Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Paulo Vítor

Members
  • Content count

    19
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

26 Excellent

About Paulo Vítor

Location

  • Location
    Barra do Piraí - RJ

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Estou muito confuso, não vi previsão nenhuma falando de chuva pra cá, mas no momento está trovejando! Ainda não começou a chover mas já tem alguns pingos. Aliás, descargas elétricas por aqui no inverno são de difícil ocorrência.
  2. Mais uma reportagem do PNI : https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2019/07/08/parque-nacional-do-itatiaia-quebra-novo-recorde-e-marca-81oc-segunda-menor-temperatura-do-brasil.ghtml @Gabriel Cardoso e a estação campo belo PNI, foi desativada ou os dados dela só são retirados no local?
  3. Por aqui a única certeza é de calor até quinta. Quanto ao frio, ta variando demais ainda entre os modelos e suas saídas. Soluções mais conservadoras colocam mínima entre 7ºC à 10°C pros dias 8 e 9, e nas soluções mais agressivas colocam entre 3°C à 6ºC no sábado e domingo. No accuweather vi mínima de -1°C, pode esquecer, nem nos melhores sonhos, bug total.
  4. Bom, não vou dizer que é totalmente fora do comum termos por aqui temperatura máxima próxima ou acima de 30ºC nesta época, mas o que impressiona é a quantidade de dias, fora os que já ocorreram neste junho. A partir disso, tive um pensamento: essa temperatura elevada pode ser explicada não somente pelo padrão de 2019, como também associado às pré-frontais que irão influenciar a região no fim deste mês. Lembrando que de acordo com as previsões as MP's do fim de junho irão afetar o centro-sul, mas não irão esfriar aqui. O que vcs acham? Há outros fatores?
  5. Nos últimos três anos que venho acompanhando as previsões frequentemente, o normal é sair a previsão de um bom frio de início e conforme vai chegando realmente a MP, as previsões enfraquecem o frio, e quando ele chega realmente vem bem mais fraco do que era previsto. Óbvio que houve exceções. Uma delas foi essa primeira MP no início de junho, pelo menos aqui pra região foi bom, e as previsões não mudaram tanto ao longo da chegada da MP. Acredito também que venha alguma MP forte pro RJ e MG, que pode ser essa prevista para início de julho, mas ainda não acredito que irá mudar o padrão geral, devemos ter um bom frio pontual e permanência de temperaturas acima da média na maior parte do inverno.
  6. Normalmente, os alertas não são publicados pelas defesas civis de cada local? Por aqui a temperatura vem esquentando dia a dia. As tardes já estão ficando desagradáveis. Esperando mais uma MP...
  7. Agora já está em -2,5°C. Vamos ver até onde isso vai... parece que vai dar uma belíssima mínima, mas por histórico de observação, tenho a sensação de que quando cai rápido até nesse horário, no início de madrugada a temperatura estabiliza ou sobe. Espero que eu esteja observando errado rsrsrs.
  8. Me desculpem, mas saindo um pouco do tema do tópico, tenho uma curiosidade: qual a data de criação do BAZ?
  9. Curti, vamos acreditando que será disso para melhor rsrsr. Amigo, da próxima vez tenta postar com legenda. @sjmolive
  10. Apesar do calor fora de época, mas de acordo com 2019, a dinâmica é interessante. Para a saúde.... melhor nem comentar. Pelo menos por enquanto parece que a partir do dia 3 de junho as coisas irão melhorar, e torço para que ao longo dos dias as previsões não diminuam a força da MP como essa última.
  11. Ontem tivemos acumulados expressivos de chuva para a época. Em Volta Redonda foram 105mm, Barra Mansa 136mm e em Rio Claro 159mm, mas a chuva não foi generalizada para todo o sul fluminense, cidades como Resende e Barra do Piraí não passaram de 5mm. Tive a sensação de ter sido o dia mais frio do ano até o momento, mas como não tem estação por aqui fico sem os dados (podia ter alguma estação em VR...).
  12. Não ia publicar mas achei melhor não deixar passar batido. De acordo com a página do Facebook da Conexão GeoClima, houve um tornado (landspout) de categoria F0, registrado na tarde de terça-feira (14) em Alvorada - RS. Achei um pouco estranho já que não vi nenhuma notícia, nem publicação aqui no BAZ, logo achei que fosse um vídeo antigo, mas vendo os comentários me parece que realmente ocorreu na terça. Segue o vídeo:
  13. Segundo a Defesa Civil de VR, foi a maior registrada em 12 anos (essa informação não se refere apenas a Abril, mas sim de todos os meses).
  14. Houve alagamento em vários pontos da cidade: Também houve um deslizamento de terra que atingiu um bar, teve 3 feridos (segundo as notícias, todos estão bem). Apesar de que qualquer chuvinha alaga Volta Redonda, dessa vez o volume de chuva foi bem alto.
  15. Paulo Vítor

    Comportamento dos animais e previsão

    Em relação a presença de mosquitos não notei ainda essa relação quanto a previsão, mas quanto a consequências sim, final de dez/2018 e jan/2019 foi de pouca chuva, fevereiro não teve muitos mosquitos nem este início de março, agora é esperar pra ver como fica o resto de março e abril, já que fevereiro foi bem chuvoso. Desde antes do início deste verão houve um aumento considerável na presença de formigas maiores (como descrito pelo @Aldo Santos) por aqui, sendo que nos últimos anos dificilmente via elas, e as pequenas que são mais comuns simplesmente sumiram. Observo mais o comportamento dos pássaros com relação ao tempo, aqui na rua há uma boa variedade de aves (minha rua é uma das últimas do bairro e pra trás só tem morro pelado e pouca vegetação) e já observei muitas vezes que quando elas fogem daqui é certeza que vem tempestade forte (e praticamente todas as vezes acontece mesmo). Alguns trinca-ferros que ficam aqui em casa ou no de vizinhos, em caso de chuva forte que se estenda por mais de 1 hora, já notei que eles emitem um piado curto, alto e intermitente. Aproveitar que este tópico está aberto e ficar mais atento ao comportamento dos bichinhos rsrsrs.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.