Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: 2011 - 1º Bimestre:


Bruno
 Share

Recommended Posts

Acho que Alto Paraíso/GO, Cristalina/GO e Ponta Porã/MS são as únicas cidades que podem entrar nesta lista de Top 20 fez ou outra. Eu conheço as duas cidades goiânas. Ambas estão a mais de 1200 metros. A primeira está ao norte de Brasília, logo ao lado da bela Chapada dos Veadeiros. A segunda está ao sul, quase no triângulo mineiro. Cristalina é um topão no meio do cerrado. Da cidade conseguimos avistar longe em direção aos 4 cantos.

Link to comment
Share on other sites

Acho que Alto Paraíso/GO, Cristalina/GO e Ponta Porã/MS são as únicas cidades que podem entrar nesta lista de Top 20 fez ou outra. Eu conheço as duas cidades goiânas. Ambas estão a mais de 1200 metros. A primeira está ao norte de Brasília, logo ao lado da bela Chapada dos Veadeiros. A segunda está ao sul, quase no triângulo mineiro. Cristalina é um topão no meio do cerrado. Da cidade conseguimos avistar longe em direção aos 4 cantos.

Nas mp´s fortes com ciclone na costa do RS faz muito frio no Triângulo Mineiro. Em abril de 1999 deu 1° em Uberlândia ou Uberaba (ou as duas). Creio que até zerou em agosto daquele ano na região, mas não sei. Imagina quanto fez em Cristaliana.

 

Abraços mineiro-goianos!

Link to comment
Share on other sites

Acho que Alto Paraíso/GO, Cristalina/GO e Ponta Porã/MS são as únicas cidades que podem entrar nesta lista de Top 20 fez ou outra. Eu conheço as duas cidades goiânas. Ambas estão a mais de 1200 metros. A primeira está ao norte de Brasília, logo ao lado da bela Chapada dos Veadeiros. A segunda está ao sul, quase no triângulo mineiro. Cristalina é um topão no meio do cerrado. Da cidade conseguimos avistar longe em direção aos 4 cantos.

Nas mp´s fortes com ciclone na costa do RS faz muito frio no Triângulo Mineiro. Em abril de 1999 deu 1° em Uberlândia ou Uberaba (ou as duas). Creio que até zerou em agosto daquele ano na região, mas não sei. Imagina quanto fez em Cristaliana.

 

Abraços mineiro-goianos!

 

Bruno e Marcos,

Realmente vocês estão cobertos de razão. Cristalina é muito alta e como é num chapadão, venta demais, o que faz com que tenha a pior sensação térmica do estado. Alto Paraíso é mais alta ainda e se estivesse na posição de Jataí, no sudoeste do estado, teríamos mínimas negativas todo ano.

Esse ano vamos acabar com a zica e vermos 3ºC em Goiânia. :pleasantry: :pleasantry:

Abraços goiano-gaúchos

Link to comment
Share on other sites

Valeu Caio e Bruno...vejam a corrida neste ano.

 

*TOP 20* - Média Bimestral:

 

01-Cruzeiro SC: 17,5

02-Campos do Jordão SP (H): 17,8

03-São Joaquim SC (Aut): 17,9

04-São José dos Ausentes RS: 17,9

05-Monte Verde MG: 18,4

06-Urupema SC: 18,5

07-Agua Doce SC: 19,1

08-Pericó SC : 19,3

09-Inacio Martins PR: 19,4

10-Maria da Fé MG: 19,8

11-Bom Jesus RS: 19,8

12-Vacaria RS: 20,1

13-Canela RS: 20,1

14-Nova Friburgo RJ: 20,3

15-Diamantina MG: 20,3

16-Lebon Régis SC: 20,3

17-Alto Paraiso de Goiás GO: 20,6

18-General Carneiro PR: 20,6

19-Cambará do Sul RS: 20,6

20-Caçador SC: 20,8

 

Parabéns Carlos,

Seus levantamentos são excelentes. Deve dar muito trabalho.

Abração

Link to comment
Share on other sites

Vale ressaltar como são frescas estas cidades do Nordeste, especialmente Piatã, que até faz um friozinho em pleno verão.

 

Caculeto,

A Bahia possui cidades bem frias no inverno. Vitória da Conquista, Caetité e Licínio de Almeida são muito frias e ventosas.

Abraços

 

VDC: a estação do Inmet de lá me parece ser a estação q marca mais temps sub-10 ao ano. Mas apesar dos dados histórios serem de médias sub-18 nos meses mais frios, os dados do aero pós-2000 não passam a idéia de uma cidade com inverno mesotérmico.

Caetité: nem o histórico de tempos idos salva, tendo ponderada acima de 18 mesmo nos meses mens quentes.

Licínio de Almeida: vou dar uma fuçada se acho algo. Nunca tinha ouvido falar.

As melhores cidades da Bahia com estação ativa atualmente: Piatã e Morro do Chapéu. Mesmo nos meses mais frios, são pífias em temps sub-10, mas se destacam na ponderada mensal, pela quase ausência de calor no inverno. E têm verão bem agradável, devido à altitude acima dos 1000m e pouca urbanização.

Link to comment
Share on other sites

Vale ressaltar como são frescas estas cidades do Nordeste, especialmente Piatã, que até faz um friozinho em pleno verão.

 

Caculeto,

A Bahia possui cidades bem frias no inverno. Vitória da Conquista, Caetité e Licínio de Almeida são muito frias e ventosas.

Abraços

 

VDC: a estação do Inmet de lá me parece ser a estação q marca mais temps sub-10 ao ano. Mas apesar dos dados histórios serem de médias sub-18 nos meses mais frios, os dados do aero pós-2000 não passam a idéia de uma cidade com inverno mesotérmico.

Caetité: nem o histórico de tempos idos salva, tendo ponderada acima de 18 mesmo nos meses mens quentes.

Licínio de Almeida: vou dar uma fuçada se acho algo. Nunca tinha ouvido falar.

As melhores cidades da Bahia com estação ativa atualmente: Piatã e Morro do Chapéu. Mesmo nos meses mais frios, são pífias em temps sub-10, mas se destacam na ponderada mensal, pela quase ausência de calor no inverno. E têm verão bem agradável, devido à altitude acima dos 1000m e pouca urbanização.

 

De acordo com os dados do link abaixo, Licínio apenas não parece ser quente como Salvador, mas fica longe de ser uma cidade amenas, tendo um inverno com média de mínima e máxima que lembram as do verão de alguma estação mais alta e fria da Grande São Paulo.

http://jornaldotempo.uol.com.br/previsaodotempo.html/brasil/LiciniodeAlmeida-BA/

Mas, de fato, nos últimos dias Caetité tem surpreendido, com temps mais amenas q as de Piatã. O que, claro, não se sustenta a longo prazo.

Link to comment
Share on other sites

Dados do site:

http://www.dca.ufcg.edu.br/clima/tmedba.htm

Como o histórico começa em 1910, pode refletir não só a quase ausência de urbanização no entorno a estação, como resquícios da miniera glacial q o planeta "enfrentou" dos séculos XVI a XIX.

 

Piatã: 19,8 (fev) e 15,3 (jul) a 1236m

Morro do Chapéu: 21,1 (fev) e 16,5 (jul) a 1012m

VDC: 22,5 (fev) e 17,6 (ago) a 928m

Licínio: base Jacaraci: 22,7 (mar) e 18,1 (jul) a 926m (obs: para formar este município, tb foram usadas terras de Urandi, mas os dados de lá, colhidos a 6XX metros, são mais quentes.

Caetité: 22,6 (fev) e 18,2 (jul) a 826m

Link to comment
Share on other sites

Aquela região da Bahia tem um relevo muito interessante, com boas altitudes.

 

Em junho do ano passado, estive em uma cidade próximo a Vitória da Conquista, a aproximadamente 500m de altitude. Ja foi notavel a diferença de temperatura, não só pela altitude em relação ao litoral onde eu estava, mas também por uma boa capacidade de acumulo de ar frio (devido a relevo irregular), e o ar bem mais seco no interior, em comparação ao litoral, especialmente no inverno.

 

Por volta das 19:00 ja era possivel ter temperaturas na casa dos 20ºC/21ºC, a 500m de altitude. Imagine Piatã a 1200m.

 

Se no litoral, a poucos mentros do mar, em uma onde de frio muito forte que conseguiu chegar até o sul da BA, eu consegui pegar minimas de 14ºC, eu não duvido em nada que algumas regiões acima dos 1000m de altitude pode ter chegado a valores de 5ºC, ou menos.

Link to comment
Share on other sites

Dados do site:

http://www.dca.ufcg.edu.br/clima/tmedba.htm

Como o histórico começa em 1910, pode refletir não só a quase ausência de urbanização no entorno a estação, como resquícios da miniera glacial q o planeta "enfrentou" dos séculos XVI a XIX.

 

Piatã: 19,8 (fev) e 15,3 (jul) a 1236m

Morro do Chapéu: 21,1 (fev) e 16,5 (jul) a 1012m

VDC: 22,5 (fev) e 17,6 (ago) a 928m

Licínio: base Jacaraci: 22,7 (mar) e 18,1 (jul) a 926m (obs: para formar este município, tb foram usadas terras de Urandi, mas os dados de lá, colhidos a 6XX metros, são mais quentes.

Caetité: 22,6 (fev) e 18,2 (jul) a 826m

 

Caro amigo,

VDC é bem fria no inverno (não podendo-se comparar com a região sul e são paulo), inclusive com máximas baixas. As outras cidades são carentes de estações mas posso te garantir que estão entre as com menor temperatura no inverno, pois tenho família nesses locais e já senti.

Ao lado de Licínio existe a "quente" Urandi, pois enquanto a 1ª é numa serra, a outra é bem mais baixa. E venta muito lá.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Dados do site:

http://www.dca.ufcg.edu.br/clima/tmedba.htm

Como o histórico começa em 1910, pode refletir não só a quase ausência de urbanização no entorno a estação, como resquícios da miniera glacial q o planeta "enfrentou" dos séculos XVI a XIX.

 

Piatã: 19,8 (fev) e 15,3 (jul) a 1236m

Morro do Chapéu: 21,1 (fev) e 16,5 (jul) a 1012m

VDC: 22,5 (fev) e 17,6 (ago) a 928m

Licínio: base Jacaraci: 22,7 (mar) e 18,1 (jul) a 926m (obs: para formar este município, tb foram usadas terras de Urandi, mas os dados de lá, colhidos a 6XX metros, são mais quentes.

Caetité: 22,6 (fev) e 18,2 (jul) a 826m

 

Caro amigo,

VDC é bem fria no inverno (não podendo-se comparar com a região sul e são paulo), inclusive com máximas baixas. As outras cidades são carentes de estações mas posso te garantir que estão entre as com menor temperatura no inverno, pois tenho família nesses locais e já senti.

Ao lado de Licínio existe a "quente" Urandi, pois enquanto a 1ª é numa serra, a outra é bem mais baixa. E venta muito lá.

Abraços

 

Então Rodrigo, não que eu esteja desmerecendo o friozinho q faz nestas cidades, ainda mais numa região que, junto com a região Norte, é a mais tórrida da Terra Brasilis. Mas é que... seu padrão é Goiânia, que mesmo na normal 31-60 já era mais quente que qualquer uma destas. Mas eu, que passei 29 anos em Curita, e moro há 1 ano e 1/2 em Mauá, não me sinto sucicientemente resfriado sem meses com ponderada sub-18! :heat:

Link to comment
Share on other sites

Caro amigo,

VDC é bem fria no inverno (não podendo-se comparar com a região sul e são paulo), inclusive com máximas baixas. As outras cidades são carentes de estações mas posso te garantir que estão entre as com menor temperatura no inverno, pois tenho família nesses locais e já senti.

Ao lado de Licínio existe a "quente" Urandi, pois enquanto a 1ª é numa serra, a outra é bem mais baixa. E venta muito lá.

Abraços

 

Então Rodrigo, não que eu esteja desmerecendo o friozinho q faz nestas cidades, ainda mais numa região que, junto com a região Norte, é a mais tórrida da Terra Brasilis. Mas é que... seu padrão é Goiânia, que mesmo na normal 31-60 já era mais quente que qualquer uma destas. Mas eu, que passei 29 anos em Curita, e moro há 1 ano e 1/2 em Mauá, não me sinto sucicientemente resfriado sem meses com ponderada sub-18! :heat:

 

Longe de eu pensar isso. Vc está certo em relação ao meu padrão de frio, embora te garanta que eu não sentia frio fácil. Mas nessas cidades, principalmente VDC, consegue-se ter um clima bem agradável, principalmente devido às máximas baixas, pois no inverno lá fica muito nublado. Frio mesmo de incomodar só nas regiões serranas do sul e sudeste e sul de MS. Embora até aqui em Goiânia (bem raro mesmo) às vezes possa se sentir muito frio. Espero que esse ano nós do centro-oeste e sudeste possamos sentir um frio bem legal.

Abração

Link to comment
Share on other sites

Notável a diferença de 1oC na média bimestral entre Bom Jardim da Serra e Ausentes, quase na mesma altitude. Efeito latitude contando bastante em 44km em linha reta.

NÃO É A LATITUDE, SIM A PROXIMIDADE COM A BORDA DA SERRA E A LOCALIZAÇÃO DA ESTAÇÃO, QUE ESTÁ SUJEITA A CONSTANTE NEVOEIROS. A CIDADE DEVE REGULAR COM BOM JARDIM OU ATÉ MAIS QUENTE. A DIFERENÇA DA CIDADE P/ESTAÇÃO É RAZOÁVEL.

Link to comment
Share on other sites

Não sei em SC, mas no PR a continentalidade faz muita diferença no verão. Quem viu as normais 61-90 e comparou Curita com Foz do Iguaçu, pôde verificar que o aquecimento invernal entre Cta e Foz era muito menor que a taxa de 1grau/200m, e por outro lado o aquecimento no verão era bem maior que isto.

Seguem aí os dados:

Cta 924m - fev 19,9 / jun 12,2

FDI 154m - fev 25,5 / jul 14,5

Link to comment
Share on other sites

Ótimo começo de ano. Analisando os dados, creio que o verão em Campos do Jordão seja mais frio que na região de São Joaquim, mas não por muito. No inverno isso se inverte, além da questão da dinamica.

 

 

É DEVIDO AO REGIME DE CHUVA. CHOVE MUITO NO VERÃO E POUCOS DIAS ENSOLARADOS, EM COMPENSAÇÃO AS MÍNIMAS DE VERÃO SÃO BEM MAIS BAIXAS POR AQUI, JÁ TIVEMOS MÍNIMA NEGATIVA EM JANEIRO/URUPEMA EM 94, DIA 11 DEU -1,0

Link to comment
Share on other sites

Ótimo começo de ano. Analisando os dados, creio que o verão em Campos do Jordão seja mais frio que na região de São Joaquim, mas não por muito. No inverno isso se inverte, além da questão da dinamica.

 

 

É DEVIDO AO REGIME DE CHUVA. CHOVE MUITO NO VERÃO E POUCOS DIAS ENSOLARADOS, EM COMPENSAÇÃO AS MÍNIMAS DE VERÃO SÃO BEM MAIS BAIXAS POR AQUI, JÁ TIVEMOS MÍNIMA NEGATIVA EM JANEIRO/URUPEMA EM 94, DIA 11 DEU -1,0

 

Para a temperatura passar dos 27C em CDJ é um parto! Na serra geral essa marca é atingida por cerca de 5 dias do verão por ano, inclusive nos pontos acima dos 1400 metros, sendo que volta e meia encosta nos 30C.

Link to comment
Share on other sites

EXCLUSIVO:

 

Acabei de pegar os dados de Matos Costa SC com o Epagri/Ciram. Estã estação situada a 1200m de altitude deixou Urupema e Bom Jardim da Serra para trás nesse bimestre....uma supresa. Vejam a lista acima..!!

 

 

Essa estação vai incomodar. Pelo Google Earth vê-se que a cidade fica no topo de um planalto, fico curioso pelas mínimas, mas acho que vai perder das cidades mais baixas como Caçador e General Carneiro.

Link to comment
Share on other sites

Ótimo começo de ano. Analisando os dados, creio que o verão em Campos do Jordão seja mais frio que na região de São Joaquim, mas não por muito. No inverno isso se inverte, além da questão da dinamica.

 

 

É DEVIDO AO REGIME DE CHUVA. CHOVE MUITO NO VERÃO E POUCOS DIAS ENSOLARADOS, EM COMPENSAÇÃO AS MÍNIMAS DE VERÃO SÃO BEM MAIS BAIXAS POR AQUI, JÁ TIVEMOS MÍNIMA NEGATIVA EM JANEIRO/URUPEMA EM 94, DIA 11 DEU -1,0

 

Para a temperatura passar dos 27C em CDJ é um parto! Na serra geral essa marca é atingida por cerca de 5 dias do verão por ano, inclusive nos pontos acima dos 1400 metros, sendo que volta e meia encosta nos 30C.

Exato, o clima aqui é bem mais estável no verão também, considerando o regime térmico.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.