Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Renan

Advisors
  • Content count

    18298
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    68

Renan last won the day on June 15

Renan had the most liked content!

Community Reputation

3716 Excellent

7 Followers

About Renan

Location

  • Location
    Juiz de Fora, MG

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Juiz de Fora está com anomalias positivas de temperatura em Junho, de acordo com os dados das estações do INMET em relação à normal 81-2010. A intensidade dos desvios positivos, no entanto, depende de qual estação você analisar. Isso porque está havendo uma grande diferença nas medições entre a estação convencional e a estação automática, apesar de ambas estarem uma ao lado da outra. @sjmolive , confira essa diferença: CONVENCIONAL: - Média máxima: 23ºC (+01,2) - Média mínima: 14,6ºC (+01,7) - Média compensada: 17,8ºC (+01,1) AUTOMÁTICA: - Média máxima: 21,8ºC (0,00) - Média mínima: 14,3ºC (+01,4) - Média compensada: 17,3ºC (+00,6) Uma diferença dessas é INACEITÁVEL, e digo que essa diferença tem ocorrido desde o ano passado. Comparando os dados de lá com os dados da minha estação, concluo que de fato o termômetro da convencional é que está descalibrado.
  2. Restos polares bloqueados na altura do centro da Argentina, conseguiram chegar ao extremo oeste do MS, vejam só: Corumbá: 17,1C e ventos de sudoeste Porto Murtinho: 17,5C e ventos de sudoeste Já em Ponta Porã o ar polar não chegou, faz 22,2 graus por lá. Dia muito frio no centro argentino, porém este frio não chegará com a mesma força no Brasil.
  3. Tive uma mínima boa de 10,9 graças ao céu limpo à noite. Destaque para a estação do INMET de Nova Friburgo, com 06,1ºC.
  4. E pior que isso é o clima normal para aquele lugar. Não é uma onda de calor anormal.
  5. O que mais me chamou atenção nesta projeção do GFS seria a incrível abrangência desta forte MP. Pegaria com força mais de 50% do nosso território, pelos meus cálculos. Vale lembrar que o EPS já mostrou em algumas rodadas esta bomba, mais ou menos nessa época que o GFS mostra. Além disso, o índice AAO espera-se uma forte queda do mesmo, sinalizando entrada de ar frio. A Antártida está com fortes anomalias negativas de temperatura, indicando que a represa de ar polar está enchendo. Uma hora ela vai vazar pra cá.
  6. Mínima normal de 12,6C hoje cedo. Após um início promissor, estamos com um Junho xoxo por aqui também. Possivelmente continuará assim até o seu final, vamos ver.
  7. Obrigado, Nani. Ficou claro que se trata de um comportamento mais de topo do que baixada, ou no máximo uma encosta.
  8. Pois é, o que eu penso é que a antiga convencional de Barbacena ficava sim em baixada, porém não tão protegida assim do vento, pois não tem o menor sentido uma cidade fria e alta como Barbacena ter mínimas em MPs continentais com valores relativamente semelhante às baixadas do vale do Paraíba fluminense e zona da mata. Tudo bem que ela fica um pouco mais ao norte, mas o número de geadas que ela registra não deveria ser diferente do que registram várias cidades do sul de Minas na cota dos 900/1000 metros.
  9. Maravilhoso mundo do fim da grade: TORNE-SE REAL !
  10. E também em Mount Buller, uma localidade bem fria em meio às montanhas do estado de Victoria, a temperatura vai cair muito e teremos neve e um festival de negativas:
  11. Nani, Esses dados da convencional de Barbacena, sempre achei os valores de mínimas dessa estação um pouco altas. Nesse evento, por exemplo, 01,6C para uma cidade a quase 1200m de altitude... é simplesmente pouco demais. Essa convencional de Barbacena ao menos já negativou alguma vez ?
  12. Provavelmente terá sido uma das décadas mais quentes da história climática do Brasil...ou será que ainda neste século outras superarão ???
  13. Em Juiz de Fora, calor moderado à tarde e bem ameno de manhã. Muito distante de qualquer grande anormalidade térmica. Os extremos de hoje: 12,9C / 26,5C. Sol e céu claro.
  14. Antigamente eu era fã do Molion, já viajei mais de 300km para ver palestra dele. Hoje em dia, infelizmente, não consigo mais acreditar na teoria dos ciclos naturais. A década de 2010 foi cruel demais com meu antigo ceticismo, rsrs.
  15. Já tivemos alguns eventos memoráveis em invernos quentes, então vamos seguir acompanhando. Essa década, tão sofrida para nós, quem sabe não encerra de forma mais digna ? Veremos.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.