Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Enchente no Rio de Janeiro em 1965


Luiz
 Share

Recommended Posts

Assistindo ao "Jornal Hoje", mencionaram o fato de ser o Dezembro mais chuvoso no Espírito Santo em mais de oitenta anos. Isso me fez lembrar de uma imagem que vira num livrinho aqui em casa (Correio da Unesco), que mostra uma enchente ocorrida em 1965 no Rio de Janeiro:

 

semttuloij5.th.jpgthpix.gif

 

Assustadora!

 

Em que mês ocorreu essa enchente no Rio de Janeiro, em 1965?

Link to comment
Share on other sites

Não sei de enchentes em 1965, teve uma muito grande em 1966 com mais de 200 mortos só na cidade (jan) e outra em 1967 com deslizamentos e mais de 100 mortos.

 

 

Como anda o tempo? Existem dois tópicos (bem ativos) sobre o Rio de Janeiro em "Condições observadas no Brasil e no mundo", um deles com boletins mensais que estou postando (dados do INMET e Georio), me causa surpresa saber que o administrador desconhece a existência dos mesmos.

 

No mesmo "ignorado" espaço tem outros tópicos interessantes como o monitoramento da chuva nas capitais feito pelo Fabio Luis, o monitoramento mensal de temperaturas feito pelo Carlos Dias, o tópico de Portugal com belíssimas fotos das nevadas recentes...

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente meu tempo é pouco! Sou obrigado a ler a maioria dos tópicos e postar pouco. Não posso acompanhar o que se diz em todo o site, menos ainda analisar os dados de outra cidade, coisa que os que conhecem a região podem fazer muito melhor! Mas imagino que as chuvas aumentaram em relação aos últimos anos...

Link to comment
Share on other sites

Uma boa pergunta, Michel. A única informação que consta é a que se pode ler na imagem.

 

A propósito, como andam as precipitações no Rio este ano? O Rodolfo há um bom tempo comentava a respeito dos baixos volumes de chuva por lá. Será que a situação mudou?

 

Sds.,

 

Pois é, eu até imaginei se não seria no mesmo evento da super nevada no sul. O gradiente térmico foi enorme naquele evento, pois havia um forte bloqueio no Sudeste. Para se ter uma idéia, Curitiba teve mínima de 0º C e Palmas, de -10,1º C!

Fiquei pensando se a enchente no Rio não adveio do choque da frente fria e da massa de ar quente no bloqueio.

Link to comment
Share on other sites

Uma boa pergunta, Michel. A única informação que consta é a que se pode ler na imagem.

 

A propósito, como andam as precipitações no Rio este ano? O Rodolfo há um bom tempo comentava a respeito dos baixos volumes de chuva por lá. Será que a situação mudou?

 

Sds.,

 

Pois é, eu até imaginei se não seria no mesmo evento da super nevada no sul. O gradiente térmico foi enorme naquele evento, pois havia um forte bloqueio no Sudeste. Para se ter uma idéia, Curitiba teve mínima de 0º C e Palmas, de -10,1º C!

Fiquei pensando se a enchente no Rio não adveio do choque da frente fria e da massa de ar quente no bloqueio.

 

As fotos do RS são do mesmo episódio das nevadas. Imagine monitorar um evento daqueles com a tecnologia de hoje! Seria incrível!

 

Contudo, dada a situação em SC hoje, perde muito o brilho imaginar o que deve ter acontecido... :roll:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, creio que este evento não ocorreu naquela memorável invasão polar de agosto, pois a precipitação registrada pelo inmet na capital carioca no dia 20/8 foi de 1,9mm e 2,4mm no dia 21/8.

Talvez tenha ocorrido nos dias abaixo, que foram as maiores precipitações daquele ano:

Dia            Prec (mm)

20/4/1965          67,5
26/1/1965          57,6
10/1/1965          44,8
9/1/1965           40,7
5/1/1965           37,9
29/11/1965         36,6
27/1/1965          34
3/12/1965          32

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, creio que este evento não ocorreu naquela memorável invasão polar de agosto, pois a precipitação registrada pelo inmet na capital carioca no dia 20/8 foi de 1,9mm e 2,4mm no dia 21/8.

Talvez tenha ocorrido nos dias abaixo, que foram as maiores precipitações daquele ano:

Dia            Prec (mm)

20/4/1965          67,5
26/1/1965          57,6
10/1/1965          44,8
9/1/1965           40,7
5/1/1965           37,9
29/11/1965         36,6
27/1/1965          34
3/12/1965          32

 

 

Legal! Tem como conseguir estes dados de 1966? Foi um ano de grandes enchentes, e no ano seguinte novamente.

 

Penso que esta foto pode ser de 1966, talvez haja um erro na data (não que não possa ser de 65, mas as de 66 e 67 foram as maiores).

Link to comment
Share on other sites

Uma boa pergunta, Michel. A única informação que consta é a que se pode ler na imagem.

 

A propósito, como andam as precipitações no Rio este ano? O Rodolfo há um bom tempo comentava a respeito dos baixos volumes de chuva por lá. Será que a situação mudou?

 

Sds.,

 

Pois é, eu até imaginei se não seria no mesmo evento da super nevada no sul. O gradiente térmico foi enorme naquele evento, pois havia um forte bloqueio no Sudeste. Para se ter uma idéia, Curitiba teve mínima de 0º C e Palmas, de -10,1º C!

Fiquei pensando se a enchente no Rio não adveio do choque da frente fria e da massa de ar quente no bloqueio.

 

As fotos do RS são do mesmo episódio das nevadas. Imagine monitorar um evento daqueles com a tecnologia de hoje! Seria incrível!

 

Contudo, dada a situação em SC hoje, perde muito o brilho imaginar o que deve ter acontecido... :roll:

 

Verdade. Eu fico imaginande se a nevada de 75 em Curitiba se desse hoje, que fotos maravilhosas não seriam batidas!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.