Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Climatologia assustada com cenário dos dias 23-25/11/2005


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

QUI 16 NOV 2005 - 23:00

 

FORTE ONDA DE CALOR TEM INÍCIO NESTA SEXTA-FEIRA

 

Rede de Estações de Climatologia Urbana alerta para onda de calor que terá início hoje e alcançará seu ápice no começo da próxima semana. Temperaturas muito altas podem ser seguidas de tempo severo no estado.

 

Banho de piscina. Banho de mar. Ar condicionado ligado o dia inteiro. Ventilador funcionando sem parar. O cenário típico dos dias mais quentes do verão deve ser sentido pelos gaúchos no começo da próxima semana. O Rio Grande do Sul deve sofrer com calor muito intenso numa onda de calor que começa hoje e atinge sua máxima intensidade na metade da próxima semana. Primeiro haverá uma sequência de dias de calor muito intenso e, na sequência, a passagem de uma frente fria pode resultar em tempestades muito fortes e uma queda acentuada da temperatura.

 

Forte onda de calor tem início nesta sexta-feira

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo prevê o retorno do calor ao Rio Grande do Sul já nesta sexta-feira. Após as temperaturas amenas registrada nesta quinta, em grande parte resultado da intensa nebulosidade e o ingresso de ar mais ameno pelo leste, ar quente volta a ingressar no estado durante a sexta-feira. A temperatura máxima que atingiu apenas 24 graus nesta quinta na Grande Porto Alegre deve se situar à tarde entre 30 e 32 graus nesta sexta-feira. O sol aparece acompanhado de nuvens e em pontos muito localizados na metade norte gaúcha há chance de chuva rápida e esparsa trípica de verão da tarde para a noite.

 

Durante o final de semana o calor aumenta ainda mais no Rio Grande do Sul com máximas acima dos 35 graus no oeste durante o domingo. O sol aparece acompanhado de nuvens na maioria das regiões, mas no norte permanece a possibilidade de instabilidade passageira típica de verão.

 

A primeira metade da próxima semana será de derreter no Rio Grande do Sul. Os meteorologistas da Climatologia Urbana de São Leopoldo dizem que a maior parte do estado deve enfrentar máximas acima de 35 graus, sobretudo durante a terça e a quarta-feira. Nas áreas mais quentes do Rio Grande do Sul como o Vale dos Sinos e o oeste do estado os termômetros podem marcar até 38 graus. A quarta-feira, em especial, pode ser de intenso calor com a possibilidade de máximas inclusive superiores a 38 graus, conforme os últimos dados.

 

Risco elevado de tempo muito severo entre os dias 24 e 25

 

Os mais recentes dados dos modelos numéricos sugerem a rápida passagem de uma frente fria entre os dias 24 e 25. A chegada do sistema frontal será antecedida por calor muito intenso e valores de pressão atmosférica que, segundo alguns modelos, podem se situar na casa entre 995 hPa e 1.000 hPa.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana entende que um cenário de pressão atmosférica em níveis críticos para instabilidade somado ao choque de uma massa de ar frio com uma massa de ar muito quente é preocupante e pode acabar resultando em condições de tempo muito severo com elevado risco de temporais, possivelmente até violentos e com potencial de provocar danos estruturais nas áreas atingidas.

 

Será de extrema importância monitorar a evolução das simulações computadorizadas no decorrer da próxima semana para verificar se a tendência, especialmente da pressão atmosférica extremamente baixa, se mantém. De qualquer forma, o simples avanço de uma massa de ar mais frio mais forte sobre uma atmosfera de ar muito quente e com temperaturas próximas dos 40 graus nesta época do ano já é motivo de preocupação devido ao risco de tempo severo.

 

===

 

climatologia@terra.com.br

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 111
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

To falando, o tempo tá ficando maluco e cada vez mais ficando mais quente tb... com essa poluição e tudo que não presta está causando uma coisa muito louca na meteorologia...

 

Tenho até medo daki uns 5 anos como o verão será, talvez exista verão para sempre futuramente... !!!

 

O unico jeito é rezar agora... !

Link to comment
Share on other sites

Também estou bem preocupada com essa situação, se continuar por esse caminho, será uma explosão grande, os modelos já mostram que a combinação está a caminho... Espero que seja amenizado... Se a Prefeitura se preparasse, podando árvores, retirando as secas e desobstruíndo os bueiros já seria uma boa atitude preventiva...

Link to comment
Share on other sites

Realmente a estiagem ao que parece começa a mostrar a cara. Chuvas muito mal distribuidas. Enqüanto alguns lugares como na cidade de Carazinho deu pancadas com mais de 60 mm, na maioria dos lugares aqui na região apenas pancadas entre 5 e 10 mm durante esta semana. O pessoal já começa a reclamar e ficar assustado. Vale lembrar que aqui em casa (Passo Fundo) o acumulado de chuva neste mês de Novembro está baixo, apenas 59 mm. O quadro não é bom e já houve localidades atingidas por granizo com perdas enormes senão totais em lavouras de milho e parreirais na região de Sarandi. Se este tempo severo vir destrutivo e logo na seqüência mais estiagem, a situação poderá ser crítica ainda neste final de ano.

Rodrigo, em relação a estes eventos de tempo severo, diria que não há nada de anormal. Inclusive se algo mudou nos últimos anos aqui onde vivo foi ao meu ver por menos tormentas que em décadas passadas. Não posso afirmar isso com certeza mas tenho a impressão que diminuiu. De qualquer forma não vejo nada que indique loucura no tempo neste aspecto.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Também estou bem preocupada com essa situação, se continuar por esse caminho, será uma explosão grande, os modelos já mostram que a combinação está a caminho... Espero que seja amenizado... Se a Prefeitura se preparasse, podando árvores, retirando as secas e desobstruíndo os bueiros já seria uma boa atitude preventiva...

 

Concordo com vc Jaque... !!!

 

Acho que a prefeitura e até o Governo do Brasil devia logo tomar suas "precausões" sobre esta causa... Por que se continuar indo por esse caminho como vc estava falando, nós iremos ser governados pelo :evil: !!

 

Deus que me livre !

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Paraná os riscos de temporais se concentram na quinta mas com menos intensidade do que no RS, visto que o calor será menor por aqui. Há previsão de chuva para parte de sexta com temperatura mais amena.

 

Do site da climaterra:

 

CIDADE: PATO BRANCO

HÁ FORTE POSSIBILIDADE DE TEMPO SEVERO ENTRE A NOITE DE QUINTA-FEIRA (24/11/05) E MADRUGADA/MANHÃ DE SEXTA-FEIRA (25/11/05). TENDO RISCO DE TEMPORAIS FORTES, GRANIZO E VENTANIA COM POTENCIAL DE DANOS.

 

Vamos ver...

Sds

Link to comment
Share on other sites

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

ADVERTENCIA METEOROLOGICA ESPECIAL

 

SAB 19 NOV 2005 - 19:00

 

CONDICIONES DE TIEMPO SEVERO Y INTENSA INESTABILIDAD ATMOSFERICA EN URUGUAY Y ARGENTINA

 

La Red de Estaciones de Climatologia Urbana de San Leopoldo emite una advertencia meteorologia por tiempo muy severo en la Republica Argentina y Uruguay en los proximos dias.

 

Los argentinos del centro y norte del pais y los uruguayos deben experimentar un episodio de temperaturas muy altas en los proximos dias. La subida de temperaturas se producirá debido a la acción de una masa de aire muy caliente del norte y un sistema de baja presión el la parte norte de Argentina. Durante este episodio de calor las temperaturas maximas superarán los 35 grados en el centro y norte del territorio uruguayo. En la parte central y norte de Argentina se esperan entre 38 y 40 grados de máxima, sobretodo en los dias Martes y Miercoles.

 

La Red de Estaciones de Climatologia Urbana de San Leopoldo emite aún, en estos momentos, una advertencia meteorologica por tiempo muy severo en Argentina y Uruguay.

 

Aire cálido, inestable y de baja presión atmosferica puede determinar tormentas aisladas, algunas fuertes, en la area central de Argentina durante el día Martes. Para el dia día Miércoles, los principales modelos numéricos señalan la profundización de um inportante sistema de baja presión en la región norte de Argentina asociado a un frente frio que avanza del sur. Es elevado el riesgo de tormentas muy severas durante el día Miercoles en la Pcia. de Buenos Aires y otras areas del centro argentino. Hacia la tarde y noche del Miércoles, tiempo muy severo puede afectar Uruguay y las condiciones adversas deben persistir en el territorio uruguayo en parte del dia Jueves. Dada la interacción de la masa de aire muy cálida y de muy baja presión con el frente frio, es posible que se formen tormentas severas en los dos paises con lluvia intensa de corto periodo con riesgo de anegamientos, ráfagas fuertes a intensas de viento (más de 100 km/h en puntos aislados) y caída de granizo.

 

La Climatologia Urbana de San Leopoldo señala que en las areas de alerta la presion atmosferica puede bajar de los 1.000 milibares (nivel extremadamente bajo y peligroso). Además, los modelos indican indices de inestabilidad atmosferica muy altos para toda la región. Por eso, la Red de Estaciones de Climatologia Urbana no descarta la posibilidad de actividad tornadica en puntos muy aislados del territorio uruguayo y del centro y norte de Argentina durante el avance del sistema frontal Miercoles y Jueves.

Link to comment
Share on other sites

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

SAB 19 NOV 2005 - 23:00

 

SEMANA SERÁ MARCADA POR EVENTOS EXTREMOS NO RIO GRANDE DO SUL

 

Rede de Estações de Climatologia Urbana alerta para forte onda de calor que será seguida por tempestades e temperatura muito baixa para o final de novembro.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta que a semana será marcada por eventos extremos no Rio Grande do Sul. Conforme os nossos meteorologistas, o estado será primeiro atingido por uma forte onda de calor que será seguida da passagem de uma frente fria que deve trazer condições de tempo severo e um declínio extremamente acentuado da temperatura.

 

Primeiro....o forte calor

 

Após a passagem de uma frente fria de fraca intensidade na madrugada de sexta para sábado, ar mais seco ingressou no Rio Grande do Sul e garantiu a melhoria do tempo em todas as regiões. Sob influência do ar mais seco e o avanço de ar quente a partir do oeste a partir deste domingo, estará favorecido um rápido processo de aquecimento da atmosfera no Rio Grande do Sul que deve marcar a primeira metade da semana no estado.

 

O domingo será de muito sol em todo o estado com marcas mais elevadas no oeste do estado, onde Uruguaiana deve registrar entre 33 e 34 graus. Na Grande Porto Alegre, as máximas que j;a atingiram os 30 graus na tarde deste sábado devem se situar entre 31 e 32 graus no Vale dos Sinos.

 

Nesta segunda-feira o calor aumenta ainda mais em todas as regiões com máximas de 33 a 35 graus em grande parte do centro e do oeste do estado. Na terça-feira, contudo, se experimentará uma elevação ainda mais acentuada da temperatura com máximas possivelmente acima dos 35 graus nas áreas mais quentes do território gaúcho.

 

O calor deve atingir o seu ponto máximo no Rio Grande do Sul na quarta-feira com máximas de 35 a 38 graus em um grande número de cidades. A sensação de abafamento somente não será maior devido à manutenção do ar seco.

 

A quinta-feira pode ser novamente um dia de intenso calor no Rio Grande do Sul, porém dependendo da velocidade de deslocamento da frente fria que estará sobre o Uruguai a elevação maior da temperatura será frustrada pela intensidade. Se o sistema frontal alcançar o centro e o norte do estado apenas na madrugada de sexta-feira, o que vem sugerindo alguns modelos, a quinta-feira pode ser caracterizada por um cenário de natureza pré-frontal com calor próximo ou mesmo mais intenso do que o da véspera na metade norte gaúcha.

 

Entre quinta e sexta a virada do tempo

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana projeta a rápida passagem de uma frente fria entre quinta e sexta-feira. A chegada do sistema frontal será antecedida por calor muito intenso e valores de pressão atmosférica que, conforme os principais modelos numéricos, devem ser muito baixos (998 a 1.002 hPa).

 

Os meteorologistas da Rede de Estações de Climatologia Urbana entendem que, se confirmada a tendência apontada pelos modelos, se criará um um cenário crítico para a a instabilidade no estado entre os dias 24 e 25. Destacam-se entre os vários fatores para o risco de tempo muito severo:

 

Elevado gradiente térmico : Haverá uma enorme diferença de temperatura entre as duas massas de ar separadas pela frente fria. O sistema frontal, acompanhado por uma massa de ar frio com temperaturas baixas para o final de novembro, estará avançando sobre uma massa de ar muito quente com temperaturas próximas dos 40 graus no sul do Brasil e norte da Argentina.

 

Gradiente de pressão atmosférica : Antes da passagem da frente fria o ar será de pressão atmosférica muito baixa para não dizer acentuadamente baixa. Os modelos sugerem valores de pressão de 995 hPa para a região do Prata, 998 hPa para a área de Uruguaiana e 1.000 hPa para Porto Alegre. Valores tão baixos de pressão atmosférica ao nível do mar por si só são catalisadores de grande instabilidade, porém no episódio de tempo severo da segunda metade da semana haverá ainda uma grande diferença de pressão atmosférica entre as massas de ar. Ao ar quente de baixa pressão deve seguir-se ar frio de alta pressão, esperando-se que na área de Porto Alegre a pressão atmosférica se eleve de 1.000 hPa para 1.015 hPa em questão de 24 horas.

 

Índices de instabilidade elevados: Os mais importantes indicadores de instabilidade atmosférica estarão elevados e sinalizam o risco de tempo severo. Os chamados índices de instabilidade atmosférica serão ainda mais altos na Argentina e no Uruguai, onde até mesmo atividade tornádica não pode ser descartada (ver Boletim Especial em Espanhol Advertencia Meteorologica para Argentina y Uruguay).

 

Ar muito seco na massa de ar frio : As condições são muito favoráveis a tempo severo quando ar muito seco e frio avança sobre ar muito quente e úmido. No episódio desta semana, afortunadamente, se espera que o ar esteja seco antes da passagem da frente fria. Entretanto, o ar da massa de ar frio será possivelmente ainda mais seco, o que leva a Climatologia a incluir o gradiente de umidade como um fator de risco para a instabilidade desta semana.

 

Rápido deslocamento da frente fria : Os dados indicam que a passagem da frente fria será muito rápida pelo Rio Grande do Sul. Historicamente a Climatologia Urbana observou no clima gaúcho que em sistemas de transição muito rápida acentua-se sobretudo o risco de vento forte e enxurradas de curta duração.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta, assim, para o risco de chuva forte a intensa de curta duração e temporais, alguns possivelmente muito fortes, entre quinta e sexta-feira no Rio Grande do Sul. É acentuado o risco de fortes a ocasionalmente intensas rajadas de vento em pontos localizados, com possibilidade de provocar danos, não se descartando ademais a ocorrência de granizo.

 

Esta instabilidade deve afetar toda a porção central da América do Sul, ou seja, áreas do centro da Argentina (Buenos Aires, Cordoba, Santa Fé) até o norte da Argentina, Uruguai, Paraguai e estados do sul do Brasil.

 

No Rio Grande do Sul, já existe a possibilidade de instabilidade forte de caráter localizado na terça e quarta-feira no sul e oeste do estado, mesmo o ar estando seco. Isso porque os índices de instabilidade atmosférica já estarão muito elevados nestas regiões.

 

Os profissionais da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo estarão monitorando atentamente o quadro e os respectivos boletins de alerta estarão sendo emitidos no decorrer da semana.

 

Após a instabilidade....frio durante a noite

 

Uma massa de ar muito seco e frio avança para o Rio Grande do Sul após a passagem da frente fria. A baixa umidade do ar e consequentemente os reduzidos pontos de orvalho resultarão em temperaturas baixas durante a madrugada de sábado. O ar não chegará a ser muito frio, porém será muito seco. Assim como a baixa umidade favorece o rápido aquecimento diurno, igualmente proporciona um resfriamento muito mais acelerado durante a noite. Assim, cidades que na quarta-feira experimentarão máximas de 37 a 38 graus podem amanhecer com mínimas em torno dos 10 graus no sábado.

 

===

 

climatologia@terra.com.br

Link to comment
Share on other sites

JORNAL EL PAIS DE MONTEVIDEO DE HOJE

 

Pronostican vientos, granizo y tornados

 

Dos días más de calor y después tormentas

 

Uruguay experimentará temperaturas muy altas, superiores a los 35ºC hasta el miércoles. Para ese día —y el jueves— se anuncian tormentas severas con vientos que pueden superar los 100 kilómetros por hora, intensas lluvias y caída de granizo. No se descarta la ocurrencia de tornados.

 

La Red de Estaciones de Climatología Urbana de San Leopoldo emitió ayer una advertencia "por tiempo muy severo en la República Argentina y Uruguay en los próximos dias".

 

"Dada la interacción de la masa de aire muy cálida y de muy baja presión con el frente frío, es posible que se formen tormentas severas en los dos países con lluvia intensa de corto período con riesgo de anegamientos, ráfagas fuertes a intensas de viento (más de 100 km/h en puntos aislados) y caída de granizo", indica el informe.

 

Los modelos numéricos que estudia la Red —que se hizo conocida en Uruguay por haber pronosticado el temporal del 23 de agosto pasado— indican "índices de inestabilidad atmosférica muy altos para toda la región".

 

Por esa razón, y por los valores de presión atmosférica extremadamente bajos —997 para Montevideo, 995 para Buenos Aires y 993 para Bahía Blanca— es que "no se descarta la posibilidad de actividad tornádica en puntos muy aislados del territorio uruguayo y del centro y norte de Argentina durante el avance del sistema frontal el miércoles y jueves".

 

A nivel local, la Dirección Nacional de Meteorología publicó en su página web un "aviso de temporal" en su pronóstico marino de ayer. "Se esperan vientos ocasionalmente equivalentes a la fuerza 7 de la escala Beaufort (28-33 nudos) en áreas de la provincia de Buenos Aires y al este del Río de la Plata", indica el reporte.

 

El pronóstico de Meteorología para el miércoles 23 dice que el tiempo estará: "Nuboso a cubierto, desmejorando desde el litoral oeste con probable formación de tormentas y precipitaciones. Vientos algo fuertes y fuertes con período de moderados".

 

La empresa Nibu pronostica para ese día "nubosidad en aumento, tiempo inestable y vientos moderados del noroeste, cambiando al sector sur".

 

Ayer, la temperatura máxima en Uruguay fue 33ºC en Paso de los Toros. El pronóstico para hoy anuncia 36ºC en la zona Centro Sur del país.

Link to comment
Share on other sites

Torales, Jonathan, Clóvis e demais amigos

 

Quando do ciclone do dia 23 de agosto não tínhamos os telefones e os e-mails para fazer chegar o alerta emitido. Agora que os temos o alerta está dado 72 horas na imprensa uruguaia. O importante é que os meteorologistas, caso do Guillermo Ramis do Canal 4 (MonteCarlo TV), com quem mantivemos contato após o ciclone de agosto, estão "avalando" (endossando) o nosso alerta e acrescentando outras informações. Veja a cobertura local (clique sobre os thumbnails para ampliar):

 

Jornal El Pais - Mais importante do Uruguai:

 

temporalnouruguaiemnovembrosit.th.jpg

 

Rádio Sarandi - Uma das rádios mais escutadas do Uruguai

 

temporalnouruguaiemnovembrosit1.th.jpg

 

Portal Montevideo.Com - Maior portal da capital uruguaia

 

temporalnouruguaiemnovembrosit.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Conversamos há pouco direto com a redação do Centro Infomativo Monte Carlo do Canal 4 em Montevideo. No outro lado da linha, tão assustado quanto a gente o meteorologista Nubel Cisneros, um dos mais renomados do Uruguai. Saída das 12Z do modelos norte-americano coloca pressão de 991 hPa para Montevidéo com 35 graus e uma poderosa frente fria logo na sequência. Pra quem tem dificuldade de dimensioar o que são apenas 991 hPa, imagine a pressão mínima central de um furacão categoria 1.

Link to comment
Share on other sites

Conversamos há pouco direto com a redação do Centro Infomativo Monte Carlo do Canal 4 em Montevideo. No outro lado da linha, tão assustado quanto a gente o meteorologista Nubel Cisneros, um dos mais renomados do Uruguai. Saída das 12Z do modelos norte-americano coloca pressão de 991 hPa para Montevidéo com 35 graus e uma poderosa frente fria logo na sequência. Pra quem tem dificuldade de dimensioar o que são apenas 991 hPa, imagine a pressão mínima central de um furacão categoria 1.

 

Tenho um endereço para te passar.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Clovito

 

Durante alguns anos traduzi diariamente os fax da AccuWeather que vinham dos estados Unidos com a previsão para o Rio Grande do Sul, no tempo que a empresa norte-americana era responsável pelos prognósticos da RBS (belos tempos). Quem assinava os boletins vindo dos Estados Unidos era o Jim Andrews, meteorologista formado pela Purdue University. Há poucos dias ele estreou o seu blog no site da AccuWeather e, segundo ele, eu fui o primeiro a escrever. :D:D

 

Nos e-mails trocados hoje discutimos os modelos e a perspectiva de tempo severo para o Conesul, tendo eu passado para ele a idéia da equipe da Climatologia Urbana e o que colhi de opinião hoje em contatos para intercâmbio de informação com experts em tempo do Uruguai e da Argentina.

 

O Jim acabou agradecendo no blog dele as informações e link que passei e fez uma extensa e interessantíssima análise sobre este episódio de tempo severo na América do Sul, indo na mesma linha que vínhamos todos nós discutindo aqui (fortes vendavais, chuva intensa, granizo e possivelmente tornados).

 

Eis a tradução:

 

jimandrewsaccuweather1bu.th.jpg

 

Pode não ser claro a todos que as estações são opostas nos dois lados do Equador. Mas, enquanto os primeiros sinais do inverno começam a ser sentidos no Hemisfério Norte, o Sul se encaminha para o verão 2005-2006. Na região sul da América do Sul, o fim da primavera significa tempo severo e esta semana vai dar lugar justamente a uma onda de eventos severos. A razão para esta possível onda de tempo severo será uma frente fria, fortemente apoiada em níveis altos da atmosfera por um cavado em deslocamento na corrente de jato. E no que é mais importante, a massa de ar que se estende desde a região tropical central do continente até o sul da área dos Pampas é mais quente o normal com temperaturas típicas do auge do verão. A frente fria vai avançar das planícies secas da Patagônia para a massa de ar quente e úmido sobre os Pampas na tarde e noite de terça-feira. Tempestades vão se originar de forma explosiva a partir do sul numa linha com sentido oeste-leste na região do estuário do Prata. Na quarta-feira, a frente vai se deslocar rapidamente para o norte, trazendo junto poderosos temporais. A Grande Buenos Aires, o norte da região dos Pampas argentinos, o sul de Entre Rios e o Uruguai vão experimentar chuva e tempestades, algumas severas. Ventos destrutivos, granizo e chuva excessive são ameaças à medida que as tempestades se deslocam para o norte. O norte da Argentina e o Rio Grande do Sul, Brasil, vão possivelmente enfrentar temporais severos quarta à noite e na quinta-feira. Pode haver tornados associados a esta onda de tempo severo ? Eu diria que “sim”, já que esta é uma das regiões mais favoráveis do mundo para este tipo de tempestade.

 

Antes de terminar, gostaria de agradecer o Alexandre, escrevendo desde o Rio Grande do Sul, Brasil, pelas suas generosas observações e links relacionados ao tempo na América do Sul. Vou estar lendo e digerindo toda esta informação nos próximos dias e semanas e, sem dúvida, vai me ajudar a prognosticar o tipo de tempo que coloca propriedades e vidas em risco nesta parte do mundo.

 

Era isso !!! E que isso !!!

 

Alexandre / Climatologia

Link to comment
Share on other sites

Tornado F3 na Argentina:

 

Patrullas de la comuna, bomberos y Defensa Civil recorrían las zonas más afectadas para relevar los daños y ayudar a quienes sufrieron la pérdida de sus viviendas, indicó el intendente.

“Tuvimos un tornado grado 3 en Chaco. Muchas casas fueron destruidas y se cayeron antenas. Estamos atendiendo a muchas familias. La lluvia, luego de la sequía, es una bendición. Los pronósticos indican que habrá más lluvias. Bienvenidas sean...", concluyó.

 

Fonte:http://www.clarin.com/diario/2005/11/22/um/m-01094331.htm

 

 

 

Jornal LA NACION hoje:

 

Un diluvio llevó alivio a Chaco

La temporal aplacó la crisis por la sequía que afecta a la ciudad de Castelli; hubo heridos leves y destrozos de viviendas

 

 

RESISTENCIA (DyN) - Un diluvio que incluyó caída de granizo aplacó la crisis por la sequía que afecta a la ciudad de Juan José Castelli, en Chaco.

 

En Castelli, donde durante meses no llovió, cayeron 120 milímetros, similar al agua que recibió Pampa del Infierno. También, según señalaron pobladores a los medios, hubo caída de granizo.

 

Heridos y destrozos. El intendente de Castelli, Leonardo Yulán, informó que el temporal derribó decenas de casas y causó heridas leves a numerosos pobladores, en su mayoría de los barrios más pobres.

 

Patrullas de la comuna, bomberos y Defensa Civil recorrían las zonas más afectadas para relevar los daños y ayudar a quienes sufrieron la pérdida de sus viviendas, indicó el intendente

 

Fonte: http://www.lanacion.com.ar/informaciongeneral/nota.asp?nota_id=758518

Link to comment
Share on other sites

Do Departamento de Ciencias Atmosfericas da Universidade de Buenos Aires:

 

 

INGRESO DE UN "POTENTE" FRENTE FRÍO Y GRAN POTENCIAL DE TIEMPO SEVERO.

 

Una masa de aire calurosa a muy calurosa y cada vez más húmeda seguirá dominando las condiciones del tiempo del Norte de la provincia de Buenos Aires. Por otro lado, un intensos sistema de mal tiempo, asociado a un frente frío anómalo para esta época del año, comenzará a afectar al centro del país hacia el final del día de hoy Martes.

 

La combinación de las elevadas temperaturas, junto con una dinámica muy intensa generada por el acercamiento de este fuerte frente frío creará condiciones muy favorables para el desarrollo de tiempo severo sobre las provincias de Buenos Aires, La Pampa y Córdoba hacia las últimas horas del día de hoy. Tormentas con gran potencial de caída de granizo de diversos tamaños, así también como la ocurrencia de ráfagas de viento superiores a los 100 kilómetros por hora serán probables con estas tormentas sobre las provincias antes mencionadas. El potencial de tiempo severo sobre esta región es muy alto, por lo que esta es una situación particularmente peligrosa. Sobre la ciudad de Buenos Aires existe un riesgo bajo de tiempo severo, debido al probable horario de llegada de las tormentas más fuertes (aproximadamente en las primeras horas del día de mañana Jueves), aunque ráfagas muy intensas de viento y algunas granizadas podrían registrarse sobre dicha ciudad.

 

Este frente frío estará "barriendo" todo el centro del país a lo largo del día de mañana Miércoles, y luego estará desplazándose por todo el Litoral y la Mesopotamia, generando precipitaciones y tormentas de variada intensidad, a la vez que una zona de alta presión ingresará al centro del país durante el día Jueves produciendo un rápido mejoramiento del tiempo y temperaturas mucho más frescas. De todas maneras este sistema de alta presión se estará desplazando rápidamente hacia el Este, por lo que hacia el día Viernes las condiciones del tiempo se volverían a tornar cálidas aunque con escasa humedad.

Link to comment
Share on other sites

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

TER 22 NOV 2005 - 15:00

 

PAÍSES DO CONESUL EM ALERTA POR RISCO DE VIOLENTOS TEMPORAIS

 

Rede de Estações de Climatologia Urbana segue em contato com especialistas no Uruguai e Argentina para monitorar a perspectiva meteorológica.

 

A equipe da Rede de Estações de Climatologia Urbana está em permamente contato com meteorologistas do Uruguai e da Argentina sobre a possibilidade de tempo muito severo na região nas próximas 48/72 horas.

 

"Há muito tempo não havia tanta preocupação na região em torno de um episódio de tempo severo", comenta Eugenio Hackbart, meteorologista e Diretor-Geral da Climatologia Urbana.

 

A Direccion Nacional de Meteorologia do Uruguay publicou advertência meteorológica na manhã desta terça-feira com linguagem poucas vezes vista antes, alertando para a possiblidade de temporais com rajadas de vento de até 120 km/h ou mesmo superiores:

 

Se prevé tormentas intensas y algunas severas con rachas de viento de corta duración (entre 5 y 30 minutos) en el entorno de los 80-120 Km/h (ocasionalmente superiores) de dirección NW al SW, lluvias abundantes (50-100 mm, ocasionalmente superiores ) y probables granizadas durante el día miércoles 23/11/05.

 

O Departamento de Ciencias Atmnosfericas da Universidad de Buenos Aires igualmente indica no seu boletim desta terça-feira condições extremamente adversas, alertando para fortes vendavais e o risco de queda de granizo de variado tamanho:

 

La combinación de las elevadas temperaturas, junto con una dinámica muy intensa generada por el acercamiento de este fuerte frente frío creará condiciones muy favorables para el desarrollo de tiempo severo sobre las provincias de Buenos Aires, La Pampa y Córdoba hacia las últimas horas del día de hoy. Tormentas con gran potencial de caída de granizo de diversos tamaños, así también como la ocurrencia de ráfagas de viento superiores a los 100 kilómetros por hora serán probables con estas tormentas sobre las provincias antes mencionadas. El potencial de tiempo severo sobre esta región es muy alto, por lo que esta es una situación particularmente peligrosa. Sobre la ciudad de Buenos Aires existe un riesgo bajo de tiempo severo, debido al probable horario de llegada de las tormentas más fuertes (aproximadamente en las primeras horas del día de mañana Jueves), aunque ráfagas muy intensas de viento y algunas granizadas podrían registrarse sobre dicha ciudad. Este frente frío estará "barriendo" todo el centro del país a lo largo del día de mañana Miércoles, y luego estará desplazándose por todo el Litoral y la Mesopotamia, generando precipitaciones y tormentas de variada intensidad, a la vez que una zona de alta presión ingresará al centro del país durante el día Jueves produciendo un rápido mejoramiento del tiempo y temperaturas mucho más frescas. De todas maneras este sistema de alta presión se estará desplazando rápidamente hacia el Este, por lo que hacia el día Viernes las condiciones del tiempo se volverían a tornar cálidas aunque con escasa humedad.

 

A Fundação Climagro da Argentina emitiu um boletim de "Alerta Roja" (Alerta Vermelho) sobre mau tempo para todo o centro do país, Uruguai e sul do Brasil:

 

ÚLTIMO MOMENTO

 

ALARMAS METEOROLÓGICAS

 

Durante el día martes se registrarán elevadas temperaturas en la región. Durante las primeras horas del miércoles una intensa zona frontal se desplazará sobre Río Negro, La Pampa y extremo sur de la provincia de Buenos Aires, durante la tarde avanzará sobre el sur de Buenos Aires, norte de La Pampa y sur de Córdoba, afectado con vientos intensos la zona costera bonaerense, hacia el fin de la tarde y primeras horas de la noche se ubicará sobre el norte de Buenos Aires, sur de Santa Fe y centro de Córdoba, avanzada la noche llegará a las costas de Uruguay y sur de Entre Ríos, durante las primeras horas del jueves afectará el norte de Córdoba, centro y norte de Santa Fe y de Entre Ríos, Uruguay, alcanzando las provincias de Corrientes, Chaco, Formosa y Misiones, así como el Noroeste argentino, especialmente Tucumán y algunas zonas de Santiago del Estero, y también el norte de Uruguay y sur de Brasil durante el curso del día jueves, mientras una nueva irrupción de vientos intensos del Sudoeste afectará la zona costera de Buenos Aires, especialmente entre Necochea y Mar del Plata. El desplazamiento de esta zona frontal irá acompañado de lluvias y tormentas de variada intensidad, con posible caída de granizo en forma localizada y ráfagas muy intensas, especialmente sobre zonas costeras o desprotegidas, o como resultado de descendentes de nubes de gran desarrollo. La intensidad de los vientos disminuirá a partir del jueves en toda la región. La máxima intensidad de lluvias y de tormentas es probable que se registre durante la noche del miércoles y madrugada del jueves sobre el norte de Buenos Aires, centro y sur de Santa Fe, Corrientes, Uruguay y sur de Brasil.

 

A equipe da Climatologia Urbana de São Leopoldo manteve contatos ontem, via internet, com o meteorologista Jim Andrews da empresa de Meteorologia AccuWeather. Formado há mais de vinte anos pela Universidade de Purdue, Andrews foi responsável durante muitos anos pelos prognósticos do tempo da AccuWeather para a RBS no Rio Grande do Sul. A Climatologia Urbana promoveu um intercâmbio de dados locais com o expert norte-americano e discutiu a situação de instabilidade para o estado gaúcho nas próximas 48 horas.

 

Jim Andrews destacou em seu blog na página da AccuWeather a instabilidade prevista para o Rio Grande do Sul, cuja tradução realizada pela Climatologia Urbana é a seguinte:

 

Pode não ser claro a todos que as estações são opostas nos dois lados do Equador. Mas, enquanto os primeiros sinais do inverno começam a ser sentidos no Hemisfério Norte, o Sul se encaminha para o verão 2005-2006. Na região sul da América do Sul, o fim da primavera significa tempo severo e esta semana vai dar lugar justamente a uma onda de eventos severos. A razão para esta possível onda de tempo severo será uma frente fria, fortemente apoiada em níveis altos da atmosfera por um cavado em deslocamento na corrente de jato. E no que é mais importante, a massa de ar que se estende desde a região tropical central do continente até o sul da área dos Pampas é mais quente o normal com temperaturas típicas do auge do verão. A frente fria vai avançar das planícies secas da Patagônia para a massa de ar quente e úmido sobre os Pampas na tarde e noite de terça-feira. Tempestades vão se originar de forma explosiva a partir do sul numa linha com sentido oeste-leste na região do estuário do Prata. Na quarta-feira, a frente vai se deslocar rapidamente para o norte, trazendo junto poderosos temporais. A Grande Buenos Aires, o norte da região dos Pampas argentinos, o sul de Entre Rios e o Uruguai vão experimentar chuva e tempestades, algumas severas. Ventos destrutivos, granizo e chuva excessive são ameaças à medida que as tempestades se deslocam para o norte. O norte da Argentina e o Rio Grande do Sul, Brasil, vão possivelmente enfrentar temporais severos quarta à noite e na quinta-feira. Pode haver tornados associados a esta onda de tempo severo ? Eu diria que sim, já que esta é uma das regiões mais favoráveis do mundo para este tipo de tempestade.

 

Desde sábado a Rede de Climatologia Urbana de São Leopoldo vem emitindo advertências meteorológicas em Espanhol para o Uruguai e Argentina alertando sobre o risco de tempo muito severo, inclusive com possibilidade de tornados.

 

A Climatologia Urbana tem como política promover um permanente intercâmbio de dados e informações com especialistas internacionais, sobretudo dos países vizinhos, dos Estados Unidos e da Europa.

Link to comment
Share on other sites

Teremos índices de instabilidades estupidamente baixos para a Argentina ao longo dessa 4ª-feira, com valores semelhantes às tempestades tornádicas que ocorrem nos EUA.

 

O grosso atingirá o RS na 4ª-feira à noite no S do estado, alçastrando-se por todo o território gaúcho ao longo da madrugada e manhã de 5ª-feira.

Ouvi o Natchigall na Rádio Guaíba AM hoje à tarde, às 16 h, enquanto andava de carro (vale o destaque de que fazia 38,4° em Campo Bom no momento, como disse o Natchiggal, além de 37° em POA). Ele disse que a frente entrará no RS com muita velocidade, o que, aliado aos índices de instabilidades, baixa pressão e muito calor, deveremos ter coisa muito feia pela frente. Como bom profissional, o Natchigall foi diplomático. Apenas disse que poderemos ter tempo muito severo com vendavais com potencial de causar danos. Leia-se aí: ventos de 100 km/h ou mais e, talvez, super-células (que poderiam gerar tornados), com grande danos. Perfeito. Se fosse literal no rádio, causaria rebuliço coletivo. 8)

Ademais, para 6ª-feira de manhã, há modelos apontando entre 8°/10° a 850 hpa sobre POA. A massa de ar frio será impulsionada por uma poderosíssima área de baixa pressão em alto-mar, na altura da Patagônia. A pressão prevista para o sistema é de impressionantes 943 mb!!!! :shock: :shock: :shock:

O frio não vem de graça.

Link to comment
Share on other sites

durante o dia de hoje a temperatura ficou elevada (como todos sentiram)

por isso passou algumas ccms de tarde, apos anoitecer a temperatura começou a cair bastante por causa da chuva q caiu durante parte da tarde

eu achei que este friozinho iria estragar o "espetáculo" de amanhã

mas por incrivel que pareça a temperatura começou a subir denovo

Link to comment
Share on other sites

Chuva no final da tarde??? Pois é, a imagem que o Paulo mostrou mostra uma área de instabilidade sobre o Planalto gaúcho.

Já estou vendo o estrago que será esse sistema! A frente apresenta-se ainda na Patagônia, cruzando os Andes, mas há uma forte área de instabilidade na região pampeira da Argentina.

Por aqui, uma noite como a meses não via. A pouco fazia 27,0°, caiu para 26,9°, mas voltou para 27,0°!! No momento, tenho 26,7°. Mas isso não é o mais supreendente. Estou registrando a menor umidade relativa numa noite aqui em casa, desde que eu adquiri meu termo-higrômetro em 2000. A u.r. está em apenas 36%!!!! :shock: :shock:

Link to comment
Share on other sites

Boldrini, tenho exatos 27,6C com 32% de umidade! :shock:

:shock:

Continuo com os mesmos 36%, porém com 26,4°. No aero, temos 26° (0 h) com 44%.

Apenas uma vez vi tal u.r. no meu aparelho, só que foi em San Diego, no sul da Califórnia. Durante o dia, estava em torno de 30% e à noite +-35%. Fiquei surpreso com o feito, mas pelo visto o clima da Terra é imprevisível.

 

Abraços!

 

p.s.: te prepara que o mundo vai cair amanhã, mas não conta pra ninguém. :-$

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Quantas linhas o alerta de temporal mereceu nesta quarta-feira no Correio do Povo ?

 

ZERO

 

Quantas linhas o alerta de temporal mereceu nesta quarta na Zero Hora ?

 

MEIA DÚZIA

 

E no Uruguai ???

 

temporalnouruguaiemnovembrocap.th.jpg

 

DEU MANCHETE PRINCIPAL DE CAPA !!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

DEPOIS A METEOROLOGIA NÃO ALERTOU !!! SÓ NÓS JÁ EMITIMOS UNS QUINZE ALERTAS RELACIONADOS A ESTE EVENTO !!! VEJAM A QUANTIDADE ABSURDA DE INFORMAÇÃO NESTE ENDEREÇO:

 

http://www.defesacivil.rs.gov.br/meteorologia/meteorologia_view_html?id_not=20051121-221856

Link to comment
Share on other sites

Quantas linhas o alerta de temporal mereceu nesta quarta-feira no Correio do Povo ?

 

ZERO

 

Quantas linhas o alerta de temporal mereceu nesta quarta na Zero Hora ?

 

MEIA DÚZIA

 

E no Uruguai ???

 

temporalnouruguaiemnovembrocap.th.jpg

 

DEU MANCHETE PRINCIPAL DE CAPA !!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

DEPOIS A METEOROLOGIA NÃO ALERTOU !!! SÓ NÓS JÁ EMITIMOS UNS QUINZE ALERTAS RELACIONADOS A ESTE EVENTO !!! VEJAM A QUANTIDADE ABSURDA DE INFORMAÇÃO NESTE ENDEREÇO:

 

http://www.defesacivil.rs.gov.br/meteorologia/meteorologia_view_html?id_not=20051121-221856

 

IDEM AQUI. SÓ NO SITE DO CLIMERH E CLIMATERRA TEM ALERTA. CLARO QUE NAS RÁDIOS. JORNAIS NADA.

Link to comment
Share on other sites

E choveu ontem com rajadas de vento aqui em Soledade por volta das 20hs.Foi uma chuva de verão, localizada e passageira, pegando mais a parte nordeste do município.A temp que passou dos 32 a tarde baixou rapidamente para 18º, depois da chuva.

Hoje promete...

 

Minha profe de inglês, que veio de Londrina, reclama de quase todos os eventos meteorológicos na nossa cidade, muito frio, gelado demais, verão causticante, muito abafado, extremos demais. Agora o que fez de calor abafado em nosso "buraco" ontem à tarde antes desta chuva a que te referes é dose, teve gente passando mal por aqui com pressão baixa, imagina hoje

Link to comment
Share on other sites

Quantas linhas o alerta de temporal mereceu nesta quarta-feira no Correio do Povo ?

 

ZERO

 

Quantas linhas o alerta de temporal mereceu nesta quarta na Zero Hora ?

 

MEIA DÚZIA

 

E no Uruguai ???

 

temporalnouruguaiemnovembrocap.th.jpg

 

DEU MANCHETE PRINCIPAL DE CAPA !!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

DEPOIS A METEOROLOGIA NÃO ALERTOU !!! SÓ NÓS JÁ EMITIMOS UNS QUINZE ALERTAS RELACIONADOS A ESTE EVENTO !!! VEJAM A QUANTIDADE ABSURDA DE INFORMAÇÃO NESTE ENDEREÇO:

 

http://www.defesacivil.rs.gov.br/meteorologia/meteorologia_view_html?id_not=20051121-221856

 

O Correio do Povo não coloca em suas páginas um alerta para a população, mas, depois corre colocar na capa a destruição...

Aí é tarde!!!

 

Parabéns pelos alertas que colocaram no site da Defesa Civil, estão bem esclarecedores! Aquele de Como proceder em caso de temporais está ótimo!!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

 

Defesa Civil e Climatologia nota milllllll em esclarecimentos e divulgação.

 

Já há indicativos de 2 mortes no temporal em Buenos Aires, parte da cidade sem luz, desabamento de parte da casa rosada, árvores no chão(bato muito nessa tecla, elas tem que ser podadas...), alagamentos... Na zona dos tornados (Chaco) choveu 80mm e há imagens bem peculiares dos efeitos, casas desabadas com aquelas marcas bem específicas de perda de telhados, tudo desabado, lembrando Muitos Capões (F2):

 

http://www.clarin.com/diario/2005/11/23/fotos/t035dh10.jpg

 

Bom, nessa batPorto Alegre ficamos na expectativa de algo... Não tão destrutivo, é lógico.

Link to comment
Share on other sites

23/11/2005 - 13:15 : "O início desta tarde está extremamente quente, com o céu quase limpo e com uma temperatura de 38 graus em Igrejinha no Vale do Paranhana, sendo que a pressão atmosférica está em queda, estando agora em 1003 hPa, e a umidade relativa em 24%". (Alexandro Breyer por e-mail)

 

23/11/2005 - 13:08 : Temperatura de 36,6 graus agora na sede da Climatologia Urbana em São Leopoldo.

 

23/11/2005 - 13:05 : "Neste momento faz 37 graus à sombra em Montenegro. Céu completamente limpo". (Daimar Coelho por e-mail)

 

23/11/2005 - 13:02 : A Fundação Climagro mantém o alerta laranja e o alerta vermelho para parte da Argentina. Leia a advertência atualizada:

 

ALARMA ROJA

 

Regiones Chaco Norte y Sur y Mesopotamia Norte

 

Se esperan tormentas de variada intensidad durante el próximo jueves, que podrían ser localmente severas, especialmente sobre el norte de Entre Ríos, Corrientes, Misiones, norte de Uruguay y sur de Brasil.

 

Regiones Mesopotamia Sur, Santa Fe Norte, Occidental Norte, Occidental Sur, Cuenca Lechera, Zona Núcleo, Centro Este y Sudeste

 

Una definida zona frontal provocará lluvias y tormentas de variada intensidad, que podrían ser localmente severas, especialmente en la provincia de Buenos Aires y sus regiones costeras, afectando también Entre Ríos, Santa Fe y Córdoba.

 

ALARMA NARANJA

 

Regiones Santiago Oeste, Catamarca Norte , Salta y Tucumán

 

Es posible que se desarrollen tormentas intensas el miércoles y jueves sobre la región.

 

Río Negro, Región Occidental Centro

 

Una definida zona frontal provocará lluvias y tormentas de variada intensidad, que podrían ser localmente severas, especialmente en la provincia de Buenos Aires y sus regiones costeras, afectando también Entre Ríos, Santa Fe y Córdoba.

 

23/11/2005 - 12:37 : Temporais já deixaram dois mortos na região de Buenos Aires. Houve um desabamento parcial na Casa Rosada, sede do governo argentino. Leia mais no segmento de Notícias na parte final da página inicial do Modo de Alerta.

 

23/11/2005 - 12:22 : "Em Santa Cruz do Sul, neste momento faz 40,6 graus à sombra no centro da cidade com 19% de umidade e pressão de 998 hpa (62 metros de altitude). O vento é calmo. Ao entardecer de ontem houve a formação de instabilidade cobrindo a região de Passa Sete (próximo a Sobradinho), Agudo e Cerro Branco. Moradores narram a formação de tornados que não causaram danos maiores por terem atingido regiões rurais". (Paulo Treib/Gazeta do Sul por e-mail)

Link to comment
Share on other sites

Pois bem Jaque, sufoco aí hein!!! Aqui graças a Deus, temos um atenuante para o calor, o nosso ventilador natural, ventos moderados de noroeste, que aliviam um pouco o calor, na emissora faz 30º.Céu com poucas nuvens.

Passa Sete, com relevo acidentado,( com vales e coxilhas) fica no interior de Sobradinho, região Central do RS, é a terra natal de minha sogra.

Informações de Ibirapuitã, dão conta de bastante chuva ontem à tarde/noite.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.