Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: 2010 - JAN / SET :


coutinho
 Share

Recommended Posts

Interessante.Numa reflexão tendo como base os números e correlação com altitude, o Aeroporto Inmet 667m, de Soledade em empate técnico com Caxias do Sul, me faz crer que os pontos acima de 720m, superam a cidade da serra Gringa, na média e credenciam os pontos de 780m a 820m daqui a se equipararem às médias de Lages. :clapping: :ok:

Link to comment
Share on other sites

Parece haver uma tendência de um maior descolamento da média simples com a média compensada em locais de maior amplitude média (diferença entre média máxima e média mínima). Tenho reparado nisso comparando meus dados com os do INMET e observando empiricamente o comportamento diário da temperatura.

 

Há implicação da nebulosidade nisso daí. Digo isso não apenas porque ela diminui a amplitude média, mas porque em dias secos há uma tendência de um pico de calor durante o dia, aumentando, portanto, a média simples e distanciando-a da ponderada, que é mais próxima da temperatura mínima do que da máxima.

 

Reparem que as cidades do RS tiveram menor amplitude média em setembro com relação aos demais estados, em especial do PR para o norte. Quando mais ao norte, maior o descolamento da média simples da ponderada. Aqui no RS ambas ficaram quase iguais em função da pequena amplitude. Em alguns locais até empatou.

 

Ainda assim, é uma observação geral e imprecisa. Mereceria um estudo estatístico.

 

Também teria de se ver a implicação do local da estação nisso.

Link to comment
Share on other sites

Parece haver uma tendência de um maior descolamento da média simples com a média compensada em locais de maior amplitude média (diferença entre média máxima e média mínima). Tenho reparado nisso comparando meus dados com os do INMET e observando empiricamente o comportamento diário da temperatura. Há implicação da nebulosidade nisso daí. Digo isso não apenas porque ela diminui a amplitude média, mas porque em dias secos há uma tendência de um pico de calor durante o dia, aumentando, portanto, a média simples e distanciando-a da ponderada, que é mais próxima da temperatura mínima do que da máxima. Reparem que as cidades do RS tiveram menor amplitude média em setembro com relação aos demais estados, em especial do PR para o norte. Quando mais ao norte, maior o descolamento da média simples da ponderada. Aqui no RS ambas ficaram quase iguais em função da pequena amplitude. Em alguns locais até empatou. Ainda assim, é uma observação geral e imprecisa. Mereceria um estudo estatístico. Também teria de se ver a implicação do local da estação nisso.

 

A estação do Inmet em Bsb é uma exceção a esta regra. Não obstante o inverno seco de lá, a ponderada é muito próxima à aritmética. Porém, esta aproximação não ocorre em outras capitais de lá, como Cuiabá e Goiânia.

Link to comment
Share on other sites

Parece haver uma tendência de um maior descolamento da média simples com a média compensada em locais de maior amplitude média (diferença entre média máxima e média mínima). Tenho reparado nisso comparando meus dados com os do INMET e observando empiricamente o comportamento diário da temperatura. Há implicação da nebulosidade nisso daí. Digo isso não apenas porque ela diminui a amplitude média, mas porque em dias secos há uma tendência de um pico de calor durante o dia, aumentando, portanto, a média simples e distanciando-a da ponderada, que é mais próxima da temperatura mínima do que da máxima. Reparem que as cidades do RS tiveram menor amplitude média em setembro com relação aos demais estados, em especial do PR para o norte. Quando mais ao norte, maior o descolamento da média simples da ponderada. Aqui no RS ambas ficaram quase iguais em função da pequena amplitude. Em alguns locais até empatou. Ainda assim, é uma observação geral e imprecisa. Mereceria um estudo estatístico. Também teria de se ver a implicação do local da estação nisso.

 

A estação do Inmet em Bsb é uma exceção a esta regra. Não obstante o inverno seco de lá, a ponderada é muito próxima à aritmética. Porém, esta aproximação não ocorre em outras capitais de lá, como Cuiabá e Goiânia.

 

Digo, em outras capitais do Centro-Oeste. :punish:

Link to comment
Share on other sites

Critério - Média das Máximas Acum. (Jan/Set) :

 

01-Cruzeiro : 17,9

02-São Joaquim - Conv : 18,0

03-São Joaquim - Aut : 18,2

04-São José dos Ausentes : 18,3

05-São Joaquim - Clim : 18,9

06-Urupema : 18,6

07-Cambará do Sul : 19,8

08-Canela : 20,0

09-Inacio Martins : 20,3

10-Campos do Jordão - VL Inglesa : 20,4

11-Pericó : 20,5

12-Bom Jesus : 20,5

13-Canguçu : 20,6

14-Vacaria : 20,8

15-Campos do Jordão - Aut : 21,0

16-Caçapava do Sul : 21,1

17-Lages : 21,2

18-Curitibanos : 21,3

19--Monte Verde : 21,3

20-Chuí : 21,4

21-Lebon Régis : 21,4

22-Campos Novos : 22,0

23-Caçador : 22,1

24-Campos do Jordão - Horto : 22,2

25-General Carneiro : 22,3

26-Maria da Fé : 23,6

27-Caldas : 25,4

28-Extrema : 25,8

 

Critério - Média das Mínimas Acum. (Jan/Set) :

 

01-Campos do Jordão - VL Inglesa : 07,4

02-Campos do Jordão - Horto : 07,8

03-Urupema : 07,9

04-Cruzeiro : 08,7

05-Monte Verde : 09,2

06-Pericó : 09,3

07-São Joaquim - Clim : 09,5

08-São José dos Ausentes : 09,6

09-Campos do Jordão - Aut : 09,7

10-São Joaquim - Aut : 09,7

11-São Joaquim - Conv : 09,9

12-Cambará do Sul : 10,2

13-Maria da Fé : 10,3

14-Caldas : 10,4

15-General Carneiro : 10,4

16-Vacaria : 10,4

17-Bom Jesus : 10,8

18-Caçador : 11,3

19-Lages : 11,8

20-Lebon Régis : 11,8

21-Curitibanos : 12,0

22-Inacio Martins : 12,0

23-Canela : 12,1

24-Extrema : 12,3

25-Campos Novos : 12,6

26-Canguçu : 12,6

Aeee Carlos, fiquei curioso para saber a média de máximas de Solecity e Caxias do Sul. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Espetacular, o topinho Soledade com módicos 667m, batendo as gigantes Caçador, Monte Verde e outras, em média de máximas, o que é mais um dado que reforça meus argumentos de quem em pontos mais elevados daqui os dados são melhores ainda, e a Raia da Pedra e outros de 800m podem superar até mesmo Vacaria, neste quesito...

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.