Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Estações Meteorologicas + frias do Brasil :


Delai
 Share

Recommended Posts

Eu conheço a maioria dessas estações e algumas fotos sao das viagens que fizemos por aí... eu, Staliano, Shimutz, e Evandro, a trupe original de SP.

O Staliano sempre estava junto, mas faz tempo que nao participa mais do BAZ, uma pena.

Eu conheço bem as de Campos. Em relação a estação do Horto, notem como ela esta em TOPO! Isso mesmo, a estação de Campos do DAEE no Horto esta em topo, numa coxilha... as mínimas lá dentro do parque, por regra, são mais baixas que a estação. Outra coisa que acho bizarro... vejam como a estação ersta marrom. Até hoje não teve manutençao (essa foto tem anos de idade), ou seja, certamente a condição do abrigo piorou ainda mais. Por isso que acho que as maximas do Horto são tão maiores que as minhas máximas.

A estação do CPTEC de Campos, bem no meio do centrinho, representa bem o que rola perto do centro da cidade. Vila Inglesa, Horto, são bairros mais frios, mas grandes, representativos da cidade... creio que os dois juntos tenham pelo menos 30% da zona urbana da cidade. O INMET, que até hoje não achei, não é representativo para nenhuma região.

A estação de AUsentes esta num enorme topo, numa coxilha isolada. Um absurdo. Creio que a cidade inteira de Ausentes é mais fria que a estação.

A de Urupema esta na encosta do Morro das Antenas, um local bem frio. Talvez mais frio que a cidade, creio que não represente bem o centro.

A do IAG USP é um patrionio de SP, intocada a mais de 70 anos, não dofreu muito com a urbanizaçao (mais sofreu algo). Esta em perfeitas condições, operada pelo IAG, creio que representa melhor o clima da cidade antigamente.

 

É isso, abs.

Link to comment
Share on other sites

Delai concordo com você , a de Ausentes, é uma maldade o que fizeram com o município,na minha opinião a mais prejudicada desta lista, em segundo vem a de Soledade, embora ambas apresentem bons dados de vento justamente por estarem no topo do topo, em Soledade com o agravante de ser um topo abaixo dos topos da cidade, em Ausentes pelo menos o topo é bem mais alto que a cidade.

Tucci, vcs devem observar não só ao redor da estação, mas sim o relevo logo ali, cara, aqueles enormes morros, mesmo que a estação esteja num platozinho mais alto em relação ao redor, as coxilhas próximas fazem um anteparo e provocam retenção de ar frio sim senhor, portanto o Horto fica entre baixada e semibaixada,a outra de CDJ dá a impressão de ser baixada.

A de Urupema está no máximo na parte baixa, ou metade inferior de uma baixada, olhem o tamanho dos morros próximos.Pericó é uma pequena elevação de poucos metros, dentro de uma baixada.

O Climaterra em parte superior da encosta, aliás tal com a do Bruno e aqui em casa,parte superior de encosta.

General Carneiro sem comentários, já localizei no google Earth e é um tremendo baixadão, legítimo panelão e com muita mata ao redor.E vamos combinar para ser topo tem de ser o ponto mais alto e que não haja coxilhas próximas que sejam mais altas

Link to comment
Share on other sites

Bem, pelo que entendi então..Pericó é topo de uma baixada..é isso..?? :roll:

Bom; te considero inteligente analise:

Uma pequena elevação que está dentro de um baita baixadão, não pode ser considerada topo.

Tem um foto do Pericó que lembra bem o Pantera, cara, aquela com os pinheiros ao fundo...

Reafirmo, desta lista, as únicas em topo mesmo são Ausentes e Soledade.

Carlos olhe bem o paredão no horizonte atrás da anotadora em Urupema!

A quem vc quer convencer que isto é topo??????????

Link to comment
Share on other sites

No Pericó, onde se encontra a estação...não consigo ver uma baixada ai....ao contrario do Vale do Fão , Vale do Forqueta, e do Tigela ..... :mrgreen:

Ah tem estação no vale do Fão, Do Forqueta, do Tigela,??? Esta é novidade pra mim :lol:

Mas com certeza se tiver em qualquer um destes locais citados por ti a cobra fuma meu caro...l :twisted:

Como não percebi, Pericó a 1200m, cercada por coxilhas de 1400,1700m, só pode ser topo :roll: :roll: :roll: :roll:

Link to comment
Share on other sites

Muito legal colocar as fotos aqui, levantamente fotográfico das estações é algo muito importante e em parte negligenciado pelo Inmet (já ouvi de uma funcionária do sexto disme ao perguntar sobre fotos das demais estações: "mas isto não é importante").

 

Sobre esta estação em Água Doce já ouço falar aqui no BAZ a muito tempo e nada, talvez seja o caso de mudar para C* doce. :lol:

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Sobre as garrafas d´água, lamento, mas provavelmente elas alteram a medição de temperatura e umidade. Eu jamais faria aquilo. Seria melhor deixá-las do lado de fora da estação à sombra.

 

Consigo fazer um abrigo igual este aqui nas marcenarias, por menos de 500,00

 

Aqui sai muito caro. Um abrigo desse sairía pelo mesmo preço praticamente. O meu que tem 40x40 saiu 300 reais!

Meu antigo abrigo de madeira saiu por R$ 150,00, mas isso foi de 2003. As venezianas duplas eram extremamente estreitas, e o abrigo retia calor. Além de máximas 1° ou 2° mais altas era duro ver no final da tarde algo como 16° no abrigo e estar 13° na rua. Eu sentia na pele que o valor estava errado.

 

Abraços abrigados!

Link to comment
Share on other sites

Sobre as garrafas d´água, lamento, mas provavelmente elas alteram a medição de temperatura e umidade. Eu jamais faria aquilo. Seria melhor deixá-las do lado de fora da estação à sombra.

 

Consigo fazer um abrigo igual este aqui nas marcenarias, por menos de 500,00

 

Aqui sai muito caro. Um abrigo desse sairía pelo mesmo preço praticamente. O meu que tem 40x40 saiu 300 reais!

Meu antigo abrigo de madeira saiu por R$ 150,00, mas isso foi de 2003. As venezianas duplas eram extremamente estreitas, e o abrigo retia calor. Além de máximas 1° ou 2° mais altas era duro ver no final da tarde algo como 16° no abrigo e estar 13° na rua. Eu sentia na pele que o valor estava errado.

 

Abraços abrigados!

Por esse motivo que resolvi logo de primeira comprar um abrigo padrão, pra não ter esse contratempo de esquentar a cabeça depois, e saiu por R$150,00 também.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Gen.Carneiro está a mais de 1000m de altitude?

 

PH, creio que sua tese da estação em baixada está errada... :idea:

 

A estação de General Carneiro está exatamente a 1018 metros de altitude.

Eu não vou mais insistir com vocês, é muita teimosia, olhem pelas coordenadas da estação em graus decimais, ela está sim em BAIXADAAAAAAAAAAA, cercada por coxilhas de 1060,1090, e até 1100m, aliás eu encontrei altitudes de mais de 1150m em General Carneiro,este é o problema de fazer uma análise simplista.E não se baseiem muito pelos dados de altitude.Quem forneceu esta altitude?E mais, não confundam altitude com altura em relação ao redor.

Link to comment
Share on other sites

Eu não vou mais insistir com vocês, é muita teimosia, olhem pelas coordenadas da estação em graus decimais, ela está sim em BAIXADAAAAAAAAAAA, cercada por coxilhas de 1060,1090, e até 1100m, aliás eu encontrei altitudes de mais de 1150m em General Carneiro,este é o problema de fazer uma análise simplista.E não se baseiem muito pelos dados de altitude.Quem forneceu esta altitude?E mais, não confundam altitude com altura em relação ao redor.

 

Desculpe, PH. Não é teimosia, mas sim esclarecimento. Proponho uma expedição urgente para Gen. Carneiro para averiguação... :P Fim do mes estarei na região de Irati e vou a Inacio Martins, quiça pesse em Gen. Carneiro...

 

Pensava que ela estivesse a 900m de altitude rodeada por morros de 1000m.

 

Corrigido! :mrgreen:

Tranquilo Shima,que legal se vc conseguir fotos de todos os quadrantes a partir da estação.Afinal vc já fez eu mudar minha visão sobre alguns aspectos.E coloco o seguinte, se realmente vc trouxer as imagens e a estação estiver em topo, ou encosta, há locais ainda mais frios em General Carneiro, em se tratando de mínimas.No entanto eu reforço, não necessita ser uma baixadão, qualquer baixada com boa acumulação de ar frio já interfere muito nas mínimas. :):D

Link to comment
Share on other sites

Tranquilo Shima,que legal se vc conseguir fotos de todos os quadrantes a partir da estação.Afinal vc já fez eu mudar minha visão sobre alguns aspectos.E coloco o seguinte, se realmente vc trouxer as imagens e a estação estiver em topo, ou encosta, há locais ainda mais frios em General Carneiro, em se tratando de mínimas.No entanto eu reforço, não necessita ser uma baixadão, qualquer baixada com boa acumulação de ar frio já interfere muito nas mínimas. :):D

 

Bom, de fato você tem razão, pois eta cidadezinha boa de mínimas.. :lol:

 

Abçs

 

 

Paulo, já disse ao Shimutz, e acho q ele vai comprovar isso com a viagem... A impressão que tive daquela região, é q toda a região incluindo a cidade de Gen. Carneiro, e os campos ao redor, ou seja, toda a microregião está num "vale" ao norte dos campos de Palmas, numa região onde o ar frio escoa naturalmente, semelhante ao que acontece com Caçador. Inclusive, a cidade está a menos de 1000mts, portanto mais baixa que a estação. porém, acho q você pode ter razão com relação ao efeito baixada, já que a região é muito ondulada, então o local onde está a estação pode ser que potencialize ainda mais esse efeito, com apenas alguns morros um pouco mais altos em volta, o que já pode caracterizar o efeito.

 

Aliás, Shimutz, quando você vai?? :P

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Sempre passo por General Carneiro pois a família da minha noiva é de Clevelândia e Palmas no sudoeste. Já postei algumas fotos da cidade (ver em Imgens).

General Carneiro possui um relevo bastante acidentado com muitas Araucárias (até impressiona!), paisagens realmente muito bonitas. Possuo um relógio com altímetro e, claro que não há precisão mas, quando passo por lá sempre marca em torno de 950 metros. Quando chego no Trevo do Horizonte (ainda no município de General Carneiro mas nos campos de Palmas), a altitude está por volta de 1200 metros.

 

Logo estarei indo para lá e vou procurar a Estação para Fotografá-la

 

Um fato interessante: Muitas das vezes que passo em G. Carneiro o tempo está com Nuvens Baixas ou neblina. E, quando estou chegando ao trevo do Horizonte, o céu está totalmente azul.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.