Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Media Comp do Trimestre + FRIO do ano (Jun / Jul / Ago)


Ronye
 Share

Recommended Posts

Muito bom. Eu já sabia!... melhor, já imaginava. CDJ, sem frio extremo, mas frio constante... e frio.

É a estação padrão em área urbana mais fria do país no inverno 2009 na média. E muito em linha com o INMET antigo (Emilio Ribas). Em relação ao Horto, só tem maximas tão elevadas porque o abrigo não é mais branco, é marrom. Esta em péssimo estado de conservação... e esta em topo tambem.

 

Por isso que CDJ é sim uma das cidades mais frias do Brasil.

 

Obrigado pelos dados Carlinhos.

Abs

Link to comment
Share on other sites

Muito bom. Eu já sabia!... melhor, já imaginava. CDJ, sem frio extremo, mas frio constante... e frio.

 

Discordo que não tem frio extremo, tivemos 04 negativos e Lages e Bom Jesus , ambas tiveram -04,2.........e outra se aqui não tem neve , no sul 99% dos municipios tambem não tiveram...a latitude aqui não está fazendo diferença..

Sim, tem razão... esse ano tivemos um bom extremo mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Devido à variabilidade da localização das estações,(baixada, topo, encosta) bem como diferença de altitude dentro de um município, considero empate técnico,diferença menor que 1º.

O que comprova a semelhança enorme, entre as cidades serranas do sul do Brasil, neste aspecto até reconheço que minha cidade é apenas uma das cidades frias e serranas do RS,muito semelhante à Lagoa, Passo Fundo, Caxias, Bento Gonçalves.

E não adianta, a diferença mínima entre cidades está ligada diretamente à altitude, comparem Lagoa e Vacaria, ou Vacaria e Canela(ainda que Canela tenha uma pequena compensação de latitude).

Mas antes que alguém interprete diferente, estou argumentando em cima de médias de temperatura, não estou falando de outros aspectos que caracterizam o clima de um local, como dias de geada/ano, dias de neve/ano, sensação térmica média e mínima, vento, insolação, índice pluviométrico.

Link to comment
Share on other sites

CDJ tem um desvio padrão muito pequeno quando comparada às cidades serranas do sul. Ela estará sempre no TOP 3 dos municípios mais frios do Brasil quando a comparação for de médios e longos prazos, como na avaliação de um trimestre qualquer, como este JJA.

 

Já as cidades serranas do sul são mais crioulos doidos. Podem ser geladas (vide bimestre JJ) ou quentes (vide mês de agosto). Pegando meses isolados Canela, por exemplo, consegue ser mais fria que CDJ em determinados meses de inverno (vide último mês de julho), porém dificilmente, mas muito dificilmente, poderá ser mais fria numa estação inteira.

 

O mesmo eu já não digo na comparação Ausentes e São Joaquim x CDJ. Isso pq deve ser mais frequente, talvez numa proporção 1 x 1, as ocasiões em que Ausentes e São Joaquim têm um trimestre mais frio que CDJ.

Link to comment
Share on other sites

CDJ tem um desvio padrão muito pequeno quando comparada às cidades serranas do sul. Ela estará sempre no TOP 3 dos municípios mais frios do Brasil quando a comparação for de médios e longos prazos, como na avaliação de um trimestre qualquer, como este JJA.

 

Já as cidades serranas do sul são mais crioulos doidos. Podem ser geladas (vide bimestre JJ) ou quentes (vide mês de agosto). Pegando meses isolados Canela, por exemplo, consegue ser mais fria que CDJ em determinados meses de inverno (vide último mês de julho), porém dificilmente, mas muito dificilmente, poderá ser mais fria numa estação inteira.

 

O mesmo eu já não digo na comparação Ausentes e São Joaquim x CDJ. Isso pq deve ser mais frequente, talvez numa proporção 1 x 1, as ocasiões em que Ausentes e São Joaquim têm um trimestre mais frio que CDJ.

 

Concordo, no que tange temperatura... nao culpo muito latitude por isso, e sim altitude. A falta de atmosfera padroniza um pouco mais o clima. Para SJ e Ausentes, que são mais altas, o clima é praticamente sempre frio e mais estável que as cidades mais baixas da serra do RS, porque estas são mais depeendentes da entrada de massa de ar frio.

 

No que tange precipitação, CDJ, por estar numa latitude mais perto da borda do sub para o tropical, tem desvios maiores em relação à media de precipitação de inverno. No verão esse desvio é bem menor do que nos meses que compreendem abril a outubro.

 

Eu arrumei dados de precipitação de Cammpinas de 120 anos (fonte IAC). O Desvio padrão da precipitação de Julho é 120% da média da mesma.... absurdo!

 

Abraços e otima analise.

Link to comment
Share on other sites

Paulo, penso que sua cidade se encontra no meio de dois grupos. O primeiro que é SJA , Vacaria, BJ , S Chico, Cambará e o segundo grupo, que é Bento, Lagoa, PF, Caçapava do Sul, Caxias do Sul.

 

Digo no meio dos dois grupos pelo seguinte. Constatei que sua cidade é a Quinta mais ventosa do estado, tendo apenas Agosto como referencia, e na sensação de frio.. que na verdade é o que mais importa sua cidade se destaca.

 

Para 2010, penso em reduzir de 80 cidades este monitoramento para 20, mas fazer uma pesquisa mais completa com sensações termicas, min med , max med..neve , etc..

Carlão, teria mesmo um meio de fazer um ranking de sensação térmica, especialmente no outono-inverno?

Eu estou há um bom tempo tentando descobrir alguma fórmula, mas como cálculos não é meu forte :lol:

Mas com toda humildade , e sem querer competir, poderíamos ter ranking por modalidades, como se fosse uma olimpíada, mas repito sem competição, apenas curiosidade e conhecimento.Aí teríamos algumas cidades destacando-se num quesito, ex Canela com suas máximas baixas,Curitiba com sua menor insolação, Santa Rosa com médias de mínima de inverno,Soledade com o potencial de vento e sensação, sem falar de SJ, Ausentes e outras tantas que teriam destaque em algum aspecto.Digo isto pq admiro demais teu trabalho aqui no Baz e junto com Marcelo, na minha opinião vcs dois dividem o Picolé de Ouro deste ano.

Link to comment
Share on other sites

A comparação perfeita que falta no BAZ é de HDD e CDD. São inclusive os ativos-objeto dos contratos futuros de weather em Chicago.

 

O problema é que para isso é necessário um programinha de computador para a realização do cálculo, assim como o weather display faz para a gente.

 

Mas o cálculo é simples. O problema é a base de dados. O ideal seria pegar 18ºC - (temperatura media numa hora (onde limite é 18ºC)). Dessa forma, temos amostragem de n=24.

Média aritmetica disso dá o HDD diário. É necessário então fazer a média dos 30 ou 31 dias do mes pra chegar ao HDD mensal.

 

Pegando apenas a média simples, onde (Tmax+Tmin)/2, eu teria um HDD de 232.50... menor que o HDD real. Isso porque em CDJ, a temperatura média em um dia fica mais perto da mínima do que da máxima. É por isso tambem que MC

Link to comment
Share on other sites

Carlão, teria mesmo um meio de fazer um ranking de sensação térmica, especialmente no outono-inverno?

Eu estou há um bom tempo tentando descobrir alguma fórmula, mas como cálculos não é meu forte :lol:

 

:shock: :shock:

 

Conversava com o Carlos sobre isso NEM DOIS minutos antes e foi idéia dele fazer este ranking.

 

Causará surpresas. Já adianto:

 

Ausentes teve média térmica de 1ºC em Agosto, Soledade 4ºC. Santa Marta na média térmica ganha de Canela... :mrgreen:

Show, Shima, mas se tem como ver amédia térmica, dá pra saber a média da sensação mínima :twisted:

Link to comment
Share on other sites

CRUZEIRO; 8,5°C

 

VILA FRANCIONI/S.JOAQUIM; 6,9

 

VALE DA NEVE; 8,6

 

PERICÓ; 8,6

 

Ronaldo fiquei com um pé atrás com essa estação da Vila Francioni, agora. As três estações que estão em comparação com ela são gélidas: Pericó (bixadão), Vale da Neve (baixadão) e Cruzeiro (encosta de altitude) e todas tiveram médias quase idênticas. Como pode uma baixada de 1200 metros protegida ao sul ser tão, mas tão mais fria que as suas concorrentes "cachorro grande"?? Ronaldo, estamos falando de 1,6ºC de diferença NA MÉDIA! Tem cheiro de erro no ar....

Link to comment
Share on other sites

Tem que levar em consideração que a estação não está padronizada para fins climatológicos, pois fica numa lavoura, assim como um abrigo sob as árvores no meio da floresta amazônica não serviria, nestes casos o mais importante é ser útil para o que se deseja estudar, então não deixa de ser válido.

 

Para checar a calibração, pode olhar um dia em que toda a região esteja chuvosa e comparar com estações de altitude semelhante, deixa de valer o efeito topo/baixada e tem que estar muito parecida com as demais estações, os microclimas praticamente desaparecem. Os dados do Ciram são disponibilizados em algum site?

Link to comment
Share on other sites

Depois eu é que sou chato, com minha terra e o Ronaldo enfia um monte de locais pra demonstrar o frio de SJ, e ainda coloca na lista minha terra coma topinho INMET, peço a todos do grupinho puxa-puxa, que evitem citar minha cidade, pois se pra médias, pra mínimas, e o escambau vale a estação do Inmet,no entanto quando o dado é de vento, sensação térmica a mesma estação fica desmerecida por meia-dúzia de xaropes bazianos.

Me enchi com alguns integrantes do BAZ.

Link to comment
Share on other sites

Depois eu é que sou chato, com minha terra e o Ronaldo enfia um monte de locais pra demonstrar o frio de SJ, e ainda coloca na lista minha terra coma topinho INMET, peço a todos do grupinho puxa-puxa, que evitem citar minha cidade, pois se pra médias, pra mínimas, e o escambau vale a estação do Inmet,no entanto quando o dado é de vento, sensação térmica a mesma estação fica desmerecida por meia-dúzia de xaropes bazianos.

Me enchi com alguns integrantes do BAZ.

 

 

APENAS COLQUEI DADOS.... FAÇA OMESMO. FALO E PROVO.

Já mostrei dados e fotos, filmagens, deixamos pra lá Ronaldo, tu também é do mesmo time que se incomoda muito com os -8,5º de baixada registrados aqui...

E encerro minha parte por aqui, não ficar debatendo com quem quer que seja que tenha a linha de raciocínio onde só vale o que convém...

Link to comment
Share on other sites

Todas essas estacoes estao em distritos, fazendas ou pontos em algum lugar na serra, nao ficam na cidade. Se eu colocar estacao no Vale do Ruah, a media de inverno fica bem abaixo dessas. Em area urbana, mesmo num inverno muito frio no sul, nem tao frio na mantiqueira e considerando as estacoes padrao, SJ nao se mostrou a mais fria no inverno. E eh nas cidades que as pessoas vivem (no caso de CDJ, mais de um milhao passam por la no inverno).

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
CRUZEIRO; 8,5°C

 

VILA FRANCIONI/S.JOAQUIM; 6,9

 

VALE DA NEVE; 8,6

 

PERICÓ; 8,6

 

Ronaldo fiquei com um pé atrás com essa estação da Vila Francioni, agora. As três estações que estão em comparação com ela são gélidas: Pericó (bixadão), Vale da Neve (baixadão) e Cruzeiro (encosta de altitude) e todas tiveram médias quase idênticas. Como pode uma baixada de 1200 metros protegida ao sul ser tão, mas tão mais fria que as suas concorrentes "cachorro grande"?? Ronaldo, estamos falando de 1,6ºC de diferença NA MÉDIA! Tem cheiro de erro no ar....

 

É eu também vo trucar nessa, pq esta estação da vila francione reuni tudo que há de contraste em meteorologia, conseguiu ser mais fria que o morro da igreja que está a 1800, e no mais por ser uma baixada as máximas não deverião ser tão baixas.

Uma hora o pessoa diz que não pode pq topo mascara a temperatura mínima e fundo da mínima mas mascara a máxima.

Pode seiza ai!!!! que eu vo pedi nove e doze!!! :D

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.