Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

DESAFIO SOBRE PREVISÃO DO TEMPO


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Prezados Bazianos

 

Excluímos o tópico sobre o desafio da previsão do tempo para o Paraná. Suportaremos todo o ônus da decisão individual de eliminar do Brasil Abaixo de Zero os dois tópicos referentes ao assunto.

 

O desafio, na origem da palavra, denota violência, conflito, beligerância, disputa. Com efeito, é tudo que não desejamos neste espaço que é um semeador de amizades, como se pôde constatar em diversos encontros regionais e duas reuniões nacionais.

 

A controvérsia, o debate até incisivo são toleráveis. A discussão, porém, deixa de ser tolerada quando ela assume contornos pessoais com palavras pouco respeitáveis como "imbecil".

 

Não é nossa intenção censurar individualmente qualquer um dos usuários, adentrando no mérito sobre quem está com a razão. O que questionamos é o conceito de desafio e o seu prejuízo ao ambiente. A Mensagem Privada (MP) é o recurso adequado para quem deseja travar uma discussão sem controle externo.

 

Cabe lembrar que para o exercício da Meteorologia é necessário um diploma profissional e um respectivo registro no CREA. Tal condição não se discute. O Brasil Abaixo de Zero, porém, é um site de amadores cujo objetivo é lazer e aprendizado. Ao ambiente do BAZ tal condição não se aplica porque a ninguém é vedado falar do tempo. Fosse diferente, seria preciso registro no CREA para conversar no elevador e dizer ao passageiro do lado que vai chover. As previsões do tempo em geral aqui realizadas pelos usuários são amadoras, sujeitas a erros como as dos profissionais, mas ainda assim apresentam elevado nível de acerto.

 

No dia em que o BAZ deixar de ser um espaço para o lazer e o aprendizado como um fórum voltado a amadores e apaixonados pelo tempo abandonamos este site. Pois aí não será mais o BAZ nem refeletirá mais o sentimento do seu fundador e dos primeiros assinantes que ao longo dos anos mantiveram o BAZ e contribuíram para o seu sucesso, transbordando o ambiente virtual para o mundo físico com a formação de uma rede de amigos com os mesmo interesses.

 

Ao BAZ o que é do BAZ: o amadorismo descompromissado de discutir e prever o tempo. Aos meteorologistas o que é dos meteorologistas: o profissionalismo compromissado de discutir e prever o tempo e o clima.

 

Abraços,

 

Alexandre Aguiar

Climatologia Urbana - Equipe de Moderação

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pois é Alexandre, tu tens uma idéia da coisa outras pessoas poderão ter diferente. Essa questão de profissão etc. já passou para outro fórum tu podes ter certeza disso, está sendo analisado por profissionais fora BAZ e que necessariamente não vão na sua linha de raciocínio.

 

Caro Duquia, é normal que tenhamos idéias diferentes.

 

Sejamos claros. O entendimento teu é que o Lucas estaria exercendo irregularmente a profissão de meteorologista ao realizar as suas previsões aqui no site. Pelo menos é o que aparenta.

 

Criou-se, há muito tempo, uma relação tensa entre o Lucas e o amigo, muito por ação do Lucas com suas críticas contumazes ao SIMEPAR. Entretanto, quando sugeres que a questão já passou para um outro fórum (claramente fica a idéia de um procedimento no CREA), a afirmação tem implicaçãoes que extrapolam o Lucas. Afinal, não apenas o Lucas faz previsão. O Luiz, por exemplo, roda modelos. O Caio faz previsão de neve nos momentos das ondas de frio. O Fabiano, da nossa equipe, que por lazer frequenta o BAZ, elabora também suas previsões pessoais (não da Climatologia). O Lucas e estas pessoas, e aqui estou dando meu posicionamento enquanto profissional da área jurídica, de nenhuma forma estão violando norma pertinente ao exercício da Meteorologia. Trata-se de um site amador, cujo acesso é restrito aos amantes da Meteorologia, não sendo públicas as previsões, ademais não sendo vedado a qualquer pessoa que opine ou mesmo informe suas previsões. O Lucas e os demais não auferem remuneração, não comercializam seus produtos nem oferecem no mercado, por qualquer meio. Portanto, falo para todos e a fim de tranquilizar o grupo, que não existe impedimento legal.

 

Mas não é o caso e não vou trazer o que está sendo discutido fora desse ambiente para não causar mal-estar a esse clima amistoso para a grande maioria a qual te referes.

 

O clima amistoso não será prejudicado por alguém buscar seus direitos. Apenas, é importante deixar claro que o site não sofre nenhuma ameaça a sua liberdade tradicional das pessoas elaborarem seus próprios prognósticos.

 

Existe tolerância a tudo contudo quando este limite é ultrapassado que os atingidos procurem ações para que isso não evolua, isso é racional. Não esperaria que os moderadores aqui tivessem uma defesa de A ou B pois a própria palavra diz moderação porém as intenções implícitas não são estranhas à equipe e não vêm de hoje e não foram coibidas a tempo.

 

A tolerância de fato tem limites e aos agredidos existem os meios legais para a proteção da honra e da imagem que não dizem com o exercício da profissão. Sobre os critérios da moderação, não é vedada a crítica ao trabalho de qualquer instituto. Apenas a crítica pessoal, ofensiva e leviana é apagada e nesse sentido foram apagadas mensagens do Lucas.

 

Quanto às competições elas não existem??? Claro que existem e, novamente, não vêm de hoje e, de certa forma, foram incentivadas sim!!! Poderia se dizer: "...daqui não saiu... nós NUNCA incentivamos..." Isso não é verdade! Se vão continuar ou não poder-se-iam criar uma série de controles para que isso não venha a se repetir no entanto as características do ser humano são distintas. Uns são mais agressivos, outros mais provocadores, divertidos e por aí vai...

 

Competir é algo salutar, algo que move a humanidade, a economia. Desafio é algo beligerante. A SOMAR compete com a Climatempo, mas nenhum instituto faz desafio público. Logo, competição e desafio são conceitos distintos. A competição por brincadeira como uma aposta de quem acerta a mínima do dia seguinte por décimos, algo que fazemos internamente na Climatologia, é a melhor. Já a competição com agressividade é batalha e batalha é violência e violência (no caso verbal) não se tolera no BAZ. Se alguma mensagem não foi eliminada é porque passou despercebida pelos moderadores, mas o critério é geral.

 

Não venha também dizer que todos aqui são amigos! Por favor tchê, o sentido dessa palavra vai muito além da camaradagem ou da cortesia. Então eu acho que essa decisão de cortar uma iniciativa de um ou de outro está na alçada da equipe de moderação e, sinceramente não tenho reparos a fazer agora, sobre a legislação e o alcance das prerrogativas do profissional de meteorologia isso, num fórum onde as pessoas em geral são, na sua ampla maioria, apaixonados pelas coisas do tempo, me parece fora de contexto. Assim, ao invés de aumentar o intercâmbio entre aqueles que labutam na área tém-se efeito contrário.

 

Nem todos são amigos. Há muita camaradagem, mas há também amigos e não são poucos. O intercâmbio é necessário e tua presença muito agregou aqui Duquia. Elevou sobremaneira a qualidade das discussões. Mas não deves valorizar excessivamente uma crítica isolada.

 

Também não estou fugindo da raia. Tu não vais ficar com a última palavra nesse contexto pois o assunto não é tão simplório assim tampouco apelativamente emotivo, apenas acho, reiterando que este não é o fórum adequado para tal.

 

Não pretendo ficar com a última palavra nem vou me declarar o dono da verdade. O assunto pode não ser simplório, mas a lógica é simples. Sobre o caráter emotivo, vou sempre fazer uma defesa apaixonada do direito das pessoas falarem, estudarem e pesquisarem sobre o tempo desde que não caracterize trabalho de meteorologista. Se este é um fórum que discute Meteorologia nos seus mais variados aspectos, permita-me pensar diferente, também comporta discussão sobre o exercício da profissão.

 

Cezar Duquia

Meteorologista

CREA 18527-D

 

Forte abraço,

Alexandre Aguiar

Link to comment
Share on other sites

Gostaria de saber qual a origem da discórdia.

 

Minha posição é a favor da liberdade de expressão. Se a mesma não puder existir neste site, então é boa hora para fechá-lo. Pois foi justamente com o intuito de criar um elo entre profissionais e leigos que decidi mantê-lo. Ipso facto, não creio ser válido o posicionamento ofensivo tomado acima. Que se esclareçam os fatos.

 

Caveant consules ne quid respublica detrimenti capiat! *

 

Sds.,

 

* Que os cônsules se acautelem a fim de que a república não sofra nenhum dano.

Link to comment
Share on other sites

Gostaria de saber qual a origem da discórdia.

 

Minha posição é a favor da liberdade de expressão. Se a mesma não puder existir neste site, então é boa hora para fechá-lo. Pois foi justamente com o intuito de criar um elo entre profissionais e leigos que decidi mantê-lo. Ipso facto, não creio ser válido o posicionamento ofensivo tomado acima. Que se esclareçam os fatos.

 

Caveant consules ne quid respublica detrimenti capiat! *

 

Sds.,

 

* Que os cônsules se acautelem a fim de que a república não sofra nenhum dano.

LUIZ

 

Que posicionamento ofensivo??? Aqui no fórum palavras ásperas e ofensivas já foram trocadas e, o posicionamento de idéias ou pontos de vista não são ofensivos. Ao menos acho. Liberdade de expressão???? Quem é contra???? Alguém defende aqui isso???? Estás enxergando isso no que eu escrevi????

O que é que tu queres ver esclarecido???? Se quiseres fechar o fórum é um problema teu estás com a chave do cofre!

Mas do mesmo jeito que existe a defesa por livre expressão, estudo em meteorologia também existe o outro lado da moeda e um equilíbrio é o que se busca.

Vamos lá diga aí o que é que te ofendeu tanto?

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Bom, acredito que tenha ficado bem claro nas colocações do Alexandre e do Luiz qual é a filosofia do BAZ. Mas só para acrescentar: tu citastes em outro tópico que a profissão regulamentada muitas vezes foi deixada de lado aqui no fórum, o que não se pode concordar. A tua manifestação mostrou que vens te sentindo insatisfeito com relação ao teu reconhecimento como meteorologista no BAZ. Porém, penso que não tens motivos para isso. Tu já deves ter reparado que as pessoas aqui são reconhecidas pelo que fazem, e não pelo que são. Fizestes questão de grifar a palavra METEOROLOGISTA e divulgar o número do teu registro do conselho, só que jamais alguém aqui duvidou da tua formação, o que também não significa que vão lhe considerar melhor do que os outros por ter formação na área. O Alexandre vem publicando diariamente por aqui todas as informações que são elaboradas, revisadas e divulgadas pelos METEOROLOGISTAS da Climatologia Urbana, entre eles o Luiz Fernando Nachtigall, que tu conheces muito bem. Logo, penso que os meteorologistas no BAZ recebem crédito sim, principalmente quando enriquecem o fórum com informações. E de minha parte o reconhecimento pelos meteorologistas sempre foi explícito, até porque trabalho com grandes nomes, como Eugenio Hackbart, que é mais do que um chefe, é um pai, Luiz Fernando Nachtigall, José Soares Lima (grande mestre, indiscutível o seu conhecimento em meteorologia, sempre muito prestativo, me ensinando meteorologia e tirando todas a minhas dúvidas), além de um rápido convívio com Marcelo Schneider, mestre em meteorologia, hoje no INPE, mas ainda assim mantendo uma relação muito cordial conosco. Sou um fã incondicional dos meteorologistas, desde criança, e hoje trabalho em meio a eles. Obviamente, a minha função na Climatologia Urbana não é a de previsão do tempo, pois não sou formado na área. Por outro lado, aqui no BAZ faço minhas previsões, assim como muitos aqui, a diferença é que eu e o Lucas colocamos nossos palpites em mapas e tabelas, realmente por puro lazer e para deixar visualmente divertido e agradável. Costumo rir muito dos meus erros, e comemorar os meus acertos. Amadorismo é amadorismo, como tu mesmo falastes, mas também recebe crédito se for bem feito, como muito bem colocou o Alexandre. Logo, estamos aqui para APRENDER, e acho que aqueles que tentam aprender sempre merecem aplausos. Embora eu muito pouco participe deste fórum se comparado a outras pessoas, achei um absurdo a tua manifestação insinuosa, citando inclusive outros fóruns, mas ao mesmo tempo sem dizer que "fóruns" são esses. A tua manifestação representou um verdadeiro repúdio a própria filosofia do fórum, que visa a liberdade de espressão. O BAZ é o único espaço que eu conheço que se pode realmente APRENDER meteorologia, em todas as esferas da ciência. Não existe ULTRAPASSAGEM DE ESFERA aqui dentro quando as informações publicadas visam o aprendizado. Para se alcançar o conhecimento, não se pode impor limites de treino, tendo em vista que até mesmo o administrador do fórum não é meteorologista, e sabe até rodar modelos. Logo, estamos todos no mesmo barco, e se por um acaso tu te sentes fora dele, comece a remar. Creio que o teu amigo meteorologista será muito bem recebido pelo pessoal, principalmente se for para acrescentar informações interessantes, independente de ser meteorologista ou não. Mas com certeza, o número do registro do CREA dele é uma informação que não vai interessar a mim e acredito que a ninguém do fórum, pois queremos é o seu conhecimento. Se ele se apresenta como meteorologista, é porque é, e ninguém duvida dessa informação, assim como o Lucas é professor de geografia e jamais tentou provar o contrário. No mais, ao invés de perder teu tempo fazendo insinuações de denúncia ao CREA, faça jus ao teu diploma de meteorologista, enriquecendo o fórum com informações, assim como sempre fez.

 

Fabiano Rodrigues.

Estudante de Geografia

CREA: Ainda não tenho. O dia que eu quiser ser meteorologista, faço o curso e recebo o meu.

Link to comment
Share on other sites

Que fique claro que nós não temos nenhuma briga com o Duquia. Por favor, a Climatologia Urbana não fez nenhum reparo ao profissional Duquia. A mensagem do Fabiano é uma posição pessoal dele e não institucional. E a mensagem que nós postamos na abertura deste tópico nenhuma conexão guardava com o Duquia que não lançou nem topou desafio algum. Nossa discordância única, após ele ter dado sua resposta, foi o fato de sugerir uma representação no CREA contra o Lucas. Apenas isso. Nada demais. Não coloquem as coisas fora de proporção, por favor. Não vejam chifre em cabeça de cavalo.

Link to comment
Share on other sites

Gente, calma, tá tudo errado aqui. A discussão pra abertura desse tópico é o desafio de previsão do tempo.

 

O fato é que muita gente aqui, inclusive eu, posta previsao do tempo amadora no Forum. Uns acertam mais, outros, menos, natural. E natural tambem a disputa entre quem acertou, errou, etc. Amigavel ou nao. Cada um interage de um jeito, se expressa de um jeito. Ou mesmo elogia ou agride de um jeito pessoal, proprio.

 

O fato, que gerou tudo isso, foi uma discussão acerca de um conceito, uma previsao de 48 horas, uma expressao de opinioes que acabou gerando discordia. Um desafiou o outro aqui. QUeremos ver quem é quem. Eu quero ver quem é quem. Me sinto desconfortavel em ser chamado pra um desafio por um cara que deve ter o maior potencial aqui dos meninos que faz previsão, mas que nao sabe lhidar com isso. Anakin tambem nao soube. O menino é um leao, é bom, TEM liberdade de expressão, eu tambem tenho. Eu quero ele!!!!! Por que nao? É uma forma de expressão tambem. Cansei de ajudar o Forum, contribuir com isso a mais de 3 anos. Estou aqui tambem passando o que sei e o que eu nao sei. Assim como a maioria de nós que nao vem aqui só pra chupar informação (Meritos pro Duquia tambem nessa - podia só ver o que CSL e CT escrevem). Entao moçada, se a reclamação é quanto à atitude de desafios, ninguem é melhor que ninguem, nao devemos agir assim, entao que se PUNA quem começou com isso tudo. Ué, mandei uma opinião e recebi uma disputa, um desafio de reply! Agora quero levar até o fim. Foi me dada uma opçao de levar até o fim, eu nao pedi.

 

Acho que o assunto do CREA, etc, desandou. Pra mim nao está claro o que o Duquia falou (nao conheço o meio), falou-se por aí tambem o que nao foi certo, de todos os lados. Entao acho melhor apagar isso.

 

AGora, o desafio. Isso foi um arrego. QUe puna-se o menino que fica zombando e chamando todo mundo pro pau. As pessoas tem que pagar ou receber de acordo com as atitudes que tomam. Desafiou. Acertou? Levou. Nao acertou, que pague de alguma forma. Ele tá tomando risco, nao??? QUem tá na chuva é pra se molhar. A gente da previsão sabe mais disso do que ninguem. Isso nao pode passar ileso. As pessoas TEM que assumir responsabilidade sobre o que falam, assim como eu assumo tudo o que falo nessa mensagem, nesse Forum ou na vida.

 

Me foi tirado o direito de responder a uma agressao, saindo vitorioso ou nao. E pelos dados de hoje, pra uma estação que nunca vi na vida, pra uma previsao com uma rodagem a menos, fui tao ou mais eficiente que o menino de Cascavel. Me foi tirado o direito de responder ao Lucas. Ninguem aqui é criança pra apostar alguma coisa e nao responder ou honrar com isso, entende? É meu ponto de vista.

 

Ou a gente proibe quem tomou a atitude de fazer esse tipo de troço, ou deixa rolar e as pessoas que recebam o onus ou bonus de seus desafios. Mas nao posso perder a oportunidade de responder a altura sendo desafiado de graça, isso nao. Aqui ninguem mais é criança. Todo mundo responde pelos seus atos.

 

O Forum deve continuar sendo livre para previsões e expressoes. E tenho CERTEZA que o Duquia concorda com isso. Certeza. E eu entendo porque ele está tao bravo assim. Se eu recebesse agressão gratuita, e pior, indireta, (falta coragem, atitude) de algum integrante do BAZ, num primeiro momento iria agir amigavelmente (ninguem ta aqui pra brigar) como cavalheiro. Mas se houver insistencia e nao houver reciprocidade de atitude, e nao há, ia botar as armas de fora. Diretamente.

 

ABraços

JT

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Não estou aqui para tomar partido ou posição, mas sim para dizer que estou muito contente com a participação cada vez mais frequente do Duquia em nosso site.

E peço a ti Duquia, que superada esta situação, continues participando com a mesma intensidade dos últimos dias.

 

Abraço a todos,

 

Mauro.

Link to comment
Share on other sites

Duas coisas:

 

1) O menino de Cascavel desafiou não só o Tucci como o próprio Duquia mais de uma vez, desprezando e fazendo chacota de suas previsões. O que ocorreria se estas chacotas e desafios fossem contra um dos moderadores profissionais do fórum??

 

2) Se o BAZ é um lugar onde existe liberdade de expressão, acho que o desafio deveria continuar, uma vez que este era uma resposta a uma chamada do próprio Lucas. Era a própria liberdade de expressão.

 

Concordo que o tom das mensagens do desafio estavam excedendo o aceitável!! Mas então quem começou a história e quem deveria ser repimido por fazê-lo??? O Lucas esculhambou o SIMEPAR e o Duquia algumas vezes e ninguém falou nada.

 

Voltemos a normalidade então!!!!!

 

Por falar nisso, parece que vamos mesmo ter uns 9 dias de aquecimento e marasmo, não???

Link to comment
Share on other sites

EPISÓDIO DESAFIO DA PREVISÃO DO TEMPO

 

DECISÃO DO GRUPO DE MODERADORES

 

O grupo de moderadores resolve, por maioria, suspender o usuário Lucas por 72 horas do site Brasil Abaixo de Zero. É entendimento dos moderadores que a liberdade de efetuar críticas a um instituto de Meteorologia foi excedida para se transformar numa crítica sistemática e que assumiu contornos pessoais. Os moderadores entendem que é direito de qualquer usuário efetuar críticas aos institutos de meteorologia, sejam eles quais forem, atuantes ou não no BAZ, porém a crítica sistemática caracteriza rixa e é prejudicial ao bom ambiente do site.

 

A decisão pela suspensão obedece também ao entendimento de que a proposição de uma desafio conspira contra os interesses do site e atenta contra o ambiente que se tenta preservar. A brincadeira, o aspecto lúdico da previsão do tempo no Abaixo de Zero não podem dar lugar a competições pessoais, eivadas de termos baixos, que são extremamente prejudiciais ao conjunto dos usuários.

 

O grupo de moderadores decide ainda lamentar a postura do usuário César Duquia de sugerir uma ação administrativa e/ou judicial contra um usuário do Abaixo de Zero sem que antes tenha sido solicitada qualquer providência junto aos moderadores no sentido de obstar as condutas que entendia indevidas. A sugestão gerou preocupação entre os integrantes do site que se destina a amadores, que entenderam que não mais poderiam opinar sobre o tempo.

 

O grupo de moderadores resolve também censurar a postura do usuário João Tucci de aceitar o desafio proposto pelo usuário Lucas, iniciando uma sequência de mensagens que derivou para uma discussão de baixo nível em que os dois desafiantes se viram envolvidos.

 

As reclamações sobre qualquer comportamento neste site devem ser encaminhadas aos moderadores para que providências sejam adotadas. Evitem discussões de baixo nível ou rixas pessoais. A discussão incisiva mas respeitosa é tolerada. A ofensa pessoal, a rixa e a perseguição individual serão coibidas.

 

Grupo de Moderadores

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

o momento impõe a manifestação deste moderador.

 

 

sem adentrar no mérito da questão, principalmente pelo fato de não estar on line nas últimas 48h, noto que houve um apenamento em alguns usuários.

 

urge dizer que este moderador em momento algum participou de quaisquer reunião ou diálogo acerca destas sanções aplicadas. destarde, o termo empregado pelo nosso amigo e moderador da climatologia de são leopoldo, "grupo de moderadores", não recebeu meu aval para esta decisão.

 

como todos sabem, este moderador zela pelos princípios constitucionais sempre, inclusive aqui no BAZ. não compactuo, incondicionalmente com nenhuma forma de tirania ou afastamento deste princípios e sim, com a clareza no procedimento, devido processo legal e a ampla defesa.

 

porém, é a minha posição e opinião.

 

quiçá, a decisão destes moderadores, tomada em sua maioria simples e não absoluta, diga-se de passagem, foi acertada.

 

mas, repito, sem entrar neste mérito, que este moderador, andré shimutz, não participou de nunhuma reunião, nem para punir o usuário lucas, nem para emitir pareceres opinativos para o usuário duquia ou para o joão tucci.

 

peço vênia para que esclareça, se possível e necessário, os nomes da composição do órgão julgador, que ficou, repito destituído da participação deste moderador que subscreve.

 

att.

 

andré shimutz

 

moderador

Link to comment
Share on other sites

1. Alguns moderadores não estavam acessíveis ontem.

 

2. A decisão envolveu três moderadores (Climatologia, Luiz e Ronaldo) que naquele momento representavam a maioria simples.

 

3. Os três moderadores foram unânimes na decisão entre eles e o texto da decisão foi lido a todos antes de ser postado.

 

4. A decisão ocorreu após uma série de MPs e inúmeros telefonemas entre Porto Alegre, São Joaquim e Maringá ao longo de todo o dia.

 

5. O caso foi discutido exaustivamente e outras alternativas mais ou menos graves foram consideradas.

 

6. Cabe recordar que ao BAZ não se aplicam as tradicionais regras de contraditório e ampla defesa inerentes a um processo administrativo/judicial. Este é um fórum de internet onde sequer regras seriam necessárias para se expulsar pu suspender alguém. Já se falou aqui em "democracia baziana" em que o Luiz é o dono do site e faz o que quer. É verdade. O grupo de moderadores é mero auxiliar para administrar o site e seus problemas. A decisão, entretanto, não foi apenas do Luiz e envolveu os outros dois moderadores citados.

 

7. No momento em que palavras como imbecil começam a se tornar parte da discussão do BAZ algo tinha que ser feito. Nem sempre às decisões agradam a todos, mas o momento exigia uma decisão. E ela foi tomada. O Luan (SP) já sofreu punição e hoje é moderador, de forma que fique claro que não existe perseguição pessoal a ninguém e que o objetivo foi apenas sancionar para deixar claro que não será tolerado qualquer comportamento prejudicial ao site.

 

8. Demais esclarecimentos que se busque em MP.

 

9. Este tópico está definitivamente encerrado.

 

Alexandre/Climatologia

Link to comment
Share on other sites

A ninguém agrada suspender usuários. Mas tal medida se fez necessária com o intuito de impedir que uma discussão indevida continuasse aqui no fórum. Ademais, uma das regras fo fórum foi quebrada, aquela que impede que os usuários travem conflitos diretamente com outros neste ambiente.

 

Att.,

Link to comment
Share on other sites

perfeito o esclarecimento. era isso que gostaria de ver.

 

gostaria apenas de manifestar-me, pois sou moderador e fui citado.

 

bom, infelizmente não posso opinar pela decisão, pois não tenho elementos probantes em mãos.

 

a decisão está dada, os esclarecimentos feitos.

 

da minha parte, assunto encerrado.

 

att.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.