Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Felipe S Monteiro

Members
  • Content count

    1559
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    6

Everything posted by Felipe S Monteiro

  1. Mínima de 15°, máxima de 30°, céu novamente 100% limpo, já faz 32 dias da última chuva, acho que agora é o ápice da seca neste ano. Algumas fotos do fim de tarde:
  2. Só até as 4h, pra cá tá marcando 18,4° no mapa, mas depois desceu mais uns 3°.
  3. Últimos dias vem sendo uma monotonia, a única coisa que destacou hoje foi a máxima de 30,9°, a primeira a passar dos 30° neste mês, o que não é muito significante, porque todas as outras anteriores foram na casa de 28°-29°. A umidade ainda está baixa, 34%, e a lua ainda não apareceu, o que favorece uma boa visualização do céu.
  4. 18z GFS e 18z do Europeu, os dois ótimos. Nesta imagem tem:4 dias em sequência de máxima >=15°, -4,1° em 850p, neve na cota de 750, chuva com 8°, e 1,7° manhã do dia 21. Por enquanto é algo irreal, mas os modelos vem indo consistentes nas últimas rodadas, o que é um bom sinal.
  5. GFS 18z veio um sonho, cortou fora a onda de calor que viria antes do frio, deixando um período chuvoso e ameno, e após isso uma MP colossal. Se tudo isso se confirmar, agosto poderá ser um mês sem máxima acima de 30°, uma raridade por aqui.
  6. https://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/ Não sei se pra vc vai ser igual, mas eu não consigo selecionar na barra de latitude, se também não der pra vc, acesse esse link:https://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/gfs.php?lat=0.00&lon=0.00&lang=en&type=txt&units=m&run=12 Vai ser um meteograma com latitude e longitude 0, então vc entra e edita o link, colocando as coordenadas do local que vc quer. No local destes números: Vc coloca a sua latitude e longitude respectivamente. O que eu postei é dessa coordenada.
  7. Pelo GFS 12z seria. Primeiro calor: Depois um alívio: se a qualidade da imagem estiver ruim, clica nela que melhora* O europeu indica algo parecido, só que sem tanto calor antes, e frio mais fraco depois, sem algo nem chegando perto da máxima sub12 do dia 19 no GFS.
  8. Tem muita chuvas nessas tardes quentes, as máximas devem estar muito superestimadas.
  9. Máximas no Paraná hoje, aqui, 29,8°, a mais alta até agora no mês.
  10. Aqui teve a pior mínima do estado, 17,2°.
  11. 18z do GFS veio melhor ainda, conservou uma parte da chuva, e depois ainda viria uma MP bem forte, a única coisa ruim, é que antes disso tudo, ele coloca uma máxima de 35° na pré frontal.
  12. Estranho a 12z do GFS, vários dias seguidos de máximas baixas e mínimas altas, e com o acumulado de chuva chegando a 197,7mm. Para ter uma idéia de quão anormal essa chuva é, a média de Agosto é de 75mm, e o mais chuvoso foi o de 2016, com 262mm. Também com essa chuva toda seria bem possível ter máximas muito baixas.
  13. A mínima hoje não foi tão boa, 16°, espero que eu esteja errado, mas acho que nos próximos dias vamos entrar em uma sequência aonde a atmosfera não vai conseguir estabilizar pela madrugada, e mesmo com o P.O. baixo, as mínimas serão ruins. A alguns minutos aconteceu algo muito curioso, uma nuvem de fumaça surgiu atrás das árvores, do mesmo jeito que ela surgiu foi nada, também foi embora do nada. A nuvem logo depois de surgir: VID_20200804_142307.mp4 Ela já depois de ter passado: VID_20200804_142431.mp4 depois de passar por aqui, ela não durou muito, foi para uma área bem aberta e se desfez, o que mostra que ela deve ter surgido aqui perto.
  14. Europeu na penúltima rodada estava mostrando uma forte onda de calor seguida de uma MP forte Mas na última, parece que a previsão foi colocada mais dentro da realidade Hoje a variação foi de 13°-29°.
  15. Por conversas, soube que teve jornal que disse que era fumaça.
  16. Este veranico por enquanto está sendo melhor que os anteriores, apesar das máximas estarem quase iguais, o P.O.está menor, e de noite a temperatura fica confortável. Também a lua está maravilhosa, a impressão que dá, é que daria para ler um livro ao ar livre pela sua intensa claridade.
  17. 29° e 24% de umidade, muito seco, a mínima foi de 15°
  18. Extra extra, a primeira ilusão do fim de grade chegou.
  19. Mínima de 14,5°, agora já faz 28,3°. Agosto aqui é o mês mais dinâmico. Em maio, junho e julho pode fazer muito frio, mas as máximas não ficam tão altas. Em setembro, outubro e novembro as máximas podem ser muito altas, mas não se faz tanto frio. Mas agosto pode ter os dois, muito frio e muito calor, por exemplo, no último agosto, a mínima absoluta foi de 4,1°, e máxima absoluta de 35°.
  20. Julho fechando com um doa variando de 14°-26°, de manhã nublado, e a tarde de céu limpo, mas uma banda de nebulosidade no horizonte embelezou o por do sol.
  21. Céu limpou completamente, e a máxima chegou aos 23°, pelo menos o veranico que vem aí não promete ser tão quente quanto o de junho e o de julho.
  22. 17,4° e totalmente nublado, cerca de 3° abaixo do que as previsões colocam para agora, acho que se continuar assim, teremos uma máxima sub 20, coisa que nenhuma previsão prevê. Uma coisa que as vezes ouço que mudou no clima daqui é que antes tinha dias extremamente frios, com neblina e muito vento, também perdi as contas de tantas vezes que ouvi alguém falando que "acabou aqueles friozões de antigamente", não sei até aonde isso é verdade, é certo que os eventos de frio dos últimos anos não são comparáveis com o do passado, mas percebi que as pessoas as vezes inventam padrões em base de um ou outro evento. Como o @Lucas Centurion já mostrou uma vez, que na região falavam que antigamente haviam períodos de chuva continua de quase um mês que acontecia no começo do ano, mas analisando os dados locais, a realidade não batia com o que era dito, e que houve, se não me engano, só uma ou outra vez que houve um período chuvoso tão contínuo.
  23. Não sei se estou ficando louco, mas acho que já vi esse post.
  24. Esse mapa "comeu" a mínima de Foz do Iguaçu, que foi a menor do estado.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.