Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo Verão 2008/2009


Luiz
 Share

Recommended Posts

  • Replies 477
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

N1

 

Clima | 12/01/2009 | 18h59min

 

Tornado atinge Urussanga

Vento chegou a 100 km/h e houve incidência de granizo

Ana Paula Cardoso | ana.cardoso@diario.com.br

Um tornado de baixa intensidade surpreendeu os moradores de Urussanga, no Sul do Estado, no final da tarde de domingo.

 

Não li nada na matéria que permitisse uma conclusão sobre ser um tornado e não apenas um vendaval forte isolado.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre,

 

Também gostaria de mais material para ver, amanhã deverá estar nos jornais da região. Achei isso no radar, um núcleo grande e forte sobre a região que fica Urussanga, com aspecto circular também. Claro que pelo que está escrito é difícil. O Ronaldo deve ter mais informações...

 

urussangavs0.th.jpg

 

Sigo com o N1

Link to comment
Share on other sites

Aqui tem uma imagem da Climatempo, segundo o fotógrafo, supõe ser uma nuvem funil...

 

http://www.climatempo.com.br/fotos_interativo/f9818a9be8663290d2bea698ed669d69.jpg

 

O tempo quente e umido ajudaram a formar nuvens carregadas em locais localizados da região metropolitana de São Paulo nessa tarde. Foto tirada no meio da tarde de hoje (12/01/2009). Ela mostra uma nuvem pelo qual suponho ser uma nuvem funil. Sua formação foi no nomento exato da chegada da brisa marítima. Durou cerca de 1 minuto e logo sumiu. Esta é a quarta vez que observo uma nuvem deste tipo e a terceira vez em que a fotografo.

--------------------------------------------------------------------------------

 

12/01/2009 autor: Isaque Saes Lanfredi - São Bernardo do Campo - SP

Link to comment
Share on other sites

N1

 

Clima | 12/01/2009 | 18h59min

 

Tornado atinge Urussanga

Vento chegou a 100 km/h e houve incidência de granizo

Ana Paula Cardoso | ana.cardoso@diario.com.br

Um tornado de baixa intensidade surpreendeu os moradores de Urussanga, no Sul do Estado, no final da tarde de domingo.

 

Não li nada na matéria que permitisse uma conclusão sobre ser um tornado e não apenas um vendaval forte isolado.

 

PELOS DEPOIMENTOS QUE ME PASSARAM E ALGUMAS FOTOS E UM "RISCO" DE DESTRUIÇÃO NA MATA.

Link to comment
Share on other sites

Vendaval com danos nos bairros mais ao norte da cidade, precisamente Bairro Sçao Francisco, bairro novo, casas de qualidade, mas numa colina que vai dos 750 aos 850....

 

As partres mais altas do bairros foram as mais atingidas, cerca de 20 residências com telhados parcialmente destruídos.

 

SUSPEITA de tornado no limite norte da cidade, além do Bairro S.F., pelos danos que fotografei, mas vou postar aqui em breve pra gente poder discutir...

 

No interior, fotografei 2 pinheiros ADULTOS tombados pelo vento, caíram em cima da rede elétrica, talvez a energia lá só volte amanhã....

 

Rompeu cabos de fibra ótica, região sem internet até quase o final da manhã. Algumas quadras sem luz até o meio dia.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Vendaval com danos nos bairros mais ao norte da cidade, precisamente Bairro Sçao Francisco, bairro novo, casas de qualidade, mas numa colina que vai dos 750 aos 850....

 

As partres mais altas do bairros foram as mais atingidas, cerca de 20 residências com telhados parcialmente destruídos.

 

SUSPEITA de tornado no limite norte da cidade, além do Bairro S.F., pelos danos que fotografei, mas vou postar aqui em breve pra gente poder discutir...

 

No interior, fotografei 2 pinheiros ADULTOS tombados pelo vento, caíram em cima da rede elétrica, talvez a energia lá só volte amanhã....

 

Rompeu cabos de fibra ótica, região sem internet até quase o final da manhã. Algumas quadras sem luz até o meio dia.

 

Abraços

 

UM BELO SUSTO!!!

Link to comment
Share on other sites

* TEXTO SEM AS FOTOS, fotos no Imagens daqui a pouco!!!

 

Vendaval em Janeiro, por essa eu não esperava...

 

Eram 5:00 da manhã acordei, trovoadas ao longe, mas acordei em estado de alerta, pelas frestas da janela, face leste, via que era uma festa de relâmpagos, fui correndo pra outro quarto que tem visão NW/N, aí bateu o desespero.

 

Era um frente de rajada de uma baita de uma super célula, se fosse dia, as fotos seraim absurdas, mas não consegui nenhuma com o celular no escuro...

 

Eram poucos os raios entre nuvem/terra, mas os nuve/nuvem não paravam, as vezes 3 por segundo!!! Deu medo, muito medo. E aqui vinha rápido, muito rápido, poucos minutos já estava tudo laranja, reflexo da luz dos postes nas nuvens baixas da gust, o barulho do vento chegando deu um gelo na barriga, e então, vuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuummmmm, uns 5/7 minutos de muuuuuito vento. Ouvi uns barulhos e pensei que algumas telhas estivessem indo, mas felizmente aqui em casa não houve danos, mas as rajadas foram de 80/100km/h. Quando ainda estava na janela, ouvi 3 estouros, nao sei se os fios encostaram, estourou o transformador ou o que, e a luz se foi no meu bairro. Veio a chuva, muito forte, alguma peda chegueia ouvir no telhado, mas coisa pouca.

 

Acalmou um pouco, mas percebia-se a L/NE, a pilha de descargas elétricas....

 

Pela manhã, logo depois de clarer o dia, fui atrás de registros, o Corpo de Bombeiros ficou sem luz e telefone até quase 7 da manhã, mas me faaram que tinham árevores na BR e algums destelhamento no São Francisco, último bairro no limite Norte da cidade. E eu me fui!

 

De CELULAR na mão, já que a câmera não está arrumada, percorri o centro, e fui indo em direção a Zona Leste, algumas ruas muito limpas, onde o ento varreu, e outras, cheias de galhos e folhas, bem sujo,

 

Fui então para a BR 158 sentido Coronel Vivida, bastante galhos próximos a pista, uma árevore caída próxima a entreada do pesque pague Dom Augusto, tirei algums fotos, nada de mais. Continue indo, outra árvore caída mais adiante, e outra mais além, depois de passar pela entrada do Iapar, 13km percorridos, voltei, e me deparei com um posto com a cobertura caída, não tinha visto na ida Oo !! hehehehhe

 

Como na frente não tinha sinal de rotação, e estava tudo "calmo", lá foi "só" o vento mesmo, mas o guardião, que não estava mais lá, disse que os caminhões quase tombavam no estacionamento.... :?

 

Fotos Posto:

 

 

 

Retornando, entre a antiga Refrigerantes Taffi e outras indústrias, sinal de SUSPEITA. No local, cerca de 5/6 postes alinhados, 2 deles inclinados em diração leste, os outros, normal. Sem árvores próximas, apenas pela força do vento os postes se deitaram um pouco, atravessando a BR, a soja estava todinha virada para leste também, que dó dela!! Árvores próxima também, com galhos arrancados.

 

Fotos do local:

 

 

 

Ainda em direção a cidade, algumas centenas de metros longe dos postes entordados, a maior concetração de danos. Entrada de um motel, compleatamente incacessível, muuuuito galhos, folhas e uma confusão só!!

Aqui parece ter passado um tornado sim. Quase todas as árvores com algum galo perdido na copa, outras, foram quebradas ao meio e a copa toda foi jogada metros longe, quando não, ficou pendurada na árvore da frente....

Pra mim, um possível sinal do tornado é um "capinzal" que tinha numa estradinha do lado do motel, todo ele está amassado, "pisoteado", e então, não está mais!! Nas fotos vocês vão ver, parece um rastro certinho, aqui pegou, aqui não pegou...

Não consegui identificar bem ao certo sinais de rotação dos galhos quebradoscaídos, mas eles não estavam todos na mesma direção, em uma das entradas, vocês vao ver eles bem, alinhados, mas na entrada do outro lado, eles estão não na direção oposta, mas em outras direções...

 

Não houve destelhamento dos quartos, apenas uma ou duas folhas da casa do "caseiro" do local. Vejam as fotos:

 

 

 

 

Nessa localidade do interior, fui lá pois ligaram na rádio avisando que tinha caído pinheiro em cima da rede, e estavma sem luz. Foi uma aventura ir até lá!! Acho que tinha 1 km de estarad de chão, digo sabão, deixei o carro num morro e segui com o morador que tinha ido ao meu encontro. Que vento pra derrubar esses pinheiros ein, barbaridade!!!!!! A mata atrás deles deve algumas galhos quebrados também, e a lavoura de milho dos fundos do mato parecem, que teve muito milho indo pro chão... :roll:

Mas não consegui chegar até esse outro lado... mas só de ver os pinheiros caídos, e imaginar o vento que precisa pra fazer esse estrago, valeu a aventura!

Na volta, copmeçoua chover, meu Deus, teve umas 4 vezes que achei que ia reto pras lavouras, e sabe-se lá quando que iam me tirar de lá, hehhehehheh. Mas aí, de volta ao calçamento, e tudo OK!

 

Fotos :

 

 

Era isso gente, felizmente, ninguém se feriu!!

 

Abraços tempestuosos!!

Link to comment
Share on other sites

* TEXTO SEM AS FOTOS, fotos no Imagens daqui a pouco!!!

 

Vendaval em Janeiro, por essa eu não esperava...

 

Eram 5:00 da manhã acordei, trovoadas ao longe, mas acordei em estado de alerta, pelas frestas da janela, face leste, via que era uma festa de relâmpagos, fui correndo pra outro quarto que tem visão NW/N, aí bateu o desespero.Abraços tempestuosos!!

 

KD as fotos rapaz?? :lol:

Link to comment
Share on other sites

QUAL O MAIS VIOLENTO ? NUMERO 1 !!!

 

Viu como fotos enganam. Ambos foram wedge tornadoes. O primeiro foi o EF-5 que varreu do mapa a cidade de Greensburg e matou dezenas. O segundo não passou de EF3, segundo o NWS dos Estados Unidos.

 

Apesar de que essas fotos não são muito elucidativas... Ambos os tornados estão encobertos mas nota-se que o número 1 é mais "robusto".

 

Acertei!

Link to comment
Share on other sites

Uma CCM passa de raspão por Sarandi e por acaso fiquei sabendo pelo Orkut que está/estava rolando um show de raios e relâmpagos. Acontece que isso ocorre exatamente ao norte da cidade, o único ponto cego que tenho aqui do meu prédio. Portanto não posso ver nada!!! :evil:

 

Aqui, ontem à noite nesse horário céu limpo e na direção norte/noroeste realmente bastante raios e relâmpagos...

Link to comment
Share on other sites

Risco elevado de temporais no oeste da região sul nas próximas horas!

 

Aqui tá ficando bem carregado, mas Cbs isolados, fechando bem com nuvens que lembram mamatuns, não sei se em formação ou dissipação.....

 

Mas quando vai fechando aos poucos, parece que sempre é "menos pior" que quando vem numa paulada só.... uehuehuehe

 

abs!!

Link to comment
Share on other sites

Eu descobri aqui: http://wwwdeolhonotempo.blogspot.com/

 

Em São Romão-MG, uma violenta tempestade provocou estragos gigantescos por toda a cidade. A estação automática do INMET registrou absurdos 100 mm em apenas 60 minutos, com rajada máxima de vento de 95,4 km/h. Boa parte da cidade ficou completamente alagada. As rajadas de vento destelharam casas, prédios públicos e estabelecimentos comerciais.

 

(Fonte: De olho no tempo)

 

Eu que sempre acesso as automáticas, é a primiera vez que vejo uma delas chegar em 100 mm/h. (fora uns dados falhos de Ilheus ano passado mas a estação estava louca, nem chovia na hora e eram vários registros de chuva absurda). Neste caso de São Romão parece confiável, uma enxurrada mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Eu descobri aqui: http://wwwdeolhonotempo.blogspot.com/

 

Em São Romão-MG, uma violenta tempestade provocou estragos gigantescos por toda a cidade. A estação automática do INMET registrou absurdos 100 mm em apenas 60 minutos, com rajada máxima de vento de 95,4 km/h. Boa parte da cidade ficou completamente alagada. As rajadas de vento destelharam casas, prédios públicos e estabelecimentos comerciais.

 

(Fonte: De olho no tempo)

 

Eu que sempre acesso as automáticas, é a primiera vez que vejo uma delas chegar em 100 mm/h. (fora uns dados falhos de Ilheus ano passado mas a estação estava louca, nem chovia na hora e eram vários registros de chuva absurda). Neste caso de São Romão parece confiável, uma enxurrada mesmo.

 

EM FPOLIS, AUTOMÁTICA DA EPAGRI, EM 95 DEU 140 OU ALGO ASSIM EM 1 HORA.

Link to comment
Share on other sites

EM FPOLIS, AUTOMÁTICA DA EPAGRI, EM 95 DEU 140 OU ALGO ASSIM EM 1 HORA.

 

Por aqui já deve ter dado algo assim, desde 1997 (quando começou o monitoramento em tempo real de 32 bairros da cidade), estas foram as maiores chuvas em 1 hora (mas falta os 103 mm/h do Sumaré em JUNHO! de 2006 que eles não colocam por ser topo da serra):

 

26 - Campo Grande 116.2 - 19/03/2000 00:08

06 - Copacabana 93.6 - 24/01/2003 23:04

19 - Riocentro 92.6 - 11/06/2006 23:27

07 - Grajaú 90.3 - 16/02/2000 23:01

03 - Rocinha 82.6 - 24/10/2005 05:18

15 - Saúde 82.0 - 27/01/2006 19:16

16 - Jd. Botânico 80.2 - 24/01/2003 23:04

22 - Santa Cruz 79.4 - 27/01/2006 17:52

10 - Madureira 79.2- 27/01/2006 19:47

01 - Vidigal 79.0 - 24/10/2005 05:18

 

 

A maior em 15 minutos foi 46 mm no Cachambi em abril de 2005, mas não entrou para as maiores em 1 hora.

Link to comment
Share on other sites

Tenho um dado extra-extra-extra oficial de alguns anos atrás em minha propriedade rural. Choveu em torno de 90 mm (de acordo com o pluviômetro) em cerca de 40 minutos.

Não estava presente mas de acordo com os funcionários foi um caos. A pequena área para criação de ovelhas que fica em declive e fazendo limite com a BR-386, foi inundada. Tiveram que se arriscar em quase 2 metros de água para salvar dezenas de ovinos que estavam a se afogar.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

E aqui já chove, totalmente sem graça, as nuvens tomaram conta com aqueles chuvisqueiros da infiltração marítima... Pelo menos um alento, verão mais fresquinho dos últimos anos que tenho na

memória!

 

Esse tipo de tempo pra mim é o pior que existe para fazer capturas. Mesmo em dias quentes e com pouca umidade é possível encontrar maiores possibilidades de fotografias do que em um período totalmente encoberto e sem graça.

Link to comment
Share on other sites

E aqui já chove, totalmente sem graça, as nuvens tomaram conta com aqueles chuvisqueiros da infiltração marítima... Pelo menos um alento, verão mais fresquinho dos últimos anos que tenho na memória!

 

DESDE 82 E O DÉCIMO EM 98 ANOS ATÉ O MOMENTO. REFRESCANDO A MEMÓRIA. E O JANEIRO BEM AMENO TBÉM, EM TERMOS DE NOITES FRIAS, ABAIXO DOS 20,0, DEVE PERDER PARA 1979 E QUASE EMPATA COM 2008, ESTÁ EM TERCEIRO EM 98 ANOS.

 

E A PREVISÃO ERA DE MAIS NOITES QUENTES PARA ESTE VERÃO.....NÃO ACERTAM A PREVISÃO PARA 3 MESES A FRENTE, ACERTARÃO P/DÉCADAS A FRENTE????

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.