Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

DaviOlrb

Members
  • Content count

    161
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Everything posted by DaviOlrb

  1. Só agora, dois dias depois, começam a chegar as primeiras imagens da cidade da Beira pós furacão, e infelizmente a cidade parece estar completamente destruída, além de sem sinal de celular e energia, se encontra ilhada do resto do país. Meio milhão de pessoas em situação de calamidade extrema!
  2. Estou surpreso em como a média de Março é baixa por aí. Aqui em Mossoró a média de Março varia de 200 a 250 mm. E estamos a menos de 200 km de distância. Mas percebi que nesse mês de Março, a latitude está contando como fator principal pra chuva no sertão nordestino por causa da posição da ZCIT. Quanto mais ao norte mais chuva, sendo que o centro norte do RN e norte do CE estão com excelentes acumulados, já os sertões da PB, PE e BA estão tendo um mês escasso de chuvas. Já tenho 200 mm acumulados, tem chovido todos os dias e o GFS coloca mais uns 200 mm até o dia 31.
  3. Os extremos climatológicos que já ocorreram só neste começo de ano na América do Sul.
  4. Impressionante temporal repentino de neve hoje a tarde em NYC com -8ºC, durou apenas 15 minutos com rajadas fortíssimas e uma taxa de precipitação tão alta que deixou tudo branco em segundos. Logo depois o céu limpou.
  5. Estragos em muitas cidades do interior da PB e de PE pelos ventos fortes. Campina Grande/PB Arcoverde/PE Petrolina/PE
  6. DaviOlrb

    Semi normais climatológicas

    Já pesquisei o clima de muitas cidades australianas e cheguei a uma conclusão ao comparar com as brasileiras. Se comparármos com cidades do Sul do Brasil na mesma latitude geralmente as brasileiras são mais frias, porém se comparármos as cidades do nosso Sudeste, as de lá são consideravelmente mais frias. Quer dizer, apesar das massas polares que chegam a Austrália não serem tão potentes, elas influenciam bem mais ao norte que por aqui. Um exemplo claro é essa cidade na latitude do Norte de Minas, que já chegou a negativar: http://www.bom.gov.au/climate/averages/tables/cw_031193.shtml
  7. Período chuvoso no Equador, e a capital Quito vem tendo uns dias bem frios.
  8. Seguem as nevascas no Líbano e partes da Síria, a situação começa a ficar calamitosa pois por toda essa área existem diversos campos de refugiados da guerra, alguns já foram quase completamente destruídos pelo peso da neve
  9. Vários metros de neve nas montanhas centrais da Itália nos últimos dias. Além disso, nevou em praias do sul do país! Torre Lapillo, sul da Itália e conhecida pelo seu mar caribenho!
  10. Muita neve em partes do Oriente Médio, em especial Líbano, Israel e Síria onde a cota baixou dos 1000m. Líbano: Bloudan, Síria (arredores da capital Damasco):
  11. Depende do que se considera conforto térmico. Para mim conforto térmico é aquele que a temperatura é a mais agradável possível ao corpo humano, onde não precisa usar casaco ou aquecedor nem ar condicionado ou ventilador, não faz nem frio nem calor a maior parte do ano. Nesse quesito creio que as cidades mais altas do Nordeste ganhariam.
  12. Quase 2019 lá na China e o dia foi de neve novamente no centro sul do país. Acumulação a nível do mar até a latitude 26ºN. Shanghai (31ºN) Hangzhou (30ºN) Changsha (28ºN) Hengyang (26ºN)
  13. No mínimo incomum a sequência de frio e neve no estado do Novo México. Albuquerque e Santa Fé já há alguns dias abaixo de zero e a previsão é de mais neve e mais frio ainda pros próximos dias. Até -20ºC é esperado na região dia 01. Minnesota se mudou pro sul.
  14. Muita neve no Novo México, alguns recordes devem ser batidos tanto de acumulado como de frio. A última rodada do Europeu veio agressiva, Ciudad Juárez deve passar pelo menos os próximos 10 dias abaixo dos 10ºC:
  15. Acho bom lembrar que essas temperaturas brutais não são tão comuns no verão australiano, eles estão passando por uma grande onda de calor agora, inclusive com potencial para bater recordes históricos. Australian heatwave: South Australians on alert amid ‘catastrophic’ fire danger https://www.9news.com.au/2018/12/28/06/31/australia-weather-heatwave-adelaide-bushfire-danger-warnings-40c-temperatures
  16. Muito frio hoje no norte da China e nas Coreias Seul com mínima de -14ºC e terá máxima de -7ºC. Na vizinha do norte, Pyongyang com mínima de -16ºC e máxima de -11ºC. Pequim com mínima de -13ºC e máxima de -5ºC.
  17. Ontem vários temporais se abateram no sertão do RN, com várias cidades registrando vendavais e queda de granizo. Chuva e ventos fortes derrubam árvores, destelham casas e lojas e arrastam carros no Oeste e Seridó potiguar https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2018/12/24/chuva-e-ventos-fortes-derrubam-arvores-destelham-casas-e-lojas-e-arrastam-carros-no-oeste-e-serido-potiguar.ghtml POSSÍVEL MICROBURST EM CURRAIS NOVOS/RN? Muito granizo miúdo na região de Pau dos Ferros e José da Penha, oeste do estado:
  18. Idêntico a Cidade do México quando não há ar polar atuando
  19. As distâncias que as auroras percorrem dependem do tamanho e força da tempestade magnética que chega aos polos. Também algumas áreas do globo são mais favorecidas. Levando isso em conta, as auroras podem ocorrer até em latitudes tropicais, como já foram registradas em séculos passados: " during the great solar storm of August and September 1859, the colours typical of aurorae were seen in Honolulu, just 21° north of the equator. " " the Aurora Australis may have been witnessed even closer to the equator, with reports of the phenomenon being seen from Samoa in 1921, at a latitude of 13° south, and a disputed report from Singapore at just 8° south during the storm of 25 September 1909. " https://www.sciencefocus.com/planet-earth/whats-the-furthest-south-the-northern-lights-have-been-seen/ É claro que tempestades assim são extremamente raras, mas normalmente a aurora boreal chega em torno do paralelo 40ºN nos EUA. Não é tão incomum em Nova York.
  20. Pancadas de neve em Shanghai hoje (Domingo lá), primeiros flocos da temporada. Sempre bom lembrar que Shanghai se encontra na latitude de POA.
  21. Provavelmente não, nessa região da Espanha não são raros esses acumulados extremos, é provavelmente a região da Europa com mais eventos de chuva volumosa em um curto espaço de tempo. As nuvens carregadas se desenvolvem no Mediterrâneo e ficam praticamente estacionadas na costa por horas ou até dias. Procurando um pouco, achei os seguintes valores: Cortes de Pallás (Valencia) 1000 Litros/metro cuadrado ( 19 y 20 de Octubre de 1982) Oliva (Valencia) 817 Litros/metro cuadrado (3 de Noviembre de 1987) Gandia (Valencia) 720 Litros/metro cuadrado (3 de Noviembre de 1987) Albuñol (Granada) 600 Litros/metro cuadrado (19 de Octubre de 1973)
  22. Mais ao sul, na província de Valência, valores de chuvas exorbitantes têm caído nos últimos dias, causando muitos transtornos. Na cidade de Barx, foram acumulados 535,5 mm em 39 horas e segue chovendo!
×