Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - America do Sul - JUNHO 2011


Luiz
 Share

Recommended Posts

A Argentina está tendo um outono/inverno "quente" para os seus padrões. Nesta semana as temperaturas vão ficar bem acima da média por lá, algo entre +2/+4, podendo chegar a +6 mais ao sul em direção a Patagônia.

2011 sem extremos lá e aqui.

 

Pois e, nao teve os extremos que a regiao costuma ter na maioria dos anos! +6 e muita coisa hein, e o tipo de anomalia que ocorria em anos de bloqueio bem ao sul do continente!

Entretanto, em alguns anos de anomalias positivas na Patagonia, existe uma inversao termica e as regioes mais ao norte do Cone-sul tem anomalias negativas!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Aeroportos no Cone Sul começam a voltar à normalidade; vulcão no Chile ainda expele cinzas

 

 

As decolagens nos principais aeroportos da Argentina, do Uruguai e do Paraguai começa a voltar à normalidade nesta quarta-feira (8), um dia depois que as cinzas do vulcão chileno Puyehue obrigaram a suspensão de mais de cem voos. No entanto, ainda há registro de atrasos.

 

Nesta manhã, os voos para o Rio de Janeiro e para São Paulo, do Aeroparque, em Buenos Aires, saíram no horário. No entanto, houve atrasos em decolagens no Aeroporto Internacional de Ezeiza. Em Montevidéu, no aeroporto de Carrasco, a situação também era irregular.

Os três primeiros voos do dia, da companhia aérea GOL, para são Paulo, foram cancelados, mas voos de outras companhias para o mesmo destino decolaram horas mais tarde, de acordo com informações disponíveis no site do terminal.

Em Assunção, o aeroporto Silvio Petirossi informou à BBC Brasil que também registrou cancelamentos.

LEIA MAIS

Aeroporto de Porto Alegre tem 22 partidas e chegadas canceladas na manhã desta quarta-feira

O aeroporto de Santiago, no Chile, foi o menos afetado pelas cinzas do vulcão no sul do território chileno. Na última terça-feira foram cancelados somente os voos para os países vizinhos que tiveram que suspender suas operações aéreas por causa da nuvem de cinzas.

Nesta quarta-feira, o aeroporto funcionava normalmente, segundo informações no site do terminal.

 

Situação 'sensível'

 

Autoridades da Associação Nacional de Aviação Civil (ANAC) da Argentina disseram à imprensa local que a situação ainda é "sensível" já que o vulcão ainda emite cinzas e os ventos continuam empurrando os resíduos para os países vizinhos ao Chile.

A ANAC informou ainda que manterá a suspensão dos voos para os principais aeroportos da Patagônia, no sul do país. A previsão é de que os voos à região patagônica só deverão ser normalizados a partir do dia 21 de junho.

Bariloche, que está a cerca de 90 quilômetros do vulcão, amanheceu nesta quarta-feira sem luz e com problemas de abastecimento de água.

A chuva da madrugada transformou as cinzas em lama impedindo ainda o acesso por terra à cidade, já que as pistas acumulando a cinzas do vulcão ficaram molhadas.

Também nesta quarta-feira, o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) emitiu um alerta para ventos fortes de até 100 quilômetros esperados para diferentes destinos da Patagônia, como as províncias de Chubut, Neuquén e Rio Negro, onde está Bariloche.

A situação continuava crítica nas cidades de San Martín de los Andes e Villa Angostura, que ficam próximas do vulcão chileno.

As aulas continuam suspensas e os serviços limitados nestes locais. Em Villa Angostura, autoridades locais recomendaram que os residentes e turistas não saíssem de casa.

Moradores disseram a canais de TV de Buenos Aires que também não tinham sistema de aquecimento, que funciona a base de energia elétrica.

Todas as casas e hotéis estão cobertos com cinzas e teme-se que o peso destes resíduos prejudique os tetos.

O comitê de emergência criado na Argentina para esta situação decidiu emitir um boletim a cada seis horas sobre a situação dos vôos e do clima, enquanto o vulcão do país vizinho estiver emitindo cinzas.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Estou no Peru! Depois de dias dias cinzas em Lima, com temperatura bem amena, subi para Cuzco. No momento estou no Valle Sagrado e hoje, solstício de inverno, é um dia muito especial para eles. Vou dormir por aqui.

Me chamou a atenção o clima de Lima, um deserto nublado. Chove muito pouco porém esta sempre cinza. Mas mesmo assim, eles não sabem o que é uma trovoada. Lima é a rainha das cidades com maldição maldita. Deixa Porto no chinelo... Vou indicar ao Marcos para passar um tempo aqui.... Ele certamente dará mais valor a Porto hahahahaha. Outra coisa, Lima temm clima ameno na latitude de Salvador. Eles tem inverno aqui... Realmente incrível, mesmo sabendo que a causa disso é o mar.

Aqui em Cuzco estou impressionado com a cultura andina e tentando aprender o máximo possível. É uma filosofia de vida que vale estudar. Depois volto com mais notícias. Estou a 13 graus Sul e consigo ver uma montanha toda nevada na minha frente. Agora não esta tão frio, algo próximo a 8 graus aqui em Valle Sagrado.

Abs

Link to comment
Share on other sites

Estou no Peru! Depois de dias dias cinzas em Lima, com temperatura bem amena, subi para Cuzco. No momento estou no Valle Sagrado e hoje, solstício de inverno, é um dia muito especial para eles. Vou dormir por aqui.

Me chamou a atenção o clima de Lima, um deserto nublado. Chove muito pouco porém esta sempre cinza. Mas mesmo assim, eles não sabem o que é uma trovoada. Lima é a rainha das cidades com maldição maldita. Deixa Porto no chinelo... Vou indicar ao Marcos para passar um tempo aqui.... Ele certamente dará mais valor a Porto hahahahaha. Outra coisa, Lima temm clima ameno na latitude de Salvador. Eles tem inverno aqui... Realmente incrível, mesmo sabendo que a causa disso é o mar.

Aqui em Cuzco estou impressionado com a cultura andina e tentando aprender o máximo possível. É uma filosofia de vida que vale estudar. Depois volto com mais notícias. Estou a 13 graus Sul e consigo ver uma montanha toda nevada na minha frente. Agora não esta tão frio, algo próximo a 8 graus aqui em Valle Sagrado.

Abs

 

Fala Tucci! Esse lugar é demais!!! Impressionante, uma vez fui num clube muito legal de golfe na beira da praia em Lima! O lugar, fantástico. O tempo, uma porcaria!! Cara a MM de Lima acho que entrou na cidade em 1814 e nunca mais foi embora!! Então fui visitar umas fábricas no interior, tipo uns 50km para leste, pra dentro do país... clima totalmente diferente! Depois das primeiras montanhas pré-cordilheira, mas ainda ao nível do mar praticamente! É um calorão e solaço já! A infiltração marítima não alcança muito pra dentro do país! Lembro de ter tido a mesma percepção em um dia de verão em Santiago, no Chile! Santiago a 550m estava com 30 graus! Valparaíso e Viña del Mar, na praia, com 21, vento e friozinho! É bizarro isso! E o mais impressionante é que a manutenção desse clima vai até mais acima! Já estive em Guayaquil, Equador, e também é mais fresco! O único lugar com Pacífico mais quente é a Colômbia, mas especialmente quando o continente faz a curva! Veja que tem um detalhe no mapa do país.. acho que ali acaba essa história de corrente de Humboldt!

Link to comment
Share on other sites

Já tomei vários Pisco. To fugindo do ceviche ate agora... Depois dessa vou continuar fugindo. E a inka cola, não tomei, vou experimentar. Cara to bem impressionado com o pais... A gente vem com uma imagem muito ruim, chega aqui e a encomenda sai melhor. O clima é isso ai mesmo, eu só conheci Lima e a mm é fixa na cidade.aqui no altiplano é sempre ensolarado, frio a noite e de manha, sol e 20 graus ao meio dia, mas se voce sair do sol a sensação é de frio. O bonito sao esses picos nevados, mesmo aqui tem vários. Amanha cedo pego o trem para Machu Picchu. Abs!!

Link to comment
Share on other sites

Já tomei vários Pisco. To fugindo do ceviche ate agora... Depois dessa vou continuar fugindo. E a inka cola, não tomei, vou experimentar. Cara to bem impressionado com o pais... A gente vem com uma imagem muito ruim, chega aqui e a encomenda sai melhor. O clima é isso ai mesmo, eu só conheci Lima e a mm é fixa na cidade.aqui no altiplano é sempre ensolarado, frio a noite e de manha, sol e 20 graus ao meio dia, mas se voce sair do sol a sensação é de frio. O bonito sao esses picos nevados, mesmo aqui tem vários. Amanha cedo pego o trem para Machu Picchu. Abs!!

 

Que belo passeio, Tucci! Certeza que está nos meus infinitos planos de viagem hahahahaha...Mas como minha viagem a Alemanha falhou, quem sabe não dá para arriscar uma pela América do Sul??

 

Vai nos informando sobre o clima aí...forte abraço e uma excelente viagem! :good:

Link to comment
Share on other sites

Já tomei vários Pisco. To fugindo do ceviche ate agora... Depois dessa vou continuar fugindo. E a inka cola, não tomei, vou experimentar. Cara to bem impressionado com o pais... A gente vem com uma imagem muito ruim, chega aqui e a encomenda sai melhor. O clima é isso ai mesmo, eu só conheci Lima e a mm é fixa na cidade.aqui no altiplano é sempre ensolarado, frio a noite e de manha, sol e 20 graus ao meio dia, mas se voce sair do sol a sensação é de frio. O bonito sao esses picos nevados, mesmo aqui tem vários. Amanha cedo pego o trem para Machu Picchu. Abs!!

 

 

Show de bola Tucci! Aproveite ai e tire muitos fotos, para claro, posta-las aqui depois! :good2:

 

Vai fazer aquela viagem de Trem pela Cordilheira que e bastante conhecida e passa por desfiladeiros e precipicios? Nao me lembro o nome, mas sempre mostram na Discovery??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Já tomei vários Pisco. To fugindo do ceviche ate agora... Depois dessa vou continuar fugindo. E a inka cola, não tomei, vou experimentar. Cara to bem impressionado com o pais... A gente vem com uma imagem muito ruim, chega aqui e a encomenda sai melhor. O clima é isso ai mesmo, eu só conheci Lima e a mm é fixa na cidade.aqui no altiplano é sempre ensolarado, frio a noite e de manha, sol e 20 graus ao meio dia, mas se voce sair do sol a sensação é de frio. O bonito sao esses picos nevados, mesmo aqui tem vários. Amanha cedo pego o trem para Machu Picchu. Abs!!

 

 

Show de bola Tucci! Aproveite ai e tire muitos fotos, para claro, posta-las aqui depois! :good2:

 

Vai fazer aquela viagem de Trem pela Cordilheira que e bastante conhecida e passa por desfiladeiros e precipicios? Nao me lembro o nome, mas sempre mostram na Discovery??

 

Sds.

 

Se não me engano foram 8 horas de trem, mais uma caminhada de 2 horas até chegar lá! É muito show! Tanto o Macchu Pichu quanto o Titicaca! Mas o Peru também como país é o mais próspero de todos os que falam espanhol! A Bolsa de Valores a que mais cresce, maior expectativa de geração de empregos e de retirada da população da miséria. É um país que vale a pena apostar para o futuro. Só espero que o novo presidente dê continuidade!

Link to comment
Share on other sites

Já tomei vários Pisco. To fugindo do ceviche ate agora... Depois dessa vou continuar fugindo. E a inka cola, não tomei, vou experimentar. Cara to bem impressionado com o pais... A gente vem com uma imagem muito ruim, chega aqui e a encomenda sai melhor. O clima é isso ai mesmo, eu só conheci Lima e a mm é fixa na cidade.aqui no altiplano é sempre ensolarado, frio a noite e de manha, sol e 20 graus ao meio dia, mas se voce sair do sol a sensação é de frio. O bonito sao esses picos nevados, mesmo aqui tem vários. Amanha cedo pego o trem para Machu Picchu. Abs!!

 

 

Show de bola Tucci! Aproveite ai e tire muitos fotos, para claro, posta-las aqui depois! :good2:

 

Vai fazer aquela viagem de Trem pela Cordilheira que e bastante conhecida e passa por desfiladeiros e precipicios? Nao me lembro o nome, mas sempre mostram na Discovery??

 

Sds.

 

Se não me engano foram 8 horas de trem, mais uma caminhada de 2 horas até chegar lá! É muito show! Tanto o Macchu Pichu quanto o Titicaca! Mas o Peru também como país é o mais próspero de todos os que falam espanhol! A Bolsa de Valores a que mais cresce, maior expectativa de geração de empregos e de retirada da população da miséria. É um país que vale a pena apostar para o futuro. Só espero que o novo presidente dê continuidade!

 

Fábio,não é o Chile o país que tem como lingua principal o espanhol,o mais próspero aqui na América do Sul?

Link to comment
Share on other sites

Satélite detecta nova cratera no complexo vulcânico do Chile

 

 

1936278-2505-th.jpg

Foto captada em 25 de junho pelo satélite Spot 4 mostra o nascimento da nova cratera no vulcão Puyehue

Foto: EFE

 

 

Uma nova cratera foi detectada no complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, no sul do Chile, segundo as imagens divulgadas nesta quarta-feira pelo satélite Spot 4.

As fotografias evidenciam que, no último dia 25, já existia uma nova cratera neste maciço vulcânico, situado 950 km ao sul de Santiago, cujas cinzas perturbaram o tráfego aéreo de vários países do Hemisfério Sul nas últimas semanas.

Os satélites Spot 1 e Spot 4, construídos pela empresa Astrium para a Agência Espacial Francesa, estiveram nas últimas semanas a cargo da monitoração da erupção do vulcão e, particularmente, do movimento das cinzas. O Puyehue-Cordón Caulle, que se estende ao longo de 15 quilômetros entre as regiões chilenas de Los Lagos e Los Ríos, na Cordilheira dos Andes, entrou em erupção no último dia 4 e a coluna de cinzas chegou a alcançar até 12 quilômetros de altura.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.