Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Temperaturas Mínimas: Estudo sobre o ano de 2011 no Brasil


Lubacris
 Share

Recommended Posts

Senhores,

 

Publiquei no meu Blog ( http://blog-alt-tab.blogspot.com/2012/03/temperaturas-minimas-do-ano-de-2011.html ) um estudo sobre as temperaturas mínimas do Brasil, com destaque para comparativos entre 2010 e 2011 em uma mesma cidade e também comparativos entre cidades de destaque no ano de 2011. Acho que ficou um material bem interessante para entender como funciona a dinâmica das mínimas no Brasil. Utilizei apenas a temperatura mínima média e a absoluta por mês. Minha maior curiosidade era saber as diferenças entre Campos do Jordão e São Paulo e Campos do Jordão e as cidades frias do Sul do Brasil. Espero que gostem!

 

Comparativos 2010 vs 2011

 

Campos do Jordão: 2010 vs 2011

CDJ2010vs2011.jpg

 

Monte Verde: 2010 vs 2011

MonteVerde2010vs2011.jpg

 

Morro da Igreja: 2010 vs 2011

MorroDaIgreja2010vs2011.jpg

 

São Joaquim: 2010 vs 2011

S%C3%A3oJoaquim2010vs2011.jpg

 

Urupema: 2010 vs 2011

Urupema2010vs2011.jpg

 

 

Comparativos entre cidades

 

Monte Verde vs Campos do Jordão

MVvsCDJ_2011.jpg

 

São Paulo vs Campos do Jordão

SPvsCDJ_2011.jpg

 

São Paulo vs Porto Alegre

SPvsPOA_2011.jpg

 

São Joaquim vs Campos do Jordão

S%C3%A3oJoaquimvsCDJ_2011.jpg

 

São Joaquim vs Urupema

S%C3%A3oJoaquimvsUrupema_2011.jpg

 

Urupema vs Campos do Jordão

UupemavsCDJ_2011.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Belo levantamento, Luba...

 

Realmente o início de 2012 tem sido mais frio na Serra da Mantiqueira do que em 2011. Entretanto, o inverno de 2011 foi muito bom.

 

E 2010, que frio meia boca em ambos os locais de comparação..

 

Lembro que tive mínima absoluta em 2010 aqui em Joinville na casa dos 5,x, enquanto 2011 tive 2,7ºC.

Link to comment
Share on other sites

Belo levantamento, Luba...

 

Realmente o início de 2012 tem sido mais frio na Serra da Mantiqueira do que em 2011. Entretanto, o inverno de 2011 foi muito bom.

 

E 2010, que frio meia boca em ambos os locais de comparação..

 

Lembro que tive mínima absoluta em 2010 aqui em Joinville na casa dos 5,x, enquanto 2011 tive 2,7ºC.

 

 

2010 foi bem inferior a 2011! 2012, pelo menos aparentemente, está vindo com mais força! É torcer pra continuar mais frio, tanto na média como nos extremos! Estou na torcida pra ver como vai ser esse frio do próximo final de semana!

 

Gostei muito de comparar as cidades! Monte Verde e Campos tem um clima realmente muito parecido! Campos e MV também ficam bem próximas de São Joaquim! Urupema que se destaca de verdade, por ser muito mais fria que as demais cidades! Isso ficou muito claro nos gráficos!

Link to comment
Share on other sites

Luba, parabéns pela pesquisa :good:

 

Qual a estação de SJ que você usou ? Climaterra ou INMET ?

 

Urupema teve uma média mínima absurda de 01,5ºC em Junho-11 !!! É frio demais, gente !

 

Mas a minha conterrânea Monte Verde também não fica muito atrás, com gelados 02,6C no mesmo mês.

Acho que você poderia colocar as médias de CJ-Vila Inglesa e compará-las com CJ-INMET, MV, SJ e Urupema,

garanto que a Vila Inglesa ficará bem colocada, rs !

 

Porém, fica evidente que as áreas urbanas mais frias do país estão mesmo na serra catarinense.

Link to comment
Share on other sites

Luba, parabéns pela pesquisa :good:

 

Qual a estação de SJ que você usou ? Climaterra ou INMET ?

 

Urupema teve uma média mínima absurda de 01,5ºC em Junho-11 !!! É frio demais, gente !

 

Mas a minha conterrânea Monte Verde também não fica muito atrás, com gelados 02,6C no mesmo mês.

Acho que você poderia colocar as médias de CJ-Vila Inglesa e compará-las com CJ-INMET, MV, SJ e Urupema,

garanto que a Vila Inglesa ficará bem colocada, rs !

 

Porém, fica evidente que as áreas urbanas mais frias do país estão mesmo na serra catarinense.

 

Em SJ peguei os dados do Inmet. Junho de 2011 foi um mês absurdamente frio em Monte Verde! Felizmente tive a sorte de passar por lá em um dos dias mais frios do mês!

 

Os dados da Vila Inglesa estão sendo utilizados no novo comparativo, as mesmas comparações entre cidades, já com os dados de 2012! Não utilizei a Vila Inglesa nos dados de 2011, pois os dados estão incompletos em alguns meses, no levantamento do Carlos. Felizmente pra 2012 os dados estão completos e devem ficar até o final do ano, o que irá permitir comparações muito interessantes!

Link to comment
Share on other sites

Me chamou a atenção o comportamento estável das mínimas em SP. Por ser uma região de altitude e muito urbanizado, não há muita retenção de calor à noite, mas a queda também não é acentuada.

 

Também chamou minha atenção as mínimas absolutas em Urupema e no MI. Elas zeram até o final do ano, disparando nos dois meses mais quentes! Efeito da mudança da dinâmica das mp´s.

Link to comment
Share on other sites

Me chamou a atenção o comportamento estável das mínimas em SP. Por ser uma região de altitude e muito urbanizado, não há muita retenção de calor à noite, mas a queda também não é acentuada.

 

Também chamou minha atenção as mínimas absolutas em Urupema e no MI. Elas zeram até o final do ano, disparando nos dois meses mais quentes! Efeito da mudança da dinâmica das mp´s.

 

Em São Paulo a impressão é que nunca "afunda" muito durante a noite. É só andar um pouco de carro se afastando do centro da chapa de concreto que as mínimas desabam durante as noites. Lembram daquele mapa que mostrei as temperaturas de Santos até São Paulo...?

 

O Carlos vai gostar desta foto, pois dá pra ver que Riacho Grande é bem mais fria que o centro de SP! Só uma pena que não consegue aproveitar todo o potencial de frio da Serra do Mar! Existem alguns lugares ainda mais frios!

 

SERRA_DO_MAR_8_JUL_1AM.jpg

Link to comment
Share on other sites

O Shape das curvas é igual! Vejam até CdJ versus Urupema. A segunda é mais fria, mas o Shape é igualzinho. A maior diferença é janeiro, Porto versus SP.

 

Um gráfico que vai ficar interessante é Campos 2011 contra Campos 2012! O ano atual está com mínimas extremamente interessantes para a cidade mais alta da Serra da Mantiqueira! Só ver que entre as cidades Campos tem liderado com facilidade, mas alegria de pobre dura pouco, logo mais deve ser ultrapassada por Siberiopema

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.