Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - NOVEMBRO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Em Porto Alegre 90% limpo.

Agora à tarde só há nuvens na faixa norte. Há uma camada contínua de estratus, suponho, a partir de uns 40 ou 50 km daqui. E está nublado mais adiante.

 

Tive máxima de 28,9° com u.r. de 44%. Vou ficar nisso. Maior rajada de 25,6 km/h. Agora faz 28,0° com 46% e venta de SSE a 14,7 km/h. Esse vento oceânico foi o responsável pelo tempo fechado na serra.

 

Abraços bonitos!

Link to comment
Share on other sites

15:00

 

PAlegre 28

 

Cuitiba 26

 

SPaulo 24

 

Não sei o que houve com SP hoje. Havia pevisão de até 33ºC com sol forte! Está nublado.

O vento virou. Estava calmo ou de oeste e virou para S e SE. Aí esfriou. Fez pelo menos 32° na cidade. Sei porque minha cunhada pediu para saber como estará o tempo por lá já que pega o avião mais tarde.

 

Na cidade de SP pode chover forte em especial da segunda metade de domingo para 2ª-feira.

 

Aqui 27,9° com 46% e vento E a 10,6 km/h.

 

Abraços paulistanos!

Link to comment
Share on other sites

15:00

 

PAlegre 28

 

Cuitiba 26

 

SPaulo 24

 

Não sei o que houve com SP hoje. Havia pevisão de até 33ºC com sol forte! Está nublado.

O vento virou. Estava calmo ou de oeste e virou para S e SE. Aí esfriou. Fez pelo menos 32° na cidade. Sei porque minha cunhada pediu para saber como estará o tempo por lá já que pega o avião mais tarde.

 

Na cidade de SP pode chover forte em especial da segunda metade de domingo para 2ª-feira.

 

Aqui 27,9° com 46% e vento E a 10,6 km/h.

 

Abraços paulistanos!

 

 

É verdade. A máxima foi de 31,1ºC. Acordei 13:30 e fiquei dentro de casa. Olhei pela janela e estava nublado. As 15:00 fui no PC e SP estava com 24ºC. Não esperava que tivesse subido tanto assim a temperatura hras atrás. Realmente o vento deve ter virado e esfriado na parte da tarde.

Link to comment
Share on other sites

Do Blog da Metsul:

 

O mapa da estiagem

 

 

"Parte do Rio Grande do Sul já enfrenta condições de estiagem. As regiões em que as condições são mais críticas são a Campanha e o Sudoeste gaúcho. Na Metade Norte, apesar de em alguns pontos mais a Oeste a precipitação estar abaixo da média nesta primavera, em muitos municípios a chuva ainda está dentro de um patamar razoável de volumes. Veja no mapa de risco de seca em escala global como se sobressai a América do Sul. Na imagem ampliada do Rio Grande do Sul, nota-se que o quadro se deteriorou mais justamente na fronteira com o Uruguai, justamente onde a MetSul a precipitação tende a ficar mais abaixo da média por conta da influência do fenômeno La Niña.

 

Numa rápida pesquisa histórica, são raras as ocasiões em que se viu uma primavera com tão pouca chuva na região de Uruguaiana. Sobressaem os anos de 1917 (2010 tem o maior valor médio da SOI desde 1917) e 1924 (ano de eventos tardios de frio fortes como 2010), ambos usados no atual pacote de análogos para projeção climática da MetSul, e 1956. A propósito, como curiosidade, ao longo dos últimos cem anos, quase sempre que a estiagem se instalou cedo na primavera com uma sequência de dois a quatro meses de precipitação muito abaixo da média, mais concentrada no último trimestre do ano, houve na sequência ao menos um mês mais chuvoso durante o verão, e que em alguns anos teve até volumes bastante elevados (200 a 400 milímetros)".

 

 

Só para termos de comparação, no biênio 98/99 houve certa irregularidade nas precipitações na primavera/verão de 98, com excesso de chuva em fevereiro/março de 99 em várias localidades do Centro-sul, com destaque para grandes rpecipitações no Mato Grosso em fevereiro, dificultando a colheita dos grãos naquele ano!

 

Muitos já apostam em excesso de chuva no Mato Grosso em fevereiro ou março do ano que vem...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

22:00HS:

 

Curitiba: 18,0

Juiz de Fora: 19,0

Pelotas: 20,0

São Paulo: 21,0

Porto Alegre: 22,0

Campo Grande: 22,0

Foz do Iguaçu: 22,0

Florianópolis: 23,0

Santos: 23,0

Maringá: 23,0

Belo Horizonte: 23,0

Rio de Janeiro: 24,0

Campinas: 25,0

 

Refrescou bem agora a noite em Curitiba, mas o dia foi abafado, mormaço e meio abafado!!!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

16h45

 

Ctba/Centro Cívico: 25ºC, nublado e ventoso.

 

Ctba/SJPinhais-Aero: 18ºC com chuva (10km em linha reta do centro)

 

22:00HS:

 

Curitiba: 18,0

Juiz de Fora: 19,0

Pelotas: 20,0

São Paulo: 21,0

Porto Alegre: 22,0

Campo Grande: 22,0

Foz do Iguaçu: 22,0

Florianópolis: 23,0

Santos: 23,0

Maringá: 23,0

Belo Horizonte: 23,0

Rio de Janeiro: 24,0

Campinas: 25,0

 

Refrescou bem agora a noite em Curitiba, mas o dia foi abafado, mormaço e meio abafado!!!

Sds.

 

Pessoal, estive em uma rápida passagem por Curitiba com meus pais, e estava um bafo quente que tive sorte em escolher uma bermuda para ir até a capital paranaense. O termômetro do carro chegou a acusar pouco mais de 30ºC, mas enquanto eu saia de Curitiba peguei chuva e mudança dos ventos em SJP...e o termomêtro do carro chegou a acusar 18ºC, depois se estabilizando nos 20ºC....

Link to comment
Share on other sites

O final de semana será bem apoveitável em SPaulo, com sol e calor. Desde ontem as temperatuars têm batido os 27ºC e nesta 6ª feira deve beirar os 30ºC. 2ª feira esfria novamente, neste novembro, que como outubo, está abaixo da média. Muito show esta La Niña, não pemite que esquanta muito e facilita ingresso de ar frio mesmo nssa época. Que assim continue! Ano passado o terror de calor começou exatamente nos primeiros dias de Novembro, e foi terminar no final de Março, sem pausa alguma. :heat:

 

Assim está ótimo!

 

Discordo quanto ao calor ter sido canicular em março, já que foi em março que a coisa voltou ao normal. Dezembro tb teve uma trégua.

Manhã sem nuvens e frizinha pra época. Mínima de 15,1 mas pode ter dado menos na rua, tranquilamente. Eu vim pro trampo sem blusa e só deixei de sentir frio quando comecei a pegar um so, já no terreno do trampo.

 

A Normal 61-90, dá média das mínimas em Março de 18,1ºC e máximas de 27,3ºC. Em 2010, tivemos médias 20,5ºC e 30,5ºC (Fonte: Carlos Dias)! Nada de nomal; fez uma baita calor, que vinha desde Novembro de 2009. Pode ser que o finalzinho voltou ao normal, porém o início e meados foi de forte calor. Dezembro teve UMA FF que trouxe um friozinho lá pelo dia 10 e só. O resto foi calorão acima da média também. Eu nunca presenciei um final de primavera e verão tão forte e chuvoso em SP quanto o verão passado. :heat:

 

Ok, provavelmente eu tive uma percepção equivocada das temps em março/2010 porque nov/09 e jan/fev/10 foram ainda piores! :heat:

Mas pelo menos aqui em Mauá, março marcou o ponto da virada onde a gente parou de suar já logo cedo, pra suar só no fim da manhã, ao sair pro almoço. Vc ainda tava morando na granja Viana no verão passado?

Link to comment
Share on other sites

30 mm de chuva em Sarandi! :good2:

Chupa La Niña! Chupa!! :dirol:

Sds.

 

Aí sim hein! E aqui, onde se esperava um grande volume, tive só 5 mm desde a noite de ontem. Agora pela manhã todas as nuvens de chuva se desviaram para a região de Maringá e Londrina, onde chove bastante no momento. Sol entre nuvens aqui..

Link to comment
Share on other sites

30 mm de chuva em Sarandi! :good2:

Chupa La Niña! Chupa!! :dirol:

Sds.

Hahaha! Ótima! :laugh:

 

Aqui em casa acumulei modestos 2,9 mm entre 5:40 e 6:20. A mínima ficou em lastimáveis 20,3°. Se ela assim se mantiver, será a primeira mínima na casa dos 20° desde o dia 21/4, quando tive mínima de 21,1°.

 

Agora faz 24,8° com 73% e só agora o sol começa a aparecer. Venta de SE a 12,2 km/h.

 

Abraços chuvosos!

Link to comment
Share on other sites

Espero não ter ofendido ninguém com minha empolgação agrária! Hehe

E parece que vem mais água nos próximos dias. Mas, (podem trazer a camisa de força) eu não queria essa chuva aí não! Tenho que colher o trigo e torceria por uma semana ensolarada.

Beijinho aí, La Niña... :heart: :friends:

Sds.

 

Vai ver como a menina é traiçoeira! Logo mais teremos corações partidos... :dirol:

Link to comment
Share on other sites

Espero não ter ofendido ninguém com minha empolgação agrária! Hehe

E parece que vem mais água nos próximos dias. Mas, (podem trazer a camisa de força) eu não queria essa chuva aí não! Tenho que colher o trigo e torceria por uma semana ensolarada.

Beijinho aí, La Niña... :heart: :friends:

Sds.

 

Vai ver como a menina é traiçoeira! Logo mais teremos corações partidos... :dirol:

 

A pior época historicamente é janeiro e fevereiro, que no RS é uma época normalmente seca, mesmo em anos de neutralidade.

Porém, até o momento, o sul do Brasil não pode reclamar dessa la niña!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Espero não ter ofendido ninguém com minha empolgação agrária! Hehe

E parece que vem mais água nos próximos dias. Mas, (podem trazer a camisa de força) eu não queria essa chuva aí não! Tenho que colher o trigo e torceria por uma semana ensolarada.

Beijinho aí, La Niña... :heart: :friends:

Sds.

 

Vai ver como a menina é traiçoeira! Logo mais teremos corações partidos... :dirol:

 

A pior época historicamente é janeiro e fevereiro, que no RS é uma época normalmente seca, mesmo em anos de neutralidade.

Porém, até o momento, o sul do Brasil não pode reclamar dessa la niña!

Sds.

 

Na prática a Niña só vai dar as caras lá pelo Natal em diante... dá um jeito de armazenar essa água aí, Tomas. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Ok, provavelmente eu tive uma percepção equivocada das temps em março/2010 porque nov/09 e jan/fev/10 foram ainda piores! :heat:

Mas pelo menos aqui em Mauá, março marcou o ponto da virada onde a gente parou de suar já logo cedo, pra suar só no fim da manhã, ao sair pro almoço. Vc ainda tava morando na granja Viana no verão passado?

 

Lucci, neste último sábado, voltando de Santo André para Mogi, via Índio Tibiriçá, passei aí em Mauaboro, he he...

 

Após o calor senegalês de ontem, hoje choveu durante toda a tarde e o tempo continua da mesma maneira. Agora, 20ºC cravados (21:30h).

Link to comment
Share on other sites

Discordo quanto ao calor ter sido canicular em março, já que foi em março que a coisa voltou ao normal. Dezembro tb teve uma trégua.

Manhã sem nuvens e frizinha pra época. Mínima de 15,1 mas pode ter dado menos na rua, tranquilamente. Eu vim pro trampo sem blusa e só deixei de sentir frio quando comecei a pegar um so, já no terreno do trampo.

 

A Normal 61-90, dá média das mínimas em Março de 18,1ºC e máximas de 27,3ºC. Em 2010, tivemos médias 20,5ºC e 30,5ºC (Fonte: Carlos Dias)! Nada de nomal; fez uma baita calor, que vinha desde Novembro de 2009. Pode ser que o finalzinho voltou ao normal, porém o início e meados foi de forte calor. Dezembro teve UMA FF que trouxe um friozinho lá pelo dia 10 e só. O resto foi calorão acima da média também. Eu nunca presenciei um final de primavera e verão tão forte e chuvoso em SP quanto o verão passado. :heat:

 

Ok, provavelmente eu tive uma percepção equivocada das temps em março/2010 porque nov/09 e jan/fev/10 foram ainda piores! :heat:

Mas pelo menos aqui em Mauá, março marcou o ponto da virada onde a gente parou de suar já logo cedo, pra suar só no fim da manhã, ao sair pro almoço. Vc ainda tava morando na granja Viana no verão passado?

 

Não Lucci; já estava aqui no Grajaú.

Link to comment
Share on other sites

Com a mínima de 20,2° agora à noite tenho minha primeira mínima na casa dos 20° desde 21/4. A máxima ficou em 25,8°. Interessante que esse foi o dia mais úmido de novembro até agora: não baixei dos 67% de umidade. E quase não tivemos sol: sempre um monte de cumulus e estratus tapando o céu azul. Estamos na beirada da instabilidade que cobre do N do RS até boa parte do Brasil. Foi um dia "bom" para ficar um pouco grudento, ainda mais comigo aqui sempre trabalhando na frente dessa máquina desde 6ª-feira. Aqui dentro deu máxima de 26,4° com u.r. em torno de 70%. Uma beleza... :heat:

 

Agora tenho 20,1° com 80% e venta de SE a 8,9 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Espero não ter ofendido ninguém com minha empolgação agrária! Hehe

E parece que vem mais água nos próximos dias. Mas, (podem trazer a camisa de força) eu não queria essa chuva aí não! Tenho que colher o trigo e torceria por uma semana ensolarada.

Beijinho aí, La Niña... :heart: :friends:

Sds.

 

Vai ver como a menina é traiçoeira! Logo mais teremos corações partidos... :dirol:

 

A pior época historicamente é janeiro e fevereiro, que no RS é uma época normalmente seca, mesmo em anos de neutralidade.

Porém, até o momento, o sul do Brasil não pode reclamar dessa la niña!

Sds.

 

LA-NINA NÃO É SÓ SECA!

 

EM SC JÁ TEVE PERDAS DEVIDO A INTENSAS GRANIZADAS E AO FRIO, OUTRA CARACTERÍSTICA DA LA-NINA.

Link to comment
Share on other sites

 

Não Lucci; já estava aqui no Grajaú.

 

 

E é total concretation, ou é meio arborizado? Se for concretão, pode ter influído no fato de vc :heat: :heat: perceber o mês de março/10 de forma diferente da minha. :heat: Não que eu não tenha percebido calor naquele mês, mas tive a impressão de ter sido um negócio mais dentro da casinha, ou seja, do que seria normal pra março na RMSP.

Link to comment
Share on other sites

Não sabia que o granizo era uma das consequências da la-niña…

 

 

SIM, AUMENTA A INTENSIDADE DAS TEMPESTADES E POR TABELA A GRANIZADA TENDE A SER MAIS FORTE.

 

ONTEM DEU +- 158 mm EM POUCO MAIS DE 24 H EM CRICIÚMA.

 

Pois é, aqui no Paraná só em guarapuava foram 2 granizadas históricas, uma com 30cm de gelo, e a outra com 15, além de 4.000 hectares afetados!

Ao mesmo tempo que chove muito forte em algumas regiões, com grandes acumulados em curto período de tempo, a chuva é irregular e no mesmo lugar onde choveu muito as vezes fica dias e dias sem uma única chuva. Aumenta a frequência de tempestades mas as precipitações são bastante irregulares durante a primavera-verão.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Notável a configuração do sistema de baixa pressão no norte da Argentina, sistema que deve atuar no sul do Brasil nas próximas 24 horas. Mas infelizmente não deve causar chuva generalizada, embora haja risco de temporais isolados.

 

33vzypf.jpg

 

Bastante quente nesses últimos dois dias por aqui, com pressão atmosférica sempre abaixo dos 1010 hPa. No momento, por exemplo, apenas 1005 hPa e temperatura de 28,2°C, bem abafado. Temos nuvens carregadas sobre a cidade, mas parece que faltam dizer algumas palavras mágicas pra chuva cair. Tá difícil.

Link to comment
Share on other sites

 

Não Lucci; já estava aqui no Grajaú.

 

 

E é total concretation, ou é meio arborizado? Se for concretão, pode ter influído no fato de vc :heat: :heat: perceber o mês de março/10 de forma diferente da minha. :heat: Não que eu não tenha percebido calor naquele mês, mas tive a impressão de ter sido um negócio mais dentro da casinha, ou seja, do que seria normal pra março na RMSP.

 

É mais arborizado, mais fresco que Santana. Mais parecido com a Granja Viana, um pouco menos frio. Março começou muito quente mais no seu final já estava normalizando. Tanto que Abril praticamente fechou na média.

Link to comment
Share on other sites

 

Não Lucci; já estava aqui no Grajaú.

 

 

E é total concretation, ou é meio arborizado? Se for concretão, pode ter influído no fato de vc :heat: :heat: perceber o mês de março/10 de forma diferente da minha. :heat: Não que eu não tenha percebido calor naquele mês, mas tive a impressão de ter sido um negócio mais dentro da casinha, ou seja, do que seria normal pra março na RMSP.

 

É mais arborizado, mais fresco que Santana. Mais parecido com a Granja Viana, um pouco menos frio. Março começou muito quente mais no seu final já estava normalizando. Tanto que Abril praticamente fechou na média.

 

Se bem que não é mais difícil ser menos quente que Santana... :sarcastic:

Aliás, teve uma estação que funcionou de 2004 a 2006, eu tenho a curiosidade de saber se ela era na estação da Luz msm ou se era no parque da Luz. Afinal, os dados de lá são menos quentes que os de Santana, e no cuore-do-cuore da capital!

Link to comment
Share on other sites

Soledade no seu estado - 2010 ( 40 estações no RS):

 

05a + ventosa

11a + fria (média comp acum. anual)

11a + fria (mínima abs anual)

13a + fria (médias mínimas acum. anual)

13a + fria (médias máximas acum. anual)

15a + fria (média comp Inverno clmático Mai/Set)

Vamos clarear as coisas:

Estando a est Inmet num topo baixo a 667m não pode ser referência para mínimas, média de mínimas.Quanto ao vento não muda muito de um local para outro.Portanto em termos de mínimas absolutas, eu tenho CONVICÇÃO de que minha terra está entre as 5 mais frias do RS, qualquer baixada ou semibaixada aqui prova isto, não tenho dúvidas.O mesmo vale para média de mínimas.O que incomoda alguns bazianos, é o fato de uma cidade interiorana no centro do RS, que nem é tão alta assim, ter tanto vento, isto é difícl pra eles... :laugh: :laugh: :laugh:

O desafio continua de pé,pode ser baixada vs baixada.

Castelinho não deu conta, precisa ser mais fria, pra fazer frente. :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Volta a velha lenga-lenga baseada na "convicção" de que a baixada é mais fria do que a estação do INMET instalada na cooredenada 58457° por 4347°. E o fato de Soledade ser ventosa não incomoda ninguém. Afinal, é mesmo pelo fato de estar na borda do Planalto Médio junto à Depressão Central. Mas compare Santa Maria, a uns 100 m de altitude, com Soledade em pré-frontal.

 

Por aqui dá-lhe chuva e instabilidade. POA tem no momento algumas trovoadas fortes e venta moderado de SE. Já foram 21,1 mm desde às 7 h da manhã, sendo 3,5 mm na última hora. Agora tenho 18,1° com + de 88% e venta de SE a 16,4 km/h. Pressão caindo e em 1003,8 mb.

Link to comment
Share on other sites

"Novamente, as preocupações dos participantes do mercado com a estiagem incipiente em áreas de produção de soja do Rio Grande do Sul, do Paraguai e da Argentina foram em parte responsáveis pelo suporte às cotações futuras da oleaginosa, em Chicago.

A firma norte-americana de meteorologia, T-Storm Weather informou que as áreas acima assinaladas receberam menos do que a metade das precipitações pluviais esperadas, com base na série histórica em anos referidos à normalidade estatística aplicável ao período de primeiro de outubro até a presente data. Essa opinião técnica reveste-se de importância ainda maior, tendo em vista que as previsões pertinentes aos dias iniciais de dezembro mencionam a possibilidade de continuação do atual padrão de seca, nas áreas acima nomeadas."

 

Ausência total ou quase total de precipitações na metade sul gaúcha, importantes áreas da Argentina, e Paraguai até 7/10 dezembro!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

"Novamente, as preocupações dos participantes do mercado com a estiagem incipiente em áreas de produção de soja do Rio Grande do Sul, do Paraguai e da Argentina foram em parte responsáveis pelo suporte às cotações futuras da oleaginosa, em Chicago.

A firma norte-americana de meteorologia, T-Storm Weather informou que as áreas acima assinaladas receberam menos do que a metade das precipitações pluviais esperadas, com base na série histórica em anos referidos à normalidade estatística aplicável ao período de primeiro de outubro até a presente data. Essa opinião técnica reveste-se de importância ainda maior, tendo em vista que as previsões pertinentes aos dias iniciais de dezembro mencionam a possibilidade de continuação do atual padrão de seca, nas áreas acima nomeadas."

 

Ausência total ou quase total de precipitações na metade sul gaúcha, importantes áreas da Argentina, e Paraguai até 7/10 dezembro!!

 

Sds.

 

Discordo.

 

Por quê ?

 

A produção de soja no Rio Grande do Sul está concentrada do Centro para o Norte do RS, mas especialmente na Metade Norte. Não há estiagem generalizada na Metade Norte gaúcha. Percorri na semana passada algumas das principais cooperativas da região como as de Ijuí, Santa Rosa, Soledade, etc, e a preocupação maior não é condição presente, mas eventual escassez de chuva futura. Os problemas de escassez de chuva na Metade Norte estão em setores isolados (pockets), como Passo Fundo e as Missões, não sendo generalizados.

 

Acumulados de chuva neste mês (sem acumulados da quarta):

 

Vacaria: 183 mm

Soledade: 109 mm

Lagoa Vermelha: 94 mm

Cruz Alta: 83 mm

Santo Augusto: 73 mm

São Luiz Gonzaga: 48 mm

Passo Fundo: 36 mm

 

Só nesta quarta choveu mais de 50 mm em vários pontos do Centro gaúcho.

 

Ausência de chuva na Metade Sul (arroz e pecuária predominantes) até 7/10 dez ??? Não creio.

 

Projeção de chuva para o domingo de um dos tantos modelos globais:

 

metadesul.jpg

 

Vejam que o modelo sugere até volumes elevados isolados.

 

Projeção do Europeu para Pelotas:

 

ECMWF Deterministic FORECAST FOR: SBPK   LAT= -31.87 LON=  -52.35 ELE=    43

                                           12Z NOV24
                2 M     850     SFC     SFC     700    6 HR     500    1000 
                TMP     TMP     PRS     RHU     RHU     QPF     HGT     500 
                (C)     (C)    (MB)    (PCT)   (PCT)   (IN)    (DM)     THK 
WED 12Z 24-NOV  20.2    10.3    1010      75      81    0.00     570     562    
WED 18Z 24-NOV  20.2    10.3    1009      72      92    0.04     570     562    
THU 00Z 25-NOV  17.7    10.0    1011      88      77    0.10     571     561    
THU 06Z 25-NOV  17.2     9.8    1010      88      86    0.02     570     562    
THU 12Z 25-NOV  20.9    10.1    1013      71      79    0.01     574     564    
THU 18Z 25-NOV  23.1    11.0    1012      61      46    0.02     575     565    
FRI 00Z 26-NOV  18.6    11.8    1014      84      15    0.00     577     565    
FRI 06Z 26-NOV  16.9    12.5    1013      91      23    0.00     576     565    
FRI 12Z 26-NOV  20.5    12.8    1015      71      11    0.00     577     565    
FRI 18Z 26-NOV  24.1    13.0    1012      55      10    0.00     576     566    
SAT 00Z 27-NOV  18.5    14.1    1012      83      10    0.00     577     567    
SAT 06Z 27-NOV  16.7    14.0    1011      90      12    0.00     576     567    
SAT 12Z 27-NOV  22.1    14.2    1013      69      14    0.00     577     566    
SAT 18Z 27-NOV  26.7    14.8    1010      49      13    0.00     577     568    
SUN 00Z 28-NOV  19.8    14.3    1011      79      36    0.00     578     568    
SUN 06Z 28-NOV  16.1    14.3    1011      93      45    0.00     576     566    
SUN 12Z 28-NOV  21.8    14.2    1013      72      18    0.00     576     565    
SUN 18Z 28-NOV  24.1    13.1    1010      59      29    0.00     576     567    
MON 00Z 29-NOV  19.8    12.5    1012      80      55    0.01     576     565    
MON 06Z 29-NOV  19.5    12.3    1009      86      81    0.03     574     566    
MON 12Z 29-NOV  20.2    12.3    1009      88      83    0.16     575     567    
MON 18Z 29-NOV  21.4    12.9    1006      84      73    0.16     574     568    
TUE 00Z 30-NOV  19.9    13.8    1006      94      77    0.12     573     568    
TUE 06Z 30-NOV  19.5    13.4    1003      96      75    0.09     570     568    
TUE 12Z 30-NOV  19.5    11.7    1006      85      89    0.05     570     565    
TUE 18Z 30-NOV  22.3    11.2    1008      66      45    0.04     571     564    
WED 00Z 01-DEC  18.6    10.7    1012      84       6    0.01     574     564    
WED 06Z 01-DEC  16.9    10.8    1012      92      10    0.01     573     563    
WED 12Z 01-DEC  20.8    10.2    1015      72      26    0.03     575     562  

 

Bagé

 

ECMWF Deterministic FORECAST FOR: SBBG   LAT= -31.35 LON=  -54.12 ELE=   591

                                           12Z NOV24
                2 M     850     SFC     SFC     700    6 HR     500    1000 
                TMP     TMP     PRS     RHU     RHU     QPF     HGT     500 
                (C)     (C)    (MB)    (PCT)   (PCT)   (IN)    (DM)     THK 
WED 12Z 24-NOV  19.7    10.3    1010      70      74    0.00     569     561    
WED 18Z 24-NOV  22.3    10.9    1008      55      85    0.02     569     562    
THU 00Z 25-NOV  17.6    10.7    1011      78      60    0.06     572     562    
THU 06Z 25-NOV  14.3    10.9    1010      95      30    0.00     572     563    
THU 12Z 25-NOV  20.7     9.8    1013      62      38    0.00     576     565    
THU 18Z 25-NOV  24.4    11.6    1012      48      25    0.02     576     567    
FRI 00Z 26-NOV  19.7    11.3    1014      68       7    0.00     578     567    
FRI 06Z 26-NOV  14.6    12.2    1013      96       8    0.00     577     565    
FRI 12Z 26-NOV  20.0    12.3    1015      68       9    0.00     578     565    
FRI 18Z 26-NOV  27.8    13.7    1010      38       8    0.00     577     569    
SAT 00Z 27-NOV  22.3    14.3    1010      54      10    0.00     579     570    
SAT 06Z 27-NOV  16.7    13.6    1011      87      15    0.00     577     568    
SAT 12Z 27-NOV  24.3    13.7    1012      55      17    0.00     578     567    
SAT 18Z 27-NOV  30.7    16.6    1008      30      22    0.00     578     571    
SUN 00Z 28-NOV  24.4    15.6    1009      49      34    0.00     578     570    
SUN 06Z 28-NOV  17.7    14.6    1010      83      51    0.00     576     568    
SUN 12Z 28-NOV  22.8    14.6    1012      52      31    0.00     577     567    
SUN 18Z 28-NOV  28.1    14.9    1008      37      77    0.00     576     569    
MON 00Z 29-NOV  19.7    13.5    1011      71      77    0.00     576     567    
MON 06Z 29-NOV  17.6    14.0    1008      92      86    0.15     574     567    
MON 12Z 29-NOV  19.8    13.1    1009      84      90    0.12     575     568    
MON 18Z 29-NOV  20.9    13.2    1006      81      90    0.12     573     568    
TUE 00Z 30-NOV  18.4    12.9    1006      93      74    0.14     572     567    
TUE 06Z 30-NOV  17.5    13.1    1005      95      76    0.02     570     565    
TUE 12Z 30-NOV  20.4    12.3    1008      72      54    0.01     571     564    
TUE 18Z 30-NOV  25.4    11.5    1009      44      13    0.01     573     565    
WED 00Z 01-DEC  18.4    10.8    1013      65      14    0.00     575     564    
WED 06Z 01-DEC  13.4    12.3    1013      95      20    0.00     574     563    
WED 12Z 01-DEC  19.7    11.7    1016      67      23    0.00     575     562 

 

O município de Tupanciretã é hoje o maior produtor de soja do Rio Grande do Sul e está a Noroeste de Santa Maria. Olha a chuvarada que o Europeu dá para Santa Maria no começo da semana que vem.

 

Santa Maria

 

ECMWF Deterministic FORECAST FOR: SBSM   LAT= -29.72 LON=  -53.70 ELE=   279

                                           12Z NOV24
                2 M     850     SFC     SFC     700    6 HR     500    1000 
                TMP     TMP     PRS     RHU     RHU     QPF     HGT     500 
                (C)     (C)    (MB)    (PCT)   (PCT)   (IN)    (DM)     THK 
WED 12Z 24-NOV  19.7    11.9    1008      81      86    0.00     570     563    
WED 18Z 24-NOV  21.2    11.7    1007      73      90    0.21     570     564    
THU 00Z 25-NOV  17.8    11.4    1009      86      88    0.22     571     563    
THU 06Z 25-NOV  16.7    10.8    1009      90      77    0.01     571     564    
THU 12Z 25-NOV  20.1    10.4    1012      71      68    0.01     575     565    
THU 18Z 25-NOV  24.0    12.0    1011      57      62    0.05     577     568    
FRI 00Z 26-NOV  19.8    11.7    1012      76      24    0.00     579     568    
FRI 06Z 26-NOV  16.3    12.6    1012      91      13    0.00     577     567    
FRI 12Z 26-NOV  21.6    12.8    1014      67       7    0.00     579     567    
FRI 18Z 26-NOV  25.5    12.7    1010      52       7    0.01     578     570    
SAT 00Z 27-NOV  19.8    13.9    1010      78       5    0.00     580     571    
SAT 06Z 27-NOV  16.5    14.0    1011      95       9    0.00     578     569    
SAT 12Z 27-NOV  22.6    13.9    1012      69      12    0.00     580     569    
SAT 18Z 27-NOV  29.4    15.5    1008      39      14    0.00     579     572    
SUN 00Z 28-NOV  22.7    15.7    1009      65      16    0.00     580     573    
SUN 06Z 28-NOV  18.1    16.0    1009      87      15    0.00     578     571    
SUN 12Z 28-NOV  23.7    16.7    1010      68      16    0.00     579     570    
SUN 18Z 28-NOV  29.6    17.2    1006      50      71    0.01     578     573    
MON 00Z 29-NOV  22.6    15.7    1008      83      84    0.06     578     571    
MON 06Z 29-NOV  19.9    15.9    1006      94      94    0.30     576     571    
MON 12Z 29-NOV  21.6    15.3    1007      92      88    0.38     577     571    
MON 18Z 29-NOV  22.4    15.3    1004      88      84    0.51     576     573    
TUE 00Z 30-NOV  19.9    14.6    1004      94      94    0.86     575     571    
TUE 06Z 30-NOV  18.9    13.1    1003      94      74    0.54     572     569    
TUE 12Z 30-NOV  21.8    13.3    1007      76      58    0.03     573     568    
TUE 18Z 30-NOV  24.7    13.2    1007      62      42    0.03     575     569    
WED 00Z 01-DEC  20.5    11.8    1011      74      15    0.01     577     567    
WED 06Z 01-DEC  16.6    11.4    1012      90       8    0.00     576     566    
WED 12Z 01-DEC  20.7    11.1    1015      69       6    0.00     578     565  

 

Os gringos desta consultoria estão comprados em soja no mercado futuro.

Link to comment
Share on other sites

Ridículo, fizeram um relatório para Defesa Civil, sobre os ventos que causaram destelhamentos no último dia 9, "os ventos ficaram entre 9,6 e 11 m/s :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :sarcastic: :sarcastic: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1:

Link to comment
Share on other sites

Cai o mundo aqui em POA! A Av. Farrapos já apresenta pontos de alagamento..

Só por aí. Aqui em casa choveu algo como 4 mm entre 17:30 e 18:15, ou seja, uma chuvinha no máximo moderada. Choveu fraco e tivemos um bom chuvisco.

 

Hoje tive variação de 17,3° a 25,6° (quase perdi a máxima; o sinal falhou logo em seguida). Apenas 4,9 mm acumulados. Agora faz 19,7° com +- 87% e venta de SE a 6,4 km/h.

 

Abraços chuvosos!

Link to comment
Share on other sites

Cai o mundo aqui em POA! A Av. Farrapos já apresenta pontos de alagamento..

Só por aí. Aqui em casa choveu algo como 4 mm entre 17:30 e 18:15, ou seja, uma chuvinha no máximo moderada. Choveu fraco e tivemos um bom chuvisco.

 

Hoje tive variação de 17,3° a 25,6° (quase perdi a máxima; o sinal falhou logo em seguida). Apenas 4,9 mm acumulados. Agora faz 19,7° com +- 87% e venta de SE a 6,4 km/h.

 

Abraços chuvosos!

 

É comum ter alagamentos em Poa nessa época do ano??

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.