Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: R E S U M O - 2010 (FINAL):


Marcelo
 Share

Recommended Posts

1- Será que está realmente certa a tabela das mínimas absolutas das capitais? Porto Alegre teve mínima anual mais baixa que Curitiba.

2- São Paulo anda com cada vez mais dificuldade para baixar dos 8C...

3- Canela é muito forte na média das máximas e apenas coadjuvante na média das mínimas.

 

Carlos, não vai fazer uma tabela com a menor máxima absoluta de cada cidade? :rtfm: As soon as possible :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

Carlos! Parabéns pelo trabalho! Nota 2 milhões!!! :clapping: :good2:

 

De imediato, chama a atenção a retenção de mínimas muito baixas, ficando limitadas aos pontos altos e do oeste do Sul e o S do RS. Carecemos de mínimas extremas, basicamente devido ao maldita bloqueio que nos fez pegar 2° com chuva em SJ enquanto caía uma neve inédita no Chaco da Bolívia.

Link to comment
Share on other sites

Sem palavras e sem precedentes na meteorologia nacional!

 

Chama a atenção que Urupema desbancou de vez as duas coroadas Ausentes e São Joaquim. A média invernal com suas mínimas sempre a frente e máximas comportadas faz muita diferença na contagem do ano. No verão ela perde, mas recupera-se com vigos no inverno. Ainda vamos falar mais, tem muito dado interessante a ser discutido.

Link to comment
Share on other sites

-Essa média das máximas anual de 14,7C no MI é qualquer coisa de espetacular.

 

-Desta vez, General Carneiro não se destacou tanto com suas mínimas

 

-Parece que o inverno no sul do RS foi bastante normal e dentro das médias, né ?

 

-Excelente média das mínimas para Monte Verde em Junho e Agosto. Friozão de manhã foi quase uma constante.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Minimas absolutas 2010:

 

Urupema SC: -07,8

Bom Jardim da Serra SC: -07,2

São Joaquim SC (Climaterra): -06,7

Cruzeiro SC: -06,5

São Joaquim SC (Vl Francioni) : -06,3

Pericó SC: -06,3

Santo Osorio PR : -06,3

Soledade Rincão dos Silvanos -6.1º

Soledade Parque das Tuias -5.8º

Papanduva SC : -05,8

General Carneiro PR -05,7

São Joaquim SC (Conv): -05,2

Três Barras SC : -05,2

Morro da Igreja SC: -05,0

Monte Castelo SC : -05,0

São Joaquim SC (Aut/Inmet): -04,9

Cambará do Sul RS: -04,9

Canoinhas SC : -04,7

Caçador SC: -04,6

Urubici SC (Cidasc): -04,5

São Bento do Sul SC : -04,3

Guarapuava PR : -04,3

São Joaquim SC (Vale da Neve) : -04,2

Curitibanos SC: -04,0

Bom Retiro SC: -03,9

Entre Rios PR : -03,9

Santa Rosa RS (Baixada) : -03,9

Campos do Jordão SP (Vila Inglesa): -03,6

Vacaria RS: -03,5

Joaçaba SC: -03,4

Ineneópolis SC : -03,4

Canela RS (Castelinho): -03,3

Água Doce/Campos de Palmas SC : -03,3

São José dos Ausentes RS: -03,2

Campo Belo do Sul SC : -03,1

Celso Ramos SC : -03,1

Bom Jesus RS: -03,0

Lages SC: -03,0

Lebon Régis SC: -02,9

Clevelândia PR: -02,8

Major Vieira SC : -02,8

Palmas PR : -02,7

Bagé RS: -02,7

Monte Verde MG : -02,7

Campos do Jordão SP (Horto): -02,6

Soledade RS (Pq das Tuias) : -02,5

Campos Novos SC: -02,4

Pinhão PR : -02,2

Inacio Martins PR: -02,2

Passo Fundo RS: -02,1

Rio do Campo SC: -02,1

Lagoa Vermelha RS: -02,0

Foz do Iguaçu (Aero) : -02,0

União da Vitória PR : -02,0

Santana do Livramento RS: -01,9

Frederico W. RS: -01,8

Santa Rosa RS: -01,8

Quaraí RS: -01,7

Abdon Batista SC : -01,7

Soledade RS: -01,4

Erechim RS: -01,4

Canguçu RS: -01,3

Ituporanga SC: -01,3

Lapa PR : -01,3

Novo Horizonte SC: -01,1

Xanxerê SC: -01,1

Anitápolis SC : -01,0

Pato Branco PR : -01,0

Chapecó SC (Aero) : -01,0

Santiago RS: -00,9

Irati PR: -00,9

Canela RS: -00,8

Santo Augusto RS: -00,6

Campos do Jordão SP (Aut): -00,6

Caçapava do Sul RS: -00,5

Jaguarão RS: -00,5

ITAPIRANGA/SC: -00,5

Uruguaiana RS: -00,4

Encruzilhada do Sul RS: -00,4

Cruz Alta RS: -00,4

Palmeira das Missões RS: -00,3

Bento Gonçalves RS: -00,3

Fernandes Pinheiro PR : -00,3

Caxias do Sul RS: -00,2

Alegrete RS: -00,2Foz do Iguaçu PR : -00,2

Concórdia SC : -00,1

Toledo PR : 00,0

Cascavel PR (Aero) : 00,0

Tapiraí SP: 00,0

Chuí RS: 00,1

Caldas MG: 00,1

Santa Maria RS: 00,2

São Luiz Gonzaga RS: 00,3

Itararé SP: 00,3

Cascavel PR (Pq SãoPaulo): 00,4

São Gabriel RS: 00,5

Santa Vitoria do Palmar RS: 00,6

Dom Pedrito RS : 00,7

Cascavel PR : 00,7

Rio Pardo RS: 00,8

Maria da Fé MG: 00,9

Camaquã RS: 01,1

São Lourenço MG: 01,1

Irai RS: 01,2

Castro PR: 01,2

São Borja RS: 01,3

Extrema MG: 01,5

Chapecó SC : 01,6

Ivai PR: 01,6

São Miguel do Oeste SC : 01,6

Palmital PR : 01,8

Ponta Porã MS: 01,9

Rio Grande RS: 02,0

Barbacena MG: 02,0

Palotina PR : 02,2

Assis Chateaubriand PR : 02,4

Mineiros GO : 02,6

Ponta Grossa PR : 02,7

Torres RS: 03,1

Passa Quatro MG: 03,4

Rio Brilhante MT: 03,4

São José do Rio Claro MT : 03,7

Teresópolis RJ: 04,6

Tramandaí RS: 04,7

Ouro Branco MG: 05,4

Aguas Emendadas DF: 05,5

Nova Friburgo RJ : 05,6

Mostardas RS: 05,6

Diamantina MG: 06,3

Ibirité MG: 06,4

Joinville SC (DSoares) : 06,5

Maringá PR : 06,5

Joinville SC (Aero) : 07,0

Vilhena RO : 07,6

Vitoria da Conquista BA: 07,9

Alto Paraiso de Goiás GO: 08,1

Cristalina GO: 08,5

Epitacionlandia AC : 08,2

Piatã BA: 10,1

Triunfo PE: 11,6

Eirunepe AM : 11,8

Santos SP: 12,0

Paranã TO : 12,6

Caracol PI: 13,6

Monteiro PB : 13,7

Alto Parnaiba MA : 14,1

São Felix do Xingu PA : 15,0

Campos Sales CE : 15,8

Poço Verde SE : 16,4

Arapicara AL: 16,9

Florania RN: 18,0

Caracarai RR : 20,6

Porto Grande AP: 20,8

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Bom, dados de 2010 fechados, fechei o ano com 13,5C na minha estação na Vila Inglesa. O dado a coloca como a 5a. mais fria na média de 2010, junto com Sao Joaquim, pelas estações que controlamos aqui no BAZ. Achei o dado fantástico e quebra alguns mitos. Pelo terceiro inverno consecutivo registrei em Campos do Jordão, a 3,5km em linha reta do centro de Capivari, um mês com temperatura média de 8,xC, coisa que muitos aqui juravam de pé junto que não poderia acontecer, não para Campos do Jordão. O fechamento do mês foi, tambem, muito próximo da normal que dizem ser absurda. Tenho um ano fechado, um ano quente a nivel global. Tive 13,5C. Acho que acabou a discussão em relaçao à mudança de local da estação. É possível, pela mediçao dos dados por uma estaçao padrao, uma temperatura coerente com a normal anterior. Se uma Davis nao servir para esse proposito, entao eu desisto, porque nao vou gastar USD 10 mil numa Waisalla ou Campbell.

 

Tive a preocupacao de, em 2008, comprar a primeira Davis do BAZ, com o intuito de dar mais credibilidade aos dados. Espero que depois de tanto tempo, nao tenha mais que ouvir aqui que os dados de CdJ sao alterados por ma fe. Acusacoes totalmente incomprovadas, agora rebatidas com dados empiricos num ano fechado. Lembrando que estiveram no local da estacao o Evandro, o Zeocit, Staliano e Bruno.

 

Amanha passo o dados finais para o Carlinhos e ele coloca na tabela.

Link to comment
Share on other sites

Tucci, estes dados são maravilhosos, porque mostram que CJ pode ser sim uma das mais frias do Brasil. Continuo achando que a região de SJ é a mais fria, não só por médias mas também pela força com

que as MPs chegam por lá, a questão da neve etc... A sua estação, se não me engano se encontra num dos pontos mais frios possíveis da cidade, certo ? Pois bem, as estações que tiveram resultados mais "gelados" que os seus também são localizadas em pontos frios da serra catarinense. São valores bem interessantes, e que nos põe a pensar sobre como será o clima da mantiqueira... a 2400/2500m de altitude. Abraços !

Link to comment
Share on other sites

Fui no Farroupilha hoje buscar o meu term^metro digital o mesmo que o Shimutz me deu que marca a mais 0.8º, e a mínima do ano passado lá superou o Tuias, bateu em -6.9º :clapping: :good2: :good2: :good2: :good2:

 

Só agora tu foi buscar? Putz! O homi é "ficado" mesmo! Não que ele não sai de Soledade, pois na verdade ele não sai é do bairro!

Link to comment
Share on other sites

Fui no Farroupilha hoje buscar o meu term^metro digital o mesmo que o Shimutz me deu que marca a mais 0.8º, e a mínima do ano passado lá superou o Tuias, bateu em -6.9º :clapping: :good2: :good2: :good2: :good2:

 

Só agora tu foi buscar? Putz! O homi é "ficado" mesmo! Não que ele não sai de Soledade, pois na verdade ele não sai é do bairro!

Não é Brunão, eu andei meio desinteressado pelo tempo depois da tunda do ano passado quando da pouca neve aqui e a nevasca em outras cidades do RS e SC. :laugh: :russian: :dash1:

E tenho viajado sim, em dezembro estive num tour pela Serra Gringa, Antônio Prado,Caxias e alhures... :friends:

Link to comment
Share on other sites

Tucci, estes dados são maravilhosos, porque mostram que CJ pode ser sim uma das mais frias do Brasil. Continuo achando que a região de SJ é a mais fria, não só por médias mas também pela força com

que as MPs chegam por lá, a questão da neve etc... A sua estação, se não me engano se encontra num dos pontos mais frios possíveis da cidade, certo ? Pois bem, as estações que tiveram resultados mais "gelados" que os seus também são localizadas em pontos frios da serra catarinense. São valores bem interessantes, e que nos põe a pensar sobre como será o clima da mantiqueira... a 2400/2500m de altitude. Abraços !

 

Bem interessante o dado! Grande diferença entre a automática (14,9oC) e o Horto (14,4oC), o que a coloca como um pólo gelado, ganhando da tradicional estação do Horto por larga margem, e dando um baile na automática. Você escolheu a dedo o terreno da casa!

Link to comment
Share on other sites

Tucci, estes dados são maravilhosos, porque mostram que CJ pode ser sim uma das mais frias do Brasil. Continuo achando que a região de SJ é a mais fria, não só por médias mas também pela força com

que as MPs chegam por lá, a questão da neve etc... A sua estação, se não me engano se encontra num dos pontos mais frios possíveis da cidade, certo ? Pois bem, as estações que tiveram resultados mais "gelados" que os seus também são localizadas em pontos frios da serra catarinense. São valores bem interessantes, e que nos põe a pensar sobre como será o clima da mantiqueira... a 2400/2500m de altitude. Abraços !

 

Bem interessante o dado! Grande diferença entre a automática (14,9oC) e o Horto (14,4oC), o que a coloca como um pólo gelado, ganhando da tradicional estação do Horto por larga margem, e dando um baile na automática. Você escolheu a dedo o terreno da casa!

Pior é que não fui eu, foi sorte mesmo. De qualquer forma, queria lembrar que a estação do Horto esta marrom, conforme fotos que postamos do abrigo aqui já. Isso certamente influencia as máximas para cima. Uma coisa simples que poderia fazer seria financiar a pintura do abrigo novamente, comprando um balde de tinta branca. É barato e resolve o problema... alguem poderia ligar no Horto um dia para verificar essa possibilidade.

Link to comment
Share on other sites

Falei com o Parque estadual de Campos do Jordão e expliquei para o anotador dos dados que as temperaturas maximas estavam semdo prejudicadas em até 1ºC em decorrência da falta de manutenção do abrigo que praticamente não está branco. Bem pediram pra eu retornar amanhã o contato para falar com a pessoa responsavel pela estação, pois ela não se encontra hoje no local. Mas já me adiantaram que para se fazer esta pintura no abrigo não será problema e com certeza , eles até desconheciam que isto alterava os dados. Cheguei citar até algumas comparações para que meu pedido se mostrasse importante e verdadeiro.

 

Amanhã voltarei o contato para que se dê esta manuntenção na Estação do Horto.

 

Depois vou ter que monitorar a diferença pós e antes - pintura (HortoxInmet)

Estarei em Campos na Pascoa, quando ligarei novamente a minha estação online e posso deixar a lata de tinta com o pessoal do Horto. Basta me falarem para qual lata comprar e para quem entregar o material (se precisa de pincel ou algo mais). A data chave então é a Pascoa, 21 de abril. Dados da Vila Inglesa vão voltar!

Link to comment
Share on other sites

No Morro da Igreja, a diferença entre SJ-INMET e lá costuma ser na média de 3C no verão e 2C no inverno. Será devido aos inúmeros dias

de céu encoberto no verão ?

 

Não apenas por isto. Como já foi conversado em outro tópico aqui, geralmente a altitude costuma atenuar as diferneças verão-inverno, a não ser que haja pronunciado efeito baixada, que refresca as mínimas de inverno e eleva as máximas de verão. Aqui em latitudes tropicais este efeito da altitude não é tão acentuado, mas na Europa é comum localidades altas terem médias dos meses mais frios bem semelhantes às de localidades bem mais baixas.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.