Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Pico Itapiroca, a 1750m de altitude em CGS


Luccicurita
 Share

Recommended Posts

Então... neste findi, eu, a Regiane (minha ex-namorada e ainda amiga) e o Walter (um amigo que conheci na trilha) fomo ao pico Itapiroca, um dos cumes mais altos do Paraná. Na verdade, o cume verdadeiro fica a 1820m, a caixa com o livro de cume fica a 1805 e a área e acampamento a 1750. Enfim, uma zona.

 

Ainda na Rodoferroviária de Curitiba, sábado à tarde.

Close da Rê.

04022007052.jpg

 

Los dos desbravadores (quaquaqua...)

04022007054-1.jpg

 

No sítio-base, a 970m, depois da janta de sábado. Após duas latas de feijoada e uma garrafa de quentão por cabeça, a cara do povo não é das melhores.

04022007057.jpg

Link to comment
Share on other sites

Saímosdo sítio-base às 4h00, e por volta das 6h30, a uns 1500m, tivms este visu do amanhecer

04022007064.jpg

 

A 5 minutos da área de acampamento, e j´começando tomar uma brisa na cara. Mas por conta do esforço de levar 15 kg de comida, blusa e cobertores morro acima, ainda não tinha caído minha ficha de que fazia 1 grau.

04022007070.jpg

 

Agora sim, já na área de acampamento. Temp de 1,0 e brisa suave pacas, windchill em torno de -5 ou -10.

04022007076.jpg

 

É, eles tambem não estavam exatamente com calor.

04022007079.jpg

 

Visu da área de camps.

04022007074.jpg

 

Represa do Capivari, no planalto.

04022007078.jpg

 

Cidade de barracas.

04022007080.jpg

 

Tucum e Camapuã. ao fundo, uma cidadezinha. Qual seria?

04022007085.jpg

 

Vamos tentar ver melhor?

04022007086.jpg

 

Baía de Paranaguá e a sub-baía de Antonina.

04022007090.jpg

Link to comment
Share on other sites

- Ow, piá mala, falei que se a gente tivsse ido por aqui, ia ser bem melhor?

- Calaboca muié! Ou você quer subir tudo isto aqui de volta?

 

Local do barraco: bifurcação Itapiroca-Pico Paraná, a 1600m.

04022007091.jpg

 

Lucci fazendo rapel por uma parede radical de 2m de altura. Como a foto ficou meio borrada, deixei no modo pintura a óleo.

04022007096.jpg

 

Regiane radicalizando tambem.

04022007097.jpg

 

Regiane hibernando ou entrando em coma na grama, na área de acampamento do Getúlio, um morrots de 1400m que a gente sobe antes de ir pra qualquer outro morro da região, já que está no meio do caminho mesmo.

04022007100.jpg

 

Regiane e Walter dando adeus ao Itapiroca, no cume do Getúlio.

04022007101.jpg

 

Desta vez, Walter não seguiu o exemplo da Regiane, e não entrou em alfa.

04022007105.jpg

 

Getúlio visto do sítio-base.

04022007109.jpg

 

Riozinho perto da casa onde jantmos e passamos a noite de sábado pra domingo.

04022007112.jpg

 

"Serrinha" que a gente desce da porteira do sítio até a casa. Pra ser exato, a casa onde ficamos estáa 984m segundo o GE, e aquele ponto onde estávamos, a quase 1010m.

04022007115.jpg

 

Um último adeus, agora pro Caratuva, que é vizinho do Itapiroca.

04022007116.jpg

Link to comment
Share on other sites

Se eu não tiver nenhum compromisso até lá, aceito de boa, Luciano. 8)

 

Algumas considerações sobre aquele local:

 

- devido à irresponsáveis que tacaram fogo na parte alta do Pq. Nacional do Itatiaia, não é mais permitido acampar dentro da área, à partir da Portaria. O único local permitido por lá é ao redor da Pousada Alsene, que cobra R$ 15 pilas a diária.

 

- da Pousada Alsene até a portaria da parte alta do Parque, não chega à dar 1km de distância , só que o aclive é intenso (2348m x 2461m). É possível chegar até a portaria de carro, porém, só até lá (e acho isso bom 8) ).

 

- da portaria até o Abrigo Rebouças, base das Prateleiras e das Agulhas Negras, são mais 3km em estrada de terra de fácil acesso, em leve declive. No caminho, há pequenos riachos de água pura que matam a sede de quem passa por lá, mas é sempre bom levar seu próprio líquido.

 

- do abrigo até a base das montanhas, o tempo de caminhada varia entre 40min. e 1h20. Aconselho um guia para escalar aqueles locais, de acesso médio. O melhor horário para escalar por lá é pela manhã, já que a portaria fica aberta até às 17hs e, quem voltar depois desse horário, paga uma multa alta, à não ser que escolha trilhas escondidas longe da vista dos guardas.

 

Espero que isso possa te dar uma pequena noção do que é aquela região. Se comparado ao Pico Paraná, o acesso é bem mais fácil. Aventura de verdade é escalar a Pedra da Mina (tem que ter muito vigor físico).

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Sobre a Pedra da Mina, não sei te dizer, mas estes links podem te ajudar:

 

http://www.eportateis.com.br/tacio/agenda/serra_fina/serrafina_dia1.html

http://www.eportateis.com.br/tacio/agenda/serra_fina/serrafina_dia2.html

http://www.eportateis.com.br/tacio/agenda/serra_fina/serrafina_dia3.html

http://www.eportateis.com.br/tacio/agenda/serra_fina/serrafina_dia4.html

 

A Pedra da Mina definitivamente não é lugar para ser percorrido num dia só... muito pelo contrário. Não há trajeto menos difícil para chegar até lá. Todos são complicados, tanto pelo lado paulista quanto pelo mineiro.

Link to comment
Share on other sites

Sou louco por estas indiadas!! Alguém aqui do RS se habilita a subir o Monte Negro hora dessas?

Quem lembra da neve de 1999?

Eu estava dormindo em uma barraca no cume do Monte Negro neste dia. Nunca passei tanto frio na minha vida. Subir o Monte Negro não é nenhuma aventura. Digamos que depois de descer do carro é preciso caminhar 15 minutos! :D

A temperatura no meu termômetro sobre uma grande pedra em frente a barraca chegou a incríveis -9,4 enquanto nevava (ficou coberto de gelo). A estação de Ausentes registrou -5,4 naquele dia.

Link to comment
Share on other sites

Sou louco por estas indiadas!! Alguém aqui do RS se habilita a subir o Monte Negro hora dessas?

Quem lembra da neve de 1999?

Eu estava dormindo em uma barraca no cume do Monte Negro neste dia. Nunca passei tanto frio na minha vida. Subir o Monte Negro não é nenhuma aventura. Digamos que depois de descer do carro é preciso caminhar 15 minutos! :D

A temperatura no meu termômetro sobre uma grande pedra em frente a barraca chegou a incríveis -9,4 enquanto nevava (ficou coberto de gelo). A estação de Ausentes registrou -5,4 naquele dia.

 

Fostes o campeão de todos os campeões.

Link to comment
Share on other sites

Sou louco por estas indiadas!! Alguém aqui do RS se habilita a subir o Monte Negro hora dessas?

Quem lembra da neve de 1999?

Eu estava dormindo em uma barraca no cume do Monte Negro neste dia. Nunca passei tanto frio na minha vida. Subir o Monte Negro não é nenhuma aventura. Digamos que depois de descer do carro é preciso caminhar 15 minutos! :D

A temperatura no meu termômetro sobre uma grande pedra em frente a barraca chegou a incríveis -9,4 enquanto nevava (ficou coberto de gelo). A estação de Ausentes registrou -5,4 naquele dia.

 

Só isso???!!! :shock: :shock: :shock: Pensei que fosse muito mais complicado. Deve ser algo parecido como subir até o mirante do Pico do Jaraguá, aqui em SP.

Link to comment
Share on other sites

Sou louco por estas indiadas!! Alguém aqui do RS se habilita a subir o Monte Negro hora dessas?

Quem lembra da neve de 1999?

Eu estava dormindo em uma barraca no cume do Monte Negro neste dia. Nunca passei tanto frio na minha vida. Subir o Monte Negro não é nenhuma aventura. Digamos que depois de descer do carro é preciso caminhar 15 minutos! :D

A temperatura no meu termômetro sobre uma grande pedra em frente a barraca chegou a incríveis -9,4 enquanto nevava (ficou coberto de gelo). A estação de Ausentes registrou -5,4 naquele dia.

 

Só isso???!!! :shock: :shock: :shock: Pensei que fosse muito mais complicado. Deve ser algo parecido como subir até o mirante do Pico do Jaraguá, aqui em SP.

Bem, talvez 30 minutos, mas não passa de uma coxilha que faz parte dos contrafortes dos Aparados.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.