Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

GBJ

Members
  • Posts

    30
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by GBJ

  1. On 8/30/2024 at 8:45 PM, Carlos Campos said:

    Boa noite 

    Olhei parcialmente os teus registros, e achei muito legal as opções de visualização, tanto em gráficos anuais/mensais quanto nas tabelas. 

    Prefiro tabelas mesmo.

    A estação do centro está num local bem bacana para mínimas, mas não só isso: é mais extremada, justamente por situar-se em média 100 m abaixo da estação "distrito" e possivelmente numa área mais baixa que o entorno. Acredito q a estação mais elevada fique num topo. Mas isso vc pode me dizer.

    Diferenças em média agora no mês de Agosto, na faixa de 1°C entre ambas, nas absolutas.

     

    Carlos, embora as estações estejam relativamente próximas, os locais são bem diferentes mesmo. A "Centro" fica onde é provavelmente a parte mais baixa da área urbana, e embora eu tenha tentado elevá-la um pouco mais para evitar a influência de um telhado na leitura dos ventos, ela ainda fica relativamente protegida.

     

    A "Distrito" fica em um topo, praticamente livre de quaisquer influências (árvores, casas e obstáculos em geral).

    • Like 5
    • Thanks 1
  2. Pessoal, não sou conhecedor e tampouco um estudioso da meteorologia, mas acho todo esse universo muito interessante.

     

    Acompanho as previsões (especialmente durante o inverno), e, por conta do meu trabalho, que é relacionado ao campo, passei a observar o tempo com mais curiosidade. Participo pouco aqui no fórum, mas já aprendi muito lendo as postagens, e gosto bastante dos registros fotográficos e textuais de muitos, e em especial os do Carlos Campos.

     

    Como tenho uma "veiazinha nerd" mais ou menos desenvolvida, resolvi disponibilizar online os dados de duas estações sob meus cuidados aqui em Jaguariaíva/PR. Ainda estou atualizando e reconfigurando os sistemas, mas espero poder manter isso da melhor forma possível, por hobby, e com a esperança de que os dados possam ser úteis para mais alguém.

     

    Na estação "Centro" tenho registros desde 2019. Na estação "Distrito" também os tenho, mas por conta de um problema técnico, no sistema só aparecem os dados desde julho de 2023.

     

    http://centro.infomorph.online

     

    http://distrito.infomorph.online

    • Like 5
    • Thanks 1
  3. 6 hours ago, Felipe Backendorf said:

    Muito legal a tua instalação da Davis, acredito que a caixa de água não interfira muito porque o pior desses obstáculos de concreto é quando eles barram a ventilação da estação, aquecimento direto é menos impactante considerando que o seu local é relativamente bem ventilado.

     

    Se quiser diminuir a interferência dá pra colocar o sensor principal mais alto nesse mesmo poste, pouco mais perto do anemômetro.

     

    Obrigado pelo feedback, Felipe! Quando eu for limpá-la vou considerar colocá-la um pouco mais para cima. Já pensei também na possibilidade de usar o sensor com ventoinha, mas não sei se isso ajudaria ou atrapalharia mais.

    • Like 1
  4. Pessoal, segue minha pequena contribuição aos anais deste dia.

     

    Davis Vantage Pro 2 = Está no Distrito Industrial de Jaguariaíva/PR (Campo de Aviação) em uma área aberta a aproximadamente 932 m.

    Davis Vantage Vue = Está no centro da cidade, que é a parte mais baixa, sobre o telhado de minha casa, que está a aproximadamente 830 m.  

     

    A Pro atingiu a mínima de -1.8 às 06:29.

    A Vue atingiu a mínima de -2.4 às 06:35.

     

    A tabela mostra o gradiente de queda de hora em hora, das 18:00 do dia 28 às 07:00 de hoje, 29.

     

    Os gráficos são para mostrar outras variáveis de interesse.

     

    Houve geadas generalizadas pela cidade, inclusive sobre o telhado de casas do centro, o que não é comum. No lugar onde está a Pro não observei tanta geada, e acredito que pode ter sido em decorrência do vento calmo que soprou durante toda a noite, vide gráficos.

    Screen Shot 2021-07-29 at 14.08.33.png

    Pro.png

    Vue.png

    • Like 9
    • Thanks 3
  5. Pessoal, gosto de acompanhar o tempo mas não sou estudioso e tampouco conhecedor de meteorologia.

     

    Tenho em minha propriedade uma Davis Vantage Pro 2 cujo local foi escolhido em função de algumas conveniências (basicamente, fácil acesso para manutenção, segurança, não obstrução de passagens de veículos, proximidade com o console e local (aparentemente) favorável para representar a realidade do local monitorado).  

     

    Ela já está operando aí desde 31/08/2019, mas agora eu gostaria da opinião de vocês. 🙂 

     

    Não acho que ela esteja sofrendo grande influência desta caixa de concreto que aparece na foto (o que na verdade é um reservatório com capacidade de 120.000 L de água), mas posso estar redondamente enganado. O que acham? 

     

    Qualquer dica/observação/correção/sugestão é bem vinda. 

    2019-09-03_120648.JPG

    2019-09-03_120717.JPG

    IMG_6068.PNG

    IMG_6107.JPG

    • Like 7
  6. Pessoal, alguém saberia informar se as imagens de RADAR que o SIMEPAR disponibiliza em seu site são acessíveis por outro local?

     

    Eu estava monitorando a evolução das chuvas por lá, mas no momento em que a pancada chegou sobre Curitiba, o site do SIMEPAR saiu do ar. Como certeza não foi coincidência. Devem ter sido afetados por falta de energia ou algo do tipo.

    • Like 3
  7. 2 hours ago, Felipe Backendorf said:

    Tem uma Davis Pro aí em Jaguariaíva, sabes algo a respeito? link dela: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IJAGUARI6

     

    Olá, @Felipe Backendorf! Tem a Davis Pro, e uma Vantage Vue (https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IJAGUA2). Ambas são minhas. À disposição. 🙂

    • Like 4
    • Thanks 1
  8. On 7/28/2019 at 11:27 AM, Renan said:

     

    Legal, amigo. 

     

    Também tenho uma Vantage Vue, e ela já está lá desde Setembro de 2012, rs.

     

    Em 2016 fui fazer essa limpeza interna, e não havia muito o que limpar. Mas essa limpeza dentro do sensor interno de temperatura eu não me atrevi a fazer, pois não sabia como abrir.

     

    A limpeza da parte externa eu usualmente faço a cada 2 ou 3 meses. Tem umas mosquinhas lá no meu sítio que "adoram" depositar uns ovinhos na região dos pratinhos e no pluviômetro, além de toda a parte externa. 

     

    Já tive 2 problemas com a estação: No primeiro, a comunicação do sensor da estação com o console falhou. Foi necessário fazer uma raspagem nas antenas de ambos para voltar. 

     

    No segundo, foi a vez do data logger pifar. Foi necessário substituir pelo wi-fi logger, uma versão melhorada. 

     

    Renan, bom saber.

     

    Na minha o que estava mais sujo mesmo era a proteção do sensor. Mas ainda assim foi uma limpeza mais por "agradecimento" do que por necessidade. Rs. Aproveitei para trocar a pilha também, só por precaução.

     

    Quanto ao data logger, espero que o meu não pife. Gosto de manter a conexão USB pois ela está ligada a um Raspberry Pi rodando WeeWX. 

     

    Você usa o wi-fi logger diretamente com o software da Davis?

     

     

  9. 8 hours ago, marinhonani said:

    GBJ,

    na 5ª foto, onde está aqueles "pratinhos" virados, é onde fica o sensor de temperatura?

     

    É a primeira vez que vejo essas estações bem de perto e com detalhes.

     

    Marinho, sim. O sensor de temperatura e umidade fica protegido por duas "camadas".

     

    Primeiro, há os "pratinhos" (o nome técnico em inglês é "radiation shield"). Retirando esse conjunto, você tem acesso ao "cubinho" branco que aparece na foto 11. E retirando esse "cubinho", o sensor fica exposto, conforme a foto 7. 

     

    Esse "cubinho" tem ainda uma espécie de filtro, que pode ser visto na foto 4.

    • Like 1
  10. 8 hours ago, Wallace Rezende said:

    Interessante, mas nunca aconteceu do pluviômetro não registrar uma chuva?  Pelo que sei esse é um dos pontos mais sensíveis da grande maioria das PWS, o entupimento ou travamento do pluviômetro.  Adoraria ter uma dessas, mas me falta até um bom lugar para colocar então acaba não valendo a pena o investimento no meu caso.  Se eu pudesse ter uma PWS acho que manteria um pluviômetro manual ao lado para evitar perder registros de chuva, e até serviria para comparação.

     

    Wallace, nunca aconteceu de não registrar chuvas. O sistema de coleta é muito simples e bem construído, ao menos no caso da Davis.

     

    O local sem dúvida ajuda. Ela está em uma área aberta, onde a possibilidade de cair algum detrito no coletor é muito baixa.

     

    Na verdade, já aconteceu o oposto: algumas vezes ocorre um falso-positivo por conta do acúmulo de orvalho. No entanto, isso é raro, e facilmente identificável. Geralmente é uma medição de 0,2mm (uma "baixada" da colher) isolada no meio do gráfico, e isso também seria observável em um pluviômetro convencional.

     

     

  11. 1 hour ago, Carlos Campos said:

    Muito bacana! Uma estação em Jaguariaíva (parece um topo) acima dos 900 mts.

    Sempre vejo nos dados do Simepar valores mínimos bem interessantes nessa região. Parece abrigada dos nevoeiros frequentes do norte dos Campos Gerais e não recebe muito infiltrações marítimas como em Ponta Grossa, por exemplo.

    Antigamente havia uma estação no município que se situava a 880m e não sei exatamente se ficava na área baixa... Mas lembro bem da mínima absoluta (-4,6°C).

    Se não me falha a memória foi em meados do século passado, mas faltavam muitos anos no histórico, sem falar q não havia histórico de 1970 pra cá.

    Então provavelmente em anos como 1975, 1979, 1981, 1994, 2000 ....esse valor pode ter sido superado em algumas ocasiões.

    Vou acompanhar..

    Parabéns

     

     

    Oi, Carlos! Obrigado!

     

    Sim, ela está em um ponto bem alto da região. O próprio SIMEPAR já quis (há muitos anos atrás) instalar a estação deles aqui neste ponto, mas infelizmente não deu certo à época. Não sei dizer onde exatamente fica a deles hoje, mas parece-me que não está muito distante.

     

     

    • Like 1
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.