Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Imagens - Tempo Severo Verão 2008/2009


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Tomasini!

 

O sortudo do ano... Magníficas as imagens. Espero que chova mais, amanhã a coisa deve ficar mais linda. A primeira e as cortinas são algo, lindas mesmo. Essa região aí, esse ano, está privilegiada em imagens, que coisa linda! Parabéns. Aqui neste pago, é pura infiltração... Hoje que pensei em nitidez e o céu já nublou. O que fazer... Aguardar menos La Ninha?! Mas entre calor e frio, prefiro o frio, então vou deixar para pensar nas imagens no futuro...

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 225
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Belas capturas, Tomasini. A primeira está muito bonita pois mostra as camadas mais baixas da nuvem que trouxe chuva. Como a Jack já falou, as das cortinas estão bastante interessantes também. Da seqüência a minha preferida é a terceira, sempre acho fotos com placas mais legais, paisagísticas, nessa sua a sinalização ainda está indicando uma curva à esquerda em direção à nuvem de tempestade!

 

A quarta está com uma atmosfera sinistra, nuvens e solo muito escuros, e no céu a aparência de três ou quatro vórtices.

 

Meus parabéns! E que grande valia teve essas chuvas para suas lavouras, não?!! Aqui em Três de Maio a soja está com máximo desenvolvimento, algumas plantações atingem altíssimos indíces de produtividade. A notícia do alívio em outros municípios do Estado não poderia ser melhor.

 

Forte abraço.

Link to comment
Share on other sites

Interessante mesmo, fosse mais desenvolvido e eu apostaria em funil, mas assim fica difícil. Chegou a apresentar rotação, Tomasini?

 

Pessoal, na boa, eu fiquei boquiaberto vendo aquela nuvem inclinada de ontem que vinha atrás da gustfront. Como o Marcelo disse e pesquisei, poderia ser um wallcloud, mas não sei informar ao certo. Se verificaram na terceira imagem é possível ver perfeitamente vírgulas (como de rotação) a cada intervalo de espaço na nuvem.

 

Se puderem, olhem novamente, estou ainda em busca de um significado para tal fenômeno.

 

img5364de4rs3.th.jpg

 

img5367mb3fk0.th.jpg

 

img5373tw4aa3.th.jpg

 

img5376sa9wz6.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Parece ser mais comum em cirrus, mas nem sempre, esta foto mostra até em nevoeiro.

 

http://www.math.waikato.ac.nz/~seano/research/pictures/clouds-KH1.gif

 

Aqui fala rapidamente sobre este tipo de instabilidade, logo antes do "2.1":

 

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-77862007000200003&script=sci_arttext

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Essas fotos ficaram algo Ricardo.

 

Se não observaste a rotação na ponta, pode ser um prolongamento em jato da nuvem. Uma vez confundi algo assim com funil, ele prolongou e recolheu em segundos, havia rotação nas nuvens, gerou granizo médio, mas foi só isso mesmo.

 

Com relação a wallcloud, o bom é sempre observar a foto do CB inteiro, são muito comuns, alguns geram tornados outros não. A do Tomas me parece um wallcloud perfeito, com um protótipo de funil tipo bowl-shaped, que não engrenou totalmente, resta saber se havia rotação.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A minha foto não havia rotação, ao menos, parecia não haver pois a mesma se encontrava a quilômetros de distância e somente graças ao zoom puder checar mais detalhadamente.

Bem, o entardecer aqui foi show. Muitas nuvens de instabilidade sendo iluminadas pelo sol nas suas bases. São tantas as imagens que nem sei por onde começar se é que irei começar.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Bonitas formações Tomasini, Ricardo. Ricardo, essas linhas em estilo escada são muito bonitas mesmo de se observar. Aqui vai algumas minhas e que estão no meu site, foram capturadas em 2006 e logo cedo, por isso a má qualidade, também a digital da época não ajudava.. mas dá pra ver bem a estrutura:

 

41vz0.th.jpg

 

40tg2.th.jpg

 

38ft2.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Realmente a quinta foto sua é muito linda Tomasini, poderia ter ficado um pouco mais enquadrada, mas mesmo assim chama a atenção pela composição.

 

Só se fosse mágico. Como disse na mensagem, eu tirei estas fotos da chegada da frente dirigindo em uma rodovia. Sairam perfeitas ao meu ver devido as circunstâncias.

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Realmente a quinta foto sua é muito linda Tomasini, poderia ter ficado um pouco mais enquadrada, mas mesmo assim chama a atenção pela composição.

 

Só se fosse mágico. Como disse na mensagem, eu tirei estas fotos da chegada da frente dirigindo em uma rodovia. Sairam perfeitas ao meu ver devido as circunstâncias.

Abs.

 

Eu bem li que foram tiradas enquanto dirigia, Nadir, mesmo assim isso não resolve o enquadramento. Analisei o aspecto técnico da imagem e não o que ela procura mostrar, não estou sendo purga. Aliás, cuidado no trânsito amigo, nenhuma foto vale uma vida.

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Hoje o dia foi muito quente aqui. As fotos estão na sequência dos fatos.

 

CB1 (esquerda e mais avançado)

 

78427969.th.jpg

 

CB2 (direita e que gerou a frente de rajada)

 

47232878.th.jpg

 

União dos dois CBs a caminho

 

13367901.th.jpg

 

Formação de funil (vulgo pentelho) na nuvem anterior a frente de rajada (observem a condensação a volta). Havia ventos fortes em direções opostas no momento.

 

dsc02954.th.jpg

 

Se fundiram, o vento parou e começou a avançar de sudoeste a frente de rajada

 

70361684.th.jpg

 

Nuvens muito baixas e vento e raios intensos

 

42326086.th.jpg

 

32753796.th.jpg

 

72179764.th.jpg

 

73792887.th.jpg

 

Cortinas

 

69456804.th.jpg

 

Arco-íris noturno (18h54)

 

m10t.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Minha nossa, a 5º, 6º, 7 º e 8º foto são um E S P E T Á C U L O! Jack, suas capturas demoraram, mas vieram com direito a juros e tudo mais!

 

E de prêmio uma nuvem funil. Mas bah, que maravilha. Parabéns! :shock: :shock:

 

Bem legal a do seu CB também Igor, eu tenho algumas aqui que falta passar pro fórum. As atualizações no blog me tomaram bastante tempo.

 

Falando em fotos, aquela dos relâmpagos que coloquei no Tempo Severo domingo, saiu na Capa do Correio do Povo hoje... Pelas minhas contas já são 8! :D

 

img5497copypequena.jpg

 

Ah, a dica de ajustar o foco manualmente funcionou perfeitamente, Jack. Foi somente fixar no tripé, ajustar um tempo de exposição de vários segundos e fazer a focagem, perfeito. E pessoal, por favor, já disse que não aplico efeito algum em fotos de tempo severo, etc. E se fizer algum dia um hdr como o das iridescentes, eu aviso. Portanto, podem ter certeza de que nada aqui é artificial. Falo isso mais como uma forma de prevenir do que, de fato, esclarecer, ou vou colocar o EXIF das fotos. :lol: :lol:

 

Aqui está nublado, tivemos duas fortes pancadas de chuva na madrugada, mas bem rápidas.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Igor, Tomasini e Ricardo, muito obrigada pelos comentários. Demorou, mas quando veio a frente foi muito baixa e muito eletrificada.

 

Acabei, em certo momento, indo para o carro, pois estava com irmão, sobrinho, cunhada, todos curtindo a tempestade e o cheiro aquele de enxofre começou muito forte, nisso os raios estavam sobre a gente. Eram fortes, meu sobrinho pulava, olha esse: saiu da nuvem para a terra... encantado!. As filmagens com vento nem deixam extrair, pois ficaram ruins, mas o céu estava esverdeado, e foi forte. Teve pelotas mínimas de granizo, uma que outra saltaram no carro.

 

O funil foi lindo, vento baixo divergente e realmente estava muito quente e com ciclone no mesmo lugar onde em outras oportunidades já ocorreram trombas aqui, quando vi que era feio o cenário, até tinha esperança e quando vi, saltou aquele fiapo da nuvem, girando e alongando, quando estava bem largo adivinha se a emoção não acabou com a festa, tudo borrado, mas algumas se salvaram das duas máquinas, minha cunhada fez algumas imagens. A filmagem ficou ruim, esqueceu de fixar o foco e vai e vem, é horrível, mas essa foto aí já era a fase de dissipação, esse funil era rapidinho, parecia contorcionista. Visão privilegiada, show particular para 4 pessoas apenas!

 

Nossa, tua foto está linda, observei-a com mais detalhe e gosto muito de fotos noturnas. Fico feliz que tenha dado certo, a única coisa que não faço é aumentar a asa, não deves ter feito, porque ela está muito bem, caso contrário pigmenta muito, mas a foto está sensacional. Parabéns. Chegou a ver o outro CB que postei nas imagens... Aquele fez um espetáculo particular também, um raio saiu do anvil e atravessou a nuvem por fora, já vi alguns assim, mas aquele foi algo, rosado em contraste com parte do céu azul... É a natureza! Que as vezes escapa das lentes mas se faz presente!

 

Igor, lindas fotos! As mammatus fazem o show, são inesquecíveis assim.

Link to comment
Share on other sites

Vou reproduzir aqui algumas imagens, com os devidos créditos, de internautas do Blog De olho no Tempo, as quais me chamaram a atenção pelas poderosas formações.

 

Pelotas - Rosy Aguirre

 

Pelotas-RS+22-02-09+%28Rosy+Aguirre%29+7.JPG

 

Pelotas-RS+22-02-09+%28Rosy+Aguirre%29+6.JPG

 

Blumenau - Jaime Batista

 

Vejam se não aparenta ser um funil a nuvem localizada no centro a foto, bem alinhada ao prédio.

 

Blumenau-SC+21-02-09+%28Jaime+Batista%29+3.JPG

 

De olho no tempo

http://wwwdeolhonotempo.blogspot.com/

Link to comment
Share on other sites

Perto mesmo, Jaque, olha eu também já passei vários sufocos em meio a raios. O pior foi final do ano passado quando estava no telhado e a câmera sofreu interferência na tela dando uma espécie de titl, foi terrível essa experiência, e espero não repiti-la. Falando em descargas elétricas, as mais bela que consegui tirar foram feitas com minha antiga câmera Sony, nem tinha modo de longa exposição, foi muita sorte, apenas apontar e clicar, deu tudo certo. Veja:

 

dsc00049.th.jpg

 

raio1.th.jpg

 

Não faz idéia em como estou ansiado por uma tempestade elétrica típica, com muitos raios, seja nuvem-nuvem, ou nuvem-terra, mas próximos. Peguei cada espetáculo nos anos anteriores, de lamentar não ter um equipamento com longa exposição como possuo agora. De dia o único modo é com extração, mas à noite eu não gosto nem um pouco, é aproveitar a oportunidade e alterar o tempo do obturador. Tem ainda todo inverno pela frente, mas a primavera de 2009 promete.

Link to comment
Share on other sites

Jaque, para unir ao seu depoimento e foto da nuvem funil:

 

"-Paulo Ricardo Hames - Florianópolis disse (24/02/2009 12:08 ):

Ontem durante a tempestade aqui em Florianópolis, acumulei em torno dos 15mm. Os ventos chegaram aos 70Km/h no aeroporto e acima disso no bairro Coqueiros. Ficamos sem energia elétrica por mais de seis horas. Eu tirei foto de uma possível nuvem funil. Só preciso confirmação dos profissionais da Metsul."

 

Direto da Metsul

 

Mas se foi do mesmo fenômeno a foto deve não ter sido tão esclarecedora quanto a sua, veja a resposta:

 

"Nem pensar foi nuvem funil. Nuvem absolutamente normal."

Luiz Fernando Nachtigall / MetSul Meteorologia

 

 

Quem sabe não envia suas fotos para a climatologia@terra.com.br?

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Jaque, para unir ao seu depoimento e foto da nuvem funil:

 

"-Paulo Ricardo Hames - Florianópolis disse (24/02/2009 12:08 ):

Ontem durante a tempestade aqui em Florianópolis, acumulei em torno dos 15mm. Os ventos chegaram aos 70Km/h no aeroporto e acima disso no bairro Coqueiros. Ficamos sem energia elétrica por mais de seis horas. Eu tirei foto de uma possível nuvem funil. Só preciso confirmação dos profissionais da Metsul."

 

Direto da Metsul

 

Mas se foi do mesmo fenômeno a foto deve não ter sido tão esclarecedora quanto a sua, veja a resposta:

 

"Nem pensar foi nuvem funil. Nuvem absolutamente normal."

Luiz Fernando Nachtigall / MetSul Meteorologia

 

 

Quem sabe não envia suas fotos para a climatologia@terra.com.br?

 

Abraço.

 

Ricardo!

 

Adoraria ver a foto do Paulo, tens ela...

 

Havia vorticidade na atmosfera, ciclone junto a costa do RS, células fortes no radar da REDEMET, divergência de ventos, calor muito forte e CBs se conjugando, entrada de frente fria, ou seja, total ambiente para a formação de um funil e o principal, foi visto por mais de 1 pessoa e registrado em 2 equipamentos diferentes, não há dúvida. É muito diferente de analisar apenas a imagem. Além disso teve estragos compatíveis com ventos fortes e testemunhas de vento em redemoinho em entrevistas na RBS, pessoas leigas. A nuvem que vi era funil, já a do Paulo não sei, mas gostaria de ver. Não costumo mandar fotos para ninguém, a não ser que fosse um caso excepcional e neste caso foi um mínimo funil de curta duração. Se fosse uma tromba teria mandado ou informado a METSUL na hora, são o pessoal que tenho o maior respeito no RS, também o Ernani que está em Santa Maria, na Federal.

 

Abraços,

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O maior sufoco com raio que já passei foi ironicamente em um mês de julho! Foi em 2005, enquanto observava uma mini cortina e havia sol misturado, de tão próximo que ele caiu o estouro veio ao mesmo tempo que o clarão, não foi nada agradável :?

 

Tá bem fechado aqui agora a tarde com trovoadas inclusive, e as imagens de satélite são animadoras!

Link to comment
Share on other sites

Com relação a raios, quando próximos são sempre um perigo. Caí alguns tombos e estraguei equipamento por queda em raios próximos. Já postei vários no BAZ, mas vou procurar alguns que não tenha postado e quando der coloco aqui. Na estrada também já vi vários, inclusive o chão escarlate em acostamento, indo para o litoral do RS com forte tempestade noturna em 2003 e 2005.

 

Mas, em 2008, o Igor fez grandes imagens! As avermelhadas são inesquecíveis!

Link to comment
Share on other sites

Talvez os raios que mais me impressionaram foram dois. Um em Camboriu que vi cair no mar na ponta sul e ficar um clarão rosado no fundo das águas por alguns segundos. Provavelmente alguma peça metálica de algum barco.

O outro ocorreu em Passo Fundo quando era jovem em uma tempestade noturna. Vi um clarão de um raio no céu e este ficou iluminado por uns 3-5 segundos e a luminosidade diminuindo aos poucos até sumir. Um raio bola fora da minha área de visão? Não faço idéia do que possa ter sido.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Talvez os raios que mais me impressionaram foram dois. Um em Camboriu que vi cair no mar na ponta sul e ficar um clarão rosado no fundo das águas por alguns segundos. Provavelmente alguma peça metálica de algum barco.

O outro ocorreu em Passo Fundo quando era jovem em uma tempestade noturna. Vi um clarão de um raio no céu e este ficou iluminado por uns 3-5 segundos e a luminosidade diminuindo aos poucos até sumir. Um raio bola fora da minha área de visão? Não faço idéia do que possa ter sido.

Sds.

 

Já tirei a conclusão que, quando a tempestade já está atuando há um bom tempo e está enfraquecendo, os raios tendem a ser mais demorados, não sei se confere.

Link to comment
Share on other sites

Em torno de 17h, de relançe aqui de casa vi parte de um grande CB semelhante na formação tradicional de bomba atômica!! Foi pegar a moto e ir de atrás:

 

img5525yv4.jpg

 

img5535ay5.jpg

 

img5538mk8.jpg

 

img5552og2.th.jpg

 

img5555jy4.th.jpg

 

Aos poucos ele foi se modificando, sendo que a parte que antes estava desacoplada começa a formar agora o "couve"

 

img5593hq4.th.jpg

 

img5615qh8.jpg

 

img5622uh2.th.jpg

 

img5628oz9.jpg

 

img5634wk3.th.jpg

 

img5742gl7.th.jpg

 

Logo mais tarde outra torrecumulusnimbus se fortalece rapidamente

 

img5747al4.th.jpg

 

img5755un2.jpg

 

img5766cy4.th.jpg

 

img5770od4.jpg

 

Mais tarde ainda, agora entre 18:30h e 19h outras célula começa a se destacar e alterna com a outra existente

 

img5772lx3.jpg

 

img5775ff2.jpg

 

img5779ah6.th.jpg

 

img5784lx3.th.jpg

 

img5786ho0.jpg

 

img5787lm3.jpg

 

img5807id5.th.jpg

 

img5810wj6.jpg

 

img5813cy1.jpg

 

img5814mg2.jpg

 

img5815zd6.jpg

 

img5818bt2.th.jpg

 

img5822if7.jpg

 

img5824mk7.th.jpg

 

Pileus

 

img5826wj0.th.jpg

 

img5828ny6.th.jpg

 

 

PRA MIM ESTA É A MELHOR FOTO DE CUMULUSNIMBUS POR MIM TIRADA E UMA DAS MAIS BELAS QUE JÁ VI. É ESTRIDENTE A BELEZA, MAMMATUS OCUPANDO TODO O FORMOSO ANVIL, CUMULUSNIMBUS GIGANTESCAS EM ALTURA, UM PYROCUMULUS E EM SEU TOPO UM PILEUS. TUDO ISSO REALÇADO PELA BELEZA DO PÔR-DO-SOL. A NATUREZA CAPRICHOU.

 

 

img5830fa1.jpg

 

img5832uz4.jpg

 

img5838fi2.th.jpg

 

stb5800to4.th.jpg

 

img5845vx7.jpg

 

img5844zi2.th.jpg

 

Amiga de observação

 

img5850ai3.th.jpg

 

É "só" isso!! :D

 

No meu entendimento minhas melhores fotos do ano, e quiçá as mais belas de CBs que já tive a oportunidade de fotografar. 8)

Link to comment
Share on other sites

Ricardo! Grande show de imagens, magníficos CBs e visão geral. O que aconteceu depois....

 

Parabéns!

 

Um abraço,

 

Obrigado, Jaque.

 

Depois? tive que ir pra casa! Eu já estava mais de 2h tirando fotos, não que fosse muito longe, coisa de 10 a 15km. Mas logo no anoitecer já era possível ver relâmpagos nas nuvens.

 

Hoje o tempo deve se arrumar novamente, ainda mais! Faz 29,7ºc e a umidade é de 76%. Muito abafado.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.