Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Renan

Advisors
  • Content count

    18847
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    96

Renan last won the day on August 20

Renan had the most liked content!

Community Reputation

5888 Excellent

About Renan

Location

  • Location
    Juiz de Fora, MG

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Quase a mesma altitude da minha estação, e aqui 17,0C. Realmente esquisito.
  2. Acredito que tenha a ver sim. Inclusive nesses conflitos entre massas de ar sempre há esses sistemas de cavados associados. Mas a expectativa é de que esse seja significativo.
  3. Ótima observação, Samuel. E realmente JF tem uma enormidade de microclimas. Vale lembrar que a altitude da cidade varia desde os 500m próximo a Matias Barbosa, até 1010 / 1020 metros, em morros próximos da granja Passos del Rei e da estrada para Coronel Pacheco. Sua teoria faz todo sentido. A advecção está vagarosa, diminui o potencial de resfriamento dos topos.
  4. O Europeu projeta um grande cavado passando pelo Sudeste na Sexta. Aparentemente ele se aprofunda no decorrer do dia e eventualmente se transforma numa baixa pressão em superfície sobre o litoral. Interessante.
  5. Enfim a chuva chegou, não é forte mas é suficiente para melhorar a umidade e qualidade geral do ambiente. Acumulou 1mm até agora, hehehe. Faz 19,1°C , mas está em queda.
  6. E essa frente fria semi-estacionária já começa a travar sua batalha com o ar quente. E assim começam a pipocar instabilidades sobre o Sudeste, ainda isoladas. Estamos com descargas elétricas nesse momento no sul e sudoeste de Minas, áreas de SP e extremo oeste do RJ:
  7. Infelizmente eu também não tenho os dados mais antigos da estação automática para fazer a comparação, mas minha memória não se deixa enganar, realmente a diferença era menor antigamente, hoje se acentuou um pouco mais. Até a grande mídia aqui da cidade só usa os dados da estação automática atualmente. O que eu deveria fazer ? Considero os 36,6ºC da Convencional de Outubro-14 como oficiais ? Sempre os considerei dessa forma.... nesse mesmo evento, minha estação registrou 37,1ºC (no mesmo dia). DIferença demasiadamente pequena para mais de 200m de altitude... Olhando mais para trás, o recorde de calor na minha Davis ocorreu em Outubro-2012, quando obtive 38,3ºC no dia 31 e o INMET-convencional teve...34,7ºC. Só que nessa ocasião a minha estação estava num local menos ventilado, então pode haver influência no resultado. Tomando como exemplo dois meses que foram muito acima da média na temperatura e sob condições atmosféricas de bloqueio aqui na região: Janeiro-14 e Maio-19. E agora comparando os dados da convencional com a minha estação, respectivamente: Máximas Jan-14: 30,2ºC x 32,0ºC = 01,8ºC diferença Mínimas Jan-14: 18,9ºC x 18,3ºC Máximas Mai-19: 24,9ºC x 26,5ºC = 01,6ºC diferença Mínimas Mai-19: 17,0ºC x 15,9ºC Historicamente, a diferença na média das máximas entre INMET-Convencional e minha estação fica em torno dos 2ºC no verão e 01,5ºC no inverno. Já com a estação automática, essa diferença aumenta para uns 3ºC no verão e 02,5ºC no inverno. E se eu te dissesse que não tenho a menor ideia de qual valor é o real ? E se a convencional estiver mais descalibrada "para cima" e a automática mais descalibrada "para baixo" ? A única forma deu tirar isso a limpo vai ser fazer um levantamento completo entre a convencional e a minha estação. Avaliar, mês a mês, desde Outubro-2012 (quando instalei a Davis), se houve mudança na diferença média de temperatura entre aqui e lá. Talvez resida aí alguma chance da análise surtir efeito. Independente de qual seja a verdade, continuarei tabelando ambas as estações. Mas os cálculos de anomalias, desde Abril-19 tenho usado a automática. E está fazendo mais sentido as anomalias dela, quando comparo com os dados de estações do INMET próximas.
  8. Algo, nas leituras horárias a situação fica mais parecida com a automática. A grande diferença está no termômetro das máximas realmente.
  9. Wallace, estou fazendo as anomalias pelos dados da estação automática. Comecei a fazer assim a partir de Abril, tabelando os dados da automática. Encontrei uma diferença média entre a Convencional e a Automática que se configura da seguinte forma, EM TODOS OS MESES: Média das máximas: +01ºC da convencional em relação à automática; Média das mínimas: +0,4ºC da convencional em relação à automática; Média compensada: +0,4ºC da convencional em relação à automática; Até há poucos anos atrás, a diferença na média das máximas era de aproximadamente 0,5C. Agora aumentou, o que sugere que o termômetro está descalibrando cada vez mais. Qualquer dia vou até esse local e tiro fotos pra você e os outros verem as estações, mas posso te adiantar que estão a não mais do que 30m de distância uma da outra, não havendo interferências de edificações que justifiquem tanta diferença assim.
  10. Qual foi a máxima em Morretes ? Cidade linda, com uma vista deslumbrante para a serra do mar. Às vezes o litoral do PR surpreende com esses belos valores. E o litoral sul de SP idem, como por exemplo em Iguape, onde tivemos uma tarde toda de chuva com 15 graus.
  11. Sim, sim, mas em todo caso as queimadas ajudam na emissão do gás. A propósito, a camada de fumaça aqui está assim:
  12. Que nojeira essa fumaça. Ela é tão forte que facilmente aparece nas imagens de satélite. É muito CO² na atmosfera gente, precisamos parar !
  13. Ouvir a previsão dos jornais só nos faz sentir raiva. Melhor não perdermos tempo. Agosto terminará muito bom e Setembro deve vir na mesma pegada. Ao menos são os indicativos de longo prazo. Poderá finalmente ser um Setembro com mais cara de inverno que de primavera.
  14. Chegou meio dia e em Curitiba temos apenas 8 graus na estação automática do INMET. Outras estações reportam temperaturas ainda mais baixas. Será a tarde mais fria do ano na bela capital, porém infelizmente a máxima invertida oficial será bem maior que a realidade.
  15. Fala, JT ! A média em Julho ficou em 16,6°C. Ficou totalmente dentro do desvio padrão, ou seja, na média. Tivemos duas ondas de frio naquele mês, sendo uma de fortíssima intensidade quando você estava aqui, porém esses dias frios foram intercalados com outros quentes. Foi um mês de extremos, assim como está sendo agora também. Abraços !
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.