Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Setembro 2009 - Parcial até dia 10 ( MC , V e ST )


Bruno
 Share

Recommended Posts

Sensacional, espetacular, grandioso, criativo, depois desta tabela Carlos, já abro meu voto Picolé de Ouro pra ti, baziano do ano!!! :D:D:D:D:D:D

E agora ???

Prestem atenção e acreditem quando o PH falar é pq está baseado em fatos , não fico por aí delirando e inventando dados de vento, meus amigos.

A mesma coisa quanto à neve da Raia da Pedra, vou provar o que digo é questão de tempo apenas.

 

Ausentes sem sombra de dúvidas a cidade mais fria do Brasil.

E Soledade minha terra hein, botando até Vacaria debaixo do braço, as outras então bem abaixo, cidades famosas pelo frio.

Agora Chuí e Canguçu espetaculares, surpreendentes!

Link to comment
Share on other sites

Nesses primeiros 10 dias do mês o frio represado do paralelo 28S para baixo fez com que o RS tivesse mais cidades nas TOP20.

 

Concordo, mas o destaque aqui é esta lista de cidades com suas sensações termicas....Realmente, fiquei muito supreso com o resultado, mostrando São Joaquim muito atrás de Ausentes.....

 

Me responda rapido, do que me adianta ter medias parecidas e uma grande diferença no vento..pois pra mim apesar da temperatura estar baixa, se a localidade estiver sem vento, a sensação de frio bem menor do que uma outra cidade com muito vento.

 

Por ex: São Joaquim media de 10 sem vento e Tramandai com 15 graus com vento de 30 ou 35 km /h...

 

Detalhe , imagina a mesma pessoa sem camisa nas duas cidades....Onde ela passará mais frio..

 

E ai Bruno , o que acha..??

 

Sinceramente, acho SJ não perde em nada para Ausentes. A questão toda é que Ausentes está num pico e lá venta horrores. Isso, porém, não quer dizer que na cidade de Ausentes a sensação térmica seja inferior a de São Joaquim. Além da topografia, as construções que existem em torno da estação influenciam horrores na sensação térmica. A estação de São Joaquim fica dentro do Pq da Maça. Lá é topo, mas não é um pico como em ausentes e há árvores e construções por perto. Tudo isso interfere. Caso seja colocada uma estação lá no terreno meu e do Caio, a média de vento será a mesmíssima de Ausentes, e é São Joaquim. Daí, o que vc me diz? Essas estações não me dizem nada em termos de vento, pois vento não é que nem temperatura, pois basta uma árvores ou um muro no lado para toda uma análise ser distorcida. Prefiro muito mais confiar na minha consciência. Considero ela mais sana que os dados de vento destas estações do INMET. E a minha consciência diz que SJ é tão ventosa quanto SJA, bem como toda borda sul da serra geral tem o mesmo padrão de comportamento de vento, isto é, Soledade, Bento, Gramado e São Chico são todas mais ou menos iguais nas suas encostas. Ou vcs realmente acreditam que há um túnel de vento, exclusivo, passando exatamente em cima de Ausentes e Soledade?

Link to comment
Share on other sites

Shimutz, juro de pé junto que não é implicância. As estações são totalmente comparáveis entre si, mas seus dados, até mesmo de temperaturas, não. Tanto isso é verdade que por estas estações do INMET, chegamos as seguintes conclusões (se confiarmos nelas):

 

- Ausentes é mais fria que S. Joaquim

- Soledade é mais quente que Bento

- Campos do Jordão não está entre as 5 cidades mais frias do Brasil

- Quaraí é uma geladeira e mais fria que Livramento

- Soledade e Ausentes possuem uma turbina ligada ao seu lado.

 

Minha consciência tem dados mais valioso que muitos dos dados apresentados pelo INMET como definidores de um clima e das característica de uma cidade qualquer, seja ela Soledade ou não

 

Repito, acreditar em determinados dados do INMET é o mesmo que enganar a si mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Minha consciência tem dados mais valioso que muitos dos dados apresentados pelo INMET como definidores de um clima e das característica de uma cidade qualquer, seja ela Soledade ou não

 

Repito, acreditar em determinados dados do INMET é o mesmo que enganar a si mesmo.

 

Bruno, meu amigo, mas desde quando estamos concluindo que diante dos dados de vento há uma definição de clima?

 

Estamos apenas apontando com base num trabalhoso serviço do Carlos as estações mais ventosas e suas respctivas sensações térmicas.

 

Aliás, nunca afirmamos que os dados de uma reles estação define o clima pura e simplesmente.

 

Só isso.

 

E eu jamais disse que os dados do Carlos ou colhidos pelas estações estavam errados. Disse apenas que os seus Dados não são o retrato da realidade local. Isso quer dizer que se uma estação qualquer apresentar mais vento que todas outras não vou por minha mão no fogo afirmando que aquele é o local mais ventoso do Brasil. Por isso digo que Ausentes não é mais ventosa que São Joaquim e que Soldade não é mais ventosa que as demais cidades/regiões localizadas na borda da serra geral.

Link to comment
Share on other sites

Minha consciência tem dados mais valioso que muitos dos dados apresentados pelo INMET como definidores de um clima e das característica de uma cidade qualquer, seja ela Soledade ou não

 

Repito, acreditar em determinados dados do INMET é o mesmo que enganar a si mesmo.

 

Bruno, meu amigo, mas desde quando estamos concluindo que diante dos dados de vento há uma definição de clima?

 

 

Só isso.

 

Vc está afirmando a todo momento que os mapas eólicos devem ser revistos.

Link to comment
Share on other sites

A estação de Soledade e Ausentes eu jamais disse que tem dados distorcidos. Elas estão em locais perfeitos para a coleta de vento. Estão em topo, topíssimo, e sem obstáculos.

 

Falo das demais.

 

Não foi isso que eu li:

 

Essas estações não me dizem nada em termos de vento, pois vento não é que nem temperatura, pois basta uma árvores ou um muro no lado para toda uma análise ser distorcida.

 

Prefiro muito mais confiar na minha consciência. Considero ela mais sana que os dados de vento destas estações do INMET.

 

"Essas" eu entendo por TODAS.

 

Mas indique a estação que tem os dados distorcivos.

 

Ah, Shimutz!!!!!!!!!1 Pelo amor de Deus!!!

 

Agora tá parecendo que vc tá querendo fazer força para não entender o que eu digo...

Link to comment
Share on other sites

OK, Shimutz. Gave it up!

 

Só uma sugestão: aprenda a analisar o quadro geral. Ao pegar dados de uma estação, pondere eles por outros fatores, m ais precisamente pela macro e a micro localização da mesma. Isso ajuda e muito numa análise. Aliás, é melhor método para se compreender as coisas. As coisas não são "1+1=2".

Link to comment
Share on other sites

Bruno, é sempre assim, já estou acostumado, com estas declarações tendenciosas e parciais.

É sempre a mesma ladainha,engraçado que pras máximas a est do Inmet de Canela é perfeita,maravilhosa,quando a mesma estação aponta muito menos vento que Soledade, o que não poderia ser diferente, aí não é referência, quando falam em mínimas, a est do Inmet Soledade retrata a média da região, quando esta mesma estação aponta muito mais vento que Canela, Vacaria, aí não é boa, não é referência....

Para com isto cara, analisa friamente, o Aero não é o local mais ventoso do município que aliás tem uma área muito grande, tem dezenas e dezenas de locais mais ventosos que o Aeroporto, e pior que ser teimoso, é ser teimoso e negar os fatos.

Link to comment
Share on other sites

OK, Shimutz. Gave it up!

 

Só uma sugestão: aprenda a analisar o quadro geral. Ao pegar dados de uma estação, pondere eles por outros fatores, m ais precisamente pela macro e a micro localização da mesma. Isso ajuda e muito numa análise. Aliás, é melhor método para se compreender as coisas. As coisas não são "1+1=2".

 

 

Leia a mensagem acima e faça a análise do quadro geral.

 

Quadro geral: Ausente é uma das mais ventosas cidades do RS, com ou sem o dado do Carlos.

 

Aponte a estação "errada".

 

Várias!! Várias estações estão inadequadas e que evidenciam a despadronização do INMET para o critério vento. São elas (conheço pessoalmente ou por fotos):

 

- Torres: está ao lado, eu disse ao lado, do morro das furnas. Não capta metade do vento que deveria captar estando no litoral gaúcho, um dos mais ventosos do Brasil.

- Porto Alegre: está no meio do Jardim Botânico da cidade, cercadíssima de árvores.

- Camaquã: está cercada de árvores.

- Expointer: está ao lado de árvores e distante 5 metros de 3 casas diferentes.

- Canela: há um morro (onde está a residência oficial do governo do Estado Gaúcho na serra) distante cerca de 50 metros ao sul (o mesmo que está ao norte da minha estação), também há uma casa distante cerca de 10 metros que é uma instalação do aeroporto de Canela, além árvores.

- Florianópolis: casas e árvores distante cerca de 50 metros damesma.

- São Joaquim: dentro do Pq da Maçã, há árvores e construções como abstáculo ao vento.

- Campos do Jordão: cfe o Tucci, está perto de uma caixa d'água.

 

Quais que conheço e considero adequadas para o critério vento? São elas:

 

- Soledade

- Ausentes

- MI

- Santana do Livramento

- Frederico Westphalen

 

Shimutz, meu caro, maçãs devem ser comparadas com maçãs e bananas com bananas. Afinal como podes afirmar com tanta certeza que Camaquã é mais ou menos ventosa que Porto Alegre baseando-se em estações totalmente inadequadas para para a medição da velocidade do vento? É no mínimo uma irresponsabilidade.

Link to comment
Share on other sites

- Campos do Jordão: cfe o Tucci, está perto de uma caixa d'água.

 

 

Na verdade, foi divulgada esta localização mas o Tucci foi lá e não viu nada (se não me engano), a estação de CJ é o maior mistério do BAZ, é tanto mistério que quase dá para duvidar da existência da mesma. :?

 

Não conheço as estações gaúchas mas, tendo observado os dados de Vacaria, como a temperatura pode cair em noites calmas na estação (este ano teve a mínima absoluta nacional do Inmet, a única que tocou nos -6), tudo indica que está numa área menos aberta e que claramente recebe mais frio "drenado" das redondezas que as estações de Bento, Canela e Soledade (que tiveram absolutas na casa dos -2 a -3 este ano), neste caso relamente seria completamente inadequado, a partir dos dados da automática de Vacaria, dizer o quanto o município é menos ventoso que SJA ou Soledade, isso provavelmente nunca saberemos.

 

PS: Bruno, acho que teu pluviômetro está com problemas.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bruno, é sempre assim, já estou acostumado, com estas declarações tendenciosas e parciais.

É sempre a mesma ladainha,engraçado que pras máximas a est do Inmet de Canela é perfeita,maravilhosa,quando a mesma estação aponta muito menos vento que Soledade, o que não poderia ser diferente, aí não é referência, quando falam em mínimas, a est do Inmet Soledade retrata a média da região, quando esta mesma estação aponta muito mais vento que Canela, Vacaria, aí não é boa, não é referência....

Para com isto cara, analisa friamente, o Aero não é o local mais ventoso do município que aliás tem uma área muito grande, tem dezenas e dezenas de locais mais ventosos que o Aeroporto, e pior que ser teimoso, é ser teimoso e negar os fatos.

 

PHP, não estou dizendo que não venta em Soledade, aliás a estação daí está com plenas condições de colher com 99% de qualidade o vento da região. Só não digo 100% porque não sei em que estado se encontra a acurácia da estação.

 

O potencial de vento de uma região para ser coletado com qualidade merece estações bem localizadas como a de Soledade. Para o vento sim ela está muito bem posicionada, ao contrário do que ocorre para temperatura.

 

A minha tese para vento, PHP, é a mesma que sua para a temperatura, ao qual eu concordo com vc. Afinal do quê adianta comparar a mínima do INMET de Soledade com a mínima do INMET de Quaraí? De nada!!!! Afinal a comparação é entre maça e banana. As mínimas do INMET de Soledade devem ser comparadas com outras estações em topo, tal como Livramento e Ausentes. Eu falo o mesmo em relação ao vento. Para mim é uma irresponsabilidade do Shimutz afirmar que os mapas eólicos estão errados baseados em dados colhidos de comparações feitas entre estações TOTALMENTE DESPADRONIZADAS PARA A COLETA DE VENTO.

 

PHP, perguntarei para vc o mesmo que perguntei ao Shimutz, já que vcs põe a mão no fogo pelos dados do INMET. Consideram estes dados o luxodobiluxo. Vc concorda com as afirmações abaixo baseadas em dados do INMET?

 

1 - Ausentes é mais fria (não estou falando em sensação térmica) que São Joaquim

2 - Quaraí é mais fria que Bagé e Livramento

3 - Campos do Jordão é a 25ª cidade mais fria do Brasil

4 - São Joaquim tem mínimas absolutas mais altas que Vacaria e General Carneiro

5 - Soledade é mais quente que Bento e Caxias

 

Essas são conclusões tiradas com base nos dados destas estações do INMET que tanto defendes e que para mim são lixo para efeito de comparação, a não ser que fossem criados segmentos de comparação, assim como agências de rating (agências classificadoras) fazem para classificar empresas, pois não há como comparar o Bradesco com o Banrisul, pois são grandesas diferentes, uma é maça e a outra é banana, porém ambas podem receber, sim, uma nota 10 de uma agência classificadora, pois esta, ciente dos melhores métodos de comparação, sabe que nem tudo é comparável devido a características diferentes do item a ser avaliado.

Link to comment
Share on other sites

Olha , se uma cidade venta ou não...qual é a minha referencia..?? É o inmet que vai dizer....Posso afirmar que SJA foi mais ventosa que SJ nestes 10 primeiros dias do mes....Pois todas estações do Inmet, seguem um padrão ...isso é fato...99% em topos..

 

Concordo que o Cruzeiro possa ventar mais que Ausentes...Mas minha REFERENCIA é o Inmet...onde está localizado a estação...e não o Cruzeiro...

 

Agora se não posso considerar os dados de um Orgão oficial do pais para se definir o clima de uma cidade...o que considero então..??

 

Mais uma vez digo...SJA foi muito , mas muito mais fria que SJ...segundo o Inmet.....esta é nossa referencia...Bruno, desculpe..mas não estou te entendendo..

 

Anos atrás quando falava em Campos do Jordão , dizendo como cidade + fria do Brasil eu estava errado, pois o Caio e o Ronaldo, cansaram de falar pra mim em termo chamado *Sensação Térmica*...e aprendi isso graças a eles..Pois não posso olhar simplesmente o *valor*.....eles estavam certos..!!

 

Mais uma vez ..minha referencia é o INMET...é o que temos neese pais..

 

abs

 

Tudo bem, a tua referência pode ser o INMET, sem problemas. Porém deves ter ciência de que é uma péssima referência. Imagina se vc fosse viajar para a Mongólia e só tivesse eu como referência para te falar sobre o que fazer na Mongólia,(exatamente como vc só tem o INMET como referência de vento no Brasil) vc confiaria 100% do que eu falasse sobre a Mongólia só porque eu sou a sua única referência?

Link to comment
Share on other sites

PHP, não estou dizendo que não venta em Soledade, aliás a estação daí está com plenas condições de colher com 99% de qualidade o vento da região. Só não digo 100% porque não sei em que estado se encontra a acurácia da estação.

 

O potencial de vento de uma região para ser coletado com qualidade merece estações bem localizadas como a de Soledade. Para o vento sim ela está muito bem posicionada, ao contrário do que ocorre para temperatura.

 

A minha tese para vento, PHP, é a mesma que sua para a temperatura, ao qual eu concordo com vc. Afinal do quê adianta comparar a mínima do INMET de Soledade com a mínima do INMET de Quaraí? De nada!!!! Afinal a comparação é entre maça e banana. As mínimas do INMET de Soledade devem ser comparadas com outras estações em topo, tal como Livramento e Ausentes. Eu falo o mesmo em relação ao vento. Para mim é uma irresponsabilidade do Shimutz afirmar que os mapas eólicos estão errados baseados em dados colhidos de comparações feitas entre estações TOTALMENTE DESPADRONIZADAS PARA A COLETA DE VENTO.

 

PHP, perguntarei para vc o mesmo que perguntei ao Shimutz, já que vcs põe a mão no fogo pelos dados do INMET. Consideram estes dados o luxodobiluxo. Vc concorda com as afirmações abaixo baseadas em dados do INMET?

 

1 - Ausentes é mais fria (não estou falando em sensação térmica) que São Joaquim

2 - Quaraí é mais fria que Bagé e Livramento

3 - Campos do Jordão é a 25ª cidade mais fria do Brasil

4 - São Joaquim tem mínimas absolutas mais altas que Vacaria e General Carneiro

5 - Soledade é mais quente que Bento e Caxias

 

Essas são conclusões tiradas com base nos dados destas estações do INMET que tanto defendes e que para mim são lixo para efeito de comparação, a não ser que fossem criados segmentos de comparação, assim como agências de rating (agências classificadoras) fazem para classificar empresas, pois não há como comparar o Bradesco com o Banrisul, pois são grandesas diferentes, uma é maça e a outra é banana, porém ambas podem receber, sim, uma nota 10 de uma agência classificadora, pois esta, ciente dos melhores métodos de comparação, sabe que nem tudo é comparável devido a características diferentes do item a ser avaliado.

Pois eu digo, afirmo e reafirmo que os mapas eólicos elaborados para o RS, não estão totalmente corretos, e necessitam de correção urgente, e desafio a provarem o contrário.

Quanto ao vento, eu sempre falei do vento de Soledade, não apenas pelos dados do Inmet, eles apenas vêm corroborar minha tese, pois conheço um grande núemro de cidades do RS, assim como conheço Vacaria, Gramado, litoral, Missões, Planalto Médio, Campanha,Fronteira, Depresão Central, e não e baseio apenas em minha percepção pessoal, eu OUÇO muito as pessoas que visitam minha terra, ou que converso pela internet.Eu já disse, eu trabalhei mais de 16 anos com os Freis, que têm emissoras espalhadas em todo norte gaúcho, eles tem técnicos, engenheiros, que instalaram antenas de rádio( que tu sabes que tem alguma que alcançam 80,90, até mais de altura), e quando eles estavam numa localidade eles ficavam dias e dias para o trabalho de instalação, e em nenhuma cidade eles tiveram tanta dificuldade de trabalho, em função do vento quanto em Soledade.Portanto Bruno, eu te entendo, mas não se pode remar contra a maré, meu amigo, nao se pode negar fatos. E mais Loepa e Bruno, já que falaram em localização, eu topo um desafio:

Podem pegar qualquer, eu disse qualquer baixada que considerem ventosa em Vacaraia e eu pego só uma como exemplo pra comparar, a baixada do Parque das Tuias, que além de gelada é muito ventosa, em qualquer estação do ano. Vamos lá aceitam o desafio?

A baixada do Parque das Tuias, ganha de muito topo pelo RS afora em termos de vento...

Link to comment
Share on other sites

Bruno mesmo que levemos em conta que a estação do Inmet Soledade está em topo, meu caro, veja Tramandaí, ficou no chinelo perto de Soledade :twisted:

Vai dizer que a est Tramnadaí, tá numa baixada da praia?

E olha gente, Tramandaí, é muito próxima de Osório...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

E Bruno, numa boa eu aceito e entendo que Canela seja mais fria na média de temperatura medida, mas da mesma forma, eu entendo e sei a realidade que Soledade é mais fria pela sensação térmica.

Contra fatos não há argumentos, e se Soledade não estivesse entre as mais ventosas, a estação oficial traria a realidade à tona, então, vamos reconhecer quando estamos equivocados à respeito de algo.

Link to comment
Share on other sites

Para mim é uma irresponsabilidade do Shimutz afirmar que os mapas eólicos estão errados baseados em dados colhidos de comparações feitas entre estações TOTALMENTE DESPADRONIZADAS PARA A COLETA DE VENTO.

 

Então me responda, com a merecida simplória, se tais mapas foram feitos há uns 5 ou 10 anos, contavam com nem uma dúzia e meia de estações, acha que eles foram confeccionados com responsabilidade?

 

Acha que 15 estações foram capazes de mapear COM RESPONSABILIDADE o vento médio calculado a 50m de altura um estado com 300.000 km²?

 

É óbvio ululante que não... Beira a sandice achar que sim...

 

Porém, eu defendo os que fizeram estas cartas. Tiveram que improvisar, presumir e contornar o problema com a falta de dados. Mas hoje, o RS está repleto de estações. O Inmet está de parabéns ao instalar estações bem proóximas umas das outras para JUSTAMENTE CORRIGIR estas distorções.

Mas observo um fio de contradição sua: se hoje, com mais de 40 estações, o mapeamento feito pelo Carlos é falho, por conta das automáticas inadequadas, como é que antigamente, com bem menos estações e igualmente má localizadas, os mapas estariam corretos? Continua achando que sou irresponsável?

 

Ao que parece, antes, com menos aparelhos, o mapa era correto. Hoje, com mais anemômetros, o diagnóstico de vento é imprestável?

 

Estou perpléxo.

 

Cara, nem eu nem tu sabemos como se media vento antes. Temos que perguntar sobre o método correto para quem confeccionou aqueles mapas. Certamente não era por intermédio de estações meteorológicas, pois há um posicionamento daqueles mapas sobre todo o território nacional. Certamente era um mapa feito por indução, tendo em vista os diversos fatores que influenciam no vento de uma região: proximidade do mar, gradientes térmicos e altitude. A medição de vento não é a mesma coisa que a medição da temperatura (influenciada e muito por variáveis de micro escala), pois o vento, com raríssimas exceções, é um fenômeno de macro-escala. Por intermédio desse pensamento digo que o vento dos picos de Ausentes são o mesmo vento dos picos de São Joaquim e que o vento de Soledade é mesmo de qualquer outra cidade de borda de serra.

 

Agora vc me perguntará se o método utilizado pelos confeccionadores daqueles mapas é correto. Também acho que não são corretos, pois deveriam colocar estações em picos em raios de cada 25km. Teríamos o mapa perfeito e, CERTAMENTE, sem as discrepâncias "ululantes" apresentadas por estas estações totalmente despadronizadas do INMET para a coleta de vento e que vcs consideram praticamente conclusivas.

 

E...sim, considero imprestável para a medição do vento toda essa gama de estações. Por quê? Já disse e vou repetir: por que este não é o método correto para a medição do potencial eólico de uma determinada região, exceto pelas estações que te falei que considero adequadas para tal medição. Podes continuar perplexo.

Link to comment
Share on other sites

Várias!! Várias estações estão inadequadas e que evidenciam a despadronização do INMET para o critério vento. São elas (conheço pessoalmente ou por fotos):

 

- Torres: está ao lado, eu disse ao lado, do morro das furnas. Não capta metade do vento que deveria captar estando no litoral gaúcho, um dos mais ventosos do Brasil.

- Porto Alegre: está no meio do Jardim Botânico da cidade, cercadíssima de árvores.

- Camaquã: está cercada de árvores.

- Expointer: está ao lado de árvores e distante 5 metros de 3 casas diferentes.

- Canela: há um morro (onde está a residência oficial do governo do Estado Gaúcho na serra) distante cerca de 50 metros ao sul (o mesmo que está ao norte da minha estação), também há uma casa distante cerca de 10 metros que é uma instalação do aeroporto de Canela, além árvores.

- Florianópolis: casas e árvores distante cerca de 50 metros damesma.

- São Joaquim: dentro do Pq da Maçã, há árvores e construções como abstáculo ao vento.

- Campos do Jordão: cfe o Tucci, está perto de uma caixa d'água.

 

Quais que conheço e considero adequadas para o critério vento? São elas:

 

- Soledade

- Ausentes

- MI

- Santana do Livramento

- Frederico Westphalen

 

Engraçado. Quando se faz o tabelão das médias térmicas este detalhe de relevo não vem a tona, pois a exemplo do vento, qualquer obstáculo atrapalha. Como as médias térmicas estão conforme os dogmas, aí pouco importa se é topo, baixada, tem morro, tem vala...

 

Mas quando se associa a MESMA média térmica com o vento médio, aí, tem erro?

 

Se estas estão adequadas, que se faça a comparação então. Separe-se tudo e que o teremos?

 

 

Por isso nunca dei bola para médias térmicas, pois, mais uma vez, considero os dados fora de padrão de coleta.

 

Para tu entenderes de uma vez por todas como a questão não é implicância minha, considero os dados da MINHA ESTAÇÃO EM CANELA um lixo para a coleta de vento e medição de sensação térmica, pois, ASSIM COMO INÚMERAS ESTAÇÕES DO INMET, há muitas árvores, morros e construções por perto.

 

REPETINDO: A MINHA ESTAÇÃO (QUE NÃO É DO INMET) É UM LIXO PARA A COLETA E MEDIÇÃO DE VENTO E SENSAÇÃO TÉRMICA.

Link to comment
Share on other sites

Bruno , respeito seu ponto de vista em não confiar nos dados do Inmet...Mas penso que se não devemos confiar na medição do vento destas estações...que dirá a temperatura, pluviosidade , umidade....Até a normal climatologica então 61-90...não posso considerar...e nem os mapas eólicos antigos......Este é meu pensamento...Se não confio nos dados de vento deste instituto tambem não posso confiar em nada...

 

Aliás em Xanxere o mes passado fez 27,6 graus abaixo de zero na automatica...percebe agora que não é só o vento..?

 

E isso é uma pena pois toda essa minha pesquisa acaba ficando sem crédito nenhum , sem valor...

 

Exato, até a normal 61-90 apresenta muitas falhas! Afinal o que vc acha da diferença da normal entre São Joaquim e Lages, de apenas 1ºC para mais de 500 metros de altitude de diferença? É certamente uma normal que não representa a realidade local.

 

Carlos, a tua pesquisa não perde nenhum crédito. ELA É PERFEITA e valorizo horrores a mesma. O que defendo é que se tenha responsabilidade ao ler estes dados, sabendo exatamente o que está por detrás deles. O ser humano precisa aprender a pensar e interpretar os números brutos. Eu faço isso em relação a coleta de vento e temperatura, já o PHP e o Shimtz, pelo jeito, só interpretam os dados sobre temperatura e aceitam os dados brutos de vento sem problema algum.

 

Carlos, eu não sou político. Procuro, mesmo não sendo, ser o mais cientista possível aqui dentro. Acho que o Shimutz peca muito ao se posicionar politicamente aqui. O PHP está no seu papel de político, o que já me faz relevar boa parte dos seus argumentos, apesar de não me aguentar algumas vezes :lol:

Link to comment
Share on other sites

Bruno , respeito seu ponto de vista em não confiar nos dados do Inmet...Mas penso que se não devemos confiar na medição do vento destas estações...que dirá a temperatura, pluviosidade , umidade....Até a normal climatologica então 61-90...não posso considerar...e nem os mapas eólicos antigos......Este é meu pensamento...Se não confio nos dados de vento deste instituto tambem não posso confiar em nada...

 

Aliás em Xanxere o mes passado fez 27,6 graus abaixo de zero na automatica...percebe agora que não é só o vento..?

 

E isso é uma pena pois toda essa minha pesquisa acaba ficando sem crédito nenhum , sem valor...

 

Exato, até a normal 61-90 apresenta muitas falhas! Afinal o que vc acha da diferença da normal entre São Joaquim e Lages, de apenas 1ºC para mais de 500 metros de altitude de diferença? É certamente uma normal que não representa a realidade local.

 

Carlos, a tua pesquisa não perde nenhum crédito. ELA É PERFEITA e valorizo horrores a mesma. O que defendo é que se tenha responsabilidade ao ler estes dados, sabendo exatamente o que está por detrás deles. O ser humano precisa aprender a pensar e interpretar os números brutos. Eu faço isso em relação a coleta de vento e temperatura, já o PHP e o Shimtz, pelo jeito, só interpretam os dados sobre temperatura e aceitam os dados brutos de vento sem problema algum.

 

Carlos, eu não sou político. Procuro, mesmo não sendo, ser o mais cientista possível aqui dentro. Acho que o Shimutz peca muito ao se posicionar politicamente aqui. O PHP está no seu papel de político, o que já me faz relevar boa parte dos seus argumentos, apesar de não me aguentar algumas vezes :lol:

É bom manter o bom -humor, mas em situações dos dois lados, pois quando algo foge à tua linha de pensamento, tu não ri, te irritas e fica visível teu descontentamento :lol: :lol: :lol: :lol:

 

E que tem a ver a política com estas situações todas?

Já que tu falou em política, pois bem,não há a menor vontade deste desgoverno Yeda que tu tanto defendes em ampliar o leque de invsetimentos em energia eólica, aí sim entra a política protecionista, de alguns locais do RS,e mapas eólicos já previamente montados, para que apareçam justamente os locais de interesse de investidores.

Quanto o cara perde em argumentos parte para o ridículo.Brunão esperava mais de ti, pois com estas palavras demonstraste que dependedendo da situação tu tens dois pesos e duas medidas...

Link to comment
Share on other sites

Bem, acho o seguinte: os dados da estação do Inmet, considerando que está calibrada, são representativos do local onde a estação se encontra (e é isso que se espera de uma estação meteorológica), se toda a cidade ficar num chapadão (por exemplo) será representavo também da cidade, mas na maior parte dos casos o relevo não permite extrapolar os dados de uma estação para todo o município (basta lembrar da diferença do Pantera e do Castelinho para o Inmet de suas respectivas cidades).

 

Talvez, num futuro distante, será possível medir com exatidão utilizando satélites ou alguma outra tecnologia, com uma densidade de dados muito maior que em qualquer rede de estações em superfície, neste dia a margem de erro das comparações será bem menor.

 

Considero também que as médias de temperatura média não variam tanto dentro de uma cidade (entre áreas de altitude semelhante) quanto a dos ventos, temperaturas máximas e temperaturas mínimas; aqui no Rio, por exemplo, Bangu tem média anual bem parecida com a do centro (menos de 5 décimos de diferença), mas é mais extremado, em todos os meses do ano Bangu tem média das máximas maior que o centro (a diferença chega a 4 graus em fevereiro), mas a média mínimas é menor em Bangu principalmente no inverno.

Link to comment
Share on other sites

Exato, até a normal 61-90 apresenta muitas falhas! Afinal o que vc acha da diferença da normal entre São Joaquim e Lages, de apenas 1ºC para mais de 500 metros de altitude de diferença? É certamente uma normal que não representa a realidade local.

 

Carlos, a tua pesquisa não perde nenhum crédito. ELA É PERFEITA e valorizo horrores a mesma. O que defendo é que se tenha responsabilidade ao ler estes dados, sabendo exatamente o que está por detrás deles. O ser humano precisa aprender a pensar e interpretar os números brutos. Eu faço isso em relação a coleta de vento e temperatura, já o PHP e o Shimtz, pelo jeito, só interpretam os dados sobre temperatura e aceitam os dados brutos de vento sem problema algum.

 

Carlos, eu não sou político. Procuro, mesmo não sendo, ser o mais cientista possível aqui dentro. Acho que o Shimutz peca muito ao se posicionar politicamente aqui. O PHP está no seu papel de político, o que já me faz relevar boa parte dos seus argumentos, apesar de não me aguentar algumas vezes :lol:

É bom manter o bom -humor, mas em situações dos dois lados, pois quando algo foge à tua linha de pensamento, tu não ri, te irritas e fica visível teu descontentamento :lol: :lol: :lol: :lol:

 

E que tem a ver a política com estas situações todas?

Já que tu falou em política, pois bem,não há a menor vontade deste desgoverno Yeda que tu tanto defendes em ampliar o leque de invsetimentos em energia eólica, aí sim entra a política protecionista, de alguns locais do RS,e mapas eólicos já previamente montados, para que apareçam justamente os locais de interesse de investidores.

Quanto o cara perde em argumentos parte para o ridículo.Brunão esperava mais de ti, pois com estas palavras demonstraste que dependedendo da situação tu tens dois pesos e duas medidas...

 

Política tem tudo a ver com isso, pois a política cega! A busca de poder, vantagem e apoio distorce argumentos, PHP. Desculpa te dizer isso, pois sei que és um político, mas é isso que penso. Podes ter certeza, também, que os meus argumentos não possuem nenhum viés político.

 

1 - Sobre o governo Yeda, essa certamente não é a sua prioridade: investimento em energia eólica. Sua prioridade é concertar as finanças do Estado oriundas de irresponsabilidades POLÍTICAS de governos anteriores. Eu disse, governoS... Sugiro que vote no Tarso nas próximas eleições. Ele certamente fará um Parque Eólico aí em Soledade.

 

2 - Onde perdi em argumentos? Onde fui ridículo? Quer dizer que se traz um pensamento contrário vc é ridículo e perde na argumentação??? Aliás, essa tua atitude, sim, é típica de quem perde em argumentos. Ridículo é fazer ataques pessoais em momentos de debate.

 

3 - Estou sempre de bom humor! Porém sou sério em debates e tenho compromisso com a verdade.

Link to comment
Share on other sites

OK, Shimutz.

 

Meu, tu eternamente vai achar 1001 modos de interpretar as minhas palavras e ficaremos aqui discutindo até o fim dos tempos. Não gosto manter esse tipo de discussão. Eu continuarei achando que tu e o PHP não sabem interpretar os dados e vcs continuarão achando que eu sou mal intencionado com Soledade.

Link to comment
Share on other sites

NUNCA haverá a perfeição.

 

Em nenhum momento disse que haveria, com as novas tecnologias provavelmente chegaremos mais perto dela, mas tocar a linha da prefeição são outros 500.

 

Por fim: também considero o trabalho do Carlos fundamental para o BAZ, principalmente o calculo das médias mensais de temperatura, mas nada contra o monitoramento de vento ou qualquer outra variável, e não tenho cidades a defender. ;)

Link to comment
Share on other sites

Mas eu tenho essa mesma opinião! Os dados do Carlos são uma excelente PISTA. Falaste tudo agora.

 

Agora falando sobre o seu post anterior, é lógico que as estações, daí inclusive a minha, são perfeitas para medir o vento no LOCAL DA ESTAÇÃO. Portanto, é lógico que eu não estou falando do vento das estações. Estou falando do vento da região e para isso estações fechadas e com obstáculos por perto são péssimas para se medir vento. É SÓ ISSO!!! SERÁ QUE É TÃO DIFÍCIL DE ENTENDER?

 

Se a estação de Soledade ficasse dentro do jardim da casa do PHP, assim como é a minha estação em Canela, como ficaria a tua conclusão? Totalmente sacrificada, penso eu.

 

Shimutz, quando falo em vento, eu penso no todo, imaginando um ente de 50km quadrado invadindo uma região a uma velocidade "x". É essa velocidade que eu quero medir e é essa velocidade que os mapas eólicos mostram. A estação de Soledade capta muito bem esse vento, assim como a de Ausentes.

 

Você tinha dito: "Os dados do Carlos, interpretados por mim, representam a média de vento e a respectiva sensação no local onde foram medidos. Se a estação representa ou não a cidade relacionada, isso é outro problema." Porém outrora tinha falado que estava contestando os mapas eólicos e esses não tem a mínima intenção de retratar o vento de qualquer estação, seja ela de Soldade ou não. Por essas e outras que digo vc sempre acha uma forma de contrapor o meu argumento. Isso cansa.

Link to comment
Share on other sites

Mas eu tenho essa mesma opinião! Os dados do Carlos são uma excelente PISTA. Falaste tudo agora.

 

Agora falando sobre o seu post anterior, é lógico que as estações, daí inclusive a minha, são perfeitas para medir o vento no LOCAL DA ESTAÇÃO. Portanto, é lógico que eu não estou falando do vento das estações. Estou falando do vento da região e para isso estações fechadas e com obstáculos por perto são péssimas para se medir vento. É SÓ ISSO!!! SERÁ QUE É TÃO DIFÍCIL DE ENTENDER?

 

Se a estação de Soledade ficasse dentro do jardim da casa do PHP, assim como é a minha estação em Canela, como ficaria a tua conclusão? Totalmente sacrificada, penso eu.

 

Shimutz, quando falo em vento, eu penso no todo, imaginando um ente de 50km quadrado invadindo uma região a uma velocidade "x". É essa velocidade que eu quero medir e é essa velocidade que os mapas eólicos mostram. A estação de Soledade capta muito bem esse vento, assim como a de Ausentes.

 

Você tinha dito: "Os dados do Carlos, interpretados por mim, representam a média de vento e a respectiva sensação no local onde foram medidos. Se a estação representa ou não a cidade relacionada, isso é outro problema." Porém outrora tinha falado que estava contestando os mapas eólicos e esses não tem a mínima intenção de retratar o vento de qualquer estação, seja ela de Soldade ou não. Por essas e outras que digo vc sempre acha uma forma de contrapor o meu argumento. Isso cansa.

O que te cansa Bruno, a verdade???

O que tem a ver com minha política, os dados da estação do Inmet, só falta tu dizeres que a estação é do PT, por favor Bruno.

Se a realidade não te agrada, o que posso fazer...

Já te disse o Shima conhece mais minha terra do que tu, a zona norte, noroeste, nordeste, sul, e sudoeste da cidade são todas mais altas e mais ventosas que o Aeroporto, sem falar em todo interior , e as partes mais elevadas.

Bote uma coisa na cabeça, os dados revelados pela est automática,revelam vento, muito, eu disse muito acima da média das demais serranas, se fosse um pouco mais até te daria razão, mas não, a média aqui está bem acima de qualquer cidade serrana, exceto Ausentes. então por favor, seja realista.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.