Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Vídeos e Fotos, pedras com 10cm!!! pág. 3


Clovis Padoan Filho
 Share

Recommended Posts

Hoje foi O dia

Vou contar toda a história...

A manhã toda estava escuro a SW/SE, então por volta das 11h começou a ficar muito abafado, o vento norte voltou com tudo, rajadas de 40km/h, o pretume avançou um pouco, recuou, e então aquela massa de nuvens negras vinha rodopiando, desde W até L, veio, e veio e veio, a oeste ela deu uma diminuída, mas a leste a frente de rajada era incível!!!! Tive que descer da caixa de água por segurança. Então começaram algumas trovoadas de oeste, tinha um outro Cb escuro por lá, as trovoadas se tornaram tão fortes, mas tão fortes que são indescritíveis!!!! Nunca na minha vida ouvi algo parecido. Entçao fui eu na janela filmar, como vocês poderão conferir abaixo. E começa o granizo, pedras do tamanho que nunca vi, tinha uma que era um conjunto de granizo miúdo, era massisa, forte, pesada, era meio retangular também, uns 3cm de compriento, por uns 2 de largura e 1cm de espressura. As outras eram lisas e como bolinhas de jogar bulita. heheheh

O vento foi intenso, rajada máxima de 87km/h, provavelmente em alguns locaid superou essa marca.

A chuva foi incrivelmente torrencial!!!!! A estação chegou a marcar 253mm/h!!!!!!!!! Em uns 5 mintuos foram 20mm!!!!

Bom, foram minutos de um verdadeiro temporal, até que no momento, tenho sol!!! Uma camada fina de nuvens atas dá um aspecto branco ao céu, ma nova área de instabilidade cresce no oeste de SC, e a pressão continua bem baixa, 1005hpa, opa fui olhar pra confirmar e não tava 1006, é a mínima do dia 1005.

Chega de enrolação e vamos ao que interessa!!

 

O começo

041005granizo0096oj.th.jpg

dá medo né

041005granizo0124tg.th.jpg

041005granizo0169vg.th.jpg

:shock:

041005granizo0180ka.th.jpg

uma geral

041005granizo0213rj.th.jpg

041005granizo0225qb.th.jpg

041005granizo0233jf.th.jpg

surgindo por tras dos morros

041005granizo0255wf.th.jpg

:shock: :shock:

041005granizo0262hr.th.jpg

aqui, já sobre a cidade, perdendo força a oeste

041005granizo0307bj.th.jpg

um monstro

041005granizo0310we.th.jpg

parte oeste

041005granizo0321lv.th.jpg

o miolo

041005granizo0336pp.th.jpg

leste

041005granizo0340xd.th.jpg

um close

041005granizo0351cc.th.jpg

belas nuvens

041005granizo0399wb.th.jpg

a natureza é bela!!! 8)

041005granizo0408jy.th.jpg

outro close

041005granizo0410lb.th.jpg

041005granizo0422rd.th.jpg

belíssima combinação

041005granizo0431pj.th.jpg

041005granizo0446xr.th.jpg

:lol:

041005granizo0463gk.th.jpg

041005granizo0477jt.th.jpg

indo para leste

041005granizo0506gd.th.jpg

o cb do granizo,a oeste

041005granizo0539fl.th.jpg

a segunda frente de rajada

041005granizo0569nu.th.jpg

041005granizo0586ho.th.jpg

imagens melhores não consegui, pois os raios já estavam fortes

041005granizo0593jb.th.jpg

comparem como está, e como vai ficar

041005granizo0606ca.th.jpg

041005granizo0611zx.th.jpg

041005granizo0624me.th.jpg

passando...

041005granizo0630bc.th.jpg

viram alguma diferença ?

041005granizo0796ve.th.jpg

o "funil" de qual eu falei

041005granizo0756hh.th.jpg

vejam ele circulado

041005granizo0744um.th.jpg

e agora o granizo

olha gente, nunca consegui tirar boas fotos, pois sei lá, com a mão alta, o chão em baixo, e as pedras, a máquina nunca consegue deixa-las com um bom foco

reaprem na retangular

041005granizo0702xe.th.jpg

:? :shock: :D

041005granizo0711tv.th.jpg

041005granizo0725yp.th.jpg

041005granizo0733gb.th.jpg

 

querem vídeos ????

 

São de 30 segundos cada, o primeiro dá uma noção dos trovões, assusta só ouvir, hehehe, os outros, aminha correria pela casa

 

eles ainda estão sendo hospedados pelo http://rapidshare.de/

assim que os links estiverem disponíveis, eu coloco aqui ;)

 

Ficou gigante né, ams não tinha como deixar algumas de fora, foi um dia ótimo!! Tempo severo, sem danos e apenas divertimento... :? :roll:

Com certeza ocorreram danos na parte elétrica de muitas residencias e etc, mas...

 

Abraços, espero que aproveitem!!!!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Todos os vídeos

os trovões

http://rapidshare.de/files/5879128/04.10.05_granizo_080.avi.html

 

os trovões 2

http://rapidshare.de/files/5880880/04.10.05_granizo_081.avi.html

 

a correria

http://rapidshare.de/files/5880722/04.10.05_granizo_082.avi.html

 

a chuva

http://rapidshare.de/files/5879950/04.10.05_granizo_084.avi.html

 

ESCOLHA A OPÇÃO FREE, LÁ EM BAIXO

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 

TIVEMOS OUTRA FRENTE DE RAJADA

VENTOS DE 60KM/H

GRANIZO POR QUASE 10 MINUTOS

COM ALGUMAS PEDRAS DO TAMANHO DE BOLAS DE PING PONG

LINDAS, COM PONTAS, UMA COISA INCRÍVEL

FOTOS A NOITE

Link to comment
Share on other sites

Valeu gente!!!!

Paulo, tenta a opção FREE, espero que dê certo!!!

 

Povo, as 17:40 OUTRA frente de rajada,

essa avançou muuuuito rápido, O GRANIZO VOLTOU COM TUDO, FORAM QUASE 10 MINUTOS DE UM PARA, COMEÇA, PARA, COMEÇA, COM ALGUMAS PEDRAS DE QUASE 5CM DEM UMA PONTA A OUTRA!!!! PARECIA QUE ELAS TINHAM ESPINHOS, ALGO INCRÍVEL!!!!!!!!!!!!!

PENA QUE SÓ DE PEGAR NA MÃO PRA TIRAR FOTOS JÁ DERRETIA A PARTE MAIS BONITA, MAS COLOQUEI ELAS NO FREZEER E TIREI AS FOTOS AGORA POUCO.

Ainda tenho que baixar elas, mas logo logo elas vem ;)

 

ACABOU DE CAIR GRANIZO DE NOVO, BEM PEQUENAS, EM UM PANCADÃO

 

19,6°C com toda essa chuva, e mantém 1006hpa

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Clóvis!!!

 

Novamente meus parabéns, que lindas imagens estás disponibilizando no BAZ, a pedrinha no formato flor eu só conhecia em livros... Queria saber de você, se já as conhecia...

 

Obrigada mesmo por disponibilizar, se não se importar vou guardar...

 

Abraços,

 

Jaque se quiser pode até mandar revelar!!!

hehehehehe

Não, nuca tinha visto pedras como as de hoje.

As das 13:30, tinham as lisas, coisa de rotina, e aquelas outra meio retângular, que parecia um monte de bolinha de sagu juntas.

Na chuva das 17:50, nunca tinha visto, tinha essa em formato de flor, uma que parecia um hipopotamo, uma mais louca que a outra!!!!

Tinha uma que parecia um ouriço do mar, a bola no meio, e um monte espinhos de gelo em volta, coisa incrível!!!!!!

E o mehlor, se ocorreram danos, foram poucos, pelo menos na área urbana!

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Estou pasmo Clóvis!! :shock: :shock: :shock:

Fantásticas as imagens do granizo!!

O que é isso?

Nunca tinha visto ou ouvido falar desses formatos lindos.

Meus parabéns cara!!

Abraços!

 

Valeu conterrâneo!!!

Que bom que vocês adororam!! Valeu a pena sair pelo quintal catar as pedras antes que derretecem... :lol: me molhei todinho!!!

 

hehehehhehehe

 

Abraços!!

Link to comment
Share on other sites

Clóvis,

 

Confere a explicação:

The storms formed ahead of a cold front as afternoon sunshine warmed temperatures to near 80 degrees. The atmosphere was quite humid, with dew points in the middle 60's.

 

Vou mandar fazer foto então, obrigada!

 

Abraços,

 

Praticamente descreveu o dia de hoje, hehehehe.

Vai mesmo ?? Que legal!!!! Fico até lisongeado!! hehehehe

 

E pelo jeito, o pau logo logo come aqui de novo...

branco = fora da escala, uns -80/-90°C :shock:

http://www.wxsat.com/arg.jpg

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

ahahahahha

Duquia, o raio caiu a uns 100m, eu ia ficar na beirada da janela de alumínio ?? corri pra dentro né!!! hehehheheheehe

 

As 20h de ontem, quando a quarta "banda tempestuosa" chegou em Pato, ocorreram destelhamentos isolados na Zona Sul, principalmente em áreas de famílias bem carentes.

Ouvi an rádio uma mulher falar que guardou 4 pedras no freezer do tamanho de uma laraja!!! O cara falou que ia mandar o pessoal da TV na casa dela, estarei atento então na TV Sudoeste hoje a noite.

 

Em Vitorino, 7Km de Pato, a oeste, de onde veio a tormenta das 13h, ocorreram vários destelhamentos e as pedras de granizo eram do tamanho de 3 ovos juntos!!!! Pegou também comunidades do interior daquele município, na mesma intensidade.

 

A 15km a norte de Pato, o distrito de São Roque do Chopim sofreu com violenta queda de granizo, 15/20cm acumulados, pedras enormes também.

Vamos ver o que vai aparecer na tv...

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

GENTE, ESCOLHAM A OPÇÃO FREE, IRÁ ABRIR UMA OUTRA PÁGINA

ROLE PARA BAIXO, IRÁ TER ISSO

 

You have requested the file 04.10.05_granizo_080.avi (12896212 Bytes). This file has been downloaded 5 times already.

IMPORTANT: Download-accelerators are only supported with a PREMIUM-Account!

 

E LOGO ABAIXO: Download: 04.10.05_granizo_080.avi

 

É SÓ CLICAR ;)

 

Espero que quem não conseguiu, consiga agora1

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

GENTE, ESCOLHAM A OPÇÃO FREE, IRÁ ABRIR UMA OUTRA PÁGINA

ROLE PARA BAIXO, IRÁ TER ISSO

 

You have requested the file 04.10.05_granizo_080.avi (12896212 Bytes). This file has been downloaded 5 times already.

IMPORTANT: Download-accelerators are only supported with a PREMIUM-Account!

 

E LOGO ABAIXO: Download: 04.10.05_granizo_080.avi

 

É SÓ CLICAR ;)

 

Espero que quem não conseguiu, consiga agora1

 

Abraços

 

Essa foi para mim! :oops: :oops: :lol:

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Clóvis, finalmente baixei os videos!

Consegui baixar na casa da minha namorada...

Valeu a pena, as imangens são ótimas! O primeiro video parece cena de filme de terror.. o som é tipico.

Estou vendo várias vezes procurando detalhes...

Parabéns pelas imagens!!

 

Saudações

 

Realmente, são de aterrorizar!! hehehehehe

Fora o sotaque... nein acredito que falo desse jeito, hehehehe

Bom, que bome stão aproveitando, foi suado!! :lol: 8)

A respeito do funil, várias pessoas na academia comentaram comigo que também viram e ficaram apavoradas. Uma guria do colégio, do 3ão disse que morreu de medo, pois era exatamente como ela tinah estudado a formação de tornados!! Eu fiquei contente, pois pelo jeito está nos livros!! hehehehe

Outras pessoas também me contaram de pedras com muitas pontas, do tamanho de ovos/um pouco maiores, ou seja, se tivesse pego em cheio... ( as 13h passou a oeste, e as 18 passou a leste, passou = o mais grosso )

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Clóvis, Clóvis... te conheço! Tavas mesmo estremecendo! :lol:

 

Parabéns pelas imagens!

 

Aqui não sei se passou algo, chegou de manhã, tudo escuro, estava no colégio. Mas pelos estregos relatados nos arredores, muito provavelmente deve ter tido algo mais intenso. O problema é que minha estação está dando problemas (recepção do sinal), além do cluster estar capenga... preciso que até sexta a placa de rede e a gravadora sejam passados para o outro micro, que agora é o principal, para reestabelecer o modelo e continuar com o projeto.

 

Devo disponibilizar numa página especial, fora do BAZ, restrita, os produtos do WRF, diários, para 24h de integração. Sei, é pouco. Mas quero rodar para 00Z e 12Z, então não compensa aguardar muito para processar toda a área que ele abrange... 15x15 km.

 

A questão aí será configurar um servidor de internet na minha máquina, onde estará o modelo. Daí quando sair a rodada aqui, já estará disponível na internet. Como tudo estará no meu servidor, posso fazer o que bem quiser, incluindo processar centenas de imagens... gráficos... etc.

 

É isso.

 

Saudações,

Link to comment
Share on other sites

Clóvis,

 

Que loucura a proximidade dos seus raios, chegou a sentir o cheiro típico da ionização do ambiente? Realmente perigosíssimo, quando as cargas começam a se organizar muito próximo é alto risco... Apesar de extremamente bonito, mais seguro é capturar de dentro de casa...

 

Parabéns novamente!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Essas imagens são de uma gravação de vídeo certo Clóvis?

Neste caso é muito provável que seja um "flare", ou seja, um reflexo de um ponto luminoso muito forte na imagem. Tipo dos que aparecem em fotos quando focalizamos o sol ou pontos de luz muito luminosos.

De qualquer forma a imagem é sinistra e muito bela.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Reparem neste detalhe realçado. Há uma área reta, como se tivesse sido cortada, típica de falhas na captura e/ou processamento da imagem. Isso não ocorreria naturalmente.

 

Luiz,

 

Pensei em uma gota escorrida na lente quando vi.

 

Abraços,

 

Mas daí teria que aparecer nas imagens seguintes... provavelmente é falha, dado o tempo escuro, qualquer oscilação mínima poderia acabar por formar fantasmas como esse, devido a um maior tempo de captação...]

Link to comment
Share on other sites

Clóvis,

 

Acabei de ver seus vídeos, muito bons :D , a emoção do momento é incrível, canso de falar sozinha em minhas vigílias, pois quase sempre estou só e acontece cada coisa que não dá para trancar, é muita adrenalina... O primeiro vídeo do raio, tenho alguns assim, a gente que está lá face a face com o perigo, quando ocorre um flash desses, a surpresa está na reação bem mais instintiva do que qualquer outra coisa, já caí, caí de escada, corri de máquina ligada, derrubei equipamentos, por vezes uma comédia mesmo, mas é incrível o momento, só vivendo para ver e para crer que se viveu aquilo. Com relação ao ambiente ionizado, quando fico no terraço, aqui no centro, estou a 35m de altura do nível da calçada, então se sinto aquele arrepio associado ao cheiro de queimado forte no ar, que é diferente de qualquer coisa queimando, esse é o momento de correr, pois as cargas a sua volta já estão se organizando para trazer o raio para o chão ou para os pára-raios, às vezes vale a pena ler algum texto sobre o assunto, mas novamente parabéns pelas capturas, espero que essa Pato siga assim..., com essa casuística incrível de eventos severos.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

INACREDITÁVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

INACREDITÁVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

INACREDITÁVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

INACREDITÁVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

NUNCA PENSEI QIE IRIA VER UMA PEDRA DESSA TAMANHO!!!!!!!!

CHEGAMOS LÁ, ACHAMOS O CARA, AHHHHH É NO INTERIOR DE VITORINO, A 7KM DA ZONA SUL DE PATO, UNS 11 DAQUI DE CASA, GENTE, ELES ME MOSTRARAM PEDRAS DO TAMANHO DE BOLAS DE TÊNIS, TUDO BEM, "NORMAL" E POR ÚLTIMO SAIU ALGO SURPREENDENTE!!!!!!!

UMA PEDRA COM 10 DE DIÂMETRO!!!!! ISSO QUE O CARA ACHOU ELA QUADO ESTAVA INDO TIRAR LEITE, DEPOIS DE TODA A CHUVA QUE CAIU DEPOIS DAS PEDRAS E 1H DEPOIS DO INÍCIO DA TEMPESTADE, CALCULEM COMO ELA ERA QUANDO CAIU!!!! ISSO NÃO É TUDO! A MULHER ME DISSE QUE TINHA UMA MAIOR, PORÉM, NA HORA EM QUE ELA PASSOU PRA FILHA GUARDAR, A GURIA PERDEU O CONTROLE E A PEDRA CAIU NO CHÃO, DEVIA TER ALGO AO REDOR DE 15CM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

AH, O VENTO TAMBÉM ARRANCOU UMA ARAUCÁRIA :? :shock:

 

As fotos

 

virotino0016qi.th.jpg

 

virotino0024kh.th.jpg

 

a gigaaaante

virotino0039tj.th.jpg

 

virotino0065pg.th.jpg

virotino0080jb.th.jpg

 

a medição

virotino0093ay.th.jpg

 

uns 7cm

virotino0106hc.th.jpg

 

o galpão

virotino0110cp.th.jpg

 

Incrível!! :shock: :shock:

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.