Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

SkyJef

Members
  • Posts

    40
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by SkyJef

  1. Terminamos o mês de abril com exatos 275 mm aqui em Caicó (RN). No geral foi um mês úmido, com chuvas bem distribuídas espacialmente e volume superior a média climatológica, que ronda os 175 mm. No ano tem chovido os seguintes acumulados mensais: J - 233.8 mm F - 121.7 mm M - 308.6 mm A - 275 mm Acumulado anual por enquanto: 939.1 mm E ainda temos o mês de maio, e as vezes contamos com chuvas até em junho e julho.
  2. Registramos ontem aqui em Caicó (RN) uma das situações de tempo severo mais relevantes dos últimos anos. Por volta do final da tarde, o tempo fechou e a vista era de uma imensa nuvem prateleira, com as nuvens quase tocando o solo. Pouco depois, na base física da EMPARN (a cerca de 5 km da zona urbana do município), a chuva caiu intensamente, com granizo, raios constantes e vento forte. Várias árvores tombaram pela raiz e a estação meteorológica do local registrou incríveis 131.7 km/h e pouco menos de 30 mm de chuva, concentrados em poucos minutos. Essa era a vista do radar no momento, com destaque para o que aparenta ser um bow echo (trechos mais escuros, com refletividade superior a 70dbz). Hoje vamos tendo uma situação de chuva mais generalizada no estado. No mês temos pouco mais de 208 mm de acordo com o CEMADEN.
  3. Interessante essa linha perfeitamente geométrica entre o Acre e Tocantins demarcando onde deve chover mais até o fim da rodada (26/04).
  4. Surpreendendo as rodadas de alguns dias atrás, agora o ECMWF prevê um veranico de cerca de uma semana aqui para o interior do Rio Grande do Norte. Como março foi muito úmido, isso facilita a colheita e preparo do solo para uma nova safra, caso o período chuvoso se estenda até junho. Mesmo assim, ainda estão se formando esses CBs isolados, que quase sempre provocam pelo menos uma chuva rápida acompanhada de raios e trovões aqui em Caicó (RN). Vamos fechando a primeira quinzena de abril com 177 mm. Essa é a vista a leste daqui no momento (17:30), direção de onde geralmente vêm as chuvas. No dia, variação de 22oC a 33oC graus segundo a EMPARN. Bom para um dia quase sem nuvens. (Padrões da terceira cidade mais quente do país)
  5. De fato, CloudCB. O domingo de ramos foi ensolarado em Caicó, sem muita perspectiva de chuva, mas a noite o tempo virou rapidamente, com relampagos aparecendo em todas as direções. Em Caicó choveu 28.7 mm. A vizinha Jardim do Seridó recebeu mais de 70 mm. Nos 10 primeiros dias de abril choveu aqui em Caicó (RN): 167.7 mm (CEMADEN) Acumulado anual de 829,7 mm. Fazendo um comparativo com os dados anuais da AESA, até o momento, o município seria o terceiro mais chuvoso da PB (onde costuma chover mais).
  6. O mês de março terminou bem acima da média aqui em Caicó (RN), centro-sul do estado potiguar. Foram 303 mm, com pouquíssimos dias sem chuva. Ontem, dia 07/04, tivemos dois episódios de chuva. Um à tarde e outro à noite, acumulando o total de 88.9 mm de acordo com o Cemaden (maior chuva do ano), com isso já temos em abril 135 mm. O acumulado anual da estação está em 797 mm, atingindo a média anual em pouco mais de três meses. Até junho ainda pode chover com intensidade forte e as previsões estão animadoras.
  7. Hoje foi o segundo dia do outono no hemisfério sul, estação que as vezes registra os maiores valores de chuva do ano aqui em Caicó (RN). Dia marcado por chuva e trovoadas. Nos arredores: Jardim de Piranhas (superou 100 mm), Timbauba dos Batistas (62 mm), Ouro Branco (40 mm). O acumulado em março está em 244,3 mm (dia 21/03), com chuvas quase diárias (só não choveu 5 dias esse mês na zona norte). Segundo os modelos, até o fim do mês espera-se pelo menos os seguintes valores. ECWMF: 100 mm GFS: 200 mm GEM: 200 mm Em 2022, o posto da Cemaden, próximo ao Centro, registra praticamente 600 mm esse ano (menos de três meses de chuva). O modelo GEM, que costuma exagerar, espera acumulado de 500 mm em 10 dias para a parte oeste do Rio Grande do Norte.
  8. A primeira quinzena de março acumulou 202 mm em Caicó (RN), atingindo a média histórica. Ontem começou a chover por voltar das 17h45, chuva a todo momento acompanhada de raios nuvem-solo. O acumulado anual está em 560 mm, sendo o normal chover pouco mais de 300 mm no verão. Considerando o verão todo já temos o dobro do normal (+600mm). As chuvas seguem até o fim do outono. Imagem de chuva de ontem a partir da ZN.
  9. Com o La Nina e o dipolo negativo no Atlântico (Sul aquecido/Norte resfriado) o período de chuvas intensas começou mais cedo no Rio Grande do Norte. Geralmente a ZCIT aproxima-se mais do estado a partir de 21/03, mas já está atuando desde o começo do mês. Nas últimas 24h, a EMPARN informa os seguintes valores (entre 07h do dia 12 e 07h do dia 13). Poço Branco - 211 mm Taipu - 145 mm Goianinha - 102 mm Brejinho - 92 mm Jardim do Seridó - 77 mm Martins - 75 mm LOCALIDADE Aqui em Caicó, centro-sul do estado, estamos no quinto dia seguido de chuva com raios. A chuva de ontem superou 100 mm na zona rural. No mes temos 165 mm (Cemaden). A Climatempo espera 160 mm até o dia 20. Caicó - Região Seridó (68 mil hab). Quinto maior IDH do interior do NE | Semiárido Bsh Minhas rosas recém-plantadas estão assim. Vale lembrar os 249 mm registrados em Natal no dia 06/03. Nessa manhã de domingo, as 11h. A temperatura ao meio dia está mais baixa, ao redor de 25 graus, em 8 municipios serranos do estado, de acordo com o sistema de monitoramento da EMPARN. Segundo Gilmar Bristot, metereologista da EMPARN, março será chuvoso. Mas espera que abril seja o mês mais chuvoso, com um maio igualmente superando o dobro da média.
  10. Após um dia com presença de um halo solar. Na noite dessa sexta-feira (04/03), choveu entre as 19h e o restante da madrugada aqui em Caicó (RN), região centro-sul potiguar. E amanheceu chuviscando. O acumulado na estação do Cemaden (perto do Centro) foi 70.6 mm. A partir das 23h começou a passar uma nebulosidade muito baixa sobre a cidade. A chuva veio acompanhada de muitos raios. Uma medição extraoficial apontou 85 mm. A EMPARN reportou 86 mm em Serra Negra do Norte, nas proximidades, e volumes superiores a 80 mm em várias cidades do Alto Oeste potiguar. O temporal quebrou um veranico de 9 dias na cidade. E a expectativa para o mês é de chuva bem acima da média, como também para abril. Em janeiro tivemos 237 mm (melhor resultado desde 2004) e em seguida 118 mm em fevereiro (dentro da normalidade). Os melhores marços por aqui foram 2005 (642 mm); 1991 com 606 mm e 1984 com 551 mm. A média anual da cidade é de 780 mm (chuvas de janeiro a junho).
  11. Em Caicó (RN), nos últimos dias tivemos alguns núcleos de chuva que passaram pelas proximidades provocando chuva forte. No domingo (dia 13/FEV) caiu uma chuva de 13,3 mm de acordo com o CEMADEN. Era notável a presença de trovões também. Na segunda (dia 14) o tempo fechou a tarde, com chuva e trovões nas proximidades, mas ficamos só nos chuviscos. No mês temos 83 mm. Na segunda a temperatura oscilou entre 21.7oC e 32.4 de acordo com estação meteoreologica mantida pela EMPARN, agência responsável pelo setor metereológico no estado. O por do sol da segunda.
  12. Aqui em Caicó (RN), os últimos dias foram de chuvas isoladas, devido ao afastamento da ZCIT, com chuvas pontuais de até 20 mm. Mas que chegaram a 50 mm nos municipios vizinhos de acordo com a EMPARN, com alguns eventos adversos como alagamentos e destelhamentos de casas. No final do sábado (11/02) ocorreu uma chuva muito forte, com trovões e muito vento. Acumulado de 40 mm na Zona Norte. No mês já temos 80 mm perto da média mensal de 100 mm. Imagem da chuva de ontem se aproximando da Zona Sul. Para os próximos dias, a tendência do canadense (modeo GEM) é animadora.
  13. Aqui em Caicó (RN), terminamos janeiro com acumulado de 237.9 mm. O dobro da média climatológica. No estado, as chuvas de janeiro ficaram 160% acima da média histórica, o melhor resultado desde 2004, de acordo com a EMPARN. Nos dia 30 e 31 tivemos dois eventos de microburst (com danos fortes), e a previsão era de tempo firme. Esse último foi o do dia 31: Para os próximos dias, acredito que o modelo GEM acertará os acumulados de chuva para o inicio de fevereiro. Vista de hoje (02/FEV) às 17h20.
  14. 16h20 da tarde e tinha uma chuvinha isolada com trovoes se formando em Caicó, depois de um dia calmo. Minutos depois, o tempo fechou num vendaval e caiu uma chuva violenta. Arvores e postes derrubados. Muitos danos. Provavelmente se tratou de um microburst.
  15. Na última quinta (27) e sexta (28) houve grande formação de áreas de chuva pelo litoral e interior do RN causado pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Alguns municipios tiveram chuva superior a 80 mm, mas aqui em Caicó escapamos da chuva forte. Foram apenas 21.3 mm distribuidos por mais de 15 horas de chuva fraca na sexta-feira. O sábado foi nublado, com um chuvisqueiro, e registro de até 18ºC na região serrana do estado. O registro das 16h mostra a aproximação das áreas de chuva. O acumulado mensal na cidade ficou em 227.9 mm na estação do Cemaden próximo ao centro. No estado, segundo a EMPARN, o recorde mensal ficou com o não-longiquo municipio de Campo Grande: 344.9 mm. No geral as chuvas ficaram na categoria de normal a acima do normal no primeiro mês do ano, que costuma chover de 120 a 50 mm pelo estado. Até 07/FEV, a tendência é de continuidade das precipitações segundo o modelo ECWMF. Boas expectativas também pra região agreste, a mais necessitada.
  16. A quinta-feira foi ensolarada, sem perspectiva ou previsão de chuva na região, mas terminou com um belo temporal nas proximidades. O céu inicialmente estrelado da noite de ontem possibilitou a visualização do show de relâmpagos no horizonte. Foram muitos mesmo. A imagem abaixo mostra as áreas de chuva se aproximando por volta das 21h. A chuva perdeu força enquanto avançava e choveu forte em Caicó por apenas uns 15 minutos. Acumulado de 10 mm aqui em casa. No mês temos 206.1 mm na estação do Cemaden. A cidade de Parelhas (RN) foi contemplada pela maior incidência de raios ontem. 272224075_113465577820508_1462786698637290742_n (online-video-cutter.com).mp4
  17. Os últimos dias foram marcados por fortes temporais nas imediações de Caicó (RN), com destaque para a última quinta (13), quando cerca de dez municípios da região tiveram registro de granizo, um dos mais amplos episódios de granizo no estado dos últimos anos. Um breve registro desse dia: A chuva de ontem, por outro lado, foi mais calma, com poucos relâmpagos e acumulado de 56.9 mm. O acumulado dessa primeira quinzena na cidade ficou em 194.6 mm (quase o dobro da média mensal).
  18. Aqui por Caicó (interior do Rio Grande do Norte), as chuvas começaram a cair por volta do Natal. Dezembro terminou com acumulado de 61 mm aqui em casa, o suficiente para mudar radicalmente o aspecto da vegetação em poucos dias. Dia 25/12 Dia 03/01 Janeiro vai começando igualmente animador por aqui. Tivemos precipitação em 6 dias do mês até agora, com o maior acumulado sendo registrado na tarde e noite de ontem (dia 12), cerca de 70 mm na estação pluviométrica do Cemaden instalada próximo ao centro da cidade. Essa chuva veio acompanhada de muitos raios e até registro de granizo na cidade de Parelhas, que fica nas proximidades. O acumulado mensal já está em 122.5 mm, sendo a normal climatológica de cerca de 100 mm. E deve continuar a chover nos próximos dias.
  19. Novembro tem se caracterizado pelos dias quentes de costume e registro de algum chuvisco, geralmente ao fim da tarde (mas sem acumulados expressivos). Apenas 5 dias do mês foram completamente secos. Na quarta (10) e quinta (11) tivemos pancadas de chuva fortes, embora passageiras. Nesse último caso (11/11), era possivel observar alguma atividade convectiva a leste, que acabou provocando a chuva. Por ser o mês mais seco do ano, estou satisfeito. BONUS: Registro de um belo arco-iris que acompanhou o nucleo em sua chegada.
  20. Enquanto o leste do país tem um dia atipicamente frio, o interior nordestino arde. Faz 40,1oC na estação do INMET por aqui. (Caicó/RN).
  21. O dia vai começando com 6oC em Umuarama (PR), de acordo com o Simepar. Mas parece estar mais frio, e saindo mais fumacinha também!
  22. Inicio de dia com 1oC por aqui e geada fraca. Vamos aproveitar, que o fim da grade está vindo assustador! 😅
  23. Segue chovendo em Umuarama (PR). Faz 4.5oC e caindo a cada atualização. Pesquisando na internet, não encontrei nenhum registro recente de precipitação invernal na cidade. Adoraria presenciar algo do tipo nesse evento, mas bandas de chuva já começam a deixar a região... De qualquer forma, a máxima de 9oC durante a madrugada já é um marco digno. Que venha a geada!
  24. Em Umuarama, no noroeste do PR, temos registro de chuva e 7oC de temperatura no momento. EDIT: 6.9oC agora.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.