Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

São Paulo - Temperaturas médias mensais


BARBOSA
 Share

Recommended Posts

  • Replies 167
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Verão (DJF):

 

Menor média: 19,5ºC (1918/1919)

 

Outono (MAM):

 

Menor média: 16,87ºC (1917)

 

[/color]

 

Considerando que o ano mais frio na média foi 1917, que teve também o outono-inverno bem frio, o ano de 1918 teve a onda de frio mais forte do século no Estado de SP e 1919 também foi rigoroso, talvez o período mais frio do século tenha sido entre os anos de 1916 a 1919 em SP??

 

O que vocês acham Barbosa e Aldo?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Considerando que o ano mais frio na média foi 1917, que teve também o outono-inverno bem frio, o ano de 1918 teve a onda de frio mais forte do século no Estado de SP e 1919 também foi rigoroso, talvez o período mais frio do século tenha sido entre os anos de 1916 a 1919 em SP??

 

O que vocês acham Barbosa e Aldo?

 

Sds.

Esse período (1917/1919) parece mesmo ter sido o mais frio do século XX em Sampa.

 

Só não sei se a onda de frio de junho de 1918 foi a mais forte do século no estado.

 

Em Sampa foram registrados:

-2,5°C em 24/08/1898 na Praça da República (Para quem não é de São Paulo, era e é no centrão da cidade)

-2,0°C em 19/08/1902 na av. Paulista

-1,2°C em 25/06/1918 na av. Paulista

-1,2°C em 06 e 12/07/1942 no atual IAG

 

O problema é que mesmo o IAC-Instituto Agronômico de Campinas, hoje simplesmente Instituto Agronômico, orgão do governo do estado de São Paulo e a 1ª instituição a instalar estações meteorológicas no interior paulista (Hoje coordenadas pelo CIIAGRO), no fim dos anos 1800 (1880/1890), só tinha estações na metade leste do estado em 1918.

Se não me engano, a estação meteorológica que ficava mais para o interior naquela época, era a da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) em Piracicaba.

 

A expansão para o oeste paulista começou mesmo nas décadas de 1920/1930.

Em 1918, cidades hoje importantes como Araçatuba, Adamantina, Bauru, Marília, Presidente Prudente, etc, ou não existiam ou eram vilarejos.

 

Minha avó materna, já falecida, morou em Araçatuba no final da década de 1920 (1928, 1929).

Ela sempre contava que, nesta época, ainda era comum índios aparecerem na cidade.

Link to comment
Share on other sites

Sabia que jun/2009 foi gelado em Curita, pois em Sampa tivemos 15,8ºC! Minha média de 13,3ºC para jun/09 de Curita foi a simples, por isso os 0,8ºC de diferença! Estes foram os meses mais frios de Curita pós -2000, não? Tem uma relação dos meses de junho/julho/agosto média abaixo ou igual a 16,5ºC em Curita após 93 Silvio?

 

Sim Caco, esses foram os meses mais frios! Teve alguns que eu não postei por serem fora do trimestre jun/jul/ago, como Maio de 2004, com média de 13.9C, e Maio de 2007 com 13.8C.

 

Se eu entendi certo, você quer a média do trimestre Jun/jul/ago pós 93?

 

YEAR /// J-J-A

 

1993 ?

1994 13.5

1995 16.2

1996 ?

1997 14.8

1998 14.1

1999 13.7

2000 13.6

2001 14.6

2002 16.2

2003 14.5

2004 13.8

2005 15.7

2006 15.4

2007 14.6

2008 14.8

2009 13.5

2010 14.3

2011 13.8

2012 14.5

 

Caco, acho que isso, não?

 

Sds.

 

Obrigado pelos dados Silvio, como sempre, você sempre muito atencioso. Obrigado.

 

Michel, veja que no trimestre J/J/A, 94 foi mais frio que 2000, ao contrário do que você diz, que 94 foi "quente". A propósito, 94 foi o ano mais frio em Curita desde 93, pelos dados do Silvio. É o que eu falo, as MP´s de 94 foram MUITO POTENTES. E teve MP em junho, julho e agosto. 2000 o frio veio tarde, em meados de julho e durou até meados de agosto. Tivemos um mês de frio intenso com uma MP atrás da outra, foi incrível. 2000 e 94 foram anos fiferentes em termos de frio, mas prefiro 94, com direito a neve histórica no Sul e os 0,4ºC no Mirante de SP.

 

Caco, tranquilo, sempre que eu puder ajudar estarei à disposição!

Quanto aos invernos de 93 pra cá, acho que o Michel não quis dizer que 94 foi quente, e sim que fez muito calor no meio do inverno, o que realmente ocorreu! Tivemos um veranico bem forte em julho, que acabou sendo descontado pelo frio fortíssimo no início do mês!

 

Além disso, descobri que 1996 foi o mais frio, com média abaixo de 13C. Em 93 também foi mais frio que 94 no trimestre.

Amanhã vou postar as médias exatas aqui! :good2:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Só não sei se a onda de frio de junho de 1918 foi a mais forte do século no estado.

 

Em Sampa foram registrados:

-2,5°C em 24/08/1898 na Praça da República (Para quem não é de São Paulo, era e é no centrão da cidade)

-2,0°C em 19/08/1902 na av. Paulista

-1,2°C em 25/06/1918 na av. Paulista

-1,2°C em 06 e 12/07/1942 no atual IAG

 

Aldo, que dados fantásticos hein! Esse inverno de 1942 foi épico, já que além dessas 2 negativas que vc descreveu, ainda teve 0C em São Paulo no dia 27/06 e outro em Agosto. Em Curitiba bateu -4.4C em Junho e -5C em Julho, além de ter nevado com acumulação no centro da capital.

 

Quanto a onda de frio de 1918, segundo a literatura e os relatos da época sobre os estragos no café, teria sido a maior geada registrada no Estado no século XX, já que a principal região cafeeira na época era Rib. Preto, e os relatos do IAG de Campinas dão conta de geadas extremas no interior paulista, com danos extensos aos cafezais.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Uma madrugada quase esquecida mas parecida com a de 26/06/1994 foi a do dia 29/07/1990, quando a mínima chegou a -0,4ºC na estação da USP no Parque do Estado (onde só voltou a baixar de 0ºC em 2000, dez anos depois), 2,4ºC na convencional de Guarulhos, 1ºC no aeroporto de Cumbica e 2ºC em Congonhas. A mínima do Mirante para este dia é desconhecida.

 

Bem lembrado, em jul/1990 também negativou, dado que é pouco comentado sobre a capital paulista!! Além disso, 2C em Congonhas é frio pra ninguém botar defeito.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Caco, tranquilo, sempre que eu puder ajudar estarei à disposição!

Quanto aos invernos de 93 pra cá, acho que o Michel não quis dizer que 94 foi quente, e sim que fez muito calor no meio do inverno, o que realmente ocorreu! Tivemos um veranico bem forte em julho, que acabou sendo descontado pelo frio fortíssimo no início do mês!

 

Além disso, descobri que 1996 foi o mais frio, com média abaixo de 13C. Em 93 também foi mais frio que 94 no trimestre.

Amanhã vou postar as médias exatas aqui! :good2:

 

Sds.

 

Exatamente, em 1994 fez um calor absurdo no meio do inverno. Isto é, entre pontentes ondas polares, houve veranicos extremamente

secos, longos, quentes e desagradáveis! Em julho, entre a primeira onda de frio e a última, no final do mês (e bem mais fraca), houve uma quinzena de dias com máximas entre 24º e 27ºC. Em agosto, depois das duas fortes ondas de frio do primeiro terço do mês, seguiu-se um fortíssimo veranico, que deixou Curitiba por nada menos que 35 dias ininterruptos sem uma gota de água de precipitação! Isso mesmo, depois de uma chuva rápida no inicio do mês (rápidíssima passagem de uma frente fria a que se seguiu uma forte onda polar), só choveria novamente no final da primeira semana do mês de setembro! Isso sem comentar, que na segunda quinzena do mês de agosto, Curitiba teve várias tardes com máximas entre 24ºC e 29º, sendo que nos dias 30, 31 de agosto, e 01 e 02 de setembro, as máximas passaram dos 30ºC chegando a 34ºC!!! Enfim, 1994 teve um inverno marcado por extremos de frio e extremos de calor!

Já no ano 2000, pelo menos no mês de julho e na primeira quinzena de agosto, o frio foi muito mais bem distribuído!

Como ano, eu creio que 1994 foi mais frio do que 2000, pois a primavera de 1994 foi bastante fria em Curitiba, ao contrário do que ocorreu no ano 2000. De 1991 para cá, o ANO mais frio deve ter sido de 1999, com 16.9º de média em Curitiba - um sonho hoje em dia!

Eu ainda prefiro o inverno do ano 2000, ao de 1994, embora 1994 tenha tido ondas de frio fantásticas também!

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, 2000 também foi mais frio que 1994 na média JJA. Entretanto, as ondas de frio de 1994

chegaram com mais força no Sudeste do que em 2000.

 

Já em Curitiba, as ondas de frio no ano 2000 foram até mais fortes que em 1994.

Em 1994, Guritiba registrou 4 geadas em junho, 2 em julho e duas em agosto, com mínima

de -3ºC em 27 de junho, e em torno de -2ºC em julho e -1ºC em agosto.

No ano 2000, Curitiba teve duas geadas em maio, uma em junho, nove em julho e uma em agosto,

totalizando 13 geadas (pelo menos foi o que eu constatei na região onde eu morava), com mínima

de -3,5ºC no dia mais frio, pelo INMET ou de -2,7ºC pelo SIMEPAR. Em agosto a mínima oficial foi de 0,6ºC

mas a geada foi de forte intensidade, e creio que deve ter negativado nos pontos mais frios da cidade.

Ocorre que, de uma maneira geral, as geadas foram até mais fortes, e as máximas mais baixas no ano 2000,

que em 1994, em que as ondas polares, na minha opinião, era mais secas.

Em 2000, as seguidas ondas polares em julho sempre eram precedidas de fortes chuvas em Curitiba.

O mês de julho do ano 2000 teve média de 11,3ºC em Curitiba, sendo que não tenho o dado de 1994

(anomalia de -1,4ºC em relação à normal de 1961/1990).

Não obstante, creio que o mês de julho em 1994 teve ter tido média mais alta, por causa do veranico.

Sem sombra de dúvida, AO CONTRÁRIO DO QUE OCORREU NO SUDESTE, o inverno do ano 2000 em Curitiba

foi sensivelmente mais frio do que em 1994.

Link to comment
Share on other sites

Em 2000, até meados de julho praticamente não houve frio! Porém, de meados de julho à meados de agosto nós presenciámos um mini era do gelo. Em 94, obstante aos veranicos, houve megas massas polares em junho, julho e agosto! Foram frios diferentes, mas eu ainda prefiro 94. Agora, como o Barbosa falou em outra mensgem, estes 0,6ºC do Mirante de julho de 94 é muito suspeito. Mas não tenho dúvida que foi o dia mais frio que eu presenciei aqui na Granja Viana.

Link to comment
Share on other sites

Eu sempre tive uma uma pulga atrás da orelha a respeito da mínima do Mirante em julho de 1994, não chego a duvidar abertamente como duvido da máxima do dia 21/01/1999, um erro praticamente certo, mas é muito estranho que no dia 10/07/1994 o Mirante tenha sido a estação mais fria da grande SP, superando até Cumbica que não baixou de 2ºC. Não acredito que algum dia eu vá esclarecer esta dúvida, mas a mínima de 1,2ºC no dia 26 de junho é bem mais confiável, afinal todas as outras estações da RMRSP registraram a mínima do ano em junho e ao menos duas foram mais frias que o Mirante no dia. Também os 2,5ºC de Congonhas em 26/06 (contra 6ºC em 10/07 e 4ºC um dia antes) reforçam estas minhas impressões.

Eu também.

Não ponho totalmente em dúvida mas tenho minhas cismas...

Link to comment
Share on other sites

O problema deste verão, não só em São Paulo como em boa parte do centro-sul, foi Dezembro.

Nunca antes na minha vida havia sentido tanto calor quanto em Dezembro/12. Em termos de

sensação térmica, superou Fevereiro de 2006, que foi o mês mais quente já registrado no INMET-JF.

Link to comment
Share on other sites

Lista de meses com média das mínimas inferior a 10ºC no Mirante do Santana entre 1961 e hoje (já descontados os meses de de 06 e 07 de 1994 após comparação com outras estações que não deixou dúvida sobre a ocorrência de erros de medição, ainda que por causas desconhecidas), podemos ver como se tornou raro mas com certeza era muito mais frequente até as décadas de 1940 ou 1950...

 

Julho de 1962: 9,2ºC

Julho de 1964: 9,6ºC

Julho de 1988: 9,9ºC

Junho de 1962: 9,97ºC (arredondado vai para 10ºC)

 

No período anterior, o memorável julho de 1942 teve média das mínimas de 8,1ºC na estação do Inmet (local desconhecido) e 7,5ºC na estação do IAG, mas não tenho dados de outros anos.

Aliás, é um mistério onde ficava a estação do atual INMET em Sampa, antes de mudar para o Mirante.

 

O INMET mede temperatura em Sampa desde, pelo menos, 1935. http://meteorologiaeclima.blogspot.com.br/2010/10/16-graus-em-sao-paulo-em-30-de-julho-de.html

 

Já vi referências à Vila Mariana (Z. sul) e Faculdade de Higiene (No complexo do Hospital das Clínicas).

Na Fac. de Higiene parece que realmente funcionou uma estação do INMET.

Porém, não faço a mínima idéia se um desses foi o local da 1ª estação, ou se nenhum deles...

Link to comment
Share on other sites

Se eu não me engano, de 1933 até 1940 (ou quase isso) o Inmet tomou os dados da estação do IAG (também se não me engano, a atual estação do IAG foi aberta originalmente para ser a estação do Inmet), mas em algum momento bem no começo da década de 40 (ou final da década de 30) eles abriram esta "estação misteriosa" e o IAG deixou de fazer parte da rede Inmet mas continua existindo, e aí em 1943 (ou 1945) finalmente as medições do Inmet começaram no Mirante, uma história confusa pois não sei exatamente quando a medição "oficial" passou do IAG para a estação desconhecida e quando foi da estação desconhecida para o Mirante.

 

Talvez o DISME saiba algo a respeito, ou não. :mosking:

Uma informação que eu tinha e que foi confirmada pela Samantha, meteorologista do IAG (Em outro forum, há uns 2 anos...), que mantém esse blog: http://stoa.usp.br/samanthansm/weblog, é que a estação meteorológica de São Paulo mudou-se da av. Paulista para o local atual da estação do IAG porque a passagem dos bondes causavam trepidação e atrapalhavam as atividades do observatório astronômico.

 

Realmente, o governo federal encampou os serviços meteorológicos estaduais em 1941, quando a estação do IAG passou a ser isolada. http://www.estacao.iag.usp.br/historico.php

Tinha me esquecido deste ano (1941), pensava que a encampação tinha sido em 1932/1933. :sad:

Não podemos esquecer que em 1941 ainda estávamos na ditadura Getúlio Vargas, tinha havido a revolução de 1932, etc, etc.

 

O INMET também tinha uma estação meteorológica auxiliar no Horto Florestal, hoje Parque Alberto Loefgren, na zona norte de Sampa. Seu nº sinótico era 83856.

Ficava cerca de 4 km em linha reta a norte do Mirante.

Não sei o período em que funcionou. Já operava em 1955 (Registrou -3,9°C em 02/08 daquele ano, naquela histórica onda de frio) e ainda estava ativa nos anos 90.

Link to comment
Share on other sites

Ficava cerca de 4 km em linha reta a norte do Mirante.

Não sei o período em que funcionou. Já operava em 1955 (Registrou -3,9°C em 02/08 daquele ano, naquela histórica onda de frio) e ainda estava ativa nos anos 90.

 

Fantástica essa mínima para São Paulo! Na verdade, na música "São Paulo da garoa", há um verso que diz mais ou menos assim:

-"São Paulo dos campos brancos, cobertos pela geada." denotando que na época as geadas não eram incomuns por lá.

O Tucci, certa vez que fui a SP, gentilmente me mostrou partes da cidade e me relatou que em outros tempos havia

araucárias nativas por lá.

Acho que, além do aquecimento gerado pela brutal urbanização, somou-se a mudança de dinâmica climática causada pelo

aquecimento, natural ou não, antrópico ou não, sofrido pela Terra ao longo do século XX.

Se a previsão de alguns cientistas que preveem um arrefecimento das temperaturas globais por ocasião do longo período

de baixa atividade em que o sol deve entrar nos próximos ciclos (o ciclo presente já seria o primeiro deles), pode ser que

em cidades como São Paulo e Curitiba, embora nunca mais cheguem aos patamares antes, parecem de se aquecer e talvez

até esfriem um pouco, voltando, talvez, aos níveis dos anos 1990.

E talvez, volte a nevar no Sul como antes!

Quem viver, verá...

Link to comment
Share on other sites

A temperatura da madrugada do dia 28/06/2011 foi a mais baixa desde o dia 03/09/2002 na cidade de São Paulo, de fato nada fora do comum levando em conta as décadas passadas, mas para os padrões atuais foi bem significativo. No Mirante fez 6,1ºC.

 

Eu tinha comentado com o Renan em outro tópico alguns dias atrás. Essa onda de frio de setembro de 2002 foi a última onda de frio forte(potencial isobárico do anticiclone), bem continental e sincronizada com um ciclone forte bem próximo a costa do sul do Brasil. Não foi surpresa que nevou com boa acumulação naquela ocasião.

Incrível, faz muito tempo.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

A temperatura da madrugada do dia 28/06/2011 foi a mais baixa desde o dia 03/09/2002 na cidade de São Paulo, de fato nada fora do comum levando em conta as décadas passadas, mas para os padrões atuais foi bem significativo. No Mirante fez 6,1ºC.

 

Outras mínimas do dia: 6ºC Congonhas (zona sul urbana), 2,4ºC no IAG (zona sul parque) e os já mencionados 1,8ºC no Horto.

 

No interior do estado a mínima chegou a -3ºC e alguns décimos na zona rural de Rancharia (Inmet auto, em área de baixa altitude mas com ótima drenagem de ar frio) e a -5,2ºC na Vila Inglesa em Campos do Jordão (não oficial, no Inmet fez -3ºC e décimos também), nesta última cidade foi considerada a madrugada mais fria desde 1998 pelo Inmet.

Naquele dia, o aeroporto Campo de Marte, a apenas cerca de 2 a 2,5 km do Mirante, mas na várzea do rio Tietê, como comentado pelo Barbosa, a 722 m de altitude (A estação do Mirante está a 792 m) amanheceu com 3°C e geada fraca.

A automática do INMET em Barueri, na região metropolitana, a oeste de Sampa registrou 1,7°C naquele dia.

 

A mínima no Mirante em 2011 foi 6,0°C em 04 de agosto, apenas 1 décimo menos que no dia 28/06.

 

Quanto à atual estação do Horto, pertencente ao Instituto Florestal, não é a mesma do INMET.

A do INMET era convencional e a do IF, por uma foto que vi tempos atrás, é automática.

A localização talvez seja a mesma porque a altitude é exatamente igual: 775 m...

 

Até 1984, o Mirante nunca ficou mais que 2 anos sem baixar dos 5°C.

De 1984 a 1994, este intervalo aumentou para 3 anos.

De 1995 a 2000, registrou 5,0°C em 09/06/1997 e registrou 4,x°C por 4 vezes em 2000.

De 2001 até hoje, nunca mais baixou dos 5°C.

Link to comment
Share on other sites

De 2001 até hoje, nunca mais baixou dos 5°C.

 

:cray: :cray: :cray:

 

Que tristeza, o frio de Sampa já não é mais o mesmo...algo precisa mudar!

 

Eu falo que a dinâmica ficou muito esquisita depois de 2000. Não estou dizendo que tem relação direta com GW, nem que foi o aquecimento do planeta que causou isso, etc... ...mas é fato que as massas polares tem muita dificuldade de avançar até o centro-oeste e sudeste depois da virada do milênio.

Quando tem frio, não tem ciclone, ou vice-versa, ou mesmo o jato bloqueia todo o ar frio, alta da bolívia, baixa nos Andes, "boi na linha", aconteceu de tudo nessa última década... :mosking:

 

Parece que esse ano vamos ter algo diferente, vamos aguardar! Em algum momento esse ciclo maldito vai ser reverter...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

As geadas em São Paulo são atrapalhadas não só pela ilha de calor mas também por outros fatores, mesmo no dia 02/08/1955 (-2,1ºC no Mirante) e em agosto de 1898 (-2,5ºC na Praça da República), os relatos que li (jornais, notas) mencionaram apenas geadas isoladas na cidade. Em grandes áreas gramadas e com algum acúmulo de ar frio é mais fácil, é o caso do Campo de Marte e da área ao redor da estação do IAG no Parque do Estado. Muitos paulistanos (não só crianças mas também adultos e até alguns idosos) seguramente nunca viram geada na cidade, tem que estar no lugar certo e na hora certa até numa onda de frio histórica.

Aqui no meu bairro, na zona norte de Sampa (Moro a cerca de 3 km em linha reta a NE da estação do Mirante), totalmente urbanizado desde aproximadamente de meados ao fim da década de 1960, vi gear (De branquear capô de carros estacionados na rua, telhados e gramados de praças) em julho de 1969, em 1975 (Na grande onda de frio), em 1979 (Em 01/06, para quem é Sampa, o gramado da Praça Campos de Bagatelle, ao lado do Anhembi, praticamente no centro da cidade, ficou branquinho), em 1990 e em alguns outros anos em que ocorreram geadinhas bem fracas e pontuais em terrenos baldios nos pontos mais baixos.

 

Em 1994, não vi geada aqui no meu bairro.

Trabalhava em Osasco e saía de casa por volta das 6h da manhã.

Já cheguei com sol onde eu trabalhava, os carros e telhados que estavam na sombra tinham ainda bastante gelo.

 

Mas o Barbosa tem toda a razão.

Muitas pessoas, mesmo idosas, que moram nos bairros centrais talvez nunca tenham visto geada em Sampa.

Aqui mesmo, onde moro, nunca mais vi.

Em compensação, quem mora nos bairros mais periféricos viu bastante até em 2000.

 

Curioso que a Metsul publicou, há uns 3 anos (Antes da reformulação do site) uma foto de geada fraca no bairro do Alto de Pinheiros, na zona oeste da capital paulista.

Segundo a legenda, a foto foi tirada no canteiro central da avenida Pedroso de Morais, importante via do bairro, provavelmente no ponto em que ela percorre a várzea do rio Pinheiros.

Uma baixada, portanto, além de ser um bairro super-arborizado, de classe média alta.

 

Tenho uma amiga que, junto com marido e filhos, é chacareira na região de Mogi das Cruzes, a leste da reg. metropolitana.

Ela me contou que em julho de 2000, geou 4 dias lá. Perderam quase metade da produção de verduras e hortaliças.

Mas ainda tiveram sorte pois proprietários de sítios vizinhos, em baixada, perderam tudo.

Link to comment
Share on other sites

Em 1975 e 1979 a advecção de frio foi realmente muito intensa, e em 1990 a mínima foi a -0,4ºC no IAG (onde só voltou a encostar neste valor em 2000 com -0,2ºC) e fez 2ºC em Congonhas. Uma das geadas mais fortes da história (que teria sido registrada em quase toda a cidade) foi a de 06/1918, que alguns até confundiram com neve mas hoje considero esta possibilidade praticamente nula (pode ter congelado também a umidade que condensou do nevoeiro).
Aqui tem uma artigo interessante sobre a suposta neve de 1918 em Sampa: http://stoa.usp.br/samanthansm/weblog/92971.html

 

 

Em agosto de 1955, além das estaçoes que existem até hoje no Mirante e nos aeros, a Folha da Noite menciona uma temperatura de -1ºC no Alto da Lapa, eu nunca tinha ouvido falar sobre uma estação lá.
Eu também não.

Já vi referência a uma estação no Parque da Água Branca, ligada ao Instituto Geográfico e Geológico do Estado de São Paulo, que teria registrado 37,0°C em 08/12/1940.

http://meteorologiaeclima.blogspot.com.br/2010/07/sp-dezembro-de-1940-maxima-de-37-graus.html

O recorde histórico do IAG era 35,6°C em 07/12/1940, data próxima. Foi superado pelos 35,9°C de 31/10/2012.

Link to comment
Share on other sites

Em 1994 teve geada aqui em Agosto na Granja Viana de branquear TUDO! Falo isso porque eu estudava no Rio Branco no KM 24 da Raposo Tavares, e na ida até a escola os telhados das casas estavam todos brancos, e o campo de futebol do Rio Branco estava branquinho de geada! Veja, estou falando de uma MP de Agosto, nada comparável a MP de 12/julho/94, que volto a dizer, foi o dia que mais senti frio na Granja Viana. Deve ter dado uns -3C por aqui.

Link to comment
Share on other sites

[ quote=Caco]Em 1994 teve geada aqui em Agosto na Granja Viana de branquear TUDO! Falo isso porque eu estudava no Rio Branco no KM 24 da Raposo Tavares, e na ida até a escola os telhados das casas estavam todos brancos, e o campo de futebol do Rio Branco estava branquinho de geada! Veja, estou falando de uma MP de Agosto, nada comparável a MP de 12/julho/94, que volto a dizer, foi o dia que mais senti frio na Granja Viana. Deve tadrer dado uns -3C por aqui.

 

Isso que esta de Agosto sequer se compara à de Junho e Julho! O problema é que em junho provavelmente matei aula e não vi a geada. Em julho, ate as 2 da manhã estava o banco da quadra de casa congelado.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, já são 21 dias que a convencional do Mirante não registra máximas... :sad: :negative:

 

E a estação convencional de São Simão, no norte paulista, próxima a Ribeirão Preto, que costuma registrar mínimas interessantes no inverno, está sem registrar as mínimas há vários meses, desde julho/2012.

E lá não tem automática. A estação convencional foi aberta em 1920.

Conheço bem São Simão-SP, tenho parentes lá.

Link to comment
Share on other sites

Calculei a compensada de março por conta própria, melhor do que esperar o Inmet. Os dados peguei no site das convencionais e completei as observações faltantes com a automática, a "oficial" deve vir igual a minha ou no máximo com 0,1ºC de diferença...

 

Então vejam o resumo do primeiro trimestre de 2013, bem comportado até agora (os desvios são para a normal 1981/2010):

 

Janeiro: 22ºC (-0,8ºC)

 

Fevereiro: 23,4ºC (+0,2ºC)

 

Março: 22ºC (-0,3ºC)

 

Trimestre: 22,5ºC (-0,3ºC)

 

Tivemos até agora um mês ligeiramente abaixo da média e dois dentro da média, e abril segue pelo mesmo caminho de março devendo fechar em torno da normalidade.

 

 

Uma curiosidade sobre março:

 

Média do dia 1 ao dia 15: 23,8ºC

 

Média do dia 16 ao dia 31: 20,3ºC

 

Para mim o verão climático encerou-se dia 13/Março. Interessante notar também que a 1ª quinzena de Abril foi pouca coisa mais quente que a 2ª quinzena de Março. Na realidade tivemos o período de transição verão-outono, com ares mais outonais do dia 14/Março à 13/Abil em Sampa. O outono climático iniciou exatamente em 14/Abril, como de costume, na 2ª quinzena Abril. Geralmente vai até o final da 1ª quinzena Maio, mas ano passado o inverno climático foi precoce e iniciou lá por 28/Abril.

Link to comment
Share on other sites

O NOAA vem utilizando a 1981/2010 que na minha opinião é o mais correto. Não podemos utilizar 1991/2011 . seria como fazer a média mensal considerando apenas 21 dias. Gostaria de ter a normal do Inmet 1981/2010 das três capitais do sul , SP, BH. Goiania e Brasília...pois poderíamos sim fazer uma analise + real do que está acontecendo , pois traçar um cenário em cima da 61/90 hoje , não faz mais sentido...principalmente em SP e Ctba.

 

Não fiz estas normais ainda pois os Disme's não informam e qto ao Bco de dados do Inmet, já me cadastrei para ter acesso mais não tive retorno, nem um email até agora e já faz meses...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.