Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Renan

Moderators
  • Content count

    20248
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    128

Renan last won the day on May 18

Renan had the most liked content!

Community Reputation

14372 Excellent

Location

  • Location
    Juiz de Fora, MG

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Com certeza era bem mais comum até umas décadas atrás, quando a urbanização era menos intensa do que hoje nas imediações da estação.
  2. Mínima vergonhosa no meu sítio, com elevados 13,1C graças à atuação muito forte da MM e de ventos. Mas a sensação térmica esteve baixa por conta justamente desses ventos, inclusive no centro da cidade. No INMET foi mais normal, com 10,8C. Observando os dados de outras estações ao redor, parece que a única outra área que sofreu MM foi o eixo da serra do mar fluminense. Todas as demais cidades tiveram mínimas muito mais baixas que aqui. Os modelos estavam certíssimos na previsão pra cá ! - E o Mirante, heim ? 10C cravados ? É isso mesmo, produção ?
  3. Minha resposta é: Não faço a menor ideia. Mas aparentemente o CFS do Weatherbells é melhor calibrado mesmo. Ou o método de cálculo é diferenciado nos dois mapas. Mas concordo que não deveriam ser tão diferentes.
  4. A versão do CFS no Tropical Tidbits é sempre mais pessimista, hehehe. Na versão do Weatherbells, essa previsão fica assim: E agora, qual versão vai acertar ? Devo dizer que nos últimos meses foi o gerado pelo Weatherbells que ficou mais perto da realidade.
  5. Tivemos um dia de grande amplitude térmica e umidade baixa. A variação foi dos 06,4°C aos 24,1°C. Não houve nenhuma nuvem durante todo o dia, mas agora à noite, por causa da mudança no quadrante dos ventos já comentada pelo Vinícius, é grande a chance do aumento da umidade frear a queda da temperatura nesta próxima noite. Podemos ter ingresso de MM ou a formação de nevoeiros, devido a esse aumento da umidade vinda do oceano. Na imagem de satélite, vemos claramente as MMs sobre o RJ. Nas próximas horas podem aumentar e chegar na zona da mata:
  6. Outra estação mineira apresentando problemas de madrugada é a de São João del Rei. Infelizmente perdemos a mínima lá, mas na atualização das 9h, a mínima havia sido de 06,5C. É provável que tenha sido sub-5, mas nunca saberemos.
  7. Isso demonstra a diferença absurda na força da advecção fria entre a MP de Junho-2016 no Mirante e a de agora. Alcançamos 03,5C naquela oportunidade, se não me engano. Como disse o @Wallace Rezende , se pudéssemos reclamar de algo neste outono, seria a intensidade do frio em todas as camadas. De fato, ainda não tivemos a isoterma abaixo de 0C em áreas amplas do Sul como normalmente acontece. Mas ainda tem muita coisa pra acontecer, e esse ano a possibilidade de uma grande erupção nesse sentido é muito elevada. Agradeço pelas explanações. Foram de grande utilidade.
  8. Infelizmente estamos sem a informação de São Lourenço. Que raiva isso me dá, só falta o anotador não ter pego a medição. Mas tenho certeza de que foi algo entre 2 e 3 graus por lá, com geada.
  9. Mas tem um ponto que eu não entendo. A advecção de temperatura não deve ter sido tão ruim assim, pois ontem à tarde tivemos sol com máxima sub-20 no Mirante, além de máximas bem baixas com sol na Mantiqueira. Só se essa advecção diminuiu muito à noite e permaneceu o vento seco, fazendo assim a temperatura estagnar totalmente no Mirante.
  10. É....eu desisto do Mirantão. Parece que quanto maior a expectativa que colocamos, maior também é a decepção. Deixa ele quieto, na dele, que uma hora registra algum valor digno. Dessa vez foi o vento que atrapalhou por lá. Cada vez uma desculpa diferente.
  11. Que fotos espetaculares de frio e de geada, parabéns a todos os guerreiros que saíram de casa bem cedo para registrar. Eu não fui um desses guerreiros, pois fui dormir tarde demais e o sono venceu. Se as condições permanecerem favoráveis nas próximas noites, vou fazer a aventura. @sjmolive, que foto linda a da represa São Pedro com fumaça saindo. Essa estrada de terra é no Passos del Rei ? A baixada do Expominas deve ser quase tão boa quanto a do Passos. Se marcava 5 graus, então provavelmente não houve geadas. Em todo caso, um frio espetacular para os padrões de Maio.
  12. Bom, eu estou amando o padrão climático de 2020 então nem me estenderei quanto a isso. Mas de fato essa questão mencionada da força das advecções polares faz sentido, pois ainda não vimos nenhuma MP realmente forte nesse quesito esse ano. Prova disso é o desempenho muito ruim no Mirante e a falta de negativas no INMET São Joaquim e Morro da Igreja. Até que o topão do Inmet aqui de Juiz de Fora não se saiu mal: Mínima de 10,4°C hoje, novo recorde do ano. No entanto, ainda não baixou dos 10 também em 2020, comprovando a falta da advecção intensa. Mas acredito ser apenas uma questão de tempo para chegar uma MP com essa característica, uma vez que nosso padrão está ótimo e as projeções seguem boas.
  13. Bom dia a todos. NOVO RECORDE DE MÍNIMA EM MAIO na estação do bairro Bandeirantes: Foi registrado o valor de 06,4°C ! Sendo assim, superou Maio de 2018, cujo valor foi de 06,8°C.
  14. Virando a meia noite com 09,2°C na minha estação. Ótima temperatura, mas não sei se vai superar os 06,8°C de Maio 2018. Não me parece uma temperatura baixa o suficiente para eu ir acompanhar lá no Passos del Rei amanhã cedo. O que desanima é ter que pegar o carro e dirigir 15Km até chegar no Baixadão. Tipo, tem que valer muito a pena o esforço, como valeu no ano passado, quando fui conferir 2 geadas lá. @sjmolive, gostei de saber dessa baixada no bosque imperial. De repente você poderia ir lá conferir amanhã.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.