Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Amanhacer do dia 25/07/09, Cascavel Paraná


Delai
 Share

Recommended Posts

Pois é, certamente foi um equivoco do fotógrafo, pelas imagens me parece geada de -3° ou até menos.

 

Será que o equívoco não poderia ser de vocês, o que pode ter acontecido é que na hora da foto a temperatura ja tivesse subido um pouco e antes disso ter negativado mais um pouco, tudo vai da posição e analise da hora da foto e da medição da temperatura em relação a hora de mais frio.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, certamente foi um equivoco do fotógrafo, pelas imagens me parece geada de -3° ou até menos.

 

Será que o equívoco não poderia ser de vocês, o que pode ter acontecido é que na hora da foto a temperatura ja tivesse subido um pouco e antes disso ter negativado mais um pouco, tudo vai da posição e analise da hora da foto e da medição da temperatura em relação a hora de mais frio.

Gente, nesse dia, o Lucas observou -1,6° em um no topo, em um bairro urbanizado, termometro abrigado, ai na baixada do lago onde não tem urbanização, possivelmente não estava 0° no mesmo momento :mrgreen:

Reparem na segunda foto, o canteiro central da avenida visto da fonte, completamente branco :shock: Queria ter presenciado o momento, a geada aqui no centro não chegou nem perto dessa das fotos, e olha que deu -1,4° no meu antigo termometro :roll:

Olha essa:

 

http://4.bp.blogspot.com/_CaXkPL7aE04/Smr56A6vZ7I/AAAAAAAAB5Y/78p6iVswbxA/s1600-h/Imagem+026.jpg

Link to comment
Share on other sites

Mafili, não entendi a relação disto com a superfície do lago.

 

Acredito que ele falou sobre o fator do vento, quando abrir mais o registro o mesmo nitrogenio irá sair com mais pressão, logo "mais vento" o que faz aparecer o congelamento, diferente se a vazão for maior. Isso pode acontecer com a água, se estivesse ventando o congelamento iria se dar mais facilmente.

Link to comment
Share on other sites

Ou seja, dada 2 variáveis:

- área do lago

- profundidade do mesmo

Se a profundidade for pequena, isto favorece o congelamento, certo?

 

E com a influência do vento, vento a baixa temperatura facilita o congelamento pelo aumento da veolcidade de retirada de calor ou o dificulta (digo, meu senso comum é de que agitação dificultaria congelamento, mas possso estar errado).

 

Quanto ao exemplo do butijão, não entendi que relação a expansão adiabática do gás teria com a superfície de um lago. A evaporação induzida pelo vento faria o lago perder calor por causa do calor específico de evaporação na fase antes da formação do gelo, isto?

Link to comment
Share on other sites

Bem. Pra tomar nota. Neste dia as mínimas foram de:

 

-1.6 no Parque São Paulo, topo

-1.4 no centro

00.3 simepar

 

Agora, tem um termômetro neste lugar. A prefeitura instalou um termômetro bem grande e que já registra os valores bem menores do que aqueles registrados na minha estação. O termômetro é moderno e parece ter um sensor bom, isolado com isopor.

 

De fato, a área é uma longa baixada. Um dia fiz uma comparação: Registrei 2°C na baixada e 10°C na estação. Com certeza tava bastante frio neste dia.

 

Em 2010 vou analisar melhor os registros desta baixada!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.