveis.

 

Dois anos atrás a meteorologista Cátia Valente da Central RBS de Meteorologia desmentiu em Zero Hora uma informação nossa que teria ocorrido geada numa determinada madrugada em Caxias do Sul. Segundo a profissional, formada em Meteorologia e chefe da Central RBS de Meteorologia, os termômetros no aeroporto de Caxias do Sul marcavam 7 graus e, portanto, seria impossível a formação de geada. Desconheceu ela, porém, dois fatores essenciais. Primeiro, o aeroporto de Caxias do Sul está numa área mais elevada da cidade e, segundo, o ar estava muito seco naquela noite, o que acentua a diferença de Td (ponto de orvalho) e a queda da temperatura na relva. Tanto que naquela madrugada a mínima na estação da Vicentina do Eduardo Anselmi foi de 2 ou 3 graus com ocorrência de geada que, inclusive, cremos, tenha sido fotografada e divulgada aqui no Brasil Abaixo de Zero.

 

Geada com temperatura acima de 10 graus não é frequente, mas não é incomum. Ocorre !!! Como dito pelos demais debatedores e recém citado no parágrafo anterior desta mensagem, quando estamos diante de uma noite de umidade muito baixa a temperatura da relva tende a baixar muito e, com efeito, a amplitude entre a temperatura da relva e a do ar circulante (abrigo meteorológico) se acentua muito. Há inúmeros casos documentados de geada com temperatura acima de 10 graus.

 

Não podes desconsiderar alguns elementos. Se fores apanhar os dados de sondagem atmosférica de algumas destas noites de geada e temperatura em torno ou mesmo acima de 10 graus, verás que nos níveis de 800 a 900 hPa (1.000 a 2.000 metros de altitude) os dados mostrarão valores de umidade relativa do ar extremamente baixos. Não recordamos se foi em 2003 ou 2004 que a diferença na temperatura do ar e da relva chegou a quase 15 graus na sede da Climaterra em São Joaquim. Naquele dia, a sondagem do Aeroporto de Porto Alegre mostrou valores de umidade relativa do ar de 5% tão-somente no nível de 850 hPa, o que corresponde à altitude da estação do Ronaldo enquanto no mesmo horário ao nível do mar a umidade encontrava-se na casa de 50%. Logo, geada com 10 graus é algo que pode se dizer quase impossível ao nível do mar, mas em altitudes mais elevadas, onde não raro o ar se conserva muito seco durante à noite, é plenamente possível, factível e de fato ocorre. Tanto que já foi observada e anotada nos registros da Climaterra pelo Ronaldo Coutinho do Prado, pessoa que concordarás e todos concordarão está acima de discordâncias pessoais aqui no BAZ e possui enorme credibilidade pelo trabalho que desempenha.

 

Não pode ser desconsiderada também a física do congelamento pois cidades de maior altitude não se encontram sob valores normais de pressão, como aquelas ao nível do mar.

 

No tocante às baixadas, e aqui parece que não um ponto de discórdia, os efeitos quanto ao resfriamento são notórios. Há três anos mantemos duas estações em Lomba Grande, área rural de Novo Hamburgo, na Grande Porto Alegre. Uma dista da outra tão-somente meio quilômetro. A primeira está a 150 metros de altura, quase no topo de um morro e a outra localiza-se a 50 metros de altitude, numa área de baixada. Nas noites frias, secas, sem vento, com alta pressão atmosférica, dois ou três dias após o ingresso do ar frio a diferença de temperatura é notável. Faz muito mais frio na baixada. As mínimas em alguns casos chegam a ser quatro graus mais baixa, apesar de uma pequena diferença de altitude e uma distância de apenas 500 metros do outro ponto de observação. Entretanto, quando do ingresso do ar frio, durante o processo de advecção, a diferença se torna mínima ou até nula, com alguns casos apresentando temperatura mais baixa na estação mais alta. É o que ocorre por exemplo com nossas estações em São José dos Ausentes, onde no ingresso do ar frio as mínimas se dão no Monte Negro enquanto nos dias seguintes elas são observadas na estação da área urbana, mais baixa. É o que se verifica também em São Joaquim na relação entre o INMET (mais alto) e a Climaterra (encosta). Por outro lado, em dias de céu encoberto, ventosos ou de chuva as diferenças se reduzem muito.

 

Esperamos, sinceramente, tê-lo convencido sobre a real e verdadeira possibilidade de geada com temperatura do ar circulante acima de 10 graus,

 

Um grande abraço,

 

Equipe da Climatologia Urbana

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que está se discutindo duas coisas diferentes aqui, ao mesmo tempo: temperatura no abrigo x temperatura numa baixada próxima, com valores mais baixos a ponto de viabilizar geada; e temperatura no abrigo x temperatura de relva imediatamente abaixo do abrigo.

Para o primeiro caso, indiscutível que a possibilidade de geada é real, pois há vários fatores envolvidos (topografia, umidade, vegetação, etc); o problema é o segundo caso...

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que está se discutindo duas coisas diferentes aqui, ao mesmo tempo: temperatura no abrigo x temperatura numa baixada próxima, com valores mais baixos a ponto de viabilizar geada; e temperatura no abrigo x temperatura de relva imediatamente abaixo do abrigo.

Para o primeiro caso, indiscutível que a possibilidade de geada é real, pois há vários fatores envolvidos (topografia, umidade, vegetação, etc); o problema é o segundo caso...

 

SIM, MAIS ISTO ACONTECE EM REGIÕES COMO A NOSSA, BASTA VER UM DOS DIAS ONDE DEU 12,0 COM -1,0ºC. SE NÃO ME ENGANO O MÁXIMO ATÉ HOJE FOI 13 OU 14ºC, AÍ É EXCEPCIONAL.

Link to comment
Share on other sites

Lucas, responde pelo AMOR DE DEUS !!!

 

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

 

RESPONDO!!!

 

Quem sabe? Agora as informações se encontram pratos limpos, não se resumem apenas a uma amostragem de números jogados ao plano cinza deste sitio.

 

Já pararam pra pensar que as temperaturas nem sempre dizem alguma coisa? É como você estudar a população brasileira através dos números do IBGE:

 

Você pode compreender quantos habitantes se encontram em algum lugar, numa área delimitada ou em grandes blocos, mas, detendo apenas estes números você não consegue entender porque essa população está presente na região, se encontra de forma irregular em outra ou se concentra em outras áreas. Você também não tem como interpretar estes números e desvendar todos os segredos que se encontram omitidos através da amostragem. Através destes números você nem faz ideia de quão complexo é os ciclos urbanos, as migrações, o modo de vida das pessoas, o exodo rural...

 

É o caso da temperatura. E quando não se tem acesso a informações mais sofisticadas que realmente promovam validade ao que se recusa, por natureza, surgem comparações superficiais, insatisfatórias que apenas garantem que o bloqueio à informação nova se sustente fazendo com que, esta, primeiramente ignorada, não consiga ganhar espaço entre as ideias críticas do leitor.

 

Já pararam para pensar em dizer que a temperatura chegou a 12 graus e ocorreu geada sem mais nenhuma explicação? É quase o que ocorreu aqui. Logo parece uma idéia absurda e não poucos dariam razão a descrença alardeada por mim.

 

Em contra partida, outros participaram, tomaram frente a defesa munidos de alguma informação, experiências, dados, e tentaram validar a existencia da possibilidade da ocorrência do fenômeno a uma temperatura insatisfatoria.

 

É claro que nenhum foi suficiente para poder dissipar o conceito da improbabilidade. A crítica pela crítica não compensa e não gera resultados saudáveis.

 

É interessante que fora problematizado, na redação do Alexandre, as condições que distinguem uma cidade no alto de uma serra, como o caso de São Joaquim, de outras cidades, no caso, aquelas que se encontram em dinamicas semelhantes as apresentadas ao nível do mar. Mesmo assim, é impossivel não se questionar quanto a realidade e garantia que os dados coletados nos dão quando se deparamos diante de uma geada com temperatura de 10, e além disto, 12 graus. Limitamos a pensar aqui que, esta geada ocorreu as voltas do abrigo meteorologico, que por padrão se encontra entre 1.5m e 2m. É dificil pensar que, a temperatura próxima ao solo seja muito menor, que na pequena elevaçao do abrigo, e mais, que esta temperatura, não tão baixa, consiga congelar algum objeto que sofra influencia direta, como no caso, o solo.

 

Paralelamente, se criou-se, condições reais para a aceitação, mesmo que com um viéis de dúvida, sobre a possibilidade da geada a 12/10 graus. Agora, não se pode estender este espaço e comprovar esta geada a partir de variações da superfície. Para entender devemos nos fixar mediante ao abrigo. Neste caso, a meteorologista Cátia Valente, da RBS, delimitou sua análise ao dado que sustentava. Associando com conhecimentos que já possui, concluiu a não existencia da geada. Teve sucesso? Não li a matéria! Mas, a condição de baixadas e umidade do ar, favorece uma variação da temperatura em superfícies próximas capazes de originar geadas, como o Alexanfre já comentou. Outrora, devemos crer que, esta geada também não foi grande coisa, mas destroi a possibilidade da não ocorrencia.

 

Este caminho, que trilha abrigo x baixada, é perfeitamente compreendido. Agora, o que nos dá a possibilidade de em 2 metros em um único ponto em que as cordenadas se encontram, partindo do solo, garanta uma variação de 14 graus na temperatura é de se pensar muito antes de dar um parecer favorável.

 

Alexandre, por estas eu te digo, através de sua análise de diferenciação de áreas, que a possibilidade de geada a temperaturas elevadas seja verídica, mas que, não espero esta ocorrencia em nenhum local, muito menos em cidades como Pato Branco, Cascavel, Curitiba, São Paulo, Nova Iorque, Bagdá, Tokio, São Francisco...

 

Um amigo do site, outro dia comentou: "É lá que tudo acontece" e eu estou começando a acreditar nisto

 

A falta de tempo não me permitiu visualizar sua redação antes, limitei a alguns posts rotineiros. É verdade que compartilho respeito, conquistado ao longo do tempo de convivencia com a climatologia urbana, a partir da atenção que a mim foi oferecida e pelas conclusões e chaves que a nós oferece a cada tema, assim como vou criando este "sentimento" para com o Ronaldo e o Cézar.

Uma boa sexta feira!

Lucas Fumagalli Coelho!

Link to comment
Share on other sites

Lucas, responde pelo AMOR DE DEUS !!!

 

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

 

 

 

Um amigo do site, outro dia comentou: "É lá que tudo acontece" e eu estou começando a acreditar nisto

 

 

Não sei se a afirmativa reflete desconfiança ou reconhecimento. O que posso dizer é que tu falaste muito e com pompa, e não disseste nada, he he he!!!!

Link to comment
Share on other sites

Galera eu falei que teriamos somente mais um frio com minimas abaixo dos 7 graus, e aconteceria na segunda quinzena de outubro.. deverá se confirmar. depois terminou de vez o inverno, teremos um friozinho mas nada abaixo de 10 graus
\

 

Queimou o teu último cartucho....hehehehehehe.

 

Mínimas hoje de 5 graus em Bagé, Santana do Livramento e Santa Vitória do Palmar. E tem mais frio ainda este ano.

Link to comment
Share on other sites

Frio, agora, só com a ajuda dos deuses. (...texto...)

Pois é. O frio que tu falas é o frio "de verdade"! Mas vale duas ressalvas: ontem, tive a mínima do mês, que foi de generosos 11,7°. Já hoje, a melhor notícia: tive a 4ª menor temperatura máxima já registrada aqui em casa num mês de outubro: 17,4°!! :o Só fiquei atrás de 16,4° (4/10/99), 16,9° (3/10/99) e 17,3° (31/10/02). E tudo indica que esse mês de outubro fechará abaixo da média. Uma bela supresa!

 

A propósito, se alguém puder dizer como andam as médias desse mês pelo Brasil e o Conesul, ficaria grato. :wink:

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Frio, agora, só com a ajuda dos deuses. (...texto...)

Pois é. O frio que tu falas é o frio "de verdade"! Mas vale duas ressalvas: ontem, tive a mínima do mês, que foi de generosos 11,7°. Já hoje, a melhor notícia: tive a 4ª menor temperatura máxima já registrada aqui em casa num mês de outubro: 17,4°!! :o Só fiquei atrás de 16,4° (4/10/99), 16,9° (3/10/99) e 17,3° (31/10/02). E tudo indica que esse mês de outubro fechará abaixo da média. Uma bela supresa!

 

A propósito, se alguém puder dizer como andam as médias desse mês pelo Brasil e o Conesul, ficaria grato. :wink:

 

Abraços!

 

Faz frio na hora errada :!: não adianta setembro e outubro fecharem abaixo da média e junho, julho e agosto ficarem acima, ninguém vai se lembrar disso daqui a alguns anos, no máximo vão se lembrar que não fez calor na primavera de 2005

 

e essa chuva toda agora pode faltar no verão :twisted:

Link to comment
Share on other sites

Sábado fui à P Fundo narrar jogo pela série Ouro estadual.Lá em PF agradável, cheguei em Soledade frio...

 

O "agradável" aqui em Passo Fundo oscilou entre 13 e 14 °C Paulo. Não sei quanto fez na tua gelada cidade mas aqui para a época do ano foi uma temperatura que pode ser considerada baixa.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Alem de os modelos indicarem muito frio dia 31, as variaveis de pressão colocam 1042 no pacifico dia 27, especialmente o modelo europeu. ele ja insiste nessa situação desde ontem.

Acho que vem chumbo grosso de frio ai em.

 

Pelo Accueweather, que se baseia no Americano, SJ teria 2oC/7oC no dia 31/10.

 

Como ele substima máximas e aumenta mínimas, se a rodada se confirmar acho que SJ teria -1oC (-2oC ou menos no Cruzeiro) em plena virada para novembro e máxima em torno de 10oC/11oC!!!

 

Valores absurdamente baixos para a época!! Será que confirma!! Talvez fosse um desastre para a agricultura!! Imaginem um Geadão PUNK dia 1/11???!!!!

Link to comment
Share on other sites

Alem de os modelos indicarem muito frio dia 31, as variaveis de pressão colocam 1042 no pacifico dia 27, especialmente o modelo europeu. ele ja insiste nessa situação desde ontem.

Acho que vem chumbo grosso de frio ai em.

 

Pelo Accueweather, que se baseia no Americano, SJ teria 2oC/7oC no dia 31/10.

 

Como ele substima máximas e aumenta mínimas, se a rodada se confirmar acho que SJ teria -1oC (-2oC ou menos no Cruzeiro) em plena virada para novembro e máxima em torno de 10oC/11oC!!!

 

Valores absurdamente baixos para a época!! Será que confirma!! Talvez fosse um desastre para a agricultura!! Imaginem um Geadão PUNK dia 1/11???!!!!

 

Geadas isoladas talvez não prejudiquem

Link to comment
Share on other sites

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

SAB 22 OUT 2005 - 05:30

 

VÊM AÍ AS TARDIAS ONDAS DE FRIO

 

Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo prevê dias com baixas temperaturas no final de outubro e em novembro

 

Em seu prognóstico para a primavera divulgado no mês de setembro, a Rede de Estações de Climatologia Urbana alertava que o risco de ondas de frio tardio seria maior neste ano. A tendência deve se cinfirmar, uma vez que a temperatura está abaixo da média em outubro em várias cidades gaúchas neste mês e se espera o ingresso de massas de ar frio nas próximas semanas.

 

Conforme o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, a previsão da Climatologia Urbana é que uma massa de ar seco e frio seja responsável por trazer temperaturas baixas para esta época do ano durante a madrugada na segunda metade da próxima semana. Quinta-feira, em especial, pode registrar um amanhecer frio. Nachtigall acrescenta que em novembro é provável que sejam registrados mais períodos com baixas temperaturas, possivelmente já no começo do mês.

 

Responsável técnico: Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall

Link to comment
Share on other sites

Eu já desisti de entender esse ano. Tá totalmente fora dos padrões. Só falta nevar em Outubro/Novembro. É o fim dos tempos.

 

Tenho até medo de pensar o que vai ser esse verão :? :shock:

 

 

Chocado. Hehe.

 

 

 

 

Abraço,

Leonardo.

 

 

 

 

 

 

PS: não aguento mais a propaganda: "Vamos inventar e todo mundo vai ver NOSSO AMIGO PROFESSOR, O QUANTO GOSTAMOS DE VOCÊ. Vamos MOSTRAR pra todo mundo ver, NOSSO AMIGO PROFESSOR, O QUANTO GOSTAMOS DE VOCÊ. NOSSO AMIGO PROFESSOR, NÓS LEMBRAMOS DE VOCÊ" - o professor, realmente, merece maior importância em nosso país. Mas, repetir a mesma propaganda incontáveis vezes na televisão é desgastante. hehe.

Link to comment
Share on other sites

PS: não aguento mais a propaganda: "Vamos inventar e todo mundo vai ver NOSSO AMIGO PROFESSOR, O QUANTO GOSTAMOS DE VOCÊ. Vamos MOSTRAR pra todo mundo ver, NOSSO AMIGO PROFESSOR, O QUANTO GOSTAMOS DE VOCÊ. NOSSO AMIGO PROFESSOR, NÓS LEMBRAMOS DE VOCÊ" - o professor, realmente, merece maior importância em nosso país. Mas, repetir a mesma propaganda incontáveis vezes na televisão é desgastante. hehe.

 

Eu não vi ainda esta propaganda. Não será local de SC ???

Link to comment
Share on other sites

PS: não aguento mais a propaganda: "Vamos inventar e todo mundo vai ver NOSSO AMIGO PROFESSOR, O QUANTO GOSTAMOS DE VOCÊ. Vamos MOSTRAR pra todo mundo ver, NOSSO AMIGO PROFESSOR, O QUANTO GOSTAMOS DE VOCÊ. NOSSO AMIGO PROFESSOR, NÓS LEMBRAMOS DE VOCÊ" - o professor, realmente, merece maior importância em nosso país. Mas, repetir a mesma propaganda incontáveis vezes na televisão é desgastante. hehe.

 

Eu não vi ainda esta propaganda. Não será local de SC ???

 

Deve ser, pois eu aqui no PR também não vi esta propaganda. Mas me parece mais uma daquela papagaiada hipócrita do governo! É fácil chamar o professor de amiguinho e dizer que gosta dele, e, ao mesmo tempo, continuar a pagar um salário aviltante para ele!

(Saí do tópico mas vocês também saíram - se for para moderar, moderem as três mensagens!)

Link to comment
Share on other sites

Só sei que a propaganda é revoltante: chata, grudenta e totalmente hipócrita como disse o amigo Michel.

 

Climatologia, não sei... Parece valer p/ o país inteiro, tem uma puta infra-estrutura difícil de se ver em propagandas locais. Hehe

 

 

E Ahhhhh! Será que teremos um novembro chuvoso? AHHHHHH

Link to comment
Share on other sites

passa em todo brasil. A propaganda é o auge (hahaha) não sei se gosto ou não. Creio que não. Tomara que governo faz alguma coisa concreta e pare com estas propagandas toscas. Voces viram a da diversidade racial? Ppreconceito escancarado.

Pra quem quizer ver a propaganda do professor basta ligar na glogo (local de sua regiao, antena parabolica e Sky não passam) e esperar o primeiro comercial. Vai passar umas 3 vezes :lol:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.