Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Inverno 2009


Guest Vinícius
 Share

Recommended Posts

As anomalias previstas pelo site http://www.defesacivil.sp.gov.br na seção de meteorologia, em Previsão de 6 meses, é de fazer qualquer amante de frio ficar de queixo caído e pensar:

-INVERNOS HITÓRICOS: 1902, 1910, 1918, 1928, 1931, 1942, 1955, 1957, 1965, 1975, 1979, 1981, 1988, 1990, 1994, 2000, 2007 EEEEE 2009.

 

Se divirtam muito nesse site xD.

Link to comment
Share on other sites

No meu banco de dados climatológicos da estação do INMET aqui de Juiz de Fora, percebi que, ao menos de 5 em 5 anos, a temperatura mínima absoluta é menor ou igual a 5ºC. Porém, desde 2000 a temperatura não baixa de 5ºC nesta estação, quer dizer que já há um atraso de 3 anos para um novo registro desse tipo. Por essas e outras que estou bem confiante num inverno histórico por aqui ! :D

Link to comment
Share on other sites

ÉE...pelo jeito teremos um inverno daqueles!!

Algumas anomalias previstas para julho em cidades paulistas:

-Matão: -2,1°C

-São Paulo: -1,0°C

-Campos do Jordão: -0,9°C

-São Carlos: -1,9°C

-Rosana: -3,1°C

-Apiaí: -1,7°C

-Bananal: -0,6°C

 

é...eu nunca tinha visto anomalias tão baixas previstas. Vamos esperar né.

Link to comment
Share on other sites

Ratones :D

 

Brincadeira, não sei ainda, tô procurando alguma casa/ap. Duas opções: ou morar perto do centro (e do futuro trabalho, na Conselheiro Mafra), ou morar em algum lugar mais distante e mais tranquilo (Campeche, Pantano do Sul, Rio Vermelho, sei lá)

 

SE NÃO QUISERES PERDER A PACIÊNCIA COM O TRÂNSITO, TENTE O CENTRO. SE QUISERES TRANQUILIDADE, RATONES É UMA BOA PEDIDA OU PÂNTANO DO SUL TAMBÉM, TEM O BALNEÁRIO DE AÇORES, PARECE MUITO BOM, MAS A ÁGUA É GELAAAAAADA!!! EM TERMOS DE FRIO, O RATONES É IMBATÍVEL.

 

CONS.MAFRA, DE NOITE É BARRA PESADA.

Infelizmente tem pouca casa/ap disponivel pra alugar no Ratones. Pântano do Sul/Açores deve bater um vento sul muito taura no inverno!

 

To pensando em temporiaramente achar alguma coisa perto do centro (Saco dos Limões, Agronômica, Trindade, Itacorubi) que dê pra ir de a pé ou bicicleta pro trabalho. E com o tempo procurar um terreno/casa em um lugar tranquilo, meus preferidos são mesmo Campeche ou Pântano do Sul.

Link to comment
Share on other sites

ÉE...pelo jeito teremos um inverno daqueles!!

Algumas anomalias previstas para julho em cidades paulistas:

-Matão: -2,1°C

-São Paulo: -1,0°C

-Campos do Jordão: -0,9°C

-São Carlos: -1,9°C

-Rosana: -3,1°C

-Apiaí: -1,7°C

-Bananal: -0,6°C

 

é...eu nunca tinha visto anomalias tão baixas previstas. Vamos esperar né.

 

COM UM MODELO DESTES, ESTARIA RICO!!!

 

Vinícius, de onde você tirou essas informações ? Algum instituto realmente se atreveu a fazer algo desse tipo ? rs !

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo que notícia!!!

 

Peço desculpas por não ter respondido a sua MP. Estou muito, mas muito ocupado com o trabalho.

 

Agora uma dica, não more no sul da ilha. Aí sim todas as referências de trânsito e violência que discutimos a algum tempo aqui no BAZ poderiam ser confirmadas em maior ou menor grau.

 

Procure o bairro João Paulo, onde estou morando agora. Há muitos condomínios por aqui, acredito que há aluguéis atrativos. O local é muito próximo ao centro, é muito silencioso para dormir, é seguro e sossegadíssimo. Fora aqui ia pela indicação do Ronaldo, Itacorubí ou Agronômica. Apesar dos pesares não é uma má idéia pensar num bairro continental como Coqueiros e Itaguaçú. Vou tentar me informar e te passo.

 

Shima, pode colocar o meu nome aí. Estou em todas as caravanas da neve!

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

tirei as informações desse site:

http://www.defesacivil.sp.gov.br

na parte de meteorologia.

No lado direito, há um menu de rolagem, clique nele e selecione 'Previsão de 6 meses'

Digite o nome de alguma cidade de SP e pronto.

A fonte da Defesa é o SOMAR.

 

Vinícius

O somar é um orgao com bons dados de previsão ... pelo q pude ver na tabela ele se refere a anomalia da media de temperatura do mes ... significa um inverno pouco mais frio ..

nao a temperatura minima ...

abracao

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo que notícia!!!

 

Peço desculpas por não ter respondido a sua MP. Estou muito, mas muito ocupado com o trabalho.

 

Agora uma dica, não more no sul da ilha. Aí sim todas as referências de trânsito e violência que discutimos a algum tempo aqui no BAZ poderiam ser confirmadas em maior ou menor grau.

 

Procure o bairro João Paulo, onde estou morando agora. Há muitos condomínios por aqui, acredito que há aluguéis atrativos. O local é muito próximo ao centro, é muito silencioso para dormir, é seguro e sossegadíssimo. Fora aqui ia pela indicação do Ronaldo, Itacorubí ou Agronômica. Apesar dos pesares não é uma má idéia pensar num bairro continental como Coqueiros e Itaguaçú. Vou tentar me informar e te passo.

 

Shima, pode colocar o meu nome aí. Estou em todas as caravanas da neve!

 

Abs

Que engraçado, tinha uma impressão justamente contrária, que o sul da ilha era mais tranquilo. Puro conceito errado!

Onde que fica esse bairro João Paulo? Não o localizo no mapa...

 

Espero que em breve possamos fazer um encontro ilhéu-baziano :D

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Será que o inverno desse ano aqui no Rio será bastante frio?

 

a última vez que eu lembro foi em 2007 com algumas temperaturas bem fria pra nós cariocas

enfim

pelo q tenho visto em importantes institutos teremos um inverno com temperaturas um pouco mais altas que o comum,espero q ñ,pq agora q tenho um termometro gostaria de ver 14,13 graus aqui em ksa no inverno,zona norte do rio,longe da praia,se o inverno vier de verdade da pra acontecer,mas vamo aguardar né

rsrsrs

abraços

Link to comment
Share on other sites

  • 11 months later...

Obrigado Vinícius!!(meu melhor amigo chama-se assim tmbm..e espero fazer outros aqui)

 

ainda nao tinha ninguem de Apiaí aqui?? estranho pois aqui nosso frio é famoso..e o povo fala do assunto "frio" com certa frequência.

mas se nao tinha agora tem . ,e não vejo a hora de acordar com -3ºC, almoçar com 8ºC,ver o por do sol com 6ºC,e ir dormir com 0º.. (assim como no dia que tirei essa foto do meu perfil)

gostaria de criar um tópico sobre minha city,vc me ajuda ateh mais abaraços

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Vinícius!!(meu melhor amigo chama-se assim tmbm..e espero fazer outros aqui)

 

ainda nao tinha ninguem de Apiaí aqui?? estranho pois aqui nosso frio é famoso..e o povo fala do assunto "frio" com certa frequência.

mas se nao tinha agora tem . ,e não vejo a hora de acordar com -3ºC, almoçar com 8ºC,ver o por do sol com 6ºC,e ir dormir com 0º.. (assim como no dia que tirei essa foto do meu perfil)

gostaria de criar um tópico sobre minha city,vc me ajuda ateh mais abaraços

 

Ninguem de Apiaí...acho que o clima mais parecido é mesmo Curitiba (arredores), eu sempre me baseava em Ctba pra saber quanto tava em Apiaí.

Link to comment
Share on other sites

sim Vinícius,Apiaí tem as temperaturas, eo clima em geral ,90% parecido com Curitiba,mesma altitude +- 1000m,paralelos semelhantes,ambas relativamente próximas ao mar,a vantagem de "Curita" em relação à temperaturas mínimas, é, estar mais ao sul (sendo assim as massas de ar polar podem atuar com mais intensidade),(mas são apenas 160 km mais ao sul), a vantagem de Apiaí, é ter mais vegetação ,ser menos poluída,e estar rodeada por morros verdes cheios de lindas araucárias :mrgreen: .mas, ainda acho que aqui é uns 03,ou 0,5ºC graus mais frio.lá a poluição influencia um pouco,e aqui estamos em uma baixada que vai dos 925 metros da praça central até 1000 metros dos bairros mais altos, rodeado por montanhas de até 1120 metros cobertas com muita mata atlântica,e o ar frio que desce dos morros e da floresta costuma se "adentrar" pela cidade com certa frequência. dentro de casa mesmo as vezes tenho reparado fazer 8ºC ,9ºC graus.

Mas a similaridade à Curitiba é sim indescutível.

saludos

Link to comment
Share on other sites

Apiaí é uma cidade com relevo bem ondulado, estou certo? Pois vejo no Google Earth bastante variação de altitude dentro da cidade. Na cidade varia de 860 a 1000 metros (aqui em Matão varia de 540 - baixada do Rio São Lourenço, até 640 - Jardim Paraíso). Apiaí está rodeada de morros com altitudes que vão até quase 1200 metros na parte leste, sendo a parte oeste um pouco mais baixa, chegando a 750m. 10 km a sul da cidade a altitude já chega a 300 metros, na baixada do Rio Ribeira, que, creio eu, deve ter ótimas mínimas e altas máximas. A cidade em si tem várias baixadas (se não for uma por completo), e como é rodeada de morros mais altos, deve ser bem úmida. Com certeza as mínimas são menores que Curitiba (o Renato já me falou isso no msn), mas em condições de ar seco creio que algumas máximas sejam até 1/3°C superiores. Sendo úmida, deve ter boas máximas no inverno.

 

Qualquer erro, por favor, corrijam!

Link to comment
Share on other sites

Apiaí sim tem muito relevo.meu bairro por exemplo deve estar à 990 metros(moro no Jardim paraíso)..e la no centro esta perto de 920 à 950,e na entrada da cidade (no portal como dizemos aqui, esta ainda mais baixo 880m, me baseio pelos dados da prefeitura e livros sobre Apiaí)e lá concerteza está entre o "top5 Dos lugares mais frios da cidade,só perdendo para o bairro "alto da Tenda ,PInheiros, e o fundo do meu bairro que está aos pés do morro do OUro,uns 1200m,a cidade em si é muito ondulada, o morros à oeste sao mais baixos..mas as baixadas da zona oeste são ainda mais baixas sendo assim a diferenças meio que se "equivalem". Ja sobre as geadas, aqui geou do dia 03 até o dia 06 de junho 2009,acho que essa diferença sobre Curitiba deve ter sido pela poluição da capital Paranaense,que se concetrou mais depois das famosas geadas do dia 3 e 4(alguem já ouviu falar de produtores de café que queimavam pneus para evitar geadas nos cafezais?, então deve ser algo semelhante com a poluição das fabricas de carros da capital do Paraná)aqui é só mato,quem conhece sabe.sobre outros fatores anormais que podem ter influenciado, já desconheço (mas que Apiaí é um pouco mais frio isso é) ,a minima depois do dia 06 ainda estava na casa dos 2-3 graus.e realmente apesar de ser similares as temperaturas de Apiaí são mais baixas.

Usando palavreado mais "chulo" já quebrei a cara saindo de Apiaí com 3 blusas com temperatura de 5 graus,e chegando em Curita aquele calor do caramba no centro marcando 20ºC,de ter de andar só de camiseta e suando debaixo daquele sol e daquela fumaça toda dos carros" , e , denoite nem esfriou tanto, saí de lá cedinho 7-8 da manhã e marcavam 9ºC nos termometros da região da rodoviária,cheguei aqui lá pelas 10 da manha e estava marcando 10ºC.realmente essa fumaceira toda influencia! e muito.

 

uma foto da região verde ao redor de Apiaí.Podem reparar a quantidade de mata atlantica que nos rodeia, e notem que na zona leste a cidade acaba e rodeia os morros ,apenas uma rua divide o morro do ouro e as casas do "baixo Jardim paraíso"(é naquela curva em U depois do Í do Apiaí ),são nessas baixadas comuns em Apiaí que o frio "pega de verdade",chega a congelar tubulações em invernos um pouco mais rigorosos,a pessoas que moram lá embaixo (rua da biquinha") sabem muito bem como é, e eu que morei lá durante 5 anos sei tmbm como é.

4557448136_5dde77b324_o.jpg

Link to comment
Share on other sites

a curva da biquinha de onde eu tiro algumas de minhas fotos é essa apontada pela flexa mas as outras tmbm sao lugares que costumam ser de 2 a 3 graus mais frios que no resto da cidade, quem chega pela SP-250 logo no início da cidade passa por um espécie de "cânion",é uma avenida que corta os dois morros mais altas da cidade,a rua da biquinha é uma faixa estreita que da continuidade à esse canion.

4561802592_0d8236719b_o.jpg

saludos

Link to comment
Share on other sites

Em Curita, o efeito baixada tb berra legal na Lamenha Pequena, onde tem topos a 1020 m e desce abruptamente pro vale do Passaúna, numa região rural. Lembro que num dos dias mais frios de jun/04 eu tava pedalando por lá, e antes do por-do-sol, quando eu estava no fundo daquele vale, minha mão doía de frio. 1h30 depois, ao chegar em casa no Portão por volta das 19h00, minhas mãos estavam bem melhores. E corpo aquecido por corpo aquecido, lá na L. Pequena tb tava, já que eu tinha pedalado 20 km de casa até lá.

Link to comment
Share on other sites

Saindo um pouco do empirismo e indo pros dados: no início de maio passado, teve uma manhã que fez 10,X no quintal de casa, e 5 no aero Afonso Pena.

Agora... pelo que eu li em algum lugar, em Apiaí chegou a 0,9 em 6/6... uma marca bem respeitável! (só esperamos que não tenha se depositado umidade ou gelo sobre o sensor na ocasião

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.