Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

SkyJef

Members
  • Posts

    67
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by SkyJef

  1. Quatro municípios da PB já superaram os 300 mm nessa primeira quinzena, de acordo com a AESA. Chances de fecharem o mes nos 500 ou mesmo 600 mm. Hoje, o rio Seridó ainda corre com muita água aqui em Caicó, reflexo das últimas chuvas (na imagem vemos apenas o primeiro braço do rio). Na primeira quinzena choveu 153,7 mm, sendo a média mensal 144 mm.
  2. Surreal. Mais de 200 mm nas últimas 24h em Natal e pontos acima de 380 mm no litoral sul. E continua chovendo
  3. Hoje o dia começou completamente ensolarado, como se dificilmente fosse chover aqui em Caicó (RN). Mas já às 12h tivemos uma forte pancada de chuva, e agora troveja. Em Natal, a manhã inteira foi chuvosa... e pelo radar ainda tem muita instabilidade chegando. Amanhã as condições para chuva aumentam ainda mais. Vista a leste daqui no momento (14h30) PS: Agora, por volta das 15h, caiu um violento temporal. Chuva torrencial, ventos fortes e muitos raios estrondosos. Um deles caiu bem ao lado daqui de casa. Muito bom. Estamos falando de novembro (auge do período seco. com sua media de 2 mm mensal).
  4. Aqui por Caicó (RN) tivemos 6,5 mm aqui em casa, na Zona Norte. Foi bom, pra um mes com media de 2 mm. Abaixo imagem de quando o tempo começou a fechar:
  5. Essa onda de calor também tem repercutido no nordeste do país. Ontem (25/09) a máxima aqui em Caicó (RN) ficou em 40.0oC de acordo com dados da Agencia de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). Bem próximo do recorde absoluto de 40.3oC. No momento temos 39.2oC (UR 20%) podendo subir mais até as 15h. Abaixo imagem da sede do INMET local no amanhecer de ontem.
  6. Mínima de 4.5°C hoje em Guarapuava/PR (Simepar) Bem abaixo do previsto, como de costume.
  7. Tarde terminando com 14.5oC e UR de 79% em Guarapuava - PR (após uma temperatura máxima de 15.7oc). Tarde sem nebulosidade, totalmente ensolarado. E segue esfriando. Dados desse comecinho de noite.
  8. Os últimos dias têm sido chuvosos aqui em Caicó (RN). Parece que o inverno "pegou" como dizem os populares. . Em 5 dias já temos acumulado de 204 mm. 14/03 - 110 mm 15/03 - 10 mm 16/03 - 04 mm 17/03 - 12,5 mm 18/03 - 67,5 mm Total: 204 mm Fonte: pluviômetro pessoal
  9. Previsão de muita chuva para o NE nos próximos dias. O modelo GEM (CMC) coloca em apenas 10 dias mais de 400 mm no árido Seridó Oriental Paraibano. Isso dá mais de 2/3 do acumulado anual. Aqui por Caicó superaríamos os 300 mm. Tudo a partir de amanhã.
  10. Os últimos dois dias têm sido chuvosos aqui em Caicó (RN). O primeiro, ultima quarta-feira, foi de tempo nublado e varias pancadas de chuva a partir da tarde e noite. O acumulado, segundo o Cemaden foi de 30 mm. Ontem ficamos na borda dessa célula (imagem) e ainda choveu 13 mm. Estamos a cerca de 30 mm dos 200 mm mensais. Para hoje, e os próximos dias, a perspectiva é de mais chuvas, com a ZCIT em plena atuação. (Imagem de satélite das 14h de hoje). A cidade de Parazinho, que está no meio desse CB maior, registrou 150 mm nas ultimas 6h, segundo a EMPARN.
  11. A chuva de hoje a tarde aqui em Caicó (RN) veio acompanhada inclusive de granizo.🥶 https://www.instagram.com/p/CoVTKUVNfCA/
  12. Diferente de ontem, pelo menos aqui na Zona Norte, a chuva entregou mais do que prometeu agora ha pouco. Vento, raios e trovoadas. Acumulado de 70 mm no particular. O tempo fechou em questoes de minutos, de uma chuvinha isolada pra um baita temporal. No momento vastas areas de chuva pelo interior do estado.
  13. Ontem aqui em Caicó (RN) também tivemos dois momentos de chuva @CloudCb. O ultimo, advindo dessa instabilidade severa a leste, conseguiu a proeza de passar pela cidade deixando míseros 21.2 mm na estação do Cemaden. Puro azar. Mas já é alguma coisa. 1/4 da chuva do mês.
  14. Mês de janeiro se aproximando de seu fim com um volume irrisório de 38 mm aqui em Caicó (RN), bem abaixo da média, que fica em cerca de 100 mm. Bem diferente dos 230 mm que tivemos em janeiro do ano passado. Hoje o dia vai acabando com pancadas de chuva isoladas nos arredores.
  15. E continua chovendo aqui em Caicó (RN). Acumulado do dia por enquanto em 36.3 mm. Com isso, o acumulado mensal ultrapassa os 68 mm, o triplo da média. Se for considerar a previsao do tempo para os proximos dias, se pode afirmar que o periodo chuvoso começou juntamente ao verão.
  16. Ontem (dia 23/12) foi de acumulados bastante modestos aqui no estado do Rio Grande do Norte. Graças ao VCAN, algumas localidades chegaram a ultrapassar os 100 mm. Maiores acumulados em 24h. (EMPARN) Coronel Ezequiel - 122 mm Coronel Joao Pessoa - 94 mm Acari - 88 mm Cruzeta - 77 mm Janduis - 75 mm Campo Grande - 65 mm Mossoró - 56 mm Jucurutu - 55 mm Florania - 54 mm Santana do Seridó - 51 mm Sao José do Seridó - 50 mm Martins - 50 mm Barauna - 50 mm Aqui por Caicó, a chuva foi de 22 mm, ultrapassando a média histórica mensal de 20 mm. Ainda amanheceu chovendo. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Hoje o dia foi nublado, com pancadas de chuva rapidas a qualquer hora. Essa ultima, de agora, foi mais encorpada e com trovoes Vespera de Natal muito agradavel. Desejo um bom natal a todos!
  17. Proximo dia 09 teremos a primeira visita da ZCIT da presente pré-estação chuvosa. Pelo europeu, a região de Caicó seria a mais beneficiada. Hoje vamos tendo o dia mais ensolarado dos ultimos dias e consequentemente um dos mais quentes. O acumulado mensal está em apenas 8.2 mm (A média é de uns 25 mm). Mas, tradicionalmente, sempre temos temporais a partir do dia 25 de dezembro.
  18. Inicio de tarde começando com chuva forte passando a norte daqui de Caicó (RN). Esses dias estamos azarados, chove em todos os lugares nos arredores, menos aqui. No momento apenas chuviscos e trovões. PS: A tarde vai terminando com chuva forte.
  19. Aqui em Caicó (RN) tivemos uma madrugada marcada por chuva oscilando entre fraca e moderada intensidade. O dia vai amanhecendo nublado, com alguma pancadinha vez ou outra. Segundo a EMPARN, apenas dois municipios do estado tiveram chuva relevante: Santana do Seridó (52 mm) e Parelhas (46 mm). Essas cidades ficaram no meio de um CB que garantiu uma noite visivelmente iluminada pelos relampagos constantes.
  20. Não consigo imaginar o que seja chover 50 mm em 10 minutos. Se em uma hora, já é um volume exagerado. É como se tivessem jogado um tambor de agua no pluviômetro. 😄 Por aqui, o volume mensal está em 128 mm. Isso já supera a media mensal de janeiro, que é oficialmente o primeiro mes da estação chuvosa.
  21. Vamos tendo mais uma noite de chuvas atípicas aqui em Caicó (RN). Chove torrencialmente há cerca de uma hora e meia. Muitos relampagos e até queda de energia. Olhei no meu pluviometro e o acumulado está em 70 mm, mas a chuva ainda nao parou. No mês temos cerca de 123 mm. Absurdo. A média do INMET é de 2 mm. Abaixo núcleo que está atuando. Detalhe: nao havia previsao de sequer 1 mm hoje.
  22. Com as últimas chuvas, a natureza está meio confusa aqui na região de Caicó, centro-sul do Rio Grande do Norte. O verde retornou à paisagem em pleno novembro (nao me recordo disso acontencendo tao cedo). Para dezembro existe a perspectiva de que o período chuvoso comece mais cedo, segundo o Ronaldo Coutinho. Inclusive a ZCIT já começou sua descida para sul.
  23. O domingo, 06, foi marcado pelas chuvas atípicas aqui no Seridó potiguar. Caicó, onde o normal é chover 2.7 mm, recebeu, em poucas horas, o volume de 50 mm (isso aqui em casa). Outros seguidores do tempo no município registraram entre 45 mm e 60 mm. O distrito Palma recebeu 95 mm. Uma cidade aqui perto, Ouro Branco, foram mais de 130 mm. E o sistema de monitoramento da EMPARN registrou 117 mm em Serra Negra do Norte, também na região. No sabado, na mesma área, Sao Joao do Sabugi teve 98 mm. Com esses volumes, em cerca de 5 dias, o verde da caatinga deve retornar antecipadamente. Não me recordo disso ocorrendo tão cedo. Curiosidade: com a chuva de ontem, tenho acumulado 1340 mm este ano. E o maior volume em 24h, tambem fora de epoca, foi de 120 mm em junho. Abaixo imagem capturada por mim por volta das 17h.
  24. Ontem e hoje têm sido dias atipicamente chuvosos no interior do Rio Grande do Norte. Aqui em Caicó, centro-sul do estado, o acumulado diário na estação cemaden foi de cerca de 33 mm, num toró que causou até alagamentos e trovões em pleno agosto. Mas os maiores destaques vêm da região do Alto Oeste. Imagem do temporal se aproximando, por volta das 15h. Para a segunda quinzena, a tendência é de boas mínimas aqui na terceira cidade mais quente do país.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.