Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Verão 2006/2007


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Os temporais da noite do dia 23 e da madrugada do dia 24 deixaram dois mortos no Rio Grande do Sul.

 

http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=39&cod_texto=449

 

A enxurrada da madrugada em Porto Alegre chegou a acumular 60 milímetros em uma hora na área central da cidade. O resultado, claro, foram os tradicionais alagamentos.

 

http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=39&cod_texto=448

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 269
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Alexandre, já existe um tópico sobre o tema. Leia lá. O tempo severo será dividido por semana ou evento, caso seja necessário.

 

O tópico já se encontra aberto. Em caráter especial, eu mesmo modificarei o título deste para que se adeque às novas regras, semelhantes àquelas que regem as observações do outro fórum.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

aqui em sp zona sul acabou de chover muito forte... a frente de rajada foi muito linda no formato das supercells americanas muito legal... ela avançou extremente rapido e nao deu outra vendaval! vento muito forte a luz acabou a voltou a poucos minutos atraz varias arvores foram derrubadas... alguns raios tambem... muito boa essa chuva :)

 

achei q ia passar o natal as escuras uheauhae

Link to comment
Share on other sites

Jacque, acabo de receber o volume de chuva no Cristal: 71 milímetros.

 

Alexandre,

 

Dei uma circulada pela zona sul e há árvores caídas em algumas ruas, de pequeno porte, galhos já fora das ruas, em Ipanema a areia andou longe, no harmonia tem umas árvores maiores que foram partidas, realmente os 71mm fazem jus ao aguaceiro, não se podia ver nada de tão forte a chuva e a falta de energia durou 1hora.

Link to comment
Share on other sites

Luiz, um tópico por estação é o melhor. Funcionou perfeito na primavera. Assim como os tópicos por mês no fórum do Tempo e Clima. Ao meu ver estás novamente inventando moda e estragando o que estava funcionando.

 

Não me leve a mal, mas por acaso inventei alguma moda e estraguei algo que funcionava? Não, meu caro, não fui eu quem decidiu por trancar os cadastros no BAZ com medo de concorrência ou sei lá o que, criando a burocracia de pedir CPF, tampouco fui eu quem tanto insistiu pelo Off-topic. Diminua um pouco o tom, pois já extrapolou.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

nossa neste momento chove TORRENCIALMENTE aqui em sp na zona sul.... pelo que posso ver é apenas aqui... a chuva comecou por volta d 12:30 são 13:15 e ela ainda está muito forte... novamente caiu granizo! impressionante toda chuva agora tem granizo... creio que caiu no minimo 50 milimetros aqui agora foram 45 minutos de chuva muito forte... toda a regiao está alagada... um corrego perto da minha casa que raramente enche transbodou e a rua que fica mais embaixo da minha está toda alagada pela primeira vez no ano... choveu de mais!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
vocês viram o jornal nacional agora??? teve um tornado aqui em sp! mais nao falou a cidade... estranho bom emfim alguem tem mais informações???? :D

Não sei se tem problema em postar aqui, caso tenha algum problema peço que os moderadores transfiram essa mensagem:

 

Fonte: G1 - Globo

http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL1631-5605,00.html

 

Tornado de 80 km/h deixa 150 desabrigados perto de Bauru (SP)

Pelo menos 60 barracos foram destruídos durante a tempestade.

Vento arrebentou silo e cerca de 48 toneladas de milho foram perdidas.

 

Do G1

Em São Paulo

 

Um tornado com ventos de mais de 80 km/h e chuvas de granizo deixou pelo menos 150 pessoas desabrigadas em Promissão, município perto de Bauru, a 467 km da capital. A tempestade aconteceu na madrugada de quinta-feira (18) para sexta-feira (19) e destruiu 60 barracos de um assentamento e silos de uma empresa de armazenagem de grãos.

 

Árvores e postes foram arrancadas em função dos ventos. Um levantamento inicial indica que pelo menos 150 pessoas ficaram desabrigadas e cerca de 48 toneladas de milho foram perdidas.

 

Tornados

 

Apesar da força, o tornado que atingiu o interior de São Paulo é considerado leve, segundo a escala Fujita, que é utilizada para medir a intensidade dos ventos.

Link to comment
Share on other sites

vocês viram o jornal nacional agora??? teve um tornado aqui em sp! mais nao falou a cidade... estranho bom emfim alguem tem mais informações???? :D

Não sei se tem problema em postar aqui, caso tenha algum problema peço que os moderadores transfiram essa mensagem:

 

Fonte: G1 - Globo

http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL1631-5605,00.html

 

Marcelo, viste que o G1 fez link para um material antigo que escrevemos no site da DCE ? O tornado de SP já está no Blog Tornado World.

Link to comment
Share on other sites

vocês viram o jornal nacional agora??? teve um tornado aqui em sp! mais nao falou a cidade... estranho bom emfim alguem tem mais informações???? :D

Não sei se tem problema em postar aqui, caso tenha algum problema peço que os moderadores transfiram essa mensagem:

 

Fonte: G1 - Globo

http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL1631-5605,00.html

 

Marcelo, viste que o G1 fez link para um material antigo que escrevemos no site da DCE ? O tornado de SP já está no Blog Tornado World.

Sim Alexandre, é verdade. Na pressa acabei cortando o texto... :oops:

Link to comment
Share on other sites

Fortes rajadas de vento castigam Passo Fundo nesta madrugada de Domingo. Algumas rajadas chegam a ser assustadoras. Fazia tempo que não presenciava ventos fortes assim por aqui.

Preocupação com as lavouras de milho da região (só me faltava essa agora..) #-o

No momento não chove.

Sds.

 

Coincidência Tomasini, acabei de colocar um post semelhante lá no outro tópico. Com uma diferença, estás adiantado no tempo... :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Coincidência Tomasini, acabei de colocar um post semelhante lá no outro tópico. Com uma diferença, estás adiantado no tempo... :lol: :lol:

 

Pois é Delcio eu percebi isso. E o vento não acalma. Algumas rajadas são perturbadoras. Muitas árvores inexoravelmente cairão e temo, como já disse, pelas lavouras de milho. Serão em algum grau afetadas. :?

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Chuvas causam estragos em quase todo o Paraná

As chuvas que caíram sobre o Paraná na noite desta sexta-feira e madrugada de sábado causaram prejuízos em quase todas as regiões do estado. Em Curitiba e região metropolitana, casas foram inundadas, muros e telhados caíram e algumas casas podem estar comprometidas. No Interior, a região Oeste foi uma das mais atingidas com a interrupção do fornecimento de energia elétrica que prejudicou a quase 200 mil casas. Só na cidade de Marechal Cândido Rondon, toda a cidade ficou sem luz na madrugada.

 

 

Em São José dos Pinhais, vários bairros sofreram com o temporal que elevou o nível dos rios da região do Cartódromo em pelo menos um metro e meio acima do normal. Muros caíram, carros foram arrastados e dezenas de residências foram inundadas. A manhã do sábado foi usada pelos moradores para limpar e tentar recuperar móveis e eletrodomésticos. Não há ninguém desabrigado, segundo a Defesa Civil.

 

No bairro Cajuru, em Curitiba, dois muros desabaram e há risco de comprometimento de duas casas. Os bombeiros isolaram a área e as equipes da Prefeitura e da Defesa Civil estão averiguando o perigo.

 

Na região Oeste do estado, várias árvores e postes caíram, deixando quase 200 mil casas sem energia elétrica. Inclusive a cidade inteira de Marechal Cândido Rondon.

 

Em Arapongas, vento e chuva de granizo deixaram cerca de 30 casas destelhadas. Em Apucarana, o vento arrastou o telhado de uma fábrica. As telhas foram arremessadas a quase 100 metros de distância, os ferros da estrutura ficaram torcidos.

 

No Litoral do estado a chuvarada deixou muitas casas ilhadas na madrugada e manhã deste sábado. As ruas ficaram alagadas e em alguns balneários a lama deixou carros encalhados.

 

Mais chuva

 

Depois de chuvas fortes em quase todas as regiões, o sábado teve um dia de sol, mas ainda há a possibilidade de novos temporais para a noite deste sábado e manhã de domingo, segundo os meteorologistas do Simepar.

Link to comment
Share on other sites

em guarani das missoes, nuvens muitoooooooooo carregadas, nao era previsto mas acho que vem temporal porai, vou tirar fotos e posto aonde...

 

Bem vindo Denilson!

 

Pode postar as fotos no fórum de Imagens!

Sabes como já ?

 

Abraço

 

 

nao ainda nao...

 

Então, a maioria do pessoal faz o seguinte:

 

Abre o tópico no Imagens, entre nesse site: http://www.imageshack.us/

e hospeda a foto, nesse mesmo site ele vai te dar um link para você colocar aqui no BAZ, na tua mensagem. Melhor dizendo...

Basta você clicar no procurar, selecionar o foto, depois clicar no "host it" , então, depois de hospedar a foto ele te fornece tal link, e você copia e cola na tua mensagem ;)

 

Qualquer duvida, diz aí.

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, atenção para essa imagem:

 

0402071600vt5.th.jpg

 

Notem que aparentemente é um ciclone extratropical que se formou na ou próximo da província de Buenos Aires, se dirigindo para o mar. Parece até haver um "olho". Será que há ventos fortes na região? O que preocupa também é a instabilidade que se organiza mais ao norte junto a fronteira oeste do Paraná.

Link to comment
Share on other sites

Igor,

 

Trata-se de uma baixa e um cavado associada a ela. Nada demais, ventos, chuva forte e trovoada típicos de tempestade como já conhecemos.

 

Conforme o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, trata-se sim de um ciclone extratropical.

 

Na verdade fiquei na dúvida se já se podia se tratar de um ciclone ou não. Se tornaria um ciclone extratropical apenas depois de chegar ao mar. Tá respondido.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

No radar de Morro da Igreja, às 17h30min parece uma assinatura de gancho (Cadê o Duquia). Alguém sabe se ocorreu tempestade por lá nesta tarde... Próximo a Passo Fundo também achei muito DBZ, será que deu tempestade forte, alguém informa...

 

Tivemos chuva de forte intensidade em várias oportunidades durante o dia em PF. Agora há noite bastante relâmpagos para o lado sul.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na região sul do PR. tivemos CB's incriveis, no fim da tarde, já no anoitecer, que brindou com lindas mammatus e um pouco de granizo aqui nesta região, e ventos moderados! (somente na minha cidade, ao que me parece tivemos atividades mais severas nos municipios vizinhos)

 

valew pessoal... segue imagens de satelites retiradas de simepar.br

 

200702052040ws8.png

Link to comment
Share on other sites

Aqui na região sul do PR. tivemos CB's incriveis, no fim da tarde, já no anoitecer, que brindou com lindas mammatus e um pouco de granizo aqui nesta região, e ventos moderados! (somente na minha cidade, ao que me parece tivemos atividades mais severas nos municipios vizinhos)

 

valew pessoal... segue imagens de satelites retiradas de simepar.br

 

200702052040ws8.png

 

Pois é, aquele círculo entre as cidades de Maringá e Umuarama que aparece nessa imagem de radar, foi a instabilidade que passou aqui na região. Porém houve muitos raios e a chuva mais intensa passou perto. Em casa apenas 1 mm!!!

Link to comment
Share on other sites

BINGO! É o que posso dizer, realizada!!!!! Formação de duas trombas dágua ao mesmo tempo não é para menos, nunca tinha presenciado o giro, o circulo e o escurecimento da água com o spray subindo, dessa vez, me arrisquei ao máximo, e vi!!! Putzzzzzzzzz!!!! É tudo de bom!!!! Pena Laguna que levou um Olé dos ventos, é cedo para dizer, mas tinha pinta de tornado em terra, pois as rotações eram grandes, lindas...Show!

 

Observem o meio da imagem, circulo afundado na água com vapor subindo, bem mais ao fundo, a direita há outro giro na água, foi o mais bonito. http://www.temposeverors.com/lag/foto%20642.jpg

Link to comment
Share on other sites

A Jacque vai querer meu fígado, mas sou obrigado a dizer que não se visualiza tromba d'água. Ao contrário, o que parece é o spray da água subindo por força de vento horizontal forte no temporal. Já testemunhei isso várias vezes pegando onda no mar. Acreditem, quando tinha uns 15 anos pegava onda de bodyboard em Xangri-lá. Depois foi só trabalho e nunca mais veraneio.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.