Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo no RS - TORNADOS TOCANDO TERRA !!!!!!


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

SAB 27 AGO 2005 - 09:30

 

ATENÇÃO - CLIMATOLOGIA REFORÇA ALERTA DE TEMPORAIS E CHUVA FORTE

 

----

 

Síntese do boletim:

 

(a) risco elevado de temporais, alguns intensos, com possibilidade de queda de granizo e vendavais com potencial de provocar danos entre domingo e terça-feira

 

(b) valores de pressão atmosférica atingindo níveis perigosamente baixos entre segunda e terça-feira, tornando a atmosfera extremamente instável e propícia a tempo severo.

 

© possibilidade de chuva forte a torrencial em alguns momentos durante os temporais entre domingo e segunda, especialmente na segunda-feira, com risco de alagamentos.

 

(d) vento quente e seco deve soprar forte do quadrante norte antes da chegada da chuva e rajadas podem atingir até 90 km/h na metade norte do estado.

 

(e) possibilidade de rajadas de vento de 70 a 95 km/h no litoral sul gaúcho entre segunda e o final da quarta-feira.

 

----

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana reforçou nesta manhã de sábado o alerta que as condições serão favoráveis à ocorrência de temporais, alguns muito intensos, no Rio Grande do Sul entre domingo e terça-feira. Alerta-se sobretudo para o risco de alguns vendavais em pontos localizados serem de forte intensidade e com potencial de provocar danos estruturais (rajadas de vento superiores a 100 km/h durante temporais), não se descartando até mesmo a formação de células tornádicas (parte em vermelho suprimida da versão pública do alerta). O risco de granizo é igualmente elevado.

 

"As condições atmosféricas a partir deste domingo são preocupantes", define o meteorologista da Climatologia Urbana Luiz Fernando Nachtigall.

 

Conforme Nachtigall, uma conjunção de fatores deve criar um cenário muito propício a tempestades severas. Na análise da Climatologia Urbana, o quadro tende a se deteriorar neste domingo como resultado da pressão atmosférica extremamente baixa e que pode atingir níveis perigosos (abaixo de 1.000 hpa) a partir desta segunda-feira, uma ativa corrente de jato (vento) transportando ar muito quente e úmido do norte, além do grande contraste de temperatura entre o calor intenso a partir do norte gaúcho e o ar frio sobre o Uruguai.

 

"Teremos valores de pressão atmosférica entre 995 e 1.000 hPa além de ar quente e úmido na segunda-feira. Isso é combustível para fortes tempestades", assinala o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall.

 

O risco de tempo severo vai se estender desde a tarde do domingo até o final da terça-feira. Inicialmente, a grande instabilidade será resultado de áreas de instabilidade associadas ao ar quente e úmido e de baixa pressão atmosférica e na terça as condições de tempo severo vão decorrer do avanço de uma frente fria sobre a atmosfera muito instável sobre o sul do Brasil.

 

A Climatologia Urbana alerta ainda para a probabilidade de chuva forte a ocasionalmente intensa no Rio Grande do Sul entre domingo e terça-feira. São esperadas precipitações entre 50 e 150 milímetros em diversas regiões. Alguns episódios de chuva devem ser torrenciais em curtos períodos, trazendo potencial risco de alagamentos. A chuva mais intensa é esperada para segunda-feira em diversas áreas do estado.

 

Adverte-se também para a possibilidade do vento do quadrante norte - provocado pela corrente de jato em baixos níveis - ser de forte intensidade neste domingo e sobretudo na segunda-feira na metade norte do estado com rajadas de 70 a 90 km/h. O sistema de baixa pressão que estará sobre o território gaúcho entre este domingo e a segunda-feira, ao avançar para o Atlântico, pode provocar novamente vento forte no litoral gaúcho no começo da semana. O vento mais forte se espera para a costa sul gaúcha e deve se concentrar entre a tarde de segunda e o final da quarta-feira. As rajadas podem variar de 70 a 95 km/h com intensidade maior em mar aberto.

 

contato@climatologiaurbana.com.br

 

Responsável técnico: Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall

 

 

===

 

 

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

SEX 26 AGO 2005 - 05:30

 

ATENÇÃO - RISCO DE INTENSOS TEMPORAIS NO RIO GRANDE DO SUL

 

Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta para o risco de tempestades serem muito fortes no Rio Grande do Sul entre domingo e terça-feira

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana adverte que as condições serão favoráveis à ocorrência de temporais muito intensos no Rio Grande do Sul entre domingo e terça-feira. Alerta-se sobretudo para o risco de alguns vendavais em pontos localizados serem de forte intensidade e com potencial de provocar danos estruturais. O risco de granizo é igualmente elevado.

 

"As condições atmosféricas a partir do domingo são preocupantes", define o meteorologista da Climatologia Urbana Luiz Fernando Nachtigall.

 

Conforme Nachtigall, uma conjunção de fatores deve criar um cenário muito propício a tempestades severas. Na análise da Climatologia Urbana, o quadro tende a se deteriorar domingo do centro para o sul gaúcho como resultado da pressão atmosférica extremamente baixa (abaixo de 1.000 hpa em alguns locais na segunda-feira), uma ativa corrente de jato (vento) transportando ar quente e úmido do norte, além do grande contraste de temperatura entre o calor intenso a partir do norte gaúcho e o ar frio sobre o Uruguai.

 

"Teremos valores de pressão atmosférica entre 995 e 1.000 hPa além de ar quente e úmido na segunda-feira. Isso é combustível para fortes tempestades", assinala o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall.

 

O risco de tempo severo vai se estender desde a tarde do domingo até o final da terça-feira. Inicialmente, a grande instabilidade será resultado de áreas de instabilidade associadas ao ar quente e úmido e de baixa pressão atmosférica e na terça as condições de tempo severo vão decorrer do avanço de uma frente fria sobre a atmosfera muito instável sobre o sul do Brasil.

 

A Climatologia Urbana alerta ainda para a probabilidade de chuva forte a ocasionalmente intensa no Rio Grande do Sul entre domingo e terça-feira. Estamos revendo a projeção de volumes para baixo, porém ainda são esperadas precipitações entre 50 e 150 milímetros em diversas regiões. Alguns episódios de chuva devem ser torrenciais em curtos períodos, trazendo potencial risco de alagamentos.

 

Adverte-se também para a possibilidade do vento do quadrante norte - provocado pela corrente de jato em baixos níveis - ser de forte intensidade no domingo e sobretudo na segunda-feira na metade norte do estado com rajadas de 70 a 90 km/h. O sistema de baixa pressão que estará sobre o território gaúcho entre o domingo e a segunda-feira, ao avançar para o Atlântico, pode provocar novamente vento forte no litoral gaúcho no começo da semana. O vento mais forte se espera para a costa sul gaúcha e deve se concentrar entre a tarde de segunda e a tarde de terça-feira. As rajadas podem variar de 70 a 95 km/h com intensidade maior em mar aberto. Vento muito forte pode voltar a atingir a Bacia do Prata na primeira metade da próxima semana, mas jamais com a intensidade observada nesta semana.

 

Permaneça atento às constantes atualizações dos boletins da Climatologia Urbana nas emissoras de rádio e aqui no site da Defesa Civil durante o final de semana.

 

contato@climatologiaurbana.com.br

 

Responsável técnico: Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 169
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

LUIZ

 

Meio fora de propósito contudo COMO VAI O TEU PROJETO DE NOMEAR OS CICLONES EXTRATROPICAIS??????

 

Se fosse dar um nome neste que atingiu o Uruguai chamaria-o de CASTELHANO!!!!!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Os uruguaios já deram nome. Tormenta de la Nostalgia. Porque aconteceu na véspera da Noite de la Nostalgia e o vento destroçou várias tendas ao redor da cidade que estavam preparadas para a festa.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

Desta feita não pode-se dizer que o CPTEC também não alertou. Foram ágeis e, parece-me que mantiveram os alertas...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Duquia. Qual tua análise desse episódia de Tempo muito severo que está por vir ? Aqui pro Oeste/Sudoeste ? Seria na linha que a Climatologia já falou ?

Abraços

Link to comment
Share on other sites

TRANCA DE FERRO...PORTA ARROMBADA !!!

 

Continúan las repercusiones por el temporal

 

27.08.2005 | 14.03

 

En el Consejo de Ministros del lunes se solicitarán recursos especiales para afrontar los daños producidos por el temporal, sobre todo, en Maldonado. Este departamento y Canelones son aún los más afectados. Por otra parte, el meteorólogo Vázquez Melo pronostica que el tiempo desmejorará y que será "altamente probable que ocurra un temporal entre lunes y martes próximo". La opinión fue compartida por el director nacional de Meteorología, Raúl Michelini.

 

Las autoridades de los ministerios del Interior, Transporte y Turismo recorrieron Maldonado y afirmaron que los daños son difíciles de cuantificar, pero hablan de pérdidas millonarias y lo calificaron como "zona de desastres". Y todavía se está en una primera etapa, en la que se procura restablecer los servicios.

 

El pronóstico para los próximos días.

 

A todo esto, el meteorólogo Diego Vázquez Melo, a través de un correo electrónico, anticipa -a título personal- que "es altamente probable que ocurra un temporal entre lunes y martes próximo".

 

El anuncio dice textualmente que entre esos días "en el sur de Brasil y noreste de Uruguay se van a registrar precipitaciones acumuladas abundantes, superiores a los 50 milímetros y puntualmente copiosas, superiores a los 100 milímetros, así como rachas de viento muy fuertes y con intensidad de temporal del sureste al este".

 

Además, el comunicado agrega que "dichos fenómenos estarían asociados a la formación y posterior profundización de una depresión atmosférica frontal en el sur del Brasil".

 

Consultado por El Observador sobre el pronóstico de Vázquez Melo, el director nacional de Meteorología Raúl Michelini coincidió y agregó que será "un evento importante".

 

Sin embargo, otro meteorólogo Nubel Cisneros, dijo a Índice 810 que en esos días habrá vientos moderados y algo fuertes que podrían alcanzar los 70 kilómetros por hora, pero sin llegar a una situación como la del pasado martes.

 

"Veo en el pronóstico que va a haber lluvias e inestabilidades a partir del lunes de noche sobre la parte sur del país. Pero sin probabilidad de temporal, simplemente será algún viento fuerte al que estamos acostumbrados pero nada que ver con la situación del martes. (Habrá) vientos moderados y algo fuertes que son típicos de la época", indicó Cisneros.

 

Repercusiones políticas de la tormenta. A nivel político, de acuerdo a lo publicado por El Observador el senador herrerista Gustavo Penadés responsabilizó a la Dirección Nacional de Meteorología por no haber previsto la magnitud del temporal.

 

El matutino agrega que Penadés convocará a la ministra de Defensa Nacional, Azucena Berrutti, de quien depende la Dirección, a la comisión respectiva de la Cámara de Senadores.

 

La publicación también informa que en defensa de meteorología salió el subsecretario José Bayardi, que responsabilizó a los gobiernos anteriores de haber "degradado" al organismo.

Link to comment
Share on other sites

Levanta a mão o povo de POA que viu a tempestade dessa noite!! Fazia muito tempo que não via tanta trovoadas e relâmpagos fortes como o dessa madrugada!!! :shock: Clóvis, Pato Branco é aqui!! :lol:

 

Primeiramente, acordei em torno das 5 h com um estouro! Um raio havia caído (ou subido) aqui perto de casa. Na rua era possível perceber o teto baixo da nebulosidade e os relâmpagos extremamente intensos atravessando a névoa úmida. A seqüência de fortes trovoadas assustava e a atividade elétrica era muito forte! Seguiu-se uma chuva torrencial, mas que não durou muito tempo, mas que por vezes voltava e ia embora. Acordei de novo em torno das 6 h, novamente com trovoadas muito intensas!!! :shock: A situação repetiu o padrão das 5 h, com um detalhe: ao voltar a dormir em meio à chuva forte, pude ouvir barulho de objetos batendo no telhado do vizinho e depois na minha janela. Portanto, confirmo que houve queda de granizo aqui no meu bairro, exatamente como dispõe o relato da Climatologia na Defesa Civil. Pelo intensidade do barulho, as pedras de granizo não deviam ser muito pequenas. Depois voltei a dormir novamente.

Link to comment
Share on other sites

Sobre as prévias da tempestades, vale lembrar o forte aquecimento noturno que tivemos aqui no RS. À meia-noite eu estava com 19,8°, cheguei a bater 19,1°, mas subi para 20,5° Às 2:10. Cheguei a bater 21,3°.

Tramandaí tinha 17,5° à meia-noite e bateu 22,5° às 5 h!! :shock: A temperatura se elevou 5°, o equivalente a 1°/hora. Às 6 h já chovia por lá e agora faz novamente em torno de 17,5°.

Por aqui, tenhi 16,1° com chuva fraca à moderada e trovoadas isoladas. O tempo está com aspecto cinza-escuro e o teto é baixo. Por vezes temos aqueles gotejos enormes e que passam rápido.

A instabilidade atmosférica por aqui é enorme!! O E do RS está exatamente na origem da linha de instabilidade que avança para o oceano. Estamos no pior ponto da tempestade, onde se inicia a divergência do jato.

No aero, temos 17° com 1007 mb. Vem mais água por aí!

Link to comment
Share on other sites

Levanta a mão o povo de POA que viu a tempestade dessa noite!! Fazia muito tempo que não via tanta trovoadas e relâmpagos fortes como o dessa madrugada!!! :shock: Clóvis, Pato Branco é aqui!! :lol:

 

Primeiramente, acordei em torno das 5 h com um estouro! Um raio havia caído (ou subido) aqui perto de casa. Na rua era possível perceber o teto baixo da nebulosidade e os relâmpagos extremamente intensos atravessando a névoa úmida. A seqüência de fortes trovoadas assustava e a atividade elétrica era muito forte! Seguiu-se uma chuva torrencial, mas que não durou muito tempo, mas que por vezes voltava e ia embora. Acordei de novo em torno das 6 h, novamente com trovoadas muito intensas!!! :shock: A situação repetiu o padrão das 5 h, com um detalhe: ao voltar a dormir em meio à chuva forte, pude ouvir barulho de objetos batendo no telhado do vizinho e depois na minha janela. Portanto, confirmo que houve queda de granizo aqui no meu bairro, exatamente como dispõe o relato da Climatologia na Defesa Civil. Pelo intensidade do barulho, as pedras de granizo não deviam ser muito pequenas. Depois voltei a dormir novamente.

 

Marcos,

 

Ainda nem dormi, um espetáculo no céu, caiu um raio tão próximo que circuitou toda a comunicação eletrônica do prédio, mas... espetacular!!! Os radares funcionaram e foi lindo acompanhar...

Um show ... Aqui deu pedrinhas também, mas poucas, nas minhas filmagens chegou a gravar o barulho.

Link to comment
Share on other sites

Eu também vi! _o/

 

Vi e ouvi! hehe Foi fantástico mesmo, não há quem não tenha acordado com o festival de raios e trovões. Um pelo menos foi diferenciado, muito perto mesmo, deu para ouvir o estouro "tsss BUM"! :lol: que é diferente do "cam blam blam blam" da trovoada mais distante. Choveu forte diversas vezes, é uma bola de instabilidade sobre o leste do estado que no início da madrugada encobria toda a lagoa dos patos. A baixa pressão continua rondando o estado inteiro o que é sinal de mais temporais amanhã e terça!

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Eu também vi! _o/

 

Vi e ouvi! hehe Foi fantástico mesmo, não há quem não tenha acordado com o festival de raios e trovões. Um pelo menos foi diferenciado, muito perto mesmo, deu para ouvir o estouro "tsss BUM"! :lol: que é diferente do "cam blam blam blam" da trovoada mais distante. Choveu forte diversas vezes, é uma bola de instabilidade sobre o leste do estado que no início da madrugada encobria toda a lagoa dos patos. A baixa pressão continua rondando o estado inteiro o que é sinal de mais temporais amanhã e terça!

 

Sds!

 

Bem legal o relato de vocês!

Aqui no Rio é difícil presenciar algo grandioso assim... principalmente esta época do ano!

Ricardo.

Link to comment
Share on other sites

Pelo jeito todos acordaram com o barulho das pedras e dos raios por aqui! Fazia muito tempoi que não acordava com um barulho de um trovão! A chuva era tão forte que desconfiei que era pedra, mas tive preguiça de confirmar olhando para a janela :oops: Ao menos vcs confirmaram que realmente caiu pedra aqui! :wink:

Link to comment
Share on other sites

COMPAREM !!!

 

INPE

 

MONIITORAMENTO DOS TEMPORAIS E VENDAVAIS DO SUL (28/08/2005)

 

O forte gradiente de pressão, associado à aproximação de um sistema frontal e áreas de instabilidade já provocou:

 

28/08/05: Domingo

 

17h: as chuvas diminuiram na capital gaúcha, nas últimas horas, mas ainda ocorrem trovoadas. Choveram 10h contínuas em Porto Alegre (entre 3 e 13h).

 

15h: houve chuvas e trovoadas em Pelotas entre 11h e 13h, as chuvas mais significativas foram na primeira hora.

 

12h: chuva e trovoadas prosseguem na capital gaúcha, há 9 horas.

Passo Fundo (planalto Médio gaúcho) tem 26oC e vento de 56km/h.

 

10h:PORTO ALEGRE: 7 HORAS CONSECUTIVAS DE CHUVA E/OU TROVOADAS.

 

entre às 03h- 10h (Aeroporto Salgado Filho) teve rajada de 44km/h às 8h da manhã.

 

Passo Fundo: 74 km/h (10h)

Santa Maria (RS): 48km/h (06h)

Chapecó: 63 km/h (23 h de ontem)

 

CLIMATOLOGIA URBANA DE SAO LEOPOLDO

 

MONITORAMENTO ESPECIAL DO TEMPO SEVERO NO RS

 

28/08/2005 - 16:15 : A temperatura às nove da noite de sábado era de 19,8 em Campo Bom, mas chegou a 28 na madrugada deste domingo antes do temporal. Houve granizo no começo da tarde em Campo Bom e Dois Irmãos.

 

28/08/2005 - 16:00 : Temperatura de 32 graus em Santo Ângelo.

 

28/08/2005 - 10:16 : O aeroporto de Passo Fundo registra rajadas de vento norte de até 80 km/h e uma temnperatura muito alta de 24 graus.

 

28/08/2005 - 10:09 : Células de tormenta se deslocam para Canguçu e a parte meridional da Lagoa dos Patos.

 

28/08/2005 - 09:27 : Células de tormenta muito intensa são observadas agora a nordeste de Santana do Livramento.

 

28/08/2005 - 09:10 : As pancadas de chuva forte a ocasionalmente torrencial com muitas trovoadas - algumas intensas - não cessam em Porto Alegre. Já temos informação de problemas na rede de sinaleiras da cidade. Algumas pancadas de chuva são acompanhadas ainda de rajadas de vento.

 

28/08/2005 - 08:54 : Recebemos há pouco a informação que caiu granizo em pontos da Grande Porto Alegre nesta madrugada.

 

28/08/2005 - 08:06 : Células de tempestade muito fortes estão se formando entre Livramento e Alegrete e ao sul e oeste da Santa Maria.

 

28/08/2005 - 07:44 : Rajadas fortes de vento agora na área central de Porto Alegre.

 

28/08/2005 - 07:10 : O vento vira para oeste e a temperatura cai para 25 graus em Santa Maria.

 

28/08/2005 - 07:03 : Pancada de chuva muito forte começa a cair agora na área central de Porto Alegre

 

28/08/2005 - 06:40 : Santa Maria tem impressionantes 28 graus na Base Aérea às seis da manhã e rajadas de vento de mais de 50 km/h de norte. A Climatologia Urbana mantém o alerta de vento forte a intenso de norte nas próximas 48 horas para a metade norte do estado com rajadas que podem atingir ou mesmo superar os 90 km/h.

 

28/08/2005 - 06:05 : Fortes pancadas de chuva e muitos raios atingiram na hora passada Porto Alegre, inclusive com queda de energia em alguns pontos. Segue trovejando muito a sudoeste da capital. A Climatologia Urbana acaba de publicar um alerta especial para a cidade de Porto Alegre.

 

28/08/2005 - 04:45 : Sistema de detecção de descargas elétricas da Climatologia Urbana registra intensa e frequente queda de raios a sudoeste de Porto Alegre. Capital pode ter chuva extremamente forte e muitos raios após cinco da manhã.

 

28/08/2005 - 02:05 : Relâmpagos a sudoeste de Porto Alegre, onde a pressão atmosférica é de apenas 1.002 hPa. Imagens de satélite mostram uma linha de instabilidade entre Santa Maria e a capital sobre o norte da Lagoa dos Patos.

 

 

===

 

Ao menos podiam acertar a conjugação elementar e primária do verbo chover e iniciar as frases com letra maiúscula. Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

Eu diria que agosto terminará sob saraivas!!!!!! Fim melancólico de mais um inverno pífio!!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Olá Duquia. Tu achas que a coisa pode ser bem feia pra essas bandas ?? Agora 1005hpa com 22,7°C com 48% !!! Muito quente e abafado. Nunca marquei pressão tão baixa, td bem que começei em maio :lol:

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Sondagem das nove da noite do Salgado Filho mostra elevados índices de instabilidade, o que sugere mais tempo severo nas próximas horas:

 

Station identifier: SBPA

Station number: 83971

Observation time: 050829/0000

Station latitude: -30.00

Station longitude: -51.18

Station elevation: 3.0

Showalter index: -1.77

Lifted index: 5.05

LIFT computed using virtual temperature: 4.80

SWEAT index: 263.01

K index: 39.80

Cross totals index: 22.10

Vertical totals index: 28.10

Totals totals index: 50.20

Link to comment
Share on other sites

Sondagem das nove da noite do Salgado Filho mostra elevados índices de instabilidade, o que sugere mais tempo severo nas próximas horas:

 

Station identifier: SBPA

Station number: 83971

Observation time: 050829/0000

Station latitude: -30.00

Station longitude: -51.18

Station elevation: 3.0

Showalter index: -1.77

Lifted index: 5.05

LIFT computed using virtual temperature: 4.80

SWEAT index: 263.01

K index: 39.80

Cross totals index: 22.10

Vertical totals index: 28.10

Totals totals index: 50.20

 

O ATMOS* deverá permanecer ocupado por toda a madrugada processando os dados das 00Z do GFS, portanto a rodada cobrindo o Sul do Brasil, Uruguai, Norte da Argentina e Paraguai deve sair apenas na tarde de amanhã.

 

* nome que o cluster recebeu no momento da sua configuração

Link to comment
Share on other sites

É amigos, novas áreas de temporal estão se aproximando. O tempo severo está "num pé que é um leque" aqui na nossa região, assim como os furacões nos EUA. Provavelmente iremos escutar raios e trovões por 4 dias consecutivos. :shock:

 

Só complementando, confirmei pessoas que ouviram a granizada nos bairros Centro, Santana, Petrópolis, Jardim Botânico e Chácara das Pedras. Conclusão, foi bem amplo mesmo. Todos relatam também ter acordado no meio da noite com os estouros da madrugada.

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Alô Carazinho, Passo Fundo e Soledade pergunto como estão as coisas aí, porque aqui além do abafamento, está uma concentração de fumaça terrível desde ontem hoje pela manhã quase não dava para respirar. Não via algo assim desde o início dos anos 90.

Link to comment
Share on other sites

Alô Carazinho, Passo Fundo e Soledade pergunto como estão as coisas aí, porque aqui além do abafamento, está uma concentração de fumaça terrível desde ontem hoje pela manhã quase não dava para respirar. Não via algo assim desde o início dos anos 90.

 

Grande Alex. Desculpa, só acessei o BAZ hoje. Os últimos dias estão insuportáveis, mas te digo que domingo 28/08 foi o pior. Não sei o valor da pressão atmosférica, mas a sensação era bem desagradável. Hoje temos rajadas moderadas de vento norte e temperatura em torno de 23,2ºC agora. Não se vê o azul do céu e não se define nuvens. Parece que pintaram o céu de branco. Muito estranho...

Link to comment
Share on other sites

É amigos, novas áreas de temporal estão se aproximando. O tempo severo está "num pé que é um leque" aqui na nossa região, assim como os furacões nos EUA. Provavelmente iremos escutar raios e trovões por 4 dias consecutivos. :shock:

 

Só complementando, confirmei pessoas que ouviram a granizada nos bairros Centro, Santana, Petrópolis, Jardim Botânico e Chácara das Pedras. Conclusão, foi bem amplo mesmo. Todos relatam também ter acordado no meio da noite com os estouros da madrugada.

 

Sds!

É a temporada dos "pedregulhos" começando...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Pois é, Torales. Setembro promete...

Link to comment
Share on other sites

A coisa aqui tá mais para tempestade de terra vermelha (no nosso caso) do que de chuva. Incrível o vento não para, rajadas quentes, constantes e fortes levantando tudo o que tem pelo chão, quebrou o galho de uma árvore no nosso estacionamento, quase em cima do carro de um colega. Estou, de fato, com muito medo do que vem por ai.

Link to comment
Share on other sites

A coisa aqui tá mais para tempestade de terra vermelha (no nosso caso) do que de chuva. Incrível o vento não para, rajadas quentes, constantes e fortes levantando tudo o que tem pelo chão, quebrou o galho de uma árvore no nosso estacionamento, quase em cima do carro de um colega. Estou, de fato, com muito medo do que vem por ai.

 

Aqui també, após das 10/11h intensificiou, e as rajadas ficam na casa dos 40/45km/h. A pressão chegou a 1006 na manhã, mas já começou a cair novamente, 1004 hpa. Porém, a chuva deve chegar aqui só amanhã a tarde/noite... :oops: :roll:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal a coisa tá muito estranha por aqui. Estamos sem energia elétrica, rádios e tvs fora do ar. Não lembro de situação semelhante a essa.

Muitos redemoinhos por aqui. E calor. 28.8º agora.

 

Isso não vai terminar bem :(

 

Olá Paulo,

 

Registra isso para a gente...

Aqui sistemas muito baixos vem do sul, mas a sensação de abafamento é bem interessante, pois não está calor. Deve ser a pressão baixa mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Seria a pressão baixa a causa do tempo "esfumaçento" (não sei se existe essa palavra) pela manhã não? Olha deu uma chuva forte agora a pouco e daí granizo, pelo barulho pareciam bolas de pingue-pongue mas não foram tão grandes assim. Folhas e galhos de pinheiros pelo chão e um cheiro da resina no ar lá de fora.

Link to comment
Share on other sites

Seria a pressão baixa a causa do tempo "esfumaçento" (não sei se existe essa palavra) pela manhã não? Olha deu uma chuva forte agora a pouco e daí granizo, pelo barulho pareciam bolas de pingue-pongue mas não foram tão grandes assim. Folhas e galhos de pinheiros pelo chão e um cheiro da resina no ar lá de fora.

 

Qdo eu tava voltando do trampo vi bastante instabilidade pra esses lados ai

mas aqui só essa fumassa e um calor insuportavel

espero que sao pedro ligue as torneira logo por aqui!

Link to comment
Share on other sites

Bazianos,

 

a chuva aki em Gravataí ta bem instável... começa a escurecer, depois chove forte, depois escurece de novo e chove forte... ta mto estranho :roll: ...

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

Link to comment
Share on other sites

29/08/2005 - 17:05 : Uma árvore de grande porte caiu há pouco na Rua Orfanatrófio em Porto Alegre.

 

29/08/2005 - 17:04 : Vento intenso deixa sinaleiras desligadas e provoca falta de luz em alguns pontos de Passo Fundo.

 

29/08/2005 - 17:02 : Fortes ventos provocam estragos em Erechim e há falta de luz.

 

29/08/2005 - 16:57 : Dados que acabam de ser processados em nossos computadores levam a Climatologia Urbana de São Leopoldo a informar neste momento que existe a possibilidade de dois - repita-se dois - ciclones extratropicais afetarem o Rio Grande do Sul nos próximos 7 dias. O primeiro entre quinta e sexta-feira agora que deve provocar vento forte em toda a metade leste do estado com rajadas de 80 a 100 km/h, com ocasionais rajadas mais fortes, sobretudo na sexta-feira. O segundo ciclone afetaria especialmente o litoral sul gaúcho entre segunda e terça-feira da próxima semana.

 

29/08/2005 - 16:35 : Ventos de até 100 quilômetros por hora deixaram vários municípios da região nordeste do Estado sem o fornecimento de energia elétrica nesta segunda-feira. Em Veranópolis a interrupção ocorreu por volta das 13h30min, quase que simultaneamente à queda de dois postes de energia elétrica na rua João Missaglia, localizada entre a Vinte e Quatro de Maio e a Júlio de Castilhos. No local, os postes de madeira entre nas esquinas vieram abaixo devido à força do vento. A Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros, que tem suas guarnições nas proximidades, isolaram o local até a chegada da Rio Grande Energia (RGE). Durante os momentos mais fortes do vendaval foram registrados pequenos danos em telhados de residências, placas de publicidade, galhos e árvores de pequeno porte também foram arrancados. A energia elétrica retornou à área central de Veranópolis por volta das 16h30min. Locais de Vila Flores, Fagundes Varela e Cotiporã também registraram falta de energia elétrica. (Marcelo Peruzzo - via E-mail)

 

29/08/2005 - 16:28 : Site da Defesa Civil está apresentando um recorde histórico diário de acessos. Por isso eventual lentidão se explica pelo enorme número de usuários acessando a homepage.

 

29/08/2005 - 16:21 : Caiu granizo há pouco em Panambi. (Alexandre Kich por e-mail)

 

29/08/2005 - 16:03 : Forte vento de norte provoca falta de luz em pontos de Caxias do Sul.

 

29/08/2005 - 16:02 : Rajadas de vento de 100 km/h em Passo Fundo ainda.

 

29/08/2005 - 15:51 : URGENTE - CLIMATOLOGIA URBANA REITERA QUE CONDIÇÕES SÃO DE EXTREMA INSTABILIDADE NO RIO GRANDE DO SUL. REFORÇAMOS O ALERTA PARA CHUVA FORTE A TORRENCIAL E PARA TEMPORAIS NAS PRÓXIMAS HORAS EM PONTOS LOCALIZADOS DO RIO GRANDE DO SUL - ALGUNS MUITO INTENSOS - COM VENTOS COM POTENCIAL DE CAUSAR DANOS ESTRUTURAIS (ACIMA DE 100/120 KM/H), ALÉM DO RISCO DE QUEDA DE GRANIZO. CONDIÇÕES PODEM SER DE TEMNPO MUITO SEVERO AGORA À NOITE E PRINCIPALMENTE NESTA TERÇA AQUI NO ESTADO. FORTES TEMPESTADES COM POTENCIAL DE PROVOCAR DANOS DEVEM ATINGIR TAMBÉM SANTA CATARINA E PARANÁ NAS PRÓXIMAS 48 HORAS.

 

29/08/2005 - 15:43 : "Está noite em Montenegro. As luzes dos postes estão todas acessas em plena 15:50 e lá fora caiu uma pancada forte de chuva de cerca de 5 minutos apenas com pingos muito grossos. Agora já começa a ficar claro novamente". (Daimar Coelho por e-mail)

 

29/08/2005 - 15:50 : Pressão atmosférica de 995 hPa em Canoas na Grande Porto Alegre. Trata-se de um valor excepcionalmente baixo.

 

29/08/2005 - 15:49 : Trovoadas e começa a chover forte em Porto Alegre.

 

29/08/2005 - 15:31 : Urgente - Vento intenso de norte provoca queda de árvores e interrompe BR-116 entre Caxias do Sul e São Marcos.

 

29/08/2005 - 15:02 : Vento de mais de 70 km/h em Santo Ângelo e de 80 km/h ou mais na região de Caxias do Sul.

 

29/08/2005 - 14:58 : "Aqui em curitibanos, Planalto Sul Catarinese, neste momento tempo muito abafado e seco com rajadas de vento entre 70 e 90 km/h e ar muito abafado". (Lorizete Maria Longhi por e-mail)

 

29/08/2005 - 14:07 : Rajadas de vento de mais de 70 km/h em Santo Ângelo.

 

29/08/2005 - 14:06 : Rajadas de vento norte de 80 km/h em Caxias do Sul e 100 km/h em Chapecó.

 

29/08/2005 - 14:05 : Rajadas de vento de quase 80 km/h em Santo Ângelo.

 

29/08/2005 - 14:03 : Urgente - Metar do Aeroporto de Passo Fundo informa rajadas de vento de 120 km/h.

 

29/08/2005 - 13:50 : Rajadas de vento de 80 km/h no Aeroporto de Caxias do Sul.

 

29/08/2005 - 13:15 : Chuva com trovoadas em Santa Cruz do Sul (Jonthan Voges por e-mail)

 

29/08/2005 - 13:00 : Urgente - Metar do Aeroporto de Passo Fundo informa rajadas de vento norte de mais de 150 km/h e Chapecó (SC) 100 km/h.

 

29/08/2005 - 12:50 : Rajadas de vento de 50 km/h em Pelotas. Vento norte deve se intensificar e pode soprar com mais de 100 km/h nas próximas horas no norte do estado. Intenso vento norte é registrado desde o norte gaúcho até Rondônia com rajadas superiores a 80/90 km/h em algumas localidades.

 

29/08/2005 - 12:18 : Madrugada de hoje em São Joaquim foi a mais quente em agosto desde 1993.

 

29/08/2005 - 12:03 : Pressão de 998 hPa em Bagé, Santa Maria e Canoas.

 

29/08/2005 - 12:02 : Vento norte de 40 km/h em Caxias do Sul e 26 graus.

 

29/08/2005 - 12:01 : Pressão atmosférica de 998 hPa agora em Porto Alegre, uma das menores dos últimos anos na capital.

 

29/08/2005 - 11:49 : Rajadas de vento norte quente e seco de 90 km/h em São Joaquim (SC) e o vento forte já provoca falta de energia. Faz 23 graus na cidade mais fria do Brasil enquanto Porto Alegre tem agora 19,4 graus em sua área central.

 

29/08/2005 - 11:02 : Urgente - Rajadas de vento de norte de até 100 km/h no Aeroporto de Passo Fundo.

 

29/09/2005 - 10:11 : "Ventos de norte com rajadas de 70 a 80 km/h em Soledade na manhã de hoje. Temperatura atual é de 22,5º graus com céu parcialmente nublado". (Juan Alves por e-mail)

 

29/08/2005 - 10:09 : Rajadas de vento norte de até 80 km/h em Passo Fundo na região do aeroporto.

 

29/08/2005 - 10:07 : Santo Ângelo tem 26 graus e rajadas de vento norte de mais de 70 km/h.

 

29/08/2005 - 10:06 : Chuva forte com trovoadas na região de Pelotas.

 

29/08/2005 - 10:04 : A pressão atmosférica alcança um nível excpecionalmente baixo e perigoso para a formação de instabilidade em Santa Maria. Neste momento 994 hPa na Base Aérea de Santa Maria, um dos menores valores de pressão atmosférica dos últimos anos no Rio Grande do Sul.

 

29/08/2005 - 09:51 : Choveu granizo em Santa Cruz do Sul ontem. As pedras eram pequenas. Agora há pouco a cidade do Vale do Rio Pardo registrava céu encoberto, sem chuva, e ar abafado.

 

29/08/2005 - 09:49 : "Depois de uma noite de trovoadas e raios chove torrencialmente neste momento em Pelotas. A cidade está completamente escura. Hoje pela manhã pude observar que caiu também uma pequena quantidade de granizo". (Vinicius Kruger da Costa por e-mail)

 

29/08/2005 - 09:40 : Há informações de chuva de granizo em Dom Pedrito e Guaporé nas últimas horas.

 

29/08/2005 - 09:06 : É enorme a diferença de temperatura entre o norte do estado, sob influência do ar quente, e o centro/sul gaúcho sob influência de ar mais frio. Santo Ângelo tem agora rajadas de vento norte de 60 km/h, 25 graus e pressão de 1.000 hPa. Rajadas de vento em Caxias do Sul e 22 graus. Já Porto Alegre tem 17 graus, Santa Maria 15 e Pelotas 14.

 

29/08/2005 - 08:48 : Rajadas de vento próximas de 60 km/h no litoral sul gaúcho. Esta região (entre Chuí e Mostardas) pode enfrentar rajadas de até 100 km/h quinta e especialmente na sexta-feira devido a um ciclone extratropical no litoral gaúcho.

 

29/08/2005 - 08:14 : Chuva forte e temporais estão sendo registrados ao longo da fronteira com o Uruguai.

 

29/08/2005 - 08:02 : Pressão atmosférica de 996 hPa tanto em Uruguaiana como em Santa Maria, um valor excpecionalmente baixo de pressão. Em Porto Alegre ainda 1.000 hPa. Trovoadas em Santa Maria.

 

29/08/2005 - 07:58 : A corrente de jato de baixos níveis de norte está transportando a fumaça das queimadas no Centro-Oeste e do Norte do Brasil para o norte do Rio Grande do Sul. Há pouco recebemos o seguinte relato de Alexandre Kich de Panambi: "Além do abafamento, está uma concentração de fumaça terrível desde ontem. Hoje pela manhã estava difícil de respirar. Não via algo assim desde o início dos anos 90".

 

29/08/2005 - 07:34 : Começa a trovejar em Porto Alegre.

 

29/08/2005 - 07:15 : Chuva forte com trovoadas em Pelotas.

 

29/08/2005 - 07:09 : A pressão cai ainda mais em Uruguaiana e alcança níveis críticos de instabilidade. Neste momento a cidade da fronteira oeste registra apenas 996 hPa de pressão. Santa Maria tem 997 hPa e Porto Alegre somente 1.000 hPa.

 

29/08/2005 - 06:51 : Pressão atmosférica extremamente baixa em várias localidades. Uruguaiana tem 997 hPa, Porto Alegre 1.000 hPa e Santa Maria 998 hPa.

 

29/08/2005 - 03:28 : Chove forte com possível ocorrência de granizo em vários pontos localizados do sul gaúcho.

Link to comment
Share on other sites

A CLIMATOLOGIA URBANA AVALIA COMO MUITO GRAVE A SITUAÇÃO FAVORÁVEL AO RISCO DE TEMPORAIS NAS PRÓXIMAS HORAS NO NORTE DO ESTADO. MISSÕES, PLANALTO, NOROESTE E ALTO URUGUAI PODEM SOFRER COM TEMPESTADES EXTREMAMENTE FORTES COM VENDAVAIS E GRANIZO.

 

29/08/2005 - 17:42 : Chove forte em Soledade. (Paulo Henrique Pinheiro por e-mail)

 

29/08/2005 - 17:22 : Pressão atmosférica caiu a 994,7 hpA agora à tarde na estação da Climatologia Urbana em Novo Hamburgo.

Link to comment
Share on other sites

A CLIMATOLOGIA URBANA AVALIA COMO MUITO GRAVE A SITUAÇÃO FAVORÁVEL AO RISCO DE TEMPORAIS NAS PRÓXIMAS HORAS NO NORTE DO ESTADO. MISSÕES, PLANALTO, NOROESTE E ALTO URUGUAI PODEM SOFRER COM TEMPESTADES EXTREMAMENTE FORTES COM VENDAVAIS E GRANIZO.

 

29/08/2005 - 17:42 : Chove forte em Soledade. (Paulo Henrique Pinheiro por e-mail)

 

29/08/2005 - 17:22 : Pressão atmosférica caiu a 994,7 hpA agora à tarde na estação da Climatologia Urbana em Novo Hamburgo.

 

Iniciada rodada das 12Z.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.