Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo no RS - TORNADOS TOCANDO TERRA !!!!!!


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

30/08/2005 - 09:36 : Neste momento cerca de 90 mil clientes da RGE (Rio Grande de Energia) estão sem luz. As regiões mais atingidas são as de Nova Prata, Vacaria e Passo Fundo. Houve a queda de uma linha de transmissão. Não há previsão de retorno da luz, pois segue chovendo forte na região.

 

30/08/2005 - 09:32 : Chove forte na região de Caxias do Sul.

 

30/08/2005 - 09:30 : Volta a chover mais forte em Porto Alegre com rajadas esporádicas de vento.

 

30/08/2005 - 09:29 : O ar quente que desce do norte, transportado por uma corrente de jato de baixos níveis que antecede uma frente fria, acaba criando situações absurdas de calor como as observadas tradicionalmente aqui em Santa Maria antes da chegada das frentes (quadro pré-frontal). A Base Aérea do Guaraujá em Santos registra absurdos 36 graus agora às nove da manhã.

 

30/08/2005 - 09:18 : Cerca de 46 mil clientes permanecem sem luz em cidades da Serra e do Planalto após a queda de postes e árvores sobre a fiação. A distribuidora Rio Grande Energia (RGE) informa que a queda no fornecimento ocorreu às nove da noite passada. Equipes da empresa receberam reforço de pessoal às sete da manhã e estão nas ruas para realizar o conserto. O serviço deve ser restabelecido nas próximas horas. Pelo menos 11 municípios sofreram estragos. Erechim, Caxias do Sul, Pelotas, Rio Grande, Ijuí, Cruz Alta, Horizontina e Santo Augusto registraram queda de luz. Em Bagé, 200 casas foram destelhadas pelo temporal de ontem de manhã. Em Novo Machado, na região de Santa Rosa, outras cem residências sofreram destelhamentos na madrugada desta terça-feira.

 

30/08/2005 - 09:16 : Mais de 40 pontos isolados da Grande Porto Alegre ainda enfrentam falta de energia. Os problemas se concentram em cidades como Porto Alegre, Alvorada e Eldorado do Sul.

 

30/08/2005 - 09:11 : Chuva complica o trânsito em Porto Alegre e provoca pequenos acidentes. Congestionamento de 3 quilômetros agora na entrada da cidade pelo aeroporto.

 

30/08/2005 - 09:09 : Sobe para 14 o número de feridos devido ao tornado em Muitos Capões. Uma pessoa se encontra internada na UTI.

 

30/08/2005 - 09:08 : Vacaria segue sem luz devido ao temporal da noite passada de vento e granizo que derubou uma linha de transmissão.

 

30/08/2005 - 09:05 : Forte vendaval com granizo atingiu Erechim no Alto Uruguai nesta madrugada, provocando estragos e falta de energia.

 

30/08/2005 - 09:00 : "Neste momento aqui em Curitibanos, Planalto Sul Catarinense, o dia virou noite. Há grande formação de nuvens de tormenta. Já tivemos algumas pancadas fortes de chuva, mas até o momento não vieram acompanhadas de muito vento". (Marcos Roberto por e-mail)

 

30/08/2005 - 08:40 : "A noite dos Crissiumalenses não foi nada tranqüila. Não houve danos, mas houve rajadas de vento intensas, granizo fraco por três vezes e fortes chuvas. Os moradores de Crissiumal ainda têm o trauma da tempestade de 15 de junho que acabou com o município e por esta causa muitos deles passaram a noite em claro com medo que se repetisse o bombardeio de granizo daquele dia". (Clécio Ruver por e-mail)

 

30/08/2005 - 07:57 : Chuva fraca a moderada em Porto Alegre.

 

30/08/2005 - 06:51 : Uma forte linha de tempestades avança pelo leste de Santa Catarina. Reitera-se que condições serão extremamente favoráveis ao registro de tempo severo em Santa Catarina e no Paraná nas próximas 24 horas..

 

30/08/2005 - 06:49 : Volta a chover forte em Porto Alegre. Durante o dia são esperadas muitas pancadas de chuva forte com trovoadas ocasionais. As trovoadas tendem a cessar em razão do ingresso de ar frio.

 

30/08/2005 - 06:38 : Temperaturas entre 2 e 5 graus na fronteira com o Uruguai a esta hora. Faz muito frio no extremo sul gaúcho.

 

30/08/2005 - 06:11 : Chuva fraca com trovoadas e apenas 11 graus.

 

30/08/2005 - 05:58 : Mais informações sobre o tornado de Muitos Capões. O vento do tornado e o granizo destelharam cerca de 40 casas e feriram oito pessoas na cidade por volta das nove da noite de ontem. Imagens de radar analisadas pela Climatologia Urbana confirmam que deve ter sido um tornado que atingiu a cidade do norte gaúcho. Segundo o Corpo de Bombeiros de Vacaria, também atingida pelo temporal, os ventos derrubaram parte da rede elétrica de cidades da região. As oito pessoas feridas em Muitos Capões tiveram escoriações e foram levadas ao Hospital Nossa Senhora das Oliveiras, em Vacaria. Pelo menos três ficaram internadas em observação. As demais foram liberadas. Ao ser avisado do temporal, o comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar de Vacaria, tenente-coronel Reinaldo Leal Ribeiro, foi para Muitos Capões. Segundo ele, o vendaval destruiu dezenas de casas e somente a estrutura de concreto da agência do Banco Sicredi ficou de pé. Nas ruas, carros foram tombados com a força do vento. Policiais rodoviários federais e os bombeiros de Vacaria e Lagoa Vermelha foram convocados a apoiar nos trabalhos.

 

30/08/2005 - 03:34 : Chuva muito intensa atinge Porto Alegre e o norte do estado nesta madrugada.

 

30/08/2005 - 00:08 : Volta a trovejar mais forte no horizonte em Porto Alegre.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 169
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

30/08/2005 - 10:08 : Houve chuva forte com queda de granizo no começo da madrugada em Soledade. Ontem o vento norte quente e seco destelhou uma casa na cidade. (Paulo Henrique Pinheiro por e-mail)

 

30/08/2005 - 10:04 : Chuva forte, trovoadas e visibilidade reduzida na região de Caxias do Sul.

 

30/08/2005 - 09:50 : Santa Maria tem 10 graus e céu encoberto.

 

30/08/2005 - 09:49 : Em Santo Ângelo 11 graus com trovoadas.

 

30/08/2005 - 09:45 : Muita chuva e 13,4 graus agora na área central de Porto Alegre.

 

30/08/2005 - 09:42 : Choveu granizo várias vezes na noite que passou na região de Cruz Alta.

 

30/08/2005 - 09:36 : Neste momento cerca de 90 mil clientes da RGE (Rio Grande de Energia) estão sem luz. As regiões mais atingidas são as de Nova Prata, Vacaria e Passo Fundo. Houve a queda de uma linha de transmissão. Não há previsão de retorno da luz, pois segue chovendo forte na região.

Link to comment
Share on other sites

Recebi informações que o bairro Cantares aqui em Carazinho foi atingido por granizo que provocou estrago nos telhados de várias residências (fala-se em pedras do tamanho de ovos de galinha mas não posso confirmar essa informação). Em meu bairro as pedras chegaram ao tamanho de bolas de gude.

 

Vou procurar maiores detalhes.

Link to comment
Share on other sites

Nesse moemnto um núcelo de instabilidade se desloca sobre o Sudoeste, ouço trovoadas ao longe, o tempo coemça a ficar meio amarelado, está estranho...

 

Hoje as 6:40 ocorreu uma fraca e rápida pancada de granizo, tinha um CB a Sul da cidade, lá deve ter dado algo mais intenso.

 

Trovoadas se instensificando. Fui olha na janela a oeste, só névoa seca vísivel, emsmo que esteja "mais alta". Bah, o som dos trovões dá medo, parece que vem coisa.

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

Sobre o tornado de menos de 60s em Muitos Capões, a cidade teve 15 feridos, uma pessoa ainda está na UTI. A cidade teve 82 casas destelhadas e 21 completamente destruidas, não tem água, luz ou telefone. Situação de emergência decretada. Alguém da vizinhança para dar mais informações...?

 

Jaqueline, ABSURDO TOTAL!!

A toda poderosa RBS não foi capaz de mandar uma equipe para fazer reportagem no local!!!!! A repórter falou por telefone. Como se tivesse mandando notícias do interior de Serra Leoa.

 

Nem uma imagem de Muitos Capões. Descaso? Preguiça?? Sei lá, desisti de tentar entender.

Link to comment
Share on other sites

Sobre o tornado de menos de 60s em Muitos Capões, a cidade teve 15 feridos, uma pessoa ainda está na UTI. A cidade teve 82 casas destelhadas e 21 completamente destruidas, não tem água, luz ou telefone. Situação de emergência decretada. Alguém da vizinhança para dar mais informações...?

 

Jaqueline, ABSURDO TOTAL!!

A toda poderosa RBS não foi capaz de mandar uma equipe para fazer reportagem no local!!!!! A repórter falou por telefone. Como se tivesse mandando notícias do interior de Serra Leoa.

 

Nem uma imagem de Muitos Capões. Descaso? Preguiça?? Sei lá, desisti de tentar entender.

 

Paulo,

 

Estive até 1h atrás pensando em ir, mas parece que há árvores tombadas na 116 e já passei um pedaço quando uma árvore caiu na minha frente em 2001 às 2h da manhã, a sorte estar de S10 e ter salvo uma das rodas, pois a camionete voou... Então, como não tenho boas recordações de temporais e árvores velhas, preferi não ir, mas para quem mora perto e puder se deslocar... Vamos conferir isso! As imagens do radar mostram 10 min antes que a coisa estava feia demais lá...

Link to comment
Share on other sites

Sobre o tornado de menos de 60s em Muitos Capões, a cidade teve 15 feridos, uma pessoa ainda está na UTI. A cidade teve 82 casas destelhadas e 21 completamente destruidas, não tem água, luz ou telefone. Situação de emergência decretada. Alguém da vizinhança para dar mais informações...?

 

Jaqueline, ABSURDO TOTAL!!

A toda poderosa RBS não foi capaz de mandar uma equipe para fazer reportagem no local!!!!! A repórter falou por telefone. Como se tivesse mandando notícias do interior de Serra Leoa.

 

Nem uma imagem de Muitos Capões. Descaso? Preguiça?? Sei lá, desisti de tentar entender.

 

Na minha opnião foi desinterese da "TODA PODEROSA RBS" pelo tornado e pelo q ele causou msmo... como eh para o futebol eles vão longe pra fazr suas reportagens???(nda contra os q gostam de futebol)... mas qndo acontecem fenômenos desse tipo, eles ñ estão nem aí...

 

sds

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

Link to comment
Share on other sites

Sobre o tornado de menos de 60s em Muitos Capões, a cidade teve 15 feridos, uma pessoa ainda está na UTI. A cidade teve 82 casas destelhadas e 21 completamente destruidas, não tem água, luz ou telefone. Situação de emergência decretada. Alguém da vizinhança para dar mais informações...?

 

Jaqueline, ABSURDO TOTAL!!

A toda poderosa RBS não foi capaz de mandar uma equipe para fazer reportagem no local!!!!! A repórter falou por telefone. Como se tivesse mandando notícias do interior de Serra Leoa.

 

Nem uma imagem de Muitos Capões. Descaso? Preguiça?? Sei lá, desisti de tentar entender.

 

Paulo,

 

Estive até 1h atrás pensando em ir, mas parece que há árvores tombadas na 116 e já passei um pedaço quando uma árvore caiu na minha frente em 2001 às 2h da manhã, a sorte estar de S10 e ter salvo uma das rodas, pois a camionete voou... Então, como não tenho boas recordações de temporais e árvores velhas, preferi não ir, mas para quem mora perto e puder se deslocar... Vamos conferir isso! As imagens do radar mostram 10 min antes que a coisa estava feia demais lá...

 

Estava pensando o mesmo. Por motivos profissionais não disponho de tempo para ir até lá.

 

Faz falta uma equipe de storm chaser aqui no RS

Link to comment
Share on other sites

Sobre o tornado de menos de 60s em Muitos Capões, a cidade teve 15 feridos, uma pessoa ainda está na UTI. A cidade teve 82 casas destelhadas e 21 completamente destruidas, não tem água, luz ou telefone. Situação de emergência decretada. Alguém da vizinhança para dar mais informações...?

 

Jaqueline, ABSURDO TOTAL!!

A toda poderosa RBS não foi capaz de mandar uma equipe para fazer reportagem no local!!!!! A repórter falou por telefone. Como se tivesse mandando notícias do interior de Serra Leoa.

 

Nem uma imagem de Muitos Capões. Descaso? Preguiça?? Sei lá, desisti de tentar entender.

 

Paulo,

 

Estive até 1h atrás pensando em ir, mas parece que há árvores tombadas na 116 e já passei um pedaço quando uma árvore caiu na minha frente em 2001 às 2h da manhã, a sorte estar de S10 e ter salvo uma das rodas, pois a camionete voou... Então, como não tenho boas recordações de temporais e árvores velhas, preferi não ir, mas para quem mora perto e puder se deslocar... Vamos conferir isso! As imagens do radar mostram 10 min antes que a coisa estava feia demais lá...

 

Estava pensando o mesmo. Por motivos profissionais não disponho de tempo para ir até lá.

 

Faz falta uma equipe de storm chaser aqui no RS

 

hehehe... concordo com vc paulo... mas algum dia os bazianos interessados em caçadas estarão prontos pra ir a qualquer lugar atrás das tempestades!!! 8)

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

Link to comment
Share on other sites

 

hehehe... concordo com vc paulo... mas algum dia os bazianos interessados em caçadas estarão prontos pra ir a qualquer lugar atrás das tempestades!!!

 

Também concordo, se alguém estiver interessado já, por conta e risco do tempo (e depois de ter lido o texto do Doswell sobre uma ética pessoal com relação as perseguições), estou nessa!!!

Link to comment
Share on other sites

Estes colegas de imprensa às vezes provocam cada uma ](*,) ](*,) ](*,) ](*,) ](*,)

Agora de meio-dia minha filha perguntou:pai é verdade que tá vindo um furacão pro RS?????? ](*,)foi a profe que disse, que a gente tem de se abrigar...

Haja paciência, tudo culpa de alguns tele-jornais alardeando sobre o ciclone-extratropical e aí a população faz uma confusão, confunde tornado, com cilone-extratropical, com furacão...

E eu aqui na Rádio fazendo o esclarecimento na medida do meu conhecimento né...

Climatologia por favor alguém da área tranquilize o povo ,pois a galera tá assustada.

Link to comment
Share on other sites

Estes colegas de imprensa às vezes provocam cada uma ](*,) ](*,) ](*,) ](*,) ](*,)

Agora de meio-dia minha filha perguntou:pai é verdade que tá vindo um furacão pro RS?????? ](*,)foi a profe que disse, que a gente tem de se abrigar...

Haja paciência, tudo culpa de alguns tele-jornais alardeando sobre o ciclone-extratropical e aí a população faz uma confusão, confunde tornado, com cilone-extratropical, com furacão...

E eu aqui na Rádio fazendo o esclarecimento na medida do meu conhecimento né...

Climatologia por favor alguém da área tranquilize o povo ,pois a galera tá assustada.

 

QNDO ESSES KRAS Q FAZM NOTÍCIAS SOBRE O CLIMA VÃO SE FRAGAR Q TORNADO Ñ TEM NDA A VER COM FURACÃO, CICLONE, TUFÃO OU COISAS DO GÊNERO???

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

Link to comment
Share on other sites

 

hehehe... concordo com vc paulo... mas algum dia os bazianos interessados em caçadas estarão prontos pra ir a qualquer lugar atrás das tempestades!!!

 

Também concordo, se alguém estiver interessado já, por conta e risco do tempo (e depois de ter lido o texto do Doswell sobre uma ética pessoal com relação as perseguições), estou nessa!!!

 

Acho que li esse texto, Jaqueline. Entre outros assuntos, ele fala sobre cuidados ao entrar em propriedades particulares ao longo das estradas, não?

 

Com esses movimentos de sem-terra, realmente é um risco. Os proprietários de terra estão ouriçados (não é Tomasini?) e você pode ser confundido com um integrante do MST. Por isso, lanço a regra número 1 dos storm chasers gaúchos: boné vermelho JAMAIS!! :lol:

 

Eu e meu irmão íamos em uma rodovia estadual que liga Carazinho a Não Me Toque para observar as tempestades e páravamos em algum ponto sempre de olho no movimento. É complicado para esse pessoal entender o que dois marmanjos estariam fazendo parados no meio da estrada olhando o céu.

Link to comment
Share on other sites

ATÉ Q ENFIM!!!

pra quem viu a reportagem na RBS a pouco tmpo, uma reporter foi até Muitos Capões e mostrou a destruição q o tornado causou... puxa :( ta um caos lah... mtas casas destruidas :cry: ...

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

Link to comment
Share on other sites

 

Eu e meu irmão íamos em uma rodovia estadual que liga Carazinho a Não Me Toque para observar as tempestades e páravamos em algum ponto sempre de olho no movimento. É complicado para esse pessoal entender o que dois marmanjos estariam fazendo parados no meio da estrada olhando o céu.

 

:lol: :lol: :lol:

Tive que rir, Paulo!

Mas é verdade. O jeito é disfarçar que perdeu algo na estrada para não causar desconfiança ainda maior!

Link to comment
Share on other sites

MEU DEUS !!! O POVO ENLOUQUECEU !!!

 

EL PAIS DE MONTEVIDEU DE HOJE:

 

Lo que se viene

 

"Para el miércoles, jueves y viernes una depresión atmosférica frontal provocaría vientos del sur sobre la costa uruguaya con intensidades que podrían superar los 90 kilómetros por hora. Entiendo que los departamentos más afectados serían Maldonado y Rocha (...) ¿Recomendaciones? Para aquellas personas que piensan trasladarse a esos departamentos y eventualmente a la costa de Canelones que eviten hacerlo. Aquellos que viven en la zona y puedan buscar un lugar alternativo al norte que lo hagan. Y aquellos que no tengan esa opción y deban permanecer en el lugar que se provean de alimentos, agua, pilas o velas para sobrellevar tres, cuatro días. Eventualmente que cuenten con un botiquín de primeros auxilios a mano (...) Es lo mínimo que puede decir un meteorólogo ante un evento de estas características". Meteorólogo Diego Vázquez Melo, en declaraciones a la FM Gente 90.1 de Maldonado en la mañana de ayer.

 

"El temporal de Santa Rosa viene suave. Los vientos máximos vendrán del sureste y se ubicarán entre los 30 y 35 kilómetros por hora. Para el jueves se esperan las lluvias más importantes, que estarán entre 40 y 60 milímetros". Meteorólogo Núbel Cisneros.

 

La advertencia meteorológica se mantiene. Para hoy se espera la continuación de los vientos del sur con intensidad entre 30 y 50 kilómetros por hora, con rachas de 70. Esta condición eólica se mantendría incambiada hasta el jueves inclusive. Los vientos provocarán sensaciones térmicas de 0º en la zona costera. Para hoy se esperan chaparrones sobre todo en el este y sureste del país. Para mañana miércoles se pronostican escasas precipitaciones en el norte del país. El jueves habrá un desmejoramiento con tormentas. Pronóstico oficial de la Dirección Nacional de Meteorología.

 

Um outro meteorologista uruguaio está prevendo ventos de 150 km/h para o litoral uruguaio nas próximas horas. Passamos o dia respondendo e-mail do Uruguai e atendendo a imprensa de Montevidéu. Fomos obrigados a publicar um boletim especial agora à noite:

 

RED DE ESTACIONES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SAN LEOPOLDO

 

BOLETIN METEOROLOGICO ESPECIAL

 

ADVERTENCIA POR FURTES VIENTOS EN SUR DE BRASIL

 

MARTES 30 AGO - 21:00

 

Uruguay no debe sufrir el impacto más fuerte de los vientos. No hay necesidad de medidas emergenciales en el pais vecino

 

---

 

Nas últimas horas a Climatologia Urbana recebeu diversas chamadas telefonicas de Montevidéu já que foi o único instituto a ter previsto a magnitude do ciclone do dia 23 que arrasou Montevidéu. Devido a prognósticos exagerados no Uruguai e o temor de repetição do evento da semana passada estamos publicando um boletim especial para tranquilizar a população uruguaia.

 

---

 

La Red de Estaciones de Climatologia Urbana de San Leopoldo, instituto privado ubicado en la ciudad de San Leopoldo en la area metropolitana de Porto Alegre, pronostica la formación de un ciclón extratropical a partir de la noche del jueves en la costa del estado de Río Grande do Sul, los más meridional de Brasil.

 

Para los meteorólogos de Climatologia Urbana, el fenómeno, que tendrá vientos de hasta unos 100/120 kilómetros por hora en la costa atlantica de Río Grande del Sur, no tendrá un impacto igual en Uruguay.

 

La prensa en Montevideo informa acerca de pronosticos en Uruguay de vientos de más de 150 km/h en lo vecino pais, pero Climatologia Urbana señala que los vientos no deben alcanzar este nivel en la costa uruguaya. Nuestro pronostico apunta vientos más fortes para el norte de la costa atlantica de Uruguay que puedez alcanzar los 100 km/h en la región del Chuy, Santa Tereza y Rocha. Para las zonas mas afectadas por el temporal del Martes pasado (23/8), Montevideo y Maldonado, el viento puede presentar rachas de 50 a 80 km/h entre el dia Miercoles y el final del dia Viernes. Lo importante és informar a la población uruguaya que no hay la necesidad de cambiar su rotina o adoptar medidas especiales de precaución. El litoral sureste de Uruguay és una región acostumbrada con vientos más fuertes y ciclón extratropical és un fenomeno muy comun en nuestra en lo Atlantico. Solo el episodio de la semana pasada fue extraordinario y no hay pronostico de su repetición en territorio uruguayo en los proximos dias.

 

"En el dia viernes Porto Alegre tendrá vientos mas furtes que Montevideo", dijo el Meteorologista-Jefe de Climatologia Urbana Eugenio Hackbart. "Los uruguayos que se queden tranquilos porque los ultimos datos no señalan vientos que presenten riesgo para las ares más afectadas por la tormenta del 23. El viento debe ser más fuerte en Montevideo con rachas de 60 a 80m km/h este Miércoles y Jueves do que en el dia Viernes", añadió.

 

És importante repetir que la preocupacíon por el nuevo ciclón extratropical és para la costa de Río Grande del Sur y no la costa uruguaya más densamente poblada. Pero en caso de cambio en los pronosticos Climatologia Urbana emitira un nuevo informe en Espanol.

 

En las ultimas horas Río Grande del Sur fue afectado por fuertes tormentas de viento y granizadas ante el choque de la masa de aire frío sobre Uruguay y una de aire caliente que cubre gránm parte de Brasil. Ayer Florianopolis tubo la temperatura más alta en el mes de agosto desde el año 1911. Hoy fue la vez de Santos, litoral de San Pablo, tener la temperatura más alta en agosto de los ultimos treinta años. La llegada de esa masa de aire frio ha provocado vendavales y temporales en varias ciudades del sur del país. En Muitos Capoes, municipio en el norte de Río Grando do Sul, un tornado y lluvia de granizo ha provocado la destrucción de 70 por ciento de la ciudad. Los vientos dañaron 85 viviendas, de las cuales 21 quedaron totalmente destruidas, y además derrumbaron varios postes del tendido eléctrico y quince personas resultaron heridas. Para Climatologia Urbana de San Leopoldo no hay dudas que se trató de un tornado con vientos estimados entre 180 y 250 km/h (F2 en la escala internacional Fujita de Tornados).

 

El vendaval también destejó 200 viviendas en la ciudad de Bagé y provocó daños en ciudades como Vacaría, Carazinho, Agua Santa, Erechim y Caxias do Sul, todas acá en el estado de Río Grande do Sul. Porto Alegre sufrió con lluvias fuertes y hay evacuados.

 

Responsável técnico: Meteorologo Eugenio Hackbart, Director-General de La Red de Estaciones de Climatologia Urbana de San Leopoldo

 

Instituto: Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo

Link to comment
Share on other sites

Vi a reportagem da RBS e do JN sobre o Tornado escala 2. Tive a impressão que o Katrina passou por aqui, bem pertinho de nós. São impressionantes as imagens da destruição em Muitos Capões.

 

puxa :shock: :shock: ... chegou na a ser um F2???

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

Link to comment
Share on other sites

Calebe, repetimos a dica. Olha o site http://www.defesacivil.rs.gov.br

 

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

TER 22 MAI 2005 - 12:00

 

TORNADO DE MUITOS CAPÕES PODE TER TIDO VENTOS DE 200 KM/H

 

Durante a noite de ontem e a madrugada desta terça-feira (30/08), chuva forte, vento e granizo violentos temporais atingiram o norte do Rio Grande do Sul. Ainda durante a tarde de segunda, a Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo advertia no site da Defesa Civil Gaúcha que a situação nas horas seguintes era de "extrema o gravidade" no norte do estado.

 

O caso mais grave foi do temporal que atingiu a cidade de Muitos Capões, a noroeste de Vacaria, por volta das nove da noite desta segunda-feira. O vento e o granizo destelharam cerca de 40 casas e feriram catorze pessoas na cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros de Vacaria, também atingida pelo temporal, os ventos derrubaram parte da rede elétrica de cidades da região. Nas ruas, carros foram tombados com a força do vento.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, ao analisar as imagens da destruição, os relatos dos moradores de que o vento durou apenas um minuto e as imagens de radar meteorológico do horário, garante não ter dúvidas de que um tornado atingiu Muitos Capões.

 

Conforme o meteorologista Eugenio Hackbart, os danos devastadores numa zona muito concentrada, o vento arrasador de curtíssima duração e a precipitação de granizo associada à ventania são as primeiras evidências de um tornado na área. "As imagens de radar mostravam células de tempestade típicas das que causam tornados sobre a região de Vacaria no momento da tempestade em Muitos Capões", ressalta Hackbart.

 

Alerta divulgado ainda no sábado pela Climatologia Urbana de São Leopoldo advertia para o risco de ventos com potencial de causar danos estruturais nesta segunda-feira. No monitoramento em tempo real que fazia no site da Defesa Civil, a Climatologia Urbana informava às nove da noite: "Intensas áreas de instabilidade estão agora entre Erechim e Vacaria com provável ocorrência de granizo".

 

Devido à falta de equipamentos meteorológicos na região e à violência do vento não é possível medir a velocidade alcançada pela ventania originada pelo turbilhão que atravessou a localidade, entretanto adota-se para fins de classificação do fenômeno a escala internacional de Fujita, que a partir dos danos observados proporciona a estimativa da velocidade do vento. Com efeito, para fins de dimensionamento do fenômeno, a Climatologia Urbana entende que Muitos Capões tenha sido atingida por um tornado de categoria 2 com vento de 180 a 250 km/h e que entre os danos comumente observados incluem alvenaria destruídas e automóveis arrastados ou partcialmente arremessados pelo vento.

 

O tornado em Muitos Capões é o terceiro registrado no Rio Grande do Sul neste ano pela Climatologia Urbana, tendo havido ocorrências antes em Maio em Engenho Velho e Santa Bárbara do Sul.

 

No final de maio, após o tornado de Indaiatuba em São Paulo, a Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo divulgou um boletim alertando que tornados seriam mais frequentes neste inverno e na primavera de 2005.

 

Clique aqui para ler boletim especial sobre tornados divulgado no final de maio

 

Novos tornados podem ser registrados durante a primavera este ano que se antecipa pode ser mais tempestuosa que o normal.

Link to comment
Share on other sites

NUEVOS ALERTAS Y DISPUTAS

 

Cuando pase Santa Rosa

 

30.08.2005

 

El temporal de Santa Rosa llegará finalmente el jueves a la noche. Mientras tanto el meteorólogo Vázquez Melo responsabilizó al Director de Meteorología, Raúl Michelini, por las consecuencias del temporal del 23 de agosto.

 

Otro temporal con pronósticos variados parece estar en puerta, ya que hay algunas diferencias entre los predictores privados y la voz oficial de meteorología, aunque hay también coincidencias en lanzar una advertencia.

 

Hay concordancia en que los vientos llegarán a partir del jueves de noche, pero no en su intensidad. En meteorología se anuncia que ''a partir de la noche del día jueves existe la probabilidad de un significativo aumento de la intensidad de los vientos de dirección SE y Sur. Durante la madrugada y la mañana del viernes podrían llegar ha adquirir caracteristicas de Temporal Fuerte (75 a 117km/h) en el Norte y Este del País; con ocasionales rachas de Temporal Huracanado (118km/h o más) principalmente en el Sureste del territorio Nacional''.

 

Para Diego Vázquez Melo, sin embargo, el sur y sureste pueden sufrir vientos entre 120 y 140 km/h, cifras mayores a las oficiales. El meteorólogo también advirtió que no se viaje al este del país y que se haga acopio de víveres.

 

''Durante jueves y viernes, en el sureste del país, no es conveniente transitar por las calles'', señaló a radio El Espectador.

 

Irónicamente agregó que su información no es una alerta ni una advertencia, ya que la Dirección Nacional de Meteorología se reservó para sí el derecho de dar alertas meteorológicas, recurso que no utilizó en el temporal pasado.

 

Vázquez Melo señaló al respecto que el tiene derecho a dar su opinión sin la necesidad de indicar ''esto es una advertencia meteorológica'' y recalcó su posición de continuar brindando el servicio meteorológico a la sociedad con responsabilidad.

 

''Yo asumo la responsabilidad de lo digo y lo que hago pero también reclamo al señor Director Nacional de Meteorología, que ha decidido asumir en competencia exclusiva la emisión de alertas, avisos y advertencias, la responsabilidad de las consecuencias de no haber emitido el mensaje que correspondía el pasado 23 de agosto''.

 

Según el meteorólogo, las discrepancias entre los distintos predictores se debe a que utilizan instrumentos diferentes.

 

Melo recordó que la Dirección Nacional de Meteorología dispone de predictores en guardias de 12 horas, con un sistema de información satelital permanentemente actualizado, así como también del apoyo de colegas argentinos.

 

La Red de Estaciones de Climatología Urbana de Río Grande del Sur, quien recomendó a sus pobladores no salir a la calle durante el pasado temporal, indica que podría haber dos ciclones con vientos entre 80 y 100 en los próximos siete días, aunque los considera normales en esta época del año y de menor intensidad que los de la semana pasada.

 

Núbel Cisneros es más moderado en su pronóstico, aclarando que los vientos no serán extremadamente fuertes, aunque sí habrá abundante lluvia.

 

En tanto el meteorólogo Guillermo Ramis pronosticó rachas de entre 60 y 100 kilómetros por hora, y señaló que si bien los vientos no tendrán la misma fuerza que el anterior temporal, quedaron árboles debilitados en su anclaje, por lo que la ayuda de Santa Rosa puede hacerlos caer.

 

A todo esto, los daños del temporal ya superan un costo de 40 millones de dólares, cifra mayor a la estimada primariamente.

 

 

Montevideo COMM / Portal

Link to comment
Share on other sites

SUSPENDERAM AS AULAS EM TODO O DEPARTAMENTO DE MALDONADO. EM TODO O PAIS OS BOMBEIROS FORAM COLOCADOS EM ALERTA MÁXIMO. JÁ ARREDACAM ALIMENTOS, TELHAS E COLCHÕES POR PRECAUÇÃO EM CANELONES. METEOROLOGISTA UURGUAIO PREVÊ VENTOS DE ATÉ 150 KM/H PARA SEXTA-FEIRA NO LITORAL DO URUGUAI NO EL PAIS DESTA QUARTA-FEIRA:

 

El meteorólogo Diego Vázquez Melo previó que hoy los vientos en los departamentos de Rivera, Cerro Largo y Treinta y Tres alcancen rachas "muy fuertes" con intensidad de temporal.

 

Para mañana estimó que la depresión atmosférica se trasladará al sureste y señaló que la "mayor parte" de las rachas de viento en la mitad Este del Uruguay estarán comprendidas entre los 120 y los 150 quilómetros por hora. Insitió en que los ciudadanos de Rocha y Maldonado permanezcan mañana y pasado dentro de sus hogares, provistos de agua potable, elementos de iluminación y un botiquín de primeros auxilios.

 

Ayer, en declaraciones a radio El Espectador, Vázquez Melo reclamó al director Nacional de Meteorología, Raúl Michelini, "la responsabilidad de las consecuencias de no haber emitido el mensaje que correspondía el pasado 23 de agosto".

 

En la misma emisora, el subsecretario de Defensa, José Bayardi, afirmó que no se evalúa pedirle la renuncia a Michelini y sostuvo que cualquier decisión se tomará luego de que culmine la investigación sobre las falencias del pronóstico.

 

 

MAS NA MESMA EDIÇÃO DO EL PAIS, ESTAMOS TRANQUILIZANDO A POPULAÇÃO:

 

RED SAN LEOPOLDO

 

El ciclón de la semana pasada no se repetirá

 

La Red de Estaciones de Climatología de San Leopoldo, Brasil, que previó el temporal de la semana pasada, estima que el fenómeno no se repetirá en Uruguay en los próximos días y considera que los ciudadanos no deben tomar previsiones especiales, dijo a El País su vocero Alejandro Aguiar.

 

El pronóstico de esa Red para Uruguay señala que entre hoy y el viernes en Montevideo y Maldonado puede haber vientos de entre 50 y 80 quilómetros por hora. En la zona del Chuy, Santa Teresa y Rocha en tanto, se esperan ráfagas de hasta 100 quilómetros por hora.

 

El boletín de la Red señala que en Uruguay hay pronósticos "exagerados" y que el episodio de la semana pasada "fue extraordinario y no hay previsiones de repetición en los próximos días".

 

"Lo importante es informar a la población que no hay necesidad de cambiar su rutina o adoptar medidas especiales de precaución", según la Red.

Link to comment
Share on other sites

Passou ontem na RBS TV, o granizo atingiu fortemente o município de Jacuizinho,com pedras maiores que ovos de galinha :shock: :shock: :shock: :shock: na nossa região do Alto da Serra do Botucaraí, fica na parte mais a sudoeste da região, em média de altitude de 300 a 500m.É a terra de meu bisavô materno.

NO momento em Soledade faz muito frio(4,5º) e 2º no maluquinho, e o vento foi forte e constante durante toda a noite,de sul.Algumas rajadas calculo que tenham chegado a 90,100km/h. :shock:

Link to comment
Share on other sites

Passou ontem na RBS TV, o granizo atingiu fortemente o município de Jacuizinho,com pedras maiores que ovos de galinha :shock: :shock: :shock: :shock: na nossa região do Alto da Serra do Botucaraí, fica na parte mais a sudoeste da região, em média de altitude de 300 a 500m.É a terra de meu bisavô materno.

NO momento em Soledade faz muito frio(4,5º) e 2º no maluquinho, e o vento foi forte e constante durante toda a noite,de sul.Algumas rajadas calculo que tenham chegado a 90,100km/h. :shock:

 

Vi essa reportagem, PHP. Impressionante o tamanho das pedras. Foram colocadas ao lado de um ovo de galinha e eram bem maiores!!

Link to comment
Share on other sites

Fotos de Muitos Capões

 

 

Fonte: Diário de Vacaria

http://www.diariodevacaria.com.br/

 

 

Terríveis essas imagens Paulo, me fez lembrar eu voltando para casa mais cedo no dia 13 de maio de 1987, não acreditando que na casa de meus pais só tivesse quebrado parte do muro de tijolos, depois do segundo tornado(na minha humilde opinião) que eu presenciei aquí em São Joaquim. A segunda foto lembra bem os destroços que eu presenciei no meio da rua por onde eu passava.

 

 

Saudações

 

 

Nazareno de Oliveira :cry: :cry:

Link to comment
Share on other sites

Governador determina a compra de telhas e lonas para atender famílias atingidas por tornado

07:53 Quarta-feira, 31 de agosto de 2005

 

O governador Germano Rigotto falou na tarde desta terça-feira (30), na Expointer, sobre o trabalho que o governo estadual está executando, através do Gabinete da Primeira-Dama e da Defesa Civil, no auxílio aos municípios gaúchos que foram atingidos por temporais com forte intensidade de vento nas últimas 24 horas. Rigotto determinou ao órgão de defesa gaúcho para que sejam adquiridos, com brevidade, telhas e lonas para serem enviadas aos municípios mais atingidos. A maior preocupação é com a cidade de Muitos Capões, na região Nordeste do Estado. O local foi surpreendido na última segunda-feira (29) com a formação de um tornado.

 

O Governo do Estado providenciou o envio de um caminhão com mais de mil peças de roupas e agasalhos, cem cobertores e uma tonelada de alimentos, que já está a caminho da localidade. "A força do vento foi muito intensa. Determinei total atenção aos municípios atingidos. Em Muitos Capões, casas foram destruídas em função de um tornado. Nosso objetivo é proteger a população. Tudo que pudermos fazer para atender estas famílias será feito", disse Rigotto, hoje à tarde, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

 

O caminhão com os donativos saiu da Central de Doações, em Porto Alegre, às 16hs, em direção ao município. A entrega das doações será realizada nesta quarta-feira (31), às 8 horas, na prefeitura.

 

"Os atendimentos emergenciais também fazem parte das ações da Campanha do Agasalho. Valemos-nos das arrecadações diárias para socorrer os municípios atingidos por vendavais ou enchentes", esclarece a coordenadora do Gabinete, Gertrudes Pelissaro dos Santos

 

Defesa Civil

 

As equipes da regional de Defesa Civil de Passo Fundo foram deslocadas para Muitos Capões nesta madrugada. Elas estão atuando no levantamento dos danos e no auxílio dos trabalhos junto a prefeitura municipal. De acordo com os dados da Defesa Civil, 83 casas foram atingidas. Destas, 21 residências foram destruídas, deixando 16 pessoas ficaram levemente feridas.

 

O órgão de Defesa, em parceria com o Centro de Climatologia Urbana de São Leopoldo, vem divulgado através de sua página uma série de alertas meteorológicos visando auxiliar as prefeituras gaúchas com serviços e informações completas sobre a previsão do tempo no Estado, em um trabalho preventivo. Eles podem ser acessados pelo endereço http://www.defesacivil.rs.gov.br'>http://www.defesacivil.rs.gov.br , no link meteorologia.

 

 

Assessoria de Imprensa - Palácio Piratini

 

fonte: http://www.defesacivil.rs.gov.br

Link to comment
Share on other sites

Se suman las previsiones por anuncio de nuevo temporal

 

31.08.2005 | 13.22

 

Pese a las discrepancias sobre la intensidad que tendría el temporal de mañana, diferentes organismos se preparan para lo peor. Bomberos reforzó su personal de vigilancia, la Intendencia está elaborando un instructivo con precauciones y la UTE tendrá todo su personal a disposición. Además, los centros comunales en Montevideo permanecerán abiertos toda la noche del jueves.

 

Algunos pronósticos privados hablan de vientos con rachas de hasta 140 kilómetros por hora, desde la noche del jueves hasta la mañana del viernes. Pero según el último informe de la Dirección de Meteorología, la intensidad de los vientos puede llegar hasta los 88 kilómetros en la hora.

 

En cualquier caso, diferentes organismos han adoptado previsiones. Desde la Dirección de Bomberos, el encargado de Relaciones Públicas, Jorge Roqueta, dijo a Índice 810 que se dotó al personal de herramientas adicionales, como motosierras.

 

“Se ha dispuesto personal de retén que son dos o tres dotaciones adicionales de oficiales y bomberos que tenemos en el cuartel Centenario y al mismo tiempo, por coordinación con el Sistema Nacional de Emergencia, y por órdenes expresas del señor ministro del Interior, se ha dispuesto el refuerzo –fundamentalmente- del destacamento de Bomberos de Maldonado, que es la principal base del este. Y se han estado trasladando efectivos hacia esa base", informó.

 

La Intendencia de Montevideo está elaborando un instructivo que divulgará mañana para que la población tome precauciones. Jorge Rodríguez, prosecretario general de la comuna, adelantó que mañana se reunirá el Comité de Emergencia departamental para coordinar con otros organismos la eventual respuesta a una situación crítica.

 

“Vamos a disponer que los (centros) comunales queden abiertos y que estén previstas todas las cuadrillas. (Y que) tanto las de alumbrado como de limpieza estén a la orden en caso de que se produzca esto. Vamos a tener personal preparado para salir a la calle si es necesario", aseguró.

 

La Armada Nacional, en tanto, hace un pronóstico marítimo para sus barcos, pero no puede hacerlo público. En cuanto a previsiones, lo que puede hacer es cerrar o abrir los puertos; decisión que adopta el prefecto (o subprefecto) de cada jurisdicción. No hay ninguna operativa especial, pero siempre hay un barco de guardia en La Paloma, otro de guardia para largo aliento, más todo el despliegue normal de búsqueda y rescate.

 

UTE tiene su personal a disposición; mientras en Canelones hay 600 operarios trabajando y en el este unos 1.400.

 

Las clases. La Intendencia de Maldonado logró que las autoridades de la enseñanza suspendieran las clases de Primaria, Secundaria y UTU en ese departamento desde hoy y hasta el sábado.

 

El consejero del Codicen Héctor Florit dijo a Índice 810 que la decisión respondió al exhorto del Comité de Emergencia Departamental, pero aclaró que sólo aceptaron esa solicitud específica.

 

De todos modos, aclaró que ante un nuevo alerta, el Codicen no está analizando la posibilidad de suspender las clases en otros departamentos.

 

“Si hubiese una advertencia de una magnitud tal como para suspender las actividades laborales, educativas, sociales, seguramente debieran ser las autoridades competentes desde el punto de vista de las predicciones meteorológicas las que debieran señalar esta magnitud de riesgo y a partir de ese tipo de señalamiento se podrían adoptar decisiones”, dijo.

 

En el temporal de la semana pasada, cayeron dos antenas. Desde la IMM, Jorge Rodríguez dijo que se va a pedir a la Junta Departamental introducir mayores exigencias al decreto que regula la instalación de antenas.

 

En Montevideo hay una comisión especial que hará un relevamiento de las que están instaladas. “A partir de un decreto, (...) cada vez que se va a instalar una antena se efectúan determinados controles. Las dos antenas que se cayeron estaban instaladas con anteriorida a que esta comisión empezara a funcionar (...)”, precisó.

Link to comment
Share on other sites

RIO GRANDE DEL SUR SOPORTO AYER VIENTOS DE 200 KILOMETROS POR HORA

 

Meteorología brasileña: alerta total en el área fronteriza sur y advertencia de "fuertes crecidas" en río Uruguay

 

* Al tiempo que se ahondan las diferencias entre los meteorólogos locales sobre el incierto futuro inmediato en materia de pronóstico, desde Río Grande del Sur ratifican alerta y anuncian inundaciones.

 

DAMASO

 

El servicio de Defensa Civil de Río Grande del Sur, que alertó a sus habitantes seis horas antes del temporal que se avecinaba y castigó el martes 23 a Uruguay, cambió la fase de "Advertencia" por la de "Alerta", para su pronóstico de dos nuevos "ciclones extratropicales" en la región.

 

Los brasileños continúan actualizando cada hora, a través de su red de estaciones de climatología urbana a los riograndenses, que en la madrugada de la víspera sufrieron vientos superiores a los 200 kilómetros por hora. El literal tornado, se sintió en su máxima potencia en áreas rurales del norte riograndense, pese a lo cual 16 personas resultaron heridas y unas 40 casas arrasadas.

 

Durante todo el lunes, desde la central de estaciones climatológicas riograndenses, en San Leopoldo, se alertaba permanentemente a la población, a través de radio, televisión, e Internet, de que "la situación para las horas siguientes será de extrema gravedad para el norte del estado".

 

Aunque Policía, Bomberos y el pleno de la Defensa Civil desplegaron su estrategia, no pudieron evitar que la ciudad de Muitos Capoes, fuera duramente castigada, aunque sin víctimas fatales.

 

Al igual que en Uruguay, los brasileños reclamaban ayer por la falta de fondos para mejorar su tecnología de pronósticos, ya que no existían anemómetros ni equipamiento adecuado en la zona donde el tornado más castigó, con vientos que tuvo rachas de hasta 250 kilómetros horarios.

 

"Debido a la falta de equipamientos meteorológicos en la región y a la violencia del viento no fue posible medir la velocidad alcanzada por la turbulencia que atravesó la localidad, pero a fin de clasificación del fenómeno y según la escala internacional de Fujita, que a partir de los daños observados proporciona la estimativa de la velocidad del viento, se entiende que Muitos Capoes, fue afectada por un tornado de categoría 2 con vientos de entre 180 a 250 kilómetros/hora", afirma el reporte.

 

La red de estaciones de climatología urbana, que mantiene su alerta máxima hasta el jueves de la semana próxima, recordó a quienes reclamaron por su ineficiencia que ya en mayo, había advertido a la población que se preparara para un invierno e inicio de primavera con tempestades mucho más duras a las habituales en todo el estado.

 

El tornado de Muitos Capoes, es el tercero registrado este año en Río Grande del Sur, y en todos los casos, el sistema de prevenciones alertó a la población en tiempo y forma, indicaron los meteorólogos gaúchos.

 

Y a Uruguay, ¿qué?

 

A las previsiones brasileñas de dos nuevos fenómenos con vientos de alta velocidad que podrían alcanzar territorio uruguayo (el primero a partir de esta noche, el segundo después del martes), se suma ahora el riesgo de inundaciones en el río Uruguay.

 

El boletín especial de las 05.00 de la víspera, advierte de torrenciales lluvias y granizadas en el norte de Río Grande del Sur "que pueden alcanzar los 150 milímetros entre hoy y mañana, prolongándose con intensidad hasta entrada la semana próxima, un volumen suficiente de lluvia en el Alto Uruguay, como para derivar en una fuerte crecida del río Uruguay, en el este-noreste gaúcho".

 

En cuanto a la previsión de vientos, los anticipan de hasta 95 kilómetros horarios, en "el sur del Estado, frontera con Uruguay, hasta el final del jueves".

 

Explican sobre el particular que, "una conjunción de factores está creando un escenario muy propicio para condiciones adversas en un cuadro de extrema inestabilidad, como resultado de una presión atmosférica que alcanzó diferencias de niveles peligrosos y pocas veces vistos en los últimos años en el estado".

 

Concluye el informe brasileño que "debido al mantenimiento de aguas cálidas en el océano Atlántico de nuestra región, no sería ninguna sorpresa que otro ciclón extratropical intenso se registrara entre el litoral norte de Buenos Aires y el litoral sur de Brasil, entre este final de invierno y la primavera". *

Link to comment
Share on other sites

bom seria interessante , as centrais de meteorologia do sul do brasil, do uruguai e da argentina, fizerem uma reuniao, trocarem informacoes , sobre todos os fenomenos que ja ocorreram em seus paises, talves ajudaria mais a entender os fenomenos, e tambem de ter uma boa cominicacao entre todos .

Sentar uam vez pro ano e ver o que de mais extraordinario, ou de mais interessante aconteceu com o clima em cada pais .

Link to comment
Share on other sites

Não creio...

No Jornal da Record agora pouco, o tornado de Muitos Capões foi uma consequência do ciclone extra tropical, bla bla, e colocam uma animação do ciclone subindo do Uruguai até o litoral sul de Santa Catarina. Quem viu, acha que vai acontecer lá o que ocorreu nos EUA com o Katrina!!!

 

Amanhã de manhã, antes de sair pro colégio, vou ligar na rádio do pai e explicar, tentar pelo menos, o que é um tornado, um ciclone extra tropical, e um furacão, tentar dar uma clareada pro pessoal.

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

REDE DE ESTAÇÕES DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

SOLICITA-SE IMEDIATA DIVULGAÇÃO PÚBLICA AOS ÓRGÃOS DE IMPRENSA

 

QUA 31 AGO 2005 - 18:55

 

ALERTA DE EMERGÊNCIA POR CHEIA DE RIOS

 

Chuva intensa na Serra cria situação de risco para rios com nascente na região serrana. Prefeituras devem iniciar monitoramento urgente para evitar danos à população ribeirinha

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo emitiu no final da tarde um alerta de emergência por cheias de rios no Rio Grande do Sul. Rios que sofrem a influência de chuva intensa na Serra apresentavam forte elevação agora há pouco, o que leva a Climatologia Urbana a advertir para a possibilidade de alagamentos e inundações decorrente da alta do nível de rios como Paranhana, Caí e Sinos. As Prefeituras Municipais das localidades cortadas por este rios e seus afluentes devem imediatamente iniciar o monitoramento das condições das áreas ribeirinhas para prevenir prejuízos à população.

 

As águas do Jacuí devem sofrer em menor magnitude a influência da chuva intensa na metade norte do estado, mas os moradores das ilhas em Porto Alegre devem estar atentos para a possibilidade de elevação das águas do Guaíba nas próximas horas, sobretudo na sexta-feira, quando se espera vento forte na área da capital que pode represar as águas do lago.

 

A Climatologia Urbana de São Leopoldo reitera ainda o aviso sobre a possível rápida elevação do Rio Uruguai no oeste/noroeste gaúcho. Choveu forte nos últimos dias na nascente junto ao Alto Uruguai e o Rio Pelotas, sendo que seguem sendo registradas fortes precipitações no norte gaúcho. Também o estado de Santa Catarina pode sofrer com inundações nas próximas horas, uma vez que também choveu forte e ainda chove forte no estado vizinho.

 

A população deve estar atenta às informações das autoridades locais e aos prognósticos do tempo nas próximas horas, já que se antecipa mais chuva para a metade norte do estado nesta quinta-feira.

Link to comment
Share on other sites

Não creio...

No Jornal da Record agora pouco, o tornado de Muitos Capões foi uma consequência do ciclone extra tropical, bla bla, e colocam uma animação do ciclone subindo do Uruguai até o litoral sul de Santa Catarina. Quem viu, acha que vai acontecer lá o que ocorreu nos EUA com o Katrina!!!

 

Amanhã de manhã, antes de sair pro colégio, vou ligar na rádio do pai e explicar, tentar pelo menos, o que é um tornado, um ciclone extra tropical, e um furacão, tentar dar uma clareada pro pessoal.

 

Sds

 

Dito e feito, fiquei uns 5 minutos no ar e acho que deu pra pelo menos tranquilizar o povo...

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

Assunto: comentário do leitor

De: "Ivanor Trevisan"

Data: Thu, Setembro 1, 2005 9:44 am

Para: contato@climatologiaurbana.com.br

Prioridade: Normal

Opções: Ver cabeçalho completo | Ver Versão para Impressão

 

Prezados amigos:

 

Quem esclarece e tranqüiliza pode e deve ser tratado como amigo. Porém, quem espalha o medo e a insegurança, não merece o mesmo tratamento.

 

Acompanho diariamente os boletins da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo no site da Defesa Cicil - RS.

 

As informações divulgadas são objetivas, sérias e confiáveis.

 

Concordo com o Sr. Luiz Fernando quando diz que a mídia está fazendo um estardalhaço desnecessário a respeito do ciclone.

 

Uma ocorrência que merece atenção e não deve ser ignorada. Mas deve ser tratada de uma forma responsável.

 

A quantidade de telejornais dedicados à divulgação de catástrofes, acidentes e tragédias é enorme e cresce cada vez mais. As pessoas gostam desse sensacionalismo. E se elas gostam, cada vez mais a mídia levará ao ar este tipo de informação muitas vezes destorcida, exagerada e tendenciosa. Assim, os jornais impressos também não

podem deixar por menos. Eles estampam em suas capas o terror e o medo em letras garrafais.

 

Felizmente eu faço parte de uma minoria privilegiada de pessoas que tem acesso à Internet e que pode escolher o tipo de notícia e informação que julga interessante e confiável.

 

Parabéns a toda equipe da Climatologia Urbana pela dedicação e seriedade em que trata as informações prestadas à Defesa Civil e à população gaúcha.

 

Com o respeito que lhes é devido,

 

Um abraço

 

Ivanor Trevisan

Caxias do Sul - RS

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.