Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - ENSO: Monitoramento e Previsão


Delcio
 Share

Recommended Posts

Pois é Luiz, desde o Prata até o sul do Brasil, o Atlântico tem estado com grandes anomalias positivas a alguns anos!!!

Isso provavelmente tem alguma influência na escassez de neve por aqui, já que dificulta a formação de ciclones próximos ao continente!!! :evil: :evil:

 

Sds.

Silvio, li em algum artigo do IAG/USP sobre ondas de frio no estado de SP, que a maioria dos episódios de frio no estado ocorreram quando o oceano na altura do RS e Uruguai estava mais quente que o normal, pois tal cenário era mais propício para formação de ciclones que "puxavam" continentalmente as altas pressões.

Segundo o artigo, a TSM no atlântico seria, assim, favorável a formação dos ciclones extratropicais.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 221
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Pois é Luiz, desde o Prata até o sul do Brasil, o Atlântico tem estado com grandes anomalias positivas a alguns anos!!!

Isso provavelmente tem alguma influência na escassez de neve por aqui, já que dificulta a formação de ciclones próximos ao continente!!! :evil: :evil:

 

Sds.

Silvio, li em algum artigo do IAG/USP sobre ondas de frio no estado de SP, que a maioria dos episódios de frio no estado ocorreram quando o oceano na altura do RS e Uruguai estava mais quente que o normal, pois tal cenário era mais propício para formação de ciclones que "puxavam" continentalmente as altas pressões.

Segundo o artigo, a TSM no atlântico seria, assim, favorável a formação dos ciclones extratropicais.

 

 

Marcelo, acho que já li esse artigo, é do Prof. Bezza se não me engano, acho q é assim que se escreve!!!

 

Pelo que me lembro, os invernos frios na média no Estado de São Paulo, ocorreram com a combinação de Atlântico quente no Prata, e frio próximo a costa sul do Brasil!!!Do jeito que está agora, que eu saiba, é prejudicial ao frio!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pois é Luiz, desde o Prata até o sul do Brasil, o Atlântico tem estado com grandes anomalias positivas a alguns anos!!!

Isso provavelmente tem alguma influência na escassez de neve por aqui, já que dificulta a formação de ciclones próximos ao continente!!! :evil: :evil:

 

Sds.

Silvio, li em algum artigo do IAG/USP sobre ondas de frio no estado de SP, que a maioria dos episódios de frio no estado ocorreram quando o oceano na altura do RS e Uruguai estava mais quente que o normal, pois tal cenário era mais propício para formação de ciclones que "puxavam" continentalmente as altas pressões.

Segundo o artigo, a TSM no atlântico seria, assim, favorável a formação dos ciclones extratropicais.

 

 

Marcelo, acho que já li esse artigo, é do Prof. Bezza se não me engano, acho q é assim que se escreve!!!

 

Pelo que me lembro, os invernos frios na média no Estado de São Paulo, ocorreram com a combinação de Atlântico quente no Prata, e frio próximo a costa sul do Brasil!!!Do jeito que está agora, que eu saiba, é prejudicial ao frio!!!

 

Sds.

 

Combinação no Estado de SP e no Estado do PR tbém...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
Neste momento a esmagadora maioria das projeções indicam a manutenção de condições de La Niña até o final do ano. Pobre do Tomasini.

:oops: :roll: :shock: :?

 

Bah!!!!

 

Alexandre, me explica uma coisa então.

 

Como podem os índices diários e médios de 30 e 90 dias estarem tão baixos com a Menina em evolução... ?

:oops:

Link to comment
Share on other sites

Neste momento a esmagadora maioria das projeções indicam a manutenção de condições de La Niña até o final do ano. Pobre do Tomasini.

:oops: :roll: :shock: :?

 

Bah!!!!

 

Alexandre, me explica uma coisa então.

 

Como podem os índices diários e médios de 30 e 90 dias estarem tão baixos com a Menina em evolução... ?

:oops:

 

Mas já está mudando: em um mês a média de 30 dias da SOI pulou de 1,28 para -10.62 e a média de 90 dias foi de -3,47 para -6.31. Parece que agora vai...

Link to comment
Share on other sites

TEMPERATURA:

No OUTONO, a previsão é de temperaturas ligeiramente acima da média. A diminuição da chuva, da umidade e os longos períodos de insolação propiciam a ocorrência de ondas de calor, principalmente no início da estação. Para o fim do OUTONO e início do INVERNO, período de transição entre o El Niño e a La Niña, existe uma chance maior de ondas de frio atingirem o Sudeste. Já durante o INVERNO, com a configuração da La Niña, essas chances diminuem. Portanto, de forma resumida, espera-se um inverno de grandes amplitudes térmicas no Sudeste, em que as noites de tempo seco induzem a maior sensação de frio, mas os dias ensolarados produzem temperaturas elevadas e agradáveis nas tardes.

 

Por favor, alguem pode me dizer se essa previsão faz algum sentido; com a la ninã a pleno vapor fica mais difícil as massas de ar polar atingirem o sudeste??? não seria o contrário, ou seja a la niña favorece a entrada de massa de ar frio mais continental e com isso a chance de chegar ao sudeste seria maior???

Estou enganado ou essa é mais uma "pérola" meteorológica??

 

fonte: defesa civil do estado de SP (Somar )

Link to comment
Share on other sites

Neste momento a esmagadora maioria das projeções indicam a manutenção de condições de La Niña até o final do ano. Pobre do Tomasini.

:oops: :roll: :shock: :?

 

Bah!!!!

 

Alexandre, me explica uma coisa então.

 

Como podem os índices diários e médios de 30 e 90 dias estarem tão baixos com a Menina em evolução... ?

:oops:

 

Mas já está mudando: em um mês a média de 30 dias da SOI pulou de 1,28 para -10.62 e a média de 90 dias foi de -3,47 para -6.31. Parece que agora vai...

 

Bah, troquei tudo ??

Negativos não representam condições mais típicas de El Niño enquanto os índices positivos representam mais a La Ninã ?

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Não foi só a América do Sul e a África do Sul que tiveram começos de inverno climático rigorosos.

 

http://canberra.yourguide.com.au/detail.asp?story_id=587647&src=topstories

 

Estação da neve esboça começo promissor

Jessica Wright

 

O inverno começou cedo nas Montanhas Nevadas com uma aparência espetacular.

 

Um manto de neve cobriu grande parte das áreas elevadas do Parque Nacional Kosciuszko nos últimos dois dias e cresce a espectativa pela próxima estação de esqui.

 

Após passar a maior parte do verão sofrendo com a seca e o sentimento de perigo quanto às mudanças climáticas, os residentes de Jindabyne são agraciados com a antecipação de uma boa estação. A cidade, aos pés do parque nacional, quase triplica em tamanho durante a estação da neve e depende praticamente dos dólares dos turistas.

 

"Não se preocupe, esta estação será boa, muito boa. Vocês verão, nós podemos sentir", diz um antigo residente da cidade.

 

A montanha Crackenback em Thredbo recebeu 15 cm de neve na tarde de quinta, com valores semelhantes alcançados nas elevações de Perisher Blue. Mais neve é prevista hoje.

 

Os resorts alpinos australianos investiram de forma significativa em infraestrutura no verão 2006-7 e esperam uma estação abundante para apagar a memória do péssimo acúmulo do ano passado.

 

O gerente de relações públicas do Perisher Blue, Neil Thew, acredita que a nevada é apenas o começo dentre as outras que virão.

 

"Neve caindo nesta época reforça as previsões de que um inverno saudável está por vir. Faltando apenas 18 dias para o início da estação, isso é excelente para os entusiastas de snowboard e esqui."

 

"A neve veio na hora perfeita, justo na abertura da estação".

 

Coincidindo com a primeira nevada significativa da estação, a Snowy Hydro lançou "balas de prata" no céu nortuno, marcando as primeiras tentativas de bombardeamento de nuvens em 2007 [n.t. para estimular a formação da neve]. Acredita-se que o bombardeamento irá aumentar as precipitações de chuva e neve nas Montanhas Nevadas.

 

A pesquisa utiliza partículas diminutas de iodeto de prata produzidas em geradores no solo para "semear" as nuvens contendo água sob sob baixas temperaturas, concentrando cristais de gelo. O porta-voz da Snowy Hydro, Paul Johnson, disse que as tentativas demonstraram resultados promissores. [n.t. Será que teremos que adotar a técnica no Brasil? ]

 

"Temos apenas três anos de resultados, mas cremos que na média de 10 anos o bombardeamento das nuvens aumentará o acúmulo de neve nas Montanhas Nevadas [n.t. Snowy Mountains] em 10%. Ainda é cedo, mas esta é a espectativa."

 

Os esforços para produzir neve começaram em Perisher Blue na segunda de noite. Máquinas de fazer neve [n.t. Snow makers] aproveitavam as condições ideais para adicionar neve à cobertura natural enquanto a temperatura permanecia abaixo de zero grau. A maioria da água utilizada é reutilizada e retorna ao ambiente na primavera, Perisher Blue salienta.

 

Recentemente, o resort se comprometeu a utilizar energias limpas e seu teleférico principal [n.t. chairlift], capaz de transportar oito pessoas por cadeira, operará 100% por energia renovável.

 

A vila alpina de Thredbo gastou mais que $2 milhões para construir um sistema completamente automatizado para fabricar neve e 135 jatos de neve [n.t. snow guns] serão usados nas montanhas.

 

O serviço de meteorologia prevê que a frente fria que cruzou a região na Segunda à noite irá avançar para leste e as nevadas cessarão hoje.

 

---

 

Traduzi o texto. Espero ter ajudado os leitores lusófonos...

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Não foi só a América do Sul e a África do Sul que tiveram começos de inverno climático rigorosos.

 

http://canberra.yourguide.com.au/detail.asp?story_id=587647&src=topstories

 

Parece que nessas terras é uma exceção, independente de La nina ou el nino, sempre faz frio até em latitudes mais baixas! :?

Link to comment
Share on other sites

TODOS OS MODELOS, SEM EXCEÇÃO, INDICANDO DRAMÁTICO RESFRIAMENTO DO PACÍFICO NOS PRÓXIMOS MESES COM ÁPICE DO LA NINA NO FINAL DE 2007 OU COMEÇO DE 2008 COM MANUTENÇAO DAS AGUAS FRIAS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2008.

 

a) A segunda metade do inverno este ano pode ter surpresas agradáveis.

b) Nova estiagem no horizonte.

c) Malharias podem novamente sorrir no outono 2008.

Link to comment
Share on other sites

TODOS OS MODELOS, SEM EXCEÇÃO, INDICANDO DRAMÁTICO RESFRIAMENTO DO PACÍFICO NOS PRÓXIMOS MESES COM ÁPICE DO LA NINA NO FINAL DE 2007 OU COMEÇO DE 2008 COM MANUTENÇAO DAS AGUAS FRIAS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2008.

 

a) A segunda metade do inverno este ano pode ter surpresas agradáveis.

b) Nova estiagem no horizonte.

c) Malharias podem novamente sorrir no outono 2008.

 

A pior notícia que eu poderia receber.

Valeu Alexandre, irei desde já tentar minimizar o impacto negativo nas lavouras.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.