Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Geada em Passo Fundo 30 de Abril de 2008


lucas marcondes
 Share

Recommended Posts

Oi pessoal, hoje aqui em Passo Fundo fez um frio bom. A temperatura mínima foi de 2,3ºC pela manhã na automática do INMET,. Pena que não tenho como saber quanto faz nas baixadas de PF :(

As fotos foram tiradas no Parque da Gare, que fica a aproximadamente 650m, com algumas elevações ao redor com altitude de 670m e +. São poucas e não ficaram muito boas porque eu tava a caminho da aula e com pressa :(

 

DSC05093.jpg

 

DSC05091.jpg

 

DSC05092.jpg

 

DSC05090.jpg

 

:D

Link to comment
Share on other sites

Tomasini, tenho uma curiosidade esta estação do Inmet PF está localizada numa baixada, vc conhece o local? :D

 

Paulo, até onde eu sei não é baixada. Ao menos é uma das regiões mais altas de Passo Fundo. Fica na Embrapa, muito próximo da UPF. Era para eu e o Delcio irmos lá conhecer mas...

Fica muito, muito longe da área central da cidade.

Vou tentar localizar ela no Google Earth com as coordenadas dela. Se achar posto a imagem aqui.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Bem, pelo Google Earth a altitude é compatível com a da cidade.

Não me parece baixada Paulo.

Estou disponibilizando duas imagens. Uma do local onde ela se localiza. Talvez seja ela, a estação, onde pus a seta.

A segunda imagem para se ter uma noção de o quão longe ela se localiza da cidade. Ao que parece está em um micro-clima diferenciado da zona urbana mais densa.

Espero ter esclarecido alguma coisa.

 

estacao1uu4.jpg

 

 

 

estacao2qd2.jpg

Link to comment
Share on other sites

Não sei não, mas acho que o clima não se diferencia tanto assim do resto da cidade. Eu não tenho termômetro nem estação, mas é o que parece.

E ainda não me parece uma baixada, também se fosse, acredito que as terperaturas apresentadas seriam mais baixas.

Sei lá, eu não entendo nada mesmo. aeiuaheiauhe :P

Link to comment
Share on other sites

Não sei não, mas acho que o clima não se diferencia tanto assim do resto da cidade. Eu não tenho termômetro nem estação, mas é o que parece.

E ainda não me parece uma baixada, também se fosse, acredito que as terperaturas apresentadas seriam mais baixas.

Sei lá, eu não entendo nada mesmo. aeiuaheiauhe :P

 

Meu caro Lucas, toda cidade grande e de médio porte tem uma bolha de aquecimento. E Passo Fundo não foge a regra. Lá é mais frio sem a menor dúvida. Apenas baixadas podem obter as mesmas mínimas.

Abs.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 years later...

Sei que esse tópico já é antigo... mas eu li as discussões e gostaria de contribuir...

Eu também sou de Passo Fundo e observo e estudo o clima e os microclimas aqui há bastante tempo e acredito poder contribuir.

Primeiramente, informo que a estação meteorológica do Inmet não está numa baixada, ao contrário, ela está no alto de uma coxilha. As baixadas ficam com altitudes em torno de 640 m.

Em noites com ar polar, como o caso do dia em que foi tirada a fotografia, praticamente não há diferença de temperatura entre o Centro e a estação do Inmet (as mínimas ficam 1ºC ou 2ºC mais elevadas no Centro, não mais que isso).

A diferença real está nas baixadas que são muito mais frias. Meus pais moram em uma baixada a 620m de altitude, no Bairro Vera Cruz, onde se registra temperaturas em torno de 3ºC a 5ºC menores que na estação do Inmet (já cheguei a registrar 8ºC a menos na casa dos meus pais). Na baixada onde meus pais moram é muito comum temperaturas nevativas e as temperaturas da cidade são muito semelhantes e uniformes com a estação do Inmet.

Nota-se uma grande diferença na sensação térmica (o Centro é mais seco) e no regime de ventos (no Centro o vento é conduzido mais intensamente em algumas ruas e em outras ele é bloqueado pelos edifícios).

Eu moro no Centro e geralmente registro temperaturas iguais ou levemente superiores (1ºC a 2ºC) às registradas na estação do Inmet durante o inverno. Essa diferença entretanto ocorre em dias seguidos de sol e tempo seco... logo após chover e entrar ar polar, quando o concreto do centro ainda está resfriado, essa diferença praticamente não existe.

O local onde foram tiradas essas fotografias é uma área arborizada, mas está bem dentro da área urbana, comprovando que as temperaturas também atingem valores baixos no Centro logo após a entrada de ar polar.

Em 2009, sob uma massa de ar polar intensa, meu termômetro marcava menos de zero grau aqui no Centro antes das 22h... eu queria confirmar que o termômetro não estava errado, então tirei uma forma de gelo do congelador e coloquei na sacada do apartamento. No outro dia pela manhã, com -2.3ºC, a forma de gelo estava intacta, sem qualquer sinal de derretimento.

Pelo que observei e analisei em dados e comparações, há diferença entre o Centro e a estação do Inmet, porém mais de sensação térmica do que de temperatura real. As baixadas são bem mais frias que a estação do Inmet.

Link to comment
Share on other sites

Belas imagens!!!

 

Geada em 2008 no final de Abril! Nao me lembrava de ter feito frio tao cedo assim em 2008...

 

Eliomar, valeu pelas contribuicoes, sempre que tiver novas informacoes de Passo Fundo compartilhe conosco! pra quem tinha duvida esclarecida entao a situacao, a ESTACAO DE PF FICA EM TOPO.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Paulo Henrique:

 

Na região de Passo Fundo não há acidentes geográficos que caracterizem "encostas", pois a cidade é toda formada por cochilhas arredondadas, com pequena variação de altitude e essa variação ocorre de maneira bastante suave, sem declives acentuados.

 

Entre a UPF e a Embrapa há 03 cochilhas.

 

Na parte mais antiga do campus da UPF, onde está a faculdade de Odontologia, a altitude é de 710m e cai para 670 m próximo ao lago da faculdade e onde tem os estacionamentos.

 

Ainda dentro do Campus, subindo em direção a Faculdade de Direito, está outra cochilha com 700 m de altitude e cai para 650 m onde tem uma área com um bosque.

 

Depois disso vem a cochilha onde está a Embrapa, com 690m de altitude. A altitude da estação do Inmet é de 688 m (no alto de cochilha).

 

Descendo a cochilha da Embrapa, ela baixa até os 640 m, nas margens do Rio Passo Fundo, em direção à Barragem da Corsan.

 

A Perimetral Norte, que passa em frente a entrada da Embrapa, está a 657 m de altitude no local.

 

O relevo é levemente ondulado, sem acidente geográfico expressivo, a estação do Inmet está bem no topo da cochilha.

Link to comment
Share on other sites

Caro Eliomar eu conheço muito bem Passo Fundo, tenho vários familiares que moram aí há muitos anos.

- Encosta não significa apenas paredão, existem encostas em declive muito acentuado, acentuado e tmbm suave.

-Aqui em Solecity, resido em uma encosta alta(parte da encosta mais próxima do topo) logo ali adiante a uma quadra é uma encosta baixa(parte da encosta mais próxima da baixada)

-Vou lhe dar alguns exemplos de encosta aí em Passo Fundo, o declive do Bairro Petrópolis (Av Brasil) e na mesma avenida que desce do Centro para o Petrópolis ali existem encostas altas e encostas baixas, o mesmo ocorre entre o Bosque Lucas Araújo e o Centro, no meio uma grande baixada e ao redor topos, e antes de chegar nos topos, encostas.

-Mas se vc está dizendo que conhece o local lá do Inmet eu acredito, então que seja topo.

-Embora numa próxima ida à Passo Fundo vou pessoalmente conhecer o local da estação.

Link to comment
Share on other sites

Paulo Henrique!

 

Entendi teu raciocínio...

 

Quando passares por Passo Fundo faça uma visita à Embrapa. Inclusive, vá até a faculdade de Direito de UPF e, se possível, faça o caminho de estrada por trás da barragem da Corsan.

 

Foi bom você mencionar sobre essas baixadas dentro da área urbana. Olhe estas fotografias que eu tirei no inverno de 2010 na parte baixa do bairro Petrópolis, próximo ao Bourbon:

 

- Congelamento das poças de água:

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAHJVZA_NwnHEKBteKOPxdWgWBDmNLywup3pHGds3FfwHAFTP_WKe1KOdZogbBM5qz-isLjqpeAt0TztNRtpSO48Am1T1UIPAe1HXp78_iBViAc27CGUeU4u1.jpg

- http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAA1m9eIi9OmxdYEHHtkSIuoWqY6JIcxqs35GJ9IW7prAO0PMD7i4yx6ASECO20ymYYrP0Rj2WeXFa8hAXfPVEgAAm1T1UB01vsDAPqws1w7Vcn6sxVx12IYF.jpg

 

- http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAALEvrQHmc8MMjMau-qCpgY1-TXqORfVDHfrqlhh2T4ZjY5bfVkR27EcPclgrV-N-hA2nu4UYkPTYk3mGlklznbsAm1T1UNuf6Hx2epIJ8y2CHMY_RFTx5zLN.jpg

 

- http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAHY6tRB4pOtkOLHRzRC0obOtuQAsKP7NYZDTgz6HX-rz-DDo1WFQ1hoArclGSr-Bjr0ebA5oj0jj8Q04JFNdklMAm1T1UJVE5opQ6O4LqTjUM8SqaEqljIzi.jpg

 

Esta aqui eu tirei no alto do Parque da Gare, que fica entre o Centro e o Bosque Lucas Araújo:

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAB9FqdG1XCBnXtYG4w0oE_ji3fv7hhgH0Omn1mPeBf-AYG-U-L-nmN_oOyKYNfA1fwgM74Q5_VvKsEkXDgnSTFAAm1T1UILoxkOuE8HSbGAQl05-xtkQ0wtP.jpg

 

Esta aqui é na Praça Tamandaré, próxima ao Hospital São Vicente de Paulo (no Centro, em meio a edifícios, e em local alto):

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAFibp8N9T3xIZz4mIgRQarfsXp8-_4K4pvxK-V5WQkJeJIjucXXSFBeEtn9mdZ4aqhnxin8aQEjGk-HPKSP9-AUAm1T1UHszKeIEQiqBu-PFaaKwWtekrU61.jpg

 

Esta outra aqui é no jardim do Hemopasso, na Av. Sete de Setembro:

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAGGxQSekIURRI81SfdfovY8hYuuMNUe-1NXmmsaNCVwFNDV1_AsBYTUsn2tealWbdDow3u3DZ_XUNTjVd-S24W8Am1T1UICDoKxSCJop0F1yvlUwnOE0iAVb.jpg

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Hoje eu fui até a UPF e dei uma passada na Embrapa para tirar umas fotografias da estação do Inmet e postar aos colegas do blog para visualizarem as informações que eu passei.

 

Esta é a fotografia da estação do Inmet, no topo da coxilha:

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAColJbdeA5kwbJzWTPek-Mt8jHfW1rz5WOY2-PXPpm8S51i1jQAJnlsFp7Ut298iR34CMJM7lYtg8qZxqJViCuYAm1T1UJhm7SHZ8vUvD_J5CmizmzktPSPR.jpg

 

Nesta fotografia, tirada a partir do norte em direção ao sul, é possível ver a cidade do alto da coxilha onde está a estação do Inmet:

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAC1Qzkxy0f5FAx_RRMABlUoMEwk2odDnZ_77bei6IzUnHpFcHWkPFjTrd_TSf90sX3RZzn0otFI3KIyJ3I84jJ4Am1T1UDCsFXZixfrsKucn8nmvdFSJSjEt.jpg

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAFN7Pkbo43bu4M-g5JC7FfF_juSx5rP6-ehH3vkZm88nNqX4hAgnPD9LM8Q1rqAMXeunW3AGlN9jT3FkWpfgZiEAm1T1UGvgr45eEsXQduIQc9wf5jwcQFx6.jpg

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAONLqQBAAu27kKbdYpBvyZB3eNsxW44jbU-eciUaKsjAgudQNcCosLdgMpuH0nBZMIk861BvsHeJZ7lIU3XT2lIAm1T1UCD4cq0oS6laMcEA56lAfQMhB1r7.jpg

 

Alguns equipamentos da estação:

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAM3ZywGg0SjftdKtXWNIzsNtaYD3LgUcMPuEjKePJah2Q8FQhlDJelfFqADFlk0pdOeQK4cZyrxe3hCZpbMBhzMAm1T1UHOvKcuetgDhhbI4Ak7dhakVDhTJ.jpg

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAALDK-oSvXL34yeNCNA3m305t5pXHCPFeyOw2SsLl_7Y8EDLqvlA2Dw-yWAkZNQbIXwF5W3F2_nwvOnZXl8Nvg9QAm1T1UFPvUBttocJOmCs8QLhayxHMOq89.jpg

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAAy0d1VHNUG34ciywh2NkEzJoSpRd27EqwMYVY4nD_bIIF3quv3K9AXGj5_EliI8pK4TYAt4ufQb7ZSlylwml1wAm1T1UJuCDipZJpXQqUhe-Qc-qfuz8thp.jpg

 

Termômetro de relva na estação:

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAEQK0xnMpsMJwbYbRLXgy4UPd_jN6Gk4EEwRKFsfFuFfms2REQwCJEzpNXfM2Alyo2bTMgGZ5OSd_h8fNZ4LpesAm1T1ULtp-DJmNFkNgz55oEEWWXSEb2AS.jpg

 

Observem aquelas arvores ao horizonte, elas estão a aproximadamente 500 m da estação, depois dela começa o decline da coxilha e vem uma baixada:

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAAYM5DsyGynEUORRqQ6K_7ILvnQ-9gyVlBHQcyJzAEFa_8aMknIjfYIh7GIUMLWK_cGk8L9LDjkM1Z8642JSKi0Am1T1UEN0rO24c-XzMQfxUBLtjwHUPJzg.jpg

 

Fotos da baixada após as árvores (vocês podem observar que as fotografias foram tiradas de cima para baixo):

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAO5jcvrBXCZ_rLevasBaUAfcXKwkY2sD5keP4Ofn6rjaPnM7OZ4auIJTj_Zy8mbA8CDB9e9kAGgnCYFEiDCGceIAm1T1UIJf8bI3qxEDFuN69IYzBYx3jmV0.jpg

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAC8-2_8TRGInfSaEFPEdsxL9sEjV-B7qwXia1JEbDh6KmwMw1u-zkYdXIvULMQ_fb8MTvW_zLB5S3pMyxu3K-REAm1T1UFI9KAO_toMsMhWjB90sfuAhs6AI.jpg

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAACN3drONJeZJB5LzNjmNwmkSbSBz7U6NrG31gx8uYPjASivQH17VpCHni0eq18j6A4sbppzbjYawLEPEYk0KTQ0Am1T1UPAuDfN6UAVolundMFknIO9X4qMc.jpg

 

Após essa baixada, há uma nova coxilha, onde fica a faculdade de Direito da UPF (segue fotografia dessa 2ª coxilha:

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAOcJXIXawrXUhWHZ8iGjLXLevEcb5DAzzwU-8xmjsMeP4svp7OVIEUhbNaR9_OJF8odnscrtzS3xzfx8Pz4TzTgAm1T1UMGdViNcwep7QMw0f4MZhLPr3_RB.jpg

 

Esta última fotografia é no topo da 2ª coxilha, onde estão aquelas árvores é a parte antiga do Campus I da UPF, situada acima de 710 m de altitude.

 

Espero que as fotografias consigam demonstrar a realidade da estação, que está no topo de uma coxilha, na verdade, a terceira coxilha depois da UPF.

 

Saudações aos amigos!

Link to comment
Share on other sites

P.S.

 

Faltou a última fotografia, com o Campus I a partir da 2ª coxilha.

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAFYFRE8iG5lx63axxo3Q3t5wKjQYLG_N_Wq7FFeM6Vp2BmRsYV__IWmrYV-K8xXlsuIeX0QFvqSBbWn1p91Kmj8Am1T1UBzGdak9NZV5KwyYbdoEHeSVgYYg.jpg

 

Gostaria especialmente de registrar meu agradecimento pela atenção do meteorologista Sampaio, chefe da Estação do Inmet de Passo Fundo.

 

Ele informou que a estação foi instalada nesse local em 1970 e que a altitude e relevo do local da estação foram cuidadosamente escolhidos, após um cálculo da média de altitude da cidade, sendo que a altitude exata da estação é de 684 m, situada a uma distância mínima de 50 m de qualquer árvore e em local de relevo estável.

Link to comment
Share on other sites

P.S.

 

Faltou a última fotografia, com o Campus I a partir da 2ª coxilha.

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAFYFRE8iG5lx63axxo3Q3t5wKjQYLG_N_Wq7FFeM6Vp2BmRsYV__IWmrYV-K8xXlsuIeX0QFvqSBbWn1p91Kmj8Am1T1UBzGdak9NZV5KwyYbdoEHeSVgYYg.jpg

 

Gostaria especialmente de registrar meu agradecimento pela atenção do meteorologista Sampaio, chefe da Estação do Inmet de Passo Fundo.

 

Ele informou que a estação foi instalada nesse local em 1970 e que a altitude e relevo do local da estação foram cuidadosamente escolhidos, após um cálculo da média de altitude da cidade, sendo que a altitude exata da estação é de 684 m, situada a uma distância mínima de 50 m de qualquer árvore e em local de relevo estável.

 

Interessante, o pessoal foi bastante minucioso mesmo nesse caso hein! Muito bom! :good2:

 

A Embrapa Clima temperado tem outra estacao, nao?

 

Nos dados da Embrapa, tenho as seguintes minimas:

 

MAIO// -1,4-14/86

 

JUNHO// -2,5-04/80

 

JULHO// -3,8-20/81

 

AGOSTO// -2,9-06/63

 

SETEMBRO// -0,9-17/80

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Silvio!

 

A Embrapa Trigo de Passo Fundo foi instalada na cidade com o objetivo de desenvolver pesquisas sobre a produção de trigo no Brasil, quando a nossa região era a maior produtora nacional do cereal no Brasil.

 

Hoje o mercado do trigo nacional está bastante decadente (questões de mercado, preço etc)...

 

A Embrapa fez um convênio com o Inmet e os dados da estação convencional do Inmet e da Embrapa são os mesmos.

 

Anteriormente a década de 70, a estação convencional estava situada nos canteiros da Avenida Brasil, no Bairro Boqueirão (desde o ano de 1912).

 

Há alguns anos foi instalado também uma estação automática pelo Inmet no mesmo local da estação convencional, onde eu postei as fotografias.

 

Há outra estação automática na RBS TV, no Bairro Petrópolis. Está na parte alta do bairro, mas não está no topo.

 

Há, também, a estação meteorológica do Aeroporto Lauro Kurtz, situada 10 km longe do perímetro urbano, a 724 m de altitude, em local elevado também. Mas a estação do aeroporto somente coleta dados em horários de vôos... não tem dados permanentes.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.