Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Inverno de 2008


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

A sondagem das 00z revela grandes índices de instabilidade em Uruguaiana:

 

Station identifier: SBUG
                            Station number: 83928
                          Observation time: 080817/0000
                          Station latitude: -29.78
                         Station longitude: -57.03
                         Showalter index: -6.69
                              Lifted index: -8.40
   LIFT computed using virtual temperature: -9.37
                               SWEAT index: 433.41
                                   K index: 33.80
              Convective Available Potential Energy: 2957.72
            CAPE using virtual temperature: 3213.44
                     Convective Inhibition: -20.13

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 455
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A sondagem para Uruguaiana é alarmante! O CAPE está muito explosivo. Os coitados já levaram uma essa semana, é cenário preocupante, ainda bem que a METSUL já alertou! As rádios deveriam disparar alertas...

 

Te prepara Ricardo, muito cuidado! Hoje quando vi brasilits encravadas nos barrancos há muitos metros de distância de onde saíram, lembrei de ti e tuas fotos. Essa pode ser outra onda de tempo severo daquelas... Se essa frente da semana passada fez gente levantar vôo aqui, imagina agora que os núcleos no radar já entram com ecos mais intensos e a sondagem aí para esses lados está com índices extremos de tempo severo...

Link to comment
Share on other sites

Bem esclarecedor Ronaldo! Mas, muito muito interessante, no Radar da REDEMET de Canguçu, uma célula vem em rotação desde às 23h e passa em rotação exatamente sobre a posição Canguçu no mapa do radar, exatamente às 00, ela passa sobre a cidade.

Muito bem visto Jaque, o radar de Santiago também pegou o bichinho.

Os núcleos de instabilidades estão se formando com extrema facilidade e muita força, desde a Argentina, região de Uruguaiana e restante da Campanha. Essa célula que você citou e algumas outras praticamente atingiram 70db!!

Link to comment
Share on other sites

Rajadas intensas aqui na ilha. A ventania sacode placas, árvores, e espalha folhas pelas ruas. No céu, uma área gigante de nebulosidade no horizonte vem para cá...

 

Na estação G Celso Ramos as rajadas máximas estão assim:

 

00 - 82,44 Km/h

01 - 79,56 Km/h

02 - 89,64 Km/h

03 - 78,84 Km/h

 

A poucos minutos deu uma rajada muito forte.(3h)

Link to comment
Share on other sites

Isso está com cheiro de tornado:

 

Um temporal destelhou dezenas de residências no município de Paim Filho, na noite deste domingo. O vento forte durou menos de um minuto, mas foi o suficiente para derrubar árvores e causar danos por volta das 19h.

 

Segundo a Brigada Militar da cidade, o vento atingiu apenas cerca de 200 metros da avenida principal no centro do município, destelhando parcialmente também o hospital, a rodoviária e uma loja. Ninguém teria ficado ferido. Pela manhã, os dados seriam melhor dimensionados.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, muito interessante mesmo, deves acertar mais esse!

 

Clima | 18/08/2008 | 13h25min

 

Prefeitura de Paim Filho decreta situação de emergência após temporal

Até a manhã desta segunda-feira, cerca de 120 casas haviam sido identificadas com estragos

Marielise Ferreira, Erechim

 

O prefeito Paulo Baggio, de Paim Filho, no norte do Estado, decretou situação nesta segunda-feira em função dos estragos provocados por uma tempestade que atingiu o município. Casas e indústrias foram atingidos, deixando um rastro de destruição na faixa por onde o vento passou.

 

O major Aurivan Chiochetta, coordenador Regional da Defesa Civil, vistoriou os estragos e adiantou que o governo irá liberar recursos para compra de telhas que foram destruídas após os fortes ventos.

 

A chuva intensa começou por volta das 19h e foi seguida de um forte vento, que não durou mais de dois minutos.

 

— Passou arrancando tudo. Rede elétrica, telhados, paredes, foi um grande susto — conta o secretário de administração municipal, Carlos Humberto Dal Prá.

 

A cidade ficou sem energia elétrica até a meia-noite. A chuva parou em seguida, o que ajudou os moradores a começarem a consertar os estragos, colocando lonas distribuídas pela prefeitura. O levantamento ainda está sendo realizado, mas até a manhã desta segunda-feira, cerca de 120 casas haviam sido identificadas com estragos.

 

O hospital da cidade também foi atingido e teve cerca de 50% da cobertura arrancada pelo vento. A indústria de móveis e esquadrias Valmórbida, recém-construída, teve duas paredes derrubadas - a frontal e a traseira.

 

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a2126161.xml

Link to comment
Share on other sites

Alguns dados do temporal de Pain Filho.

 

Jornal Local

 

capaxc5.th.jpg

 

Defesa Civil

 

No final da tarde de domingo, 17, fortes chuvas e vendaval atingiram o município de Erechim, causando destelhamento e queda de árvore. Três residências ficaram parcialmente destelhadas no bairro Alvorada. Uma casa de madeira ficou parcialmente desabada atingindo a casa vizinha, que ficou com a garagem e o muro lateral comprometidos. Ninguém residia no imóvel de madeira, mas a casa ficou danificada.

A Defesa Civil municipal de Erechim foi acionada, e condenou o imóvel por falta de estrutura e risco de queda. Para evitar maiores riscos aos vizinhos a casa foi colocada ao solo com o auxilio de guindastes, e os proprietários foram orientados quantos aos procedimentos de segurança entre outras informações.

A queda de uma árvore em via pública causou a interrupção parcial do transito de veículos. O número de afetados pelo evento foi de vinte e duas pessoas, tendo uma residência destruída, e quatro danificadas. Também houve queda no abastecimento de luz.

 

Assessoria de Imprensa da Defesa Civil /RS

 

Estragos

 

Pain Filho (situação de Emergência)

 

- 120 residências afetadas

- 4 prédios publicos

- 500 pessoas atingidas.

 

Fotos do radar

 

21h30

2130tz7.th.jpg

 

21h45

2145nz6.th.jpg

 

22h

22yc0.th.jpg

 

------------------------------------------

 

Dois homens são atingidos por descarga elétrica em Canoas

 

Vítimas foram encaminhadas ao HPS em estado grave

Dois homens ainda não-identificados sofreram uma descarga elétrica quando realizavam reparos no telhado de uma casa na Rua J. Marques, no bairro Niterói, em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre.

 

De acordo com informações da Brigada Militar, as duas vítimas foram socorridas por volta das 19h30min da noite desta segunda-feira e encaminhadas em estado grave ao Pronto Socorro da cidade.

 

 

ZEROHORA.COM

Link to comment
Share on other sites

A ZH publicou isso (Mediocre, me perdoem os colegas!)

 

Ridículo !! Ri pra não chorar quando li.

 

Tornados ocorrem em terra. E tromba d'água é o que que ? Ciclones e furacão são parecidos com tornados (hehehehheheheh). No Sul do Brasil, o vento passa dificilmente de 100 km/h em tornados (heheheheh).

Link to comment
Share on other sites

A ZH publicou isso (Mediocre, me perdoem os colegas!)

 

Ridículo !! Ri pra não chorar quando li.

 

Tornados ocorrem em terra. E tromba d'água é o que que ? Ciclones e furacão são parecidos com tornados (hehehehheheheh). No Sul do Brasil, o vento passa dificilmente de 100 km/h em tornados (heheheheh).

 

A questão do vento é a mais ridícula que já vi, já consegui segurar na mão ventos de mais de 80Km/h no anemômetro, tudo bem, a gente vai um pouquinho para trás, mas estão brincando mesmo, é que nem sabe o que falam, aliás, não sabem que tromba dágua é tornado ainda...

Link to comment
Share on other sites

O dia aqui amanheceu limpo, com poucas nuvens no céu. Neste momento há formação timida ainda de nuvens, forte abafamento, e está quase sem vento. 27C, mas e pressão 1011hPa e na estação já aponta chuva. Minha torcida é para algumas imagens bonitas, sem qualquer dano. Fica a torcida. Pelo radar, há três núcleos de instabilidade mais acentuada passando junto a Tubarão, Laguna. Qualquer novidade informo.

Link to comment
Share on other sites

O dia aqui amanheceu limpo, com poucas nuvens no céu. Neste momento há formação timida ainda de nuvens, forte abafamento, e está quase sem vento. 27C, mas e pressão 1011hPa e na estação já aponta chuva. Minha torcida é para algumas imagens bonitas, sem qualquer dano. Fica a torcida. Pelo radar, há três núcleos de instabilidade mais acentuada passando junto a Tubarão, Laguna. Qualquer novidade informo.

E como você disse bem, Jaque, num dia infernal na capital catarinense, eu estava no Centro das 14 às 15 horas desta quinta-feira e acompanhei as nuvens. Às 15 horas pude observar uma parede de nuvens vindo de sudoeste.

 

Neste momento a situação é MUITO animadora aqui na ilha. Nuvens bem escuras cobrem o céu e cada vez chegando mais. Esta noite promete! Vou tentar tirar algumas fotos também.

 

Qualquer novidade eu informo. Tenho 24,6°C agora, mas está muito mais quente do que isso na rua. O vento mudou nos últimos minutos e já sobra de sul/sudoeste. Velocidade aumentando.

Link to comment
Share on other sites

Samuel! Algumas descargas elétricas e alguns scuds aqui, um céu realmente bonito, mas a frente de rajada foi pequena e se dividiu. Com relação a 2 dos scuds tenho minhas dúvidas. Vou dar uma contrastada e depois posto para o pessoal comentar.

 

Abraços,

 

Estava vendo, tinha uma neblina que não deu nitidez as imagens, mas a primeira é um TAIL CLOUD, pois a proeminênia sai do wall cloud, era bem inteira

 

1.jpg

 

Essa é um scud que se formou bem na frente do wallcloud quando ele avançou

 

2.jpg

 

Agora, essas duas tenho dúvidas, me pareceram um funil. Eu estava longe, mas deu para ver baixar e se diluir com movimento. O que vocês acham...

 

3.jpg

 

4.jpg

Link to comment
Share on other sites

Em termos de nuvens o dia foi excelente aqui em Florianópolis! Só a chuva que deixou um pouco a desejar. Ainda está quente (22,9°C).

 

Não cheguei a ouvir nenhuma trovoada e menos ainda ver alguma descarga. Espero mais sorte nesse fim de semana.

 

Amanhã e sábado estarei o dia inteiro no centro, das 5 às 22, fazendo medições para um projeto de meteorologia da universidade federal. Será muito interessante e estou querendo arrebentar nos dados, pois tenho intenção de ser monitor de Climatologia em 2009.

Link to comment
Share on other sites

Samuel, obrigada. Olha, realmente não foi um céu que surtisse fotos legais, fiquei mais na observação mesmo. Tinha reticulares hoje, nuvens bem raras. Mas céu tipico de inverno, bem diferente da maluquice que foi a de 12.

 

Gostaria que a primavera chegasse logo, daí saímos deste marasmo e as tempestades já serão fortes e mais definidas. Nos quatro últimos agosto, a tempestade do dia 12 foi realmente a mais bela, certamente muitas ocorreram a noite nestes anos que falei e me refiro a 2 anos em PoA e 2 aqui. Mas vamos ver, parece que dia 29 ou 30 promete (pelo Ensemble, o modelo que mais gosto).

Link to comment
Share on other sites

Oi jaque!!

 

Olha, nao dá pra saber se é funil ou uma daquelas regiões aonde tem uma forte corrente ascendente e aí a nuvem "fica se formando e subindo" parecendo um funil, não sei se consegui explicar, mas acho que você me entendeu.... ehheheheh

 

Duquia, que excelente comentário!! Também não sei onde postar vídeos, tens cadastro no youtube ? Ai coloca lá e a gente acessa pelo link!!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Sensacional Duquia! Parabéns!

 

Clóvis, pode ser sim que não seja. Tem uma imagem igual que foi feita nos EUA, mas nem vou atrás, pois estou me dedicando ao máximo para terminar o livro que está na reta final.

 

Saírá também em E-book, versão em CD Room como fonte de consulta e com melhores fotos, tudo em alta resolução, entrevistas, um verdadeiro banco de dados para pesquisas. Faltam apenas detalhes de direitos autorais de alguns Jornais e revistas, para que não tenha problemas com a lei de copy, a multa é pesada. Para não ter problemas mesmo comprei direitos de várias imagens, de jornais e autores. São incríveis mais de 70 registros no Brasil em imagens e videos desde 1957. Tem um mapa que fiz que ficou muito legal com imagens de ocorrências em todo o território brasileiro, tem tabelas com anos de ocorrência, tipos de trombas, classificação... Aguardem!

Link to comment
Share on other sites

Sensacional Duquia! Parabéns!

 

Clóvis, pode ser sim que não seja. Tem uma imagem igual que foi feita nos EUA, mas nem vou atrás, pois estou me dedicando ao máximo para terminar o livro que está na reta final.

 

Saírá também em E-book, versão em CD Room como fonte de consulta e com melhores fotos, tudo em alta resolução, entrevistas, um verdadeiro banco de dados para pesquisas. Faltam apenas detalhes de direitos autorais de alguns Jornais e revistas, para que não tenha problemas com a lei de copy, a multa é pesada. Para não ter problemas mesmo comprei direitos de várias imagens, de jornais e autores. São incríveis mais de 70 registros no Brasil em imagens e videos desde 1957. Tem um mapa que fiz que ficou muito legal com imagens de ocorrências em todo o território brasileiro, tem tabelas com anos de ocorrência, tipos de trombas, classificação... Aguardem!

 

Bem, eu também não acho que seja funil, apenas uma "parte" destacada da nuvem.

Jaque, não sabia deste livro!!! Ansioso pelo lançamento, comprarei com certeza! Belíssimo trabalho!

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Como eu já havia dito dias antes, parece que haverá um preocupante quadro de tempo severo para o RS no final do mês. Onda de calor nos dias precedentes, pressão em queda chegando a 1003.3hpa (menor valor indicado pelo GFS neste inverno, lembrando que geralmente a pressão aqui é de 4hpa a menos que o indicado), e uma forte massa polar na retaguarda. E atentem, pode ser perigoso mesmo! Veja que o ETA Regional coloca pressão em 998hpa para Ijuí e região noroeste! Isso, sob essas condições, é assustador! O Global 7 dias, coloca pressão em 1002hpa pra TM e calor de 30ºc no dia que antecede a chuva.

Link to comment
Share on other sites

Amigos, severo não foi, mas em PoA! Agora Novo Hamburgo o estrago foi grande pelo granizo gigante, escutei no rádio na vinda. Cheguei a pouco do RS, fiz algumas imagens da tempestade elétrica desta madrugada, assim que der posto. O Granizo no Cristal teve 1,5Cm, foi pequeno, ao meio-dia, mas foi lindo ver as cortinas....

Link to comment
Share on other sites

Igor, obrigada! Olha, as mais bonitas, nuvem-terra preciso extrair, me dá uma dica, não sei como fazer...

 

Filmou? Se sim, tente algum programa que captura imagens de vídeo, tipo Movie Maker.

 

Igor, obrigada, postei mais duas, são incríveis as sequências desses dois raios, estremeceram onde eu estava. Chovia bastante na hora.

Link to comment
Share on other sites

Lindas Jaque, as duas primeiras (raios) ao meu ver são as mais belas! Espetaculares. O problema de quando filmamos é a qualidade, bastante defasada...

 

Ricardo, obrigada! Postei abaixo das superespostas os raios, é que o clarão é pura energia, de ruptura mesmo, muito lindo. Sim, nunca gostei de filmar por isso, mas era tempestade elétrica, um atrás do outro e o tempo da máquina em A rouba mais de 20s então em cada 20s de filmagem há três raios e não um possível, caso conseguisse capturar na exposição longa A. Qualidade é qualidade, prefiro foto normal, mas foi bonito filmar, foi com a câmera nova, resolução de filmagem de 1080X900, então observa aí como as extrações ficaram legais...

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Clóvis,

 

Obrigada! O granizo, justiça seja feita, só o professor Eugenio, Gênio, acertou em post na METSUL, preocupado antes de viajar. É um cidadão porto alegrense, figura paternal da cidade, e alertou antes de sair, nossa, que responsável... Meus parabéns a ele e ao Luiz Fernando! Para quem não sabe, deu granizo gigante em Novo Hamburgo e causou situação de emergência na cidade.

 

Post:

 

A instabilidade que deve afetar parte do Rio Grande do Sul no sábado e quase o Estado inteiro no domingo decorrerá de áreas de instabilidade que vão avançar sobre a massa de ar frio que cobre o território gaúcho. Os modelos por computador não indicam nem chuva forte nem temporais, mas em situações semelhantes no passado chegaram a ocorrer episódios de chuva forte, trovoadas e mesmo granizo em pontos localizados.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.