Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

COMPRA DAS ANTENAS - PNI CAMPO BELO


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

 

4) até agora vimos como fazer, mas não vimos na prática e nem achamos alguem que poderia na pratica testar um equipamento igual e ver se funciona. O Carlos me disse que o Mafili sugeriu ir a Santa Ifigenia...sem chance, já fiz isso e não sabem nem o que é Davis, nem em casas especializadas de antenas, consoles, radio, medição e por ai vai...

 

Querido Artur,

 

A expressão "ir a Santa Ifigênia" se refere somente a ter a estação na mão para entender ....digamos com mais profundidade duas entranhas....Talvez um martelo e uma talhadeira seja suficiente.

 

Conhecendo meu instinto acho o desafio necessário....no entanto se você ou alguém ler o artigo abaixo com muita atenção saberá que basta ir a Santa Ifigênia com um projeto na mão para colocar a estação no ar.

 

Well, Vou um montar um Pt 100 depois eu vou substituir por um Pt 1000 [sensor] depois vou colocar em um abrigo cópia da Davis, depois colocar esses dados em uma tela...depois vou armazenar esses dados em arquivo....depois colocar isso tudo on line....Não é necessário fazer tudo isso.

 

Basta ter a Davis na mão. e Trabalhar em cima da coisa.

 

Abraços...leia por favor o artigo abaixo.

 

 

SUMMARY

 

This post describes a project I created to solve several problems I had with weather. The project is comprised of weather sensors, monitoring hardware, and a webapp I built. The webapp manages weather data streaming from instrumentation I have setup at my house. These tools allow me to monitor the current weather conditions, visualize salient data, and receive custom alerts when certain anomalies are detected by my sensors. Here is a picture of my weather station serving data to a consumer running in my office:

 

office-weather-client.jpg

 

http://www.drbunsen.org/building-a-weather-station/

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 103
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

 

4) até agora vimos como fazer, mas não vimos na prática e nem achamos alguem que poderia na pratica testar um equipamento igual e ver se funciona. O Carlos me disse que o Mafili sugeriu ir a Santa Ifigenia...sem chance, já fiz isso e não sabem nem o que é Davis, nem em casas especializadas de antenas, consoles, radio, medição e por ai vai...

 

Querido Artur,

 

A expressão "ir a Santa Ifigênia" se refere somente a ter a estação na mão para entender ....digamos com mais profundidade duas entranhas....Talvez um martelo e uma talhadeira seja suficiente.

 

Conhecendo meu instinto acho o desafio necessário....no entanto se você ou alguém ler o artigo abaixo com muita atenção saberá que basta ir a Santa Ifigênia com um projeto na mão para colocar a estação no ar.

 

Well, Vou um montar um Pt 100 depois eu vou substituir por um Pt 1000 [sensor] depois vou colocar em um abrigo cópia da Davis, depois colocar esses dados em uma tela...depois vou armazenar esses dados em arquivo....depois colocar isso tudo on line....Não é necessário fazer tudo isso.

 

Basta ter a Davis na mão. e Trabalhar em cima da coisa.

 

Abraços...leia por favor o artigo abaixo.

 

 

SUMMARY

 

This post describes a project I created to solve several problems I had with weather. The project is comprised of weather sensors, monitoring hardware, and a webapp I built. The webapp manages weather data streaming from instrumentation I have setup at my house. These tools allow me to monitor the current weather conditions, visualize salient data, and receive custom alerts when certain anomalies are detected by my sensors. Here is a picture of my weather station serving data to a consumer running in my office:

 

office-weather-client.jpg

 

http://www.drbunsen.org/building-a-weather-station/

 

Querido e prezado Mafili.

 

Sabemos que a mensagem nem sempre chega como queremos ao receptador da mesma. Falha minha kkkkk

Entre pastéis e cervejas (to esperando a data!), o que eu li acima tem um nome técnico para isso: ARDUINO

 

Agora vamos falar de algo em que eu tenho certo domínio: termoresistencias. Penso eu que uma PT-100, baseada em platina e resistencia de 100 ohms, seria melhor que uma PT-1000. Explico: A tolerancia da resistencia seria algo como 0,4 ohm /º celsius. Portanto, quanto menor a resistencia, menos será a relação resistencias/grau e menor será a tolerancia. Aumentando a resistencia, temos não 100 ohms por sensor, mas mil ohms, que literalmente aumenta em 10 vezes a tolerancia e exigiria 10 vezes menos voltagem para compensar o efeito de um possível superaquecimento. Vamos pegar a fórmula simples da eletronica, a lei de Ohm, onde podemos calcular a tensão = resistencia x corrente. Se temos 100 ohms e uma corrente de 0,5 ampere, teriamos 50 voltos de tensao. Se temos 1000 ohms pra mesma corrente, temos 500 volts de tensao. Portanto, quanto maior a tensão, maior teria de ser a contrapartida pra diminuirmos o efeito da tensão sobre o resistor.

 

Penso eu que um termopar do tipo T seja mais eficiente que o termoresistor PT-100. A Platina, por exigir mais calor pra queimar (mais de 1700 graus pra fusão), vai bem quando a temperatura do ar é positiva ou bem elevada, já o termopar T de Cobre, com ponto de fusão pouco acima dos 1000 graus, teria uma boa confiabilidade também em temperaturas negativas até -270, portanto seria em termos de troca de calor mais adequado a medir temperatura do ar, que no PNI supomos vá de -15 a +25 no limite do limite.

 

A representatividade do Cobre para a Platina é a seguinte: mais calor pra fusão, mais demora pra reação. Portanto, se a reação da platina ao ar tem uma certa velocidadade, a reação do cobre para o ar é bem maior, pois exige menos calor (ou mais frio) para demandar resposta.

 

Sugiro que use então apenas o termoresistor PT-100 ou algum termopar de cobre para a experiencia. Creio eu que a Davis use o PT-100, por ser mais comum de encontrar tb. Ah, o termopar consegue ter uma tolerancia de 0,2 grau, portanto seria 2,3 vezes mais preciso que o termoresistor. Talvez um PT-10, se existir, consiga ser mais preciso.

 

Veja se me liga!

Link to comment
Share on other sites

 

Sugiro que use então apenas o termoresistor PT-100 ou algum termopar de cobre para a experiencia. Creio eu que a Davis use o PT-100, por ser mais comum de encontrar tb. Ah, o termopar consegue ter uma tolerancia de 0,2 grau, portanto seria 2,3 vezes mais preciso que o termoresistor. Talvez um PT-10, se existir, consiga ser mais preciso.

 

Veja se me liga!

 

rsrsrrs

 

Sei como é pensa uma coisa, escreve, e quem lê entende ao contrário....acostumado.

 

Artur, PT-100 eu tenho. Inclusive já está montado e operacional para a futura estação.

 

Talvez eu necessite construir um mais compacto...mas...isso não é importante.

 

Importante é colocá-lo no abrigo da Davis e substituir os tres fios [ tem que ser três fios]

 

AbrAÇÃO

Link to comment
Share on other sites

 

Sugiro que use então apenas o termoresistor PT-100 ou algum termopar de cobre para a experiencia. Creio eu que a Davis use o PT-100, por ser mais comum de encontrar tb. Ah, o termopar consegue ter uma tolerancia de 0,2 grau, portanto seria 2,3 vezes mais preciso que o termoresistor. Talvez um PT-10, se existir, consiga ser mais preciso.

 

Veja se me liga!

 

rsrsrrs

 

Sei como é pensa uma coisa, escreve, e quem lê entende ao contrário....acostumado.

 

Artur, PT-100 eu tenho. Inclusive já está montado e operacional para a futura estação.

 

Talvez eu necessite construir um mais compacto...mas...isso não é importante.

 

Importante é colocá-lo no abrigo da Davis e substituir os tres fios [ tem que ser três fios]

 

AbrAÇÃO

 

 

Abrigo da Davis esse eu entendo! Podemos combinar um preço, a bem da ciencia. :friends:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.