Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo Verão 2008/2009


Luiz
 Share

Recommended Posts

  • Replies 477
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Imprudência, que nesta madrugada pode virar grave problema com a chuva forte prevista...

 

Clima | 02/01/2009 | 20h42min

 

Famílias estariam isoladas no Alto Morro do Baú em Santa Catarina

 

Pelo menos 14 pessoas estariam no local, segundo Defesa Civil

Segundo informações da Defesa Civil Estadual de Santa Catarina, 14 pessoas estariam isoladas no Alto Morro do Baú, em Ilhota, no Vale do Itajaí. Elas teriam deixado o abrigo onde se encontravam e voltado ao local para passar o Réveillon e conferir o estado das casas. Com a chuva que atingiu a região elas teriam ficado impossibilitadas de retornar aos abrigos.

 

Algumas famílias teriam deixado os filhos nos abrigos. Nesta sexta-feira de manhã, eles teriam procurado uma assistente social de Ilhota para relatar que os pais estariam isolados. Conforme a Defesa Civil, essas pessoas não conseguiram voltar porque o terreno está com muita lama e nenhum veículo consegue chegar até onde eles estão.

 

Essas pessoas estão morando em abrigos desde o final de novembro quando uma enchente atingiu Santa Catarina. Até esta sexta-feira, segundo dados da Defesa Civil, ainda restavam 32.853 pessoas desabrigadas e desalojadas no Estado. A enchente matou pelo menos 135 pessoas.

 

 

DIARIO.COM.BR

Link to comment
Share on other sites

 

Saltou um monte de pulgas aqui do meu monitor. Êta complexo de vira-latas!

Dificilmente ele irá disponibilizar teu comentário Alexandre.

Link to comment
Share on other sites

Aqui as ondas estão gigantes, mar muito ressacado, mas muito bonito de ver, muita chuva, o que dificulta as imagens boas. A cara é de inverno com evacuação geral, o povo está indo embora em filas enormes.

 

Brava

 

Parece inverno

 

brav03012009mz9.th.jpg

 

Tem surfistas na água, mas muitos fora dela observando com cautela. O mar está muito forte e há pouca areia.

 

brava03012009aky9.th.jpg

 

brava03012009ny2.th.jpg

 

brava03012009bhh9.th.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Estava lendo na METSUL o depoimento do DAIMAR, que é um participante assíduo do blog, parece ser pessoa muito legal e está por aqui, bom, está relatando exatamente o que sempre falo com relação a chuva, por isso meu pluviometro não bate com o de lugar mais nenhum, é que aqui chove mais mesmo. Ele falou algo em torno de 150mm estimando sem equipamentos, mas estamos com o total até agora desde o início da chuva, com 94mm. Se aliviar o movimento vou para a Mole e Joaquina mais tarde, lá as fotos devem ser legais. Obrigada Abrantes!

Link to comment
Share on other sites

Pressão aqui despencou 999 hPa, ventos no Farol de Santa Marta já chegaram a 89Km/h e aqui as rajadas começaram violentas...

 

No metar

SBFL 031800Z 22021G34KT 7000 -RA BKN009 OVC030 21/19 Q1003

 

Mas está mais forte que isso...

 

Na estação Governador Celso Ramos, perto daqui as 15h

 

Rajada máxima de 77,76Km/h, com vento médio de 56,16Km/h

 

Pressão 992.6

Link to comment
Share on other sites

Situação séria em Floripa. Um posto começou a desabar a parte de baixo enquanto estavamos comprando na conveniência, as rajadas são muito fortes, em Ingleses parei para fotografar outro posto que já tinha perdido boa parte do forro e um dos estilhaços entrou no meu pé, coisa de storm chaser mesmo. As ondas na volta vou postar imagens se tiver luz, sprays alucinantes. 100 km de engarrafamentos na 101...

Link to comment
Share on other sites

Tá louco, Jaque, espero que estejas bem. Pelo GFSx talvez terei que repensar se realmente vale a pena ir para veraneio em Camboriú, o modelo põe muita chuva e praticamente em todos os dias das duas semanas que estarei aí. Pelo Jornal Nacional dava pra ter uma idéia do vento, a repórter chamou atenção para as rajadas mais de três vezes enquanto falava o seu texto.

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Ricardo, obrigada. Foi pouca coisa, 2 cm sobre o pé, um arranhão profundo, mas já está resolvido. Olha, você deve vir sim, é muita emoção, vem com folga de 2 dias para a volta, daí não há problema! O vento aqui foi incrível, muito mais que o divulgado, as pessoas eram empurradas, as paredes dos restaurantes tremiam, tudo subia... Vento bem ciclônico mesmo.

 

Mais umas fotos aí...

 

Mole (Linda ressaca)

 

mdsc00318qx9.th.jpg

 

mdsc06383vl6.th.jpg

 

mdsc06489jz5.th.jpg

 

Joaquina

 

mdsc00352bp4.th.jpg

 

mdsc06448dm2.th.jpg

 

Barra

 

Onda de dois andares...

 

mdsc06661tz3.th.jpg

 

mdsc06685tr2.th.jpg

 

Água voando direto do spray em rajada

 

mdsc06769xx3.th.jpg

 

mdsc06903ep8.th.jpg

 

mdsc06778je1.th.jpg

 

mdsc06886dw9.th.jpg

 

Os estragos foram muitos, mas a maioria filmei. Árvores pequenas e grandes caíram em diversos locais, galhos por tudo, nas vias. Placas gigantes espalhadas pelas vias, placas pequenas no chão.

 

mdsc00366wy3.th.jpg

 

mdsc06906ll8.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Amigos, obrigada!

 

Igor, estava conversando com um cinegrafista da RBS e ele falou que momentos antes tinha presenciado uma nuvem funil na Armação que não chegou a virar tromba... Eu não vi nada em nenhum dia, infelizmente! Hoje, quando ia para o sul vi a nebulosidade muito escura, mas depois perdi as pontas de vista.

 

Vejam essas. Armação, sul de Floripa... O cenário é lindo, quando da a rajada a espuma levanta e faz o show. Mais de 500m de orla estão cobertos de espuma.

 

armacao04012009floripaxv6.th.jpg

 

armacao04012009flcw8.th.jpg

 

armacao04012009flagu6.th.jpg

 

armacao04012009flapje9.th.jpg

 

04012009armaflop3.th.jpg

 

Link to comment
Share on other sites

 

Incrível, comentários publicados... Viva a democracia, heheheh

Link to comment
Share on other sites

 

Incrível, comentários publicados... Viva a democracia, heheheh

 

 

Quanta asneira, tolice , idiotice, sei la mais o que.

Link to comment
Share on other sites

 

Incrível, comentários publicados... Viva a democracia, heheheh

 

 

Quanta asneira, tolice , idiotice, sei la mais o que.

 

Haha os teus comentários ficaram ótimos Alexandre.

Interessante como o pessoal mais a esquerda da cadeira se apropria de tudo para citar o imperialismo, o efeito estufa causado pelo petróleo dos americanos a nomeclatura dos furacões hahahahaha parece ate samba enredo de escola de samba aqui do Rio, não tem pé nem cabeça.

Link to comment
Share on other sites

Incrível Vídeo de tornado atingindo ônibus na Alemanha!!!

 

reparem no carro da frente, como ele é puxada e e pisa fundo no freio pra nao sair da estrada!

 

Acho que é a filmagem mais próxima que já vi de um tornado, pela que eles pararam de filmar quando chegou a uns 10m.

 

http://wetter.rtl.de/redaktion/news_113.php?media=video3&set_id=14628

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Incrível Vídeo de tornado atingindo ônibus na Alemanha!!!

 

reparem no carro da frente, como ele é puxada e e pisa fundo no freio pra nao sair da estrada!

 

Acho que é a filmagem mais próxima que já vi de um tornado, pela que eles pararam de filmar quando chegou a uns 10m.

 

http://wetter.rtl.de/redaktion/news_113.php?media=video3&set_id=14628

 

Abraços!

Boa,...

Tem uma filmagem que foi colocada aqui no Baz não me lembro por quem, que mostra uma camera de segurança filmando o tornado num estacionamento e ele levanta 2 carros.

Link to comment
Share on other sites

Incrível Vídeo de tornado atingindo ônibus na Alemanha!!!

 

reparem no carro da frente, como ele é puxada e e pisa fundo no freio pra nao sair da estrada!

 

Acho que é a filmagem mais próxima que já vi de um tornado, pela que eles pararam de filmar quando chegou a uns 10m.

 

http://wetter.rtl.de/redaktion/news_113.php?media=video3&set_id=14628

 

Abraços!

 

Na verdade é na Polônia, Clóvis.

Link to comment
Share on other sites

Incrível Vídeo de tornado atingindo ônibus na Alemanha!!!

 

reparem no carro da frente, como ele é puxada e e pisa fundo no freio pra nao sair da estrada!

 

Acho que é a filmagem mais próxima que já vi de um tornado, pela que eles pararam de filmar quando chegou a uns 10m.

 

http://wetter.rtl.de/redaktion/news_113.php?media=video3&set_id=14628

 

Abraços!

Boa,...

Tem uma filmagem que foi colocada aqui no Baz não me lembro por quem, que mostra uma camera de segurança filmando o tornado num estacionamento e ele levanta 2 carros.

 

Eu postei, Abrantes :wink:

 

Aquele vídeo é espetacular

Link to comment
Share on other sites

JAQ. NÃO ESQUEÇA DAS FOTOS DA RESSACA, ILHA OU CAMBORIÚ. PARA MIM PODERÁ SER A MAIS FORTE EM 30 ANOS, PELO MENOS EM JANEIRO. TEVE UMA MUITO GRANDE DIA 01/84

 

Ronaldo, estava lendo teu alerta e já está no monitoramento do meu. Estava vendo nos modelos e no de pressão de 1000 se vê a baixa gigantesca colada aqui no litoral de sc. Fiquei apavorada com o que pode ocorrer... Sim, dessa vez estarei de prontidão. Olha só, há um boato circulando de um vidente de Rancho Queimado sobre um Tsunami que atingiria Canasvieiras, especialmente, esse ano... Todo o norte da Ilha está lotado, há pessoas como nunca, só vi assim em 1984 ou 1986 e deu uma chuva muito forte na época que tudo ficou debaixo dágua, muito mais que os dois eventos de 2008, nos campings a água dava na cintura. Espero que não seja repeteco, pois a infiltração marítima segue muito forte aqui nos fins de tarde, concentrando umidade, hoje foi forte depois da chuva e dos únicos 2 raios. Até agora só li o teu alerta sobre essa bomba!

 

DADOS DE HOJE;

 

COM CORREÇÃO;

 

PICO DA MEGA-RESSACA; ENTRE A TARDE DE SÁBADO E MANHÃ DE DOMINGO. ONDAS MÉDIAS ENTRE 2,5/3,5 m A PICOS DE 4/5 M NA PRAIA!!!! SE CONFIRMAR O ESTRAGO NO NOSSO LITORAL SERÁ MUITO GRANDE!!! A PRINCÍPIO NÃO TERÁ PRAIA NO FIM DE SEMANA NAS ÁREAS DE MAR ABERTO!!! PARA MIM, A PIOR RESSACA NO VERÃO E, TALVEZ, UMA DAS PIORES A ATINGIR O LITORAL DE SC!! SENDO PESSIMÍSTA, PODE TER ONDAS DE + DE 5 m NA PRAIA (O QUE SIGNIFICA, +- 7/9 m DE FRENTE, QUEM OLHA DA PRAIA PARA A ONDA!!!)

 

Bom, está é provavelmente uma das poucas vezes que posto nesse forum...

Mas tinha que comentar sobre isso! u.u uma amiga da minha mãe nesse dia estava voltando de uma viajem em um cruzeiro que estava exatamente na costa de Santa Catarina, pertinho do ciclone extra-tropical...

Ela tava relatando que as ondas realmente estavam gigantes e que todo mundo estava em panico no cruzeiro, achavam que ia afunda! rs. parece que os talheros e copos da cozinha do cruzeiro teve 90% de destruição. Eu perguntei se ela tirou alguma foto ou vídeo, mas ninguem gravou (pelo menos da família dela). :/

Link to comment
Share on other sites

Ivan, teve locais aqui que as ondas chegaram a 6m, as fotos que postei mostram picos muito altos. Como ninguém se interessa mesmo por aqui em ver penetração do mar no sat, ou ressaca as coisas passam em branco, mal uma notinha no jornal. Mas seu relato é bem importante, pelo menos para quem acompanhou as coisas in loco. Obrigada pelo relato.

 

Ricardo,

Estava olhando no Radar e me parece que a região de São Marcos, próximo a Caxias e a volta deve sofrer impacto forte de granizo ou mais, veja os núcleos no Radar de Morro. Aqui nada, cedo começou aquela penetração marítima que liquida com tudo...

Link to comment
Share on other sites

Ivan, teve locais aqui que as ondas chegaram a 6m, as fotos que postei mostram picos muito altos. Como ninguém se interessa mesmo por aqui em ver penetração do mar no sat, ou ressaca as coisas passam em branco, mal uma notinha no jornal. Mas seu relato é bem importante, pelo menos para quem acompanhou as coisas in loco. Obrigada pelo relato.

 

MAS UMA PROVA QUE ESTAVA CERTO. SÓ NÃO DEU PREJÚ ENORME POR SER LUA NEUTRA.

 

Ricardo,

Estava olhando no Radar e me parece que a região de São Marcos, próximo a Caxias e a volta deve sofrer impacto forte de granizo ou mais, veja os núcleos no Radar de Morro. Aqui nada, cedo começou aquela penetração marítima que liquida com tudo...

Link to comment
Share on other sites

Falei há pouco com o Alexandre, este tempo tá estranho, vento forte de sul, sistema avançando de sudeste para noroeste.Já vi este filme, em janeiro, com temporais avançando desta direção.

Valeu Alexandre, e por favor nos mantenha informados.Hoje à tarde/noite ocorreram pancadas de chuva e algumas rajadas de vento.

Link to comment
Share on other sites

Parece coisa de tornado!

 

Chuva de granizo deixa cerca de 15 feridos em Salto do Jacuí

Estima-se que 80% de casas e prédios tenham sido atingidos por volta das 19h desta quinta-feira

Cerca 15 pessoas ficaram feridas durante a chuva de granizo que caiu sobre Salto do Jacuí, na região central do Estado, por volta das 19h desta quinta-feira. Segundo o prefeito do município, Ilton Larri Costa (PMDB), há suspeita de que uma dessas pessoas tenha sofrido traumatismo craniano. Ela foi transferida para Cruz Alta.

 

Estima-se que 80% de casas e prédios tenham sido atingidos. Entre eles, a Câmara de Vereadores, escolas, ginásios e a casa do prefeito.

 

— Estamos encontrando dificuldade em abrigar as pessoas porque os locais para onde elas poderiam ser levadas também foram destruídos — disse ele.

 

O município já entrou com pedido de situação de emergência junto à Defesa Civil do Estado, que prometeu enviar telhas, cestas básicas e suprimentos para atender os desabrigados. A Defesa Civil enviará ao município uma equipe para fazer o levantamento dos estragos.

 

A cidade permanece sem luz e sem abastecimento de água.

 

 

ZEROHORA.COM

Link to comment
Share on other sites

Paulo,

 

Estava vendo a animação do radar e há vários núcleos intensos que se formaram nesta tarde no RS, esse de Jacuí chama a atenção, o junto a Santa Maria e depois esses da serra. No litoral 3 pontos chegaram juntos em alguma praia entre Capão e Arroio do Sal. Foram fortes, vamos torcer para que a destruição seja a mínima possível e que não haja mais feridos.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.