-
Posts
344 -
Joined
-
Last visited
Content Type
Profiles
Forums
Gallery
Calendar
Posts posted by Alberto Hanauer
-
-
Em 06/09/2024 em 16:15, Samihr Hermes disse:
Você está falando da frozen do baz? 😂
Pobre dama do gelo. Imagina a fatura de luz dos responsáveis por esta criatura? Se cada um do baz ajudar, conseguimos comprar uma passagem para BH (prometo que será a última).
- 1
- 7
-
Respondendo ao @Renan, acredito que possa piorar e ainda não chegarmos ao fim do poço ,mas não estamos muito longe disto..
Pense em um cenário hipótetico porém possível ,e não muito longe de nossa realidade, aonde o "Very, very early" do período de monções se estabeleça em outubro ao invés de setembro , além da normalização da presenças de um bloqueio que impeça o avanço de MPS relevantes ao brasil tropical no período outono e inverno.
Para variar, por cá segue o clima desértico típico da época, havendo previsão de possível mudança de padrão para a segunda quinzena.
- 3
- 11
-
Em 04/09/2024 em 11:25, Edison Bocorny Jr disse:
Do jeito que estão prevendo e as coisas acontecendo, logo deve vir os 45/46 de máxima nos próximos anos, infelizmente.
Fase chata, parece que não haverá fim. Não me surpreenderia se na normal de 2070 , o extremo norte e noroeste gaúcho, oeste Catarinense e sudoeste do Paraná, passarem a registrar a maior temperatura anual no final de inverno e início da primavera.
- 3
- 5
-
-
Em 31/08/2024 em 20:32, Edison Bocorny Jr disse:
Essa dinâmica que só um clima subtropical raiz e pleno pode proporcionar, me encanta.
- 6
-
- 5
- 4
- 8
-
Após 130 dias sem chuvas, a situação é de aridez total na zona rural. E para piorar, tivemos o acréscimo de registros de geadas em baixadas, impactando bastante as plantações de cana-de-açúcar e pastagens.
Apesar do breve e bem vindo refresco, a temperatura já se encontra em gradativa e rápida elevação, bem como o retorno da camada de fumaça.
Com relação ao fim de grade , o modelo GFS como de costume , superestima a bolha de calor e aposta em até extremos de 46 em manchas do chaco Paraguaio, e não muito distante disto em zonas da Amazônia e Pantanal brasileiro
- 10
-
Desde o fim da tarde de sábado, devido as rajadas de vento de até 50 km/h (dados particulares),provocadas pelo avanço da frente fria ,temos um céu encoberto pela fumaça e visibilidade drasticamente reduzida.
Já com relação as temperaturas, no momento ,temos civilizados 20.4C e provavelmente não passaremos dos 23a 25C,ou seja, uma MP tipicamente de padrão primaveril aqui da região..
- 16
-
Mais uma tarde quente,desértica e seca. Combinação está que aliada a baixa UR e ação dos ventos serve de combustível para a propagação de focos de incêndio pela região. É Um quadro monótono que acredito que deverá persistir ate meados da primeira quinzena de setembro no minimo.
Segundo o meteoblue e Google, tudo leva a crer que o refresco e leve pausa da Braza está mantido
- 4
- 12
-
Em 21/08/2024 em 14:20, GabrielG. disse:
Aqui pro Leste do PR a previsão está excelente, além do frio seco previsto, a sequência pós MP está muito boa, com dias agradáveis e temperaturas dentro da média.
Na realidade, só de a MP limpar o Ar, está perfeito.
Esses dias com fumaça estão terríveis, muita poluição, ruim para praticar atividades físicas, renite atacando, etc.
O negócio tá insalubre.
Leste do sudeste e centro norte paranaense , tem apenas uma prévia do quão infernal geralmente se encontra o Brasil central nesta época do ano.
Por aqui na capital do pontal,segue o bafo quente. Segundo leitura das 18UTC, temos os seguintes dados:
Umidade Instantânea 13%
Pressão Instantânea 952.7hPa
Direção do Vento 25°
Velocidade do Vento 2.7m/s
Temperatura Instantânea 34.5°C
Temperatura Máxima 35.4°C
Temperatura Mínima 33.9°C.
Lembrando que ainda há possibilidade de subir mais, apesar de ultimamente as previsões principalmente do meteoroed, superestimar em torno de 1 a 2C as temperaturas máximas.
Com relação a próxima mp, será um breve refresco muito bem vindo.
- 7
- 6
-
Em 20/08/2024 em 13:12, Thiago_Farias disse:
Em anos com seca mais longa, como esse que estamos vivendo, ainda piora muito até o fim de setembro e meados de outubro. Normalmente a fumaceira chega a abranger praticamente todo o centro-sul e região norte, e o azul do céu leva semanas para aparecer mesmo após os primeiros canais de umidade se estabelecerem.
O ano de 2020 é um bom exemplo disso:
É comum as primeiras instabilidades serem praticamente indistinguiveis da camada de fumaça.
- 8
- 1
-
Em 19/08/2024 em 13:35, Gabriel Nogeira disse:
O ar polar da onda de frio não vai chegar a belo horizonte não
Já pra cá ,de acordo com o Google e Gem, será uma incursão polar típica de primavera.
Porém antes disso, Braza e mais Braza, não ficando muito longe dos quarentinha..
Preocupa me bastante o posterior a esta mp, que tem grande chances em servir de fermento ao fortalecimento do bloqueio.
- 6
- 3
-
Em 17/08/2024 em 12:04, Leandro A M Leite disse:
Já teve até máxima sub-15, min. 8,7ºC maxi. 14ºC em 29/06/1996, na convencional do INMET, a máxima foi essa e não é invertida, foi de tarde.
Com Sol? Ou frio úmido e precipitação?
- 4
-
Em 15/08/2024 em 20:00, Edison Bocorny Jr disse:
20 cm de neve em Poa no inverno de 1822 acreditaria, ainda mais que esta é a época do mínimo de Dalton, mas 20 cm de neve em Poa janeiro, impossível.
20 cm de Neve? Ou seja, tarde sub 10 em primavera e por volta de 11 a 12 em Curitiba.
E quanto a BH? Algum Registro?
- 3
- 3
-
Em 14/08/2024 em 13:07, Peregrine disse:
Caro Alberto, como venho dizendo já faz algum tempo, não sou especialista em Climatologia, porém apenas um Amante do Clima (Filoclimatologista, já estou criando termos kkk). Todavia o pouco dos 10 anos de estudos e pesquisas que venho fazendo no meu pequeno tempo livre, me faz dizer que quanto as chuvas no Sul e Sudeste do Brasil podem não ocorrer como o desejado. Algumas observações posso até fazer, se for do teu interesse, é claro. Abraços !
Fica a vontade para compartilhar...
- 3
-
Em 14/08/2024 em 12:11, RamirezFZ disse:
Essas máximas estão extrapoladas, muito provavelmente é surto do modelo ou do site, não que não vá fazer calor, eu apostaria em 28-30 nesses dias, 32 pra primeira quinzena de Agosto é simplesmente um valor estratosférico, insano. Recomendo acompanhar o MeteoBlue pra Curitiba, o relevo complexo da região faz com que raramente o EuroKing e o GFS acertem as máximas e mínimas, tem dias que subestima e tem dias que extrapola na base do surto, especialmente o GFS que vive dando recorde de 35 pra região em qualqiuer ondinha de calor. Se bem que até PoA deve trintar na próxima semana ao menos 1 dia então quem sabe, pode ser que alguns hellcordes nos planaltos caiam, qual a novidade nesse ano horrível.. É basicamente o que está faltando pra completar o pacote de pior ano.
Se est for a fatura desta onda de frio que acabamos de vivenciar, tudo bem; não podemos (ainda) controlar o comportamento da atmosfera de nosso planeta.
E digo mais (fiquem à vontade para discordar ou me crucificar): aceitaria tranquilamente a segunda parte de agosto e o início de setembro com anomalias de até +5°C, como forma de compensação, em troca de uma primavera/verão com uma estação chuvosa bem estabelecida.
- 7
-
-
Além do amanhecer gélido e com geadas, o dia foi marcado por uma amplitude térmica a níveis desérticos , com uma variação de 25 graus entre Temp Max e Min. Vale também compartilhar a UR que atingiu impressionantes 10%.
Já para o início da semana é esperando um reforço da MP, garantido que as próximas madrugadas ainda sejam geladas, podendo nos reservar interessantes surpresas .
- 20
- 2
-
-
Temperaturas mínimas pontal do triângulo mineiro:
INMET Ituiutaba 2.1
Inmet Campina Verde 3.9
Deve ter ocorrido alguma geada em baixadas da zona rural.
- 15
- 9
-
-
-
-
Como se esperava, tivemos hoje um amanhecer gelado e céu e coberto com nuvens médias/baixas . Rajadas de ventos moderadas em sintonia com a entrada de ar polar, proporcionam uma sensação térmica baixíssima , devendo nada para BH .
Com relação ao amanhecer de amanhã, o Gem chutou o balde e chega a apostar em 3 graus de mínimas, Ukmo e WRF convergem para algo semelhante. No final ,aquele mapa da Metsul que apontava possibilidade de geada parece bem provável de ocorrer
- 18
- 2
Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Setembro/2024
in Monitoramento e Previsão - América do Sul
Posted
Se bem que pelo andar das coisas nem mesmo o leste do sudeste sairá ileso.