Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Beto Krepsky

Members
  • Content count

    3073
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

490 Excellent

1 Follower

About Beto Krepsky

  • Birthday 09/04/1983

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Diria que raro mesmo, considerando o horário e ainda com chuva! Desde o natal nao sei mais o que é baixar dos 25ºc dentro de casa, só com ar-condicionado. E agora atingir 21.4 com janela aberta, o ventinho é constante, delícia d+.
  2. Há um centro de alta pressão bem ativo no Brasil e na Austrália em 250hpa. Seria esse sistema responsável pela estiagem aqui no sul e a queimada colossal na Austrália?
  3. Lucas, eu estava num edifício próximo ao Forum, eu tive uma visão boa da trovoada, possivelmente um microburst mesmo, com direito a granizo pequeno, literalmente 1/2 min depois estava tudo calmo.
  4. Esse paralelo 30/37ºs argentino realmente é disparado o mais dinâmico no HS, é como um pedaço do clima continental do HN por aqui. Assim como o RS é para o Brasil.
  5. Nesta época do ano aqui no sul chuvas abaixo da média = temp. acima da média. Pelo jeito semana que vem teremos um terrível clima equatorial.
  6. Já faz 6 anos desde os lendários eventos de nevadas de 2013, puta merda! De lá pra cá somente nevada paraguaia. Nosso clima esquentou muito desde então, até perdi as contas dos meses bizarros e de anos sem inverno... Este dezembro que ficou pra trás foi um repeteco do ano passado, e de anos anteriores. Os primeiros 10/15 dias abaixo do normal e úmido, e depois forma um bloqueio evitando a formação de trovoadas e jogando as médias lá pra cima.. Apesar do sol estar no seu ápice e o bloqueio, até que as máximas aqui no Vale ficaram de certa forma modesta, os ventos oceanicos ajudaram a amenizar. Se o nosso litoral estivesse fervilhando como já aconteceu no passado, com certeza teria chego nos 40 tbm.
  7. Ontem e hoje fiz um passeio muito top por SJ/Bom Jardim. Levei bastante do calor de Blumenau comigo para a terra do Coutinho, tava muito quente para os padrões serranos, credo. É legal de saber como SJ deu uma evoluída de uns 10 anos pra cá, o centro ta bem ajeitadinho. E as vinículas um espetáculo a parte, coisa de primeiro mundo. A iniciativa pública está dormindo no ponto quanto ao potencial turístico da região. A beleza do lugar nunca cansa 😃
  8. Quando se fala de calor geralmente as pessoas focam nas temperaturas máximas, mas pra mim o que torna os dias realmente insuportáveis, são as mínimas constantemente altas. Temperaturas mínimas constantemente acima os 21ºC torna os ambientes internos sempre muito quentes, não da refresco térmico pro corpo. Quem mora em cidades mais altas vivem outra realidade no verão.
  9. Posso dizer que agora o verão climático está 100% instalado na nossa região. A segunda/terceira semana de dezembro é muito pontual e clássica, sempre marca o começo do verão definitivo (por vezes com onda de calor). Daqui pra frente é só ladeira acima, em direção ao core do verão com as tradicionais tempestades isoladas.
  10. Pra mim está uma maravilha, máximas comportadas, noite/amanhecer agradável/fresquinho, umidade baixa. Personificação de um versão perfeito, clima meio mediterrâneo, ao contrário da sauna/fornalha que é o nosso verão típico, se não é a estufa são as trovoadas.
  11. Em resumo: Estação astronômica é aquela oficial burocrática. Estação climática é aquela que está ocorrendo na prática. Exemplo, o começo de junho astronomicamente é outono, mas na prática (quase sempre é assim, ou era assim...) já é inverno na prática. Transição climática é quando acontece aquele período do ano que existe uma mescla de ambas as estações. Algo como aconteceu já por aqui, tivemos uma semana típica de verão, intercalado com semanas típicas de primavera. Na maioria dos anos, a chave de mudança de estação é virada pouco a pouco. Mas nesses tempos loucos que estamos vivendo, já aconteceu por diversas vezes, uma estação transicionar diretamente para outra em menos de 24hs.
  12. Em termos de conforto térmico, novembro foi melhor aqui no Vale do que o terrível outubro! Agora estamos na clássica época de transição da primavera p/verão. Começo de dezembro extremamente agrável por aqui. Mas frio na serra, tem estações agora 21:10 já com menos de 10ºC! Maravilhas de um Atlântico mais frio que o normal, que continue assim. Ano passado na segunda semana de dezembro começou aquela terrível onda de calor.
  13. Mas já teve uns temporais e chuva forte algumas madrugadas. Mas realmente está insuportável essa umidade toda, é até prejudicial pra saúde. Não me recordo de um novembro tão estável assim, está com uma dinâmica de um outubro normal.
  14. Um alento, o Foreca coloca calorão so até terça. Depois temperaturas dentro de patamares de primavera normal. Já estava começando a achar que esse seria o verão climático mais precoce da história.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.