Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Forte ciclone extratropical neste final de semana!


Caio César
 Share

Recommended Posts

Barbas de Molho II!

 

É muito, mas muito interessante o cenário que os modelos apontam no transcorrer das próximas 96hs. Tem toda a razão o que diz a Climatologia em seu site http://www.estiagem.com.br quanto a possível alteração de sua nomenclatura/classificação no transcorrer deste período.

 

Vamos acompanhar!

Link to comment
Share on other sites

A Rede de Estações de Climatologia Urbana está advertindo para o risco de diversos eventos de tempo severo no Rio Grande do Sul nas próximas 72 horas. Inicialmente, o estado deve ser afetado por chuva localmente forte e temporais em pontos isolados. Na seqüência, o aprofundamento de um sistema de baixa pressão junto ao litoral gaúcho dará lugar a um novo ciclone extratropical que deve resultar em fortes a ocasionalmente intensas rajadas de vento no litoral gaúcho.

 

Um centro de baixa pressão associado ao ar quente tropical quente, úmido e instável estará ingressando no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, o que deve determinar instabilidade em todo o estado. Alerta-se para o risco de chuva forte a ocasionalmente torrencial em pontos localizados do Rio Grande do Sul no decorrer da sexta-feira. Há possibilidade de chover forte em qualquer das regiões gaúchas, mas especialmente no Noroeste, Missões, Centro, Planalto Médio, Grande Porto Alegre, Serra e Litoral Norte. Os volumes podem ser excessivos em curtos períodos, determinando potencial risco de alagamentos.

 

Os meteorologistas da Climatologia Urbana não também a possibilidade de temporais localizados com ocasional queda de granizo e rajadas de vento forte. Nesta quinta-feira, uma intensa chuva acompanhada de granizo em pontos isolados atingiu no começo da tarde a zona norte de Porto Alegre. Houve registro de alagamentos de importantes avenidas da região, o que complicou o trânsito na área norte da capital gaúcha. A enxurrada foi resultado do avanço de áreas de instabilidade do oeste associadas ao ar quente tropical quente e úmido. A Rede de Climatologia Urbana de São Leopoldo já alertava ontem para o risco de chuva forte hoje do centro para o oeste/noroeste do estado. No Bairro Cristo Redentor, a precipitação da tarde de hoje somou 30 milímetros em apenas meia hora, de acordo com medição realizada pelo colaborador da Climatologia Urbana Hilário Nunes.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo adverte ainda que um novo ciclone extratropical vai se formar na costa do Rio Grande do Sul entre amanhã e sábado. O sistema de baixa pressão que estará provocando chuva forte nesta sexta-feira em diversas cidades do Rio Grande do Sul se aprofundará muito ao chegar ao Oceano Atlântico e deve dar origem a um ciclone extratropical uma vez sobre o mar. O ciclone extratropical deve se intensificar e provocar rajadas de vento forte a ocasionalmente intensas no litoral gaúcho especialmente no sábado. Em alguns momentos, as rajadas podem atingir até 80 a 100 km/h, sobretudo na região que vai do Chuí a Mostardas. Já pode ventar forte na costa sul gaúcha amanhã e o domingo ainda deve ser ventoso na orla. Os meteorologistas da Climatologia Urbana alertam ademais que o mar estará muito agitado e com provável ressaca. Este novo ciclone extratropical estará sendo atentamente monitorado pela Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo ante a possibilidade de vir a se tornar híbrido ou mesmo tropical em alto mar em face da recente tormenta 90L INVEST e por conta da temperatura do mar estar acima da média junto ao Sul do Brasil.

 

No decorrer do final de semana, ar seco e frio estará sendo impulsionado pelo oeste a partir da circulação ciclônica na costa, o que deve determinar a melhora do tempo em grande parte do Rio Grande do Sul ainda no sábado. A temperatura estará mais baixa e as noites serão frias para o começo de março no final de semana e no início da próxima semana com mínimas de até 12 graus na fronteira com o Uruguai. O sol aparece acompanhado de nuvens tanto no sábado como no domingo com maior nebulosidade no leste gaúcho. No começo da próxima semana o tempo deve estar seco em todo o estado.

Link to comment
Share on other sites

Esse será o segundo ciclone extratropical em 7 dias e, mantendo-se esse padrão 2006 adentro, poderemos ter boas condições de neve no inverno.

Mantendo essa dinâmica, como a do ano de 1999 (grandes ciclones e fortes massas de ar), POA teria boas chances de noites com céu claro e várias geadas!! :D

 

Do mais, as temperaturas irão cair, devendo chegar a 8° a 850 hpa no S do RS e de 10° a 12° em 850 hpa em quase todo o estado. O ar mais frio será "sugado" do oceano e entrará no continente pelo Prata, circundando e atingindo o RS.

No início da semana que vem, as temperaturas tenderão a ficar mais amenas do que nesses últimos 2 dias. O Cléo Khun disse o mesmo hoje na rádio.

Link to comment
Share on other sites

Fuertes rachas de viento y lluvia intensa afectan esta noche el territorio uruguayo. En la hora 23, el Aeropuerto Internacional de Carrasco informó sobre rachas de viento de 50 nudos o 100 km/h. Datos de la estación de Nimbus Weather en el barrio de Punta Carretas señalan que la racha máxima alcanzó los 75 km/h. En el Puerto de Montevideo fue registrada una racha de 86,9 km/h. La lluvia en Montevideo sumó más de 40 milímetros en solo tres horas. El centro del ciclón extratropical esta ubicado ahora sobre el Río de la Plata. La Climatología Urbana pronostica que el viento debe seguir fuerte con rachas intensas en lo territorio uruguayo en las proximas horas pero debe quedar menos intenso durante el sábado con el avance del ciclón extratropical para la costa de Rio Grande do Sul.

 

===

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana alerta que há risco de tempo severo no Rio Grande do Sul neste sábado. Um ciclone extratropical estará se intensificando junto ao litoral sul gaúcho e impulsionando ar frio e mais seco a partir do oeste. Ao ingressar no estado, o ar seco e frio encontrará uma atmosfera ainda quente, úmida e instável. Os gradientes de pressão, temperatura e umidade devem estimular a formação de nuvens de maior desenvolvimento vertical que vão resultar em chuva forte em diversos locais e até mesmo temporais em pontos localizados. Não se afasta a possibilidade de rajadas de vento forte e queda de granizo na eventualidade de temporais. Há risco ademais de chuva excessiva em curtos períodos em pontos isolados (enxurradas), o que pode resultar em alagamentos em áreas urbanas.

 

Os mais recentes dados indicam que os volumes de chuva devem ser mais significativos na metade norte do estado, entretanto os meteorologistas da Rede de Climatologia Urbana de São Leopoldo não afastam a possibilidade de chuva ocasionalmente forte nas demais áreas do território gaúcho. A Climatologia Urbana mantém o alerta sobre o risco de chuva forte na região de Porto Alegre no decorrer deste sábado.

 

Choveu forte nesta sexta-feira em alguns bairros de Porto Alegre e em algumas cidades da região metropolitana como conseqüência do ar quente e úmido. Uma linha de tormenta que se formou desde o norte da região da Grande Porto Alegre até Torres avançou no sentido leste e alcançou todo o litoral norte gaúcho, onde provocou chuva forte e temporal. Em Tramandaí, um homem morreu ao ser atingido por um raio.

 

Logo, as precipitações e temporais desta sexta-feira aqui no estado, ao contrário do que vem sendo informado na mídia, não foram provocados pelo ciclone extratropical mas sim pela influência do ar quente tropical instável que cobre o Sul do Brasil. As conseqüências do ciclone extratropical serão sentidas mesmo na região metropolitana e como de resto em grande parte do estado durante este fim de semana devido ao avanço do ar frio e seco pelo oeste sobre o Sul do Brasil que se encontrará ainda sob influência da massa de ar quente.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo adverte ainda que o ciclone extratropical que estará atuando na costa do Rio Grande do Sul deve provocar vento forte no litoral durante o final de semana e até mesmo na segunda-feira. O monitoramento em tempo real das condições no Conesul mostram que os dados do modelo da tarde desta sexta-feira que indicavam que o vento não deveria ser tão forte como no ciclone da semana passada não se mostram corretos. Montevidéu há pouco teve rajadas de vento de 100 km/h no Aeroporto Internacional de Carrasco e de 87 km/h no Porto. Em Pando, dados da estação automática da Nimbus Weather indicavam rajadas de 80 km/h. Assim, estamos neste momento revendo a velocidade do vento no Rio Grande do Sul e projetando que as rajadas mais fortes associadas ao ciclone no nosso litoral podem atingir de 80 a 100 km/h com ocasionais rajadas mais fortes. O vento mais intenso estará sobre alto mar, onde as rajadas podem até mesmo chegar a 110/120 km/h.

 

Devido à expectativa de vento intenso em mar aberto junto à costa gaúcha, os meteorologistas da Climatologia Urbana alertam que a navegação será desaconselhável neste final de semana e na segunda-feira. O mar estará muito agitado na orla e pode apresentar até ressaca.

 

A equipe de meteorologistas da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo ressalta que o ciclone extratropical apresentará um deslocamento para leste mais lento que o habitual com a possibilidade até mesmo de formação de um sistema de baixa secundário sobre o Oceano Atlântico. Ante o afastamento mais gradual do continente do ciclone e a possibilidade de desenvolvimento de um segundo sistema de baixa pressão em alto mar, mantém-se o aviso de vento forte para o litoral mesmo no domingo e na segunda-feira.

 

O sábado será de muitas nuvens em todo o Rio Grande do Sul com algumas aberturas de sol. Como ressaltado antes, deve chover e há risco de chuva forte com temporais localizados. Antes do ingresso do ar mais seco e frio que se espera especialmente para o final do período, o tempo ainda estará abafado e quente com máximas de até 30 graus. A chegada do ar mais frio pode vir acompanhada de vento moderado a forte mesmo nas áreas mais distantes do litoral, assim como é comum no ingresso de massas de ar frio no inverno.

 

Durante o domingo se espera que o sol apareça em todas as regiões com o ar mais seco e frio já cobrindo quase todo o estado. A nebulosidade será maior no sul e leste do estado a ponto de no sul gaúcho e em alguns locais do leste a circulação de umidade ciclônica ainda poder trazer chuva passageira. A temperatura estará agradável para o começo de março e o amanhecer deve ser inclusive um pouco frio no sul gaúcho com mínimas de 13 a 15 graus.

Link to comment
Share on other sites

Os ventos já sopram com força no S do RS. No Chuí, às 10 h, os ventos sopravam de O e NO, a 27 km/h com rajadas de 50! Para companhar os dados, ir em: http://ciram.epagri.rct-sc.br/ciram/projetos/meteopesca/dados_online.jsp

A temperatura também se mantém amena no local, na casa dos 21° mesmo com sol.

Link to comment
Share on other sites

O centro do ciclone extratropical está há mais de doze horas localizado junto ao litoral sul do Uruguai, onde produz chuva forte e rajadas de vento em alguns momentos intensas desde a noite de ontem. Na cidade de Montevidéu, o Aeroporto Internacional de Carrasco registrou uma rajada máxima de 100 km/h às onze da noite desta sexta-feira, mas o vento seguiu forte com velocidade entre 50 km/h e 70 km/h até a manhã deste sábado. Na região do Porto de Montevidéu, localizada junto à área central da capital uruguaia, foi observada uma rajada de vento de 75,6 km/h às nove da manhã de hoje.

 

Confira a seguir a seqüência dos informes (metar) do Aeroporto de Carrasco desde as dez da noite de ontem até onze da manhã deste sábado.

 

SUMU 041400Z 17015G25KT 8000 SCT007 OVC020 20/17 Q1009 WS LDG RWY06-24

SUMU 041340Z 19017G27KT 8000 -RA FEW005 OVC020 19/15 Q1009 WS LDG RWY06/24

SUMU 041300Z 19017G27KT 9999 FEW005 BKN020 19/15 Q1009 WS LDG RWY06-24

SUMU 041240Z 20017G27KT 9999 -RA FEW005 BKN020 20/15 Q1008 WS LDG RWY06/24

SUMU 041230Z 20017G27KT 2500 SHRA BKN005 OVC020 20/15 Q1008 WS LDG RWY06/24

SUMU 041200Z 20017G27KT 9999 SCT015 BKN020 20/15 Q1008 WS LDG RWY06 -24

SUMU 041100Z 20016G26KT 9999 SCT010 BKN020 19/16 Q1008 WS LDG RWY06 -24

SUMU 041000Z 20016G27KT 9999 SCT010 BKN020 19/15 Q1007 SW LDG RWY06 -24

SUMU 040900Z 20015G25KT 9999 BKN008 19/15 Q1007 WS LDG RWY06/24

SUMU 040800Z 22014KT 9999 BKN007 19/16 Q1007 SW LDG RWY06 -24

SUMU 040700Z 20016KT 9999 SCT007 19/16 Q1008 SW LDG RWY06 -24

SUMU 040600Z 19020G30KT 9999 FEW033 19/15 Q1007 SW LDG RWY06 -24

SUMU 040500Z 18023G33KT 9999 SKC 20/15 Q1007 WS LDG RWY06/24

SUMU 040400Z 18020G30KT 9999 FEW012 19/15 Q1008 WS LDG RWY06/24

SUMU 040300Z 18023G33KT 9999 SCT004 18/15 Q1007 WS LDG RWY06/24

SUMU 040240Z 18025G35KT 9999 FEW004 17/16 Q1008 WS LDG RWY06/24

SUMU 040200Z 18035G50KT 9999 SCT003 SCT070 17/16 Q1008 SW LDG06 -24

SUMU 040115Z 21025G35KT 6000 -RA BKN008 OVC070 18/17 Q1008 WS LWG 06

 

Além de vento forte a intenso, a capital uruguaia foi atingida também por chuva torrencial em alguns momentos. Mais ao norte no litoral, a região de Punta del Este apresentava rajadas de vento de 40 km/h com tendência de intensificação.

 

O meteorologista da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo Luiz Fernando Nachtigall explica que recém a partir da tarde de hoje começarão a ser sentidos os impactos mais fortes do ciclone extratropical aqui no Rio Grande do Sul. O vórtice do ciclone já provocou chuva forte na região do Chuí e rajadas de vento que chegaram a 60 km/h no rádio-farol da localidade do extremo sul gaúcho. De acordo com Nachtigall, este ciclone extratropical apresenta um deslocamento muito lento para nordeste, o que fará que o vento mais forte no litoral gaúcho seja sentido no restante deste sábado e no decorrer do domingo com rajadas máximas de 50 a 70 km/h na maioria das localidades da orla gaúcha, mas que podem atingir até mesmo de 80 a 100 km/h no extremo sul do litoral gaúcho, particularmente entre o Chuí e Rio Grande.

 

A equipe de meteorologistas da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo ressalta que o ciclone extratropical apresentará um deslocamento para leste mais lento que o habitual com a possibilidade até mesmo de formação de um sistema de baixa secundário sobre o Oceano Atlântico. Ante o afastamento mais gradual do continente do ciclone e a possibilidade de desenvolvimento de um segundo sistema de baixa pressão em alto mar, mantém-se o aviso de vento forte para o litoral mesmo no domingo e na segunda-feira.

 

Este sábado seguirá com muitas nuvens em todo o Rio Grande do Sul com algumas aberturas de sol. Mantém-se o risco de chuva forte em pontos isolados devido ao avanço do ar mais seco e frio em direção à atmosfera quente e úmida no Sul do Brasil.

 

Já no domingo se espera que o sol apareça em todas as regiões com o ar mais seco e frio já cobrindo quase todo o estado. A nebulosidade será maior no sul e leste do estado a ponto de no sul gaúcho e em alguns locais do leste a circulação de umidade ciclônica ainda poder trazer chuva passageira. A temperatura estará agradável para o começo de março e o amanhecer deve ser inclusive um pouco frio no sul gaúcho com mínimas de 13 a 15 graus.

 

Publicado em 04/03/2006 às 12:03

Link to comment
Share on other sites

El temporal de ayer por la noche provocó la caída de ramas, árboles y cables en Montevideo. La Dirección Nacional de Meteorología registró rachas máximas de 92 quilómetros por hora en la capital.

 

La Intendencia de Montevideo recibió 55 reclamos de vecinos durante la noche, el 80% por ramas y árboles caídos. También se cayeron líneas de alumbrado público.

 

En el resto del país, los vientos más fuertes se registraron en Punta del Este con rachas de 100 quilómetros en la hora. En la última actualización metereológica seguía siendo el punto con más intensidad de vientos.

 

El temporal comenzó en la tarde de ayer, primero con intensas lluvias y después con fuertes rachas de viento. En Montevideo cayeron hasta 49,6 milímetros. El máximo registrado en todo el país fue de 65 milímetros en Cerro Largo.

 

Para pedir el retiro de ramas y árboles caídos la IMM habilitó el número telefónico 901.00.06.

 

Diario El País

Link to comment
Share on other sites

O correto seria ter utilizado o tópico anterior, pelas regras do site.

 

Luiz...Luiz....

 

Este é o único tópico existente sobre o atual ciclone.

 

Alexandre, estás errado. Há o tópico http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?t=1443 , intitulado "Ciclone Pcia. de Buenos Aires - Dom., 05/02", no qual eu discutia há quase uma semana sobre a possibilidade do fenômeno:

 

Os modelos de previsão numérica do tempo divergem quanto à formação de um ciclone extra-tropical à frente do litoral Argentino, na altura da Província de Buenos Aires, por volta de Domingo, +144 h a partir de 00Z de hoje. O modelo europeu (ECMWF) concorda com o prognóstico do americano (GFS) com pequenas diferenças, posicionando a baixa à frente do litoral. Já o modelo brasileiro (ETA 20x20 km) sugere que poderíamos ter um ciclone na costa, mas do Brasil, daqui aproximadamente 90 horas, evoluindo rapidamente em direção ao interior do Atlântico. A +144h, porém, mostra uma alta bem estabelecida (resultante da circulação ciclônica que antes ali estivera), excluindo a presença de qualquer ciclone neste período.
Link to comment
Share on other sites

Desculpa Luiz, mas estamos em 5/3 e não 5/2. Se a idéia é concentrar tópicos - o que concordo - que a partir do próximo ciclone se abra um "Tópico Único - Ciclones extratropicais".

 

Alexandre, o Luiz tem razão. Embora o tópico citado acima refere a data de 05/02, ele foi aberto em 27/02, segunda-feira passada. Ok?

Link to comment
Share on other sites

Aqui ainda temos tempo instável. Ontem choveu 55 mm. Hoje, 2 mm. Total de 57 mm no mês. No momento, trovoada seca.

 

Sds.,

 

Aqui, 2mm na sexta, e só.

 

:evil:

 

Com a chuva de hoje, já chegamos a 62 mm, que é mais do que a metade de toda a precipitação do mês passado...

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.