Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

RafaelBHZ

Members
  • Content count

    785
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2

RafaelBHZ last won the day on September 14 2019

RafaelBHZ had the most liked content!

Community Reputation

1797 Excellent

Location

  • Location
    Contagem-MG

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Ao longo de todo o dia, tivemos sol e pouquíssimas nuvens na região de BH. Mas neste momento, algumas nuvens vindas do sul de MG estão avançando e devemos ter pancadas de chuva isoladas. Vista daqui de casa na direção nordeste: Vista daqui de casa na direção sul:
  2. Após um dia de calor na RMBH, com temperaturas chegando a 31°C na região da Pampulha, temos agora algumas pancadas de chuva fracas e isoladas, nos locais onde tradicionalmente as nuvens crescem com maior facilidade, como as regiões do Barreiro e oeste, em BH, e nas cidades de Contagem, Betim e Ibirité. A temperatura já caiu para 24°C aqui no meu bairro mesmo sem acumulados expressivos.
  3. Preciso me aventurar mais, pois minhas memórias mais gélidas com sol forte são em sua maioria no inesquecível 2017 em BH. Muitas saudades inclusive!
  4. A 12km de distância de você, aqui em Contagem, as coisas estão um pouco diferentes... chuva moderada e 20°C.
  5. Tivemos mínima de 13°C na estação Cercadinho e para meu espanto, temos chuva fraca a moderada na região metropolitana de BH neste momento. O normal após uma grande queda de temperatura nesta época costuma ser secar tudo, mas 2020 está tão atípico que nem isso aconteceu.
  6. Colegas, tenho uma dúvida de leigo que pode parecer idiota, mas se alguém souber responder, por favor. Com todas as pessoas em casa, a poluição têm reduzido bastante em todo o mundo. Um menor número de poluentes na atmosfera, um ar mais puro, poderia facilitar a dispersão do calor ao longo das noites e consequentemente um frio mais intenso?
  7. Estação automática Cercadinho, em BH, já na casa dos 15°C neste momento. E venta bastante nesta noite, a percepção popular é de bastante frio. Está aberto o outono!
  8. A média para o mês de Abril em BH é de 74 milímetros. É como eu disse, chover até chove, mas acontecer por exemplo de 30, 40 milímetros ou mais em 24 horas é algo totalmente excepcional. Mas esse ano está tão atípico que eu não dúvido.
  9. Mas agora acredito que as chuvas cessaram mesmo. O tempo se abriu neste início de noite e agora o ar frio outonal vai invadindo Belo Horizonte pouco a pouco. Para chover de forma volumosa novamente é muito difícil. Claro que pode chover ainda, mas grandes volumes em 24 horas no outono são a exceção da exceção.
  10. Recebi imagens no Whatsapp de uma formação que parecia mais uma explosão. Dizem que foi em Serrinha-BA. Autores desconhecidos.
  11. Muita emoção em Belo Horizonte nos últimos dias. Abaixo, um resumo climático dos principais eventos recentes: - Sol entre nuvens - Sol entre nuvens - Sol sem nuvens É isso. Espero que tenham gostado do meu breve resumo. Segundo a previsão, a chuva forte volta essa semana.
  12. Para ser sincero, eu fui a uma festa sábado a noite e não faço ideia do que aconteceu entre 07:00 e 13:00. Dia lindo, de um verão memorável. Costumo dar a volta de bike na Pampulha domingo pela manhã, mas havia parado desde a chuvarada de janeiro. Seu post foi um incentivo pra mim voltar.
  13. "Purple sunset" na região metropolitana de BH, com amenos 20°C e vento neste momento. Se fosse um dia de Maio, certamente a mínima chegaria fácil a uns 12°C pelo conjunto da obra.
  14. Dia de céu claro e poucas nuvens em Belo Horizonte, um alívio depois de praticamente não ser possível ver o sol após tanto tempo. Apesar do céu claro, temos "somente" 25°C e um vento fresco, o que para essa época é um dia frio nestas condições. Vamos aguardar os próximos dias, mas o outono parece ter se antecipado em MG esse ano.
  15. Vou passar a observar. To achando que nem El Nino nem La Nina, quem manda aqui é esse trecho do Atlântico. Acredito que o local de encontro das águas quentes com as frias e suas proximidades sejam o ponto ideal de formação da ZCAS, pois é o local onde as frentes frias têm "estacionado" com frequência. Chegam com tudo se aproveitando do oceano frio e quando encontram uma resistência, um ar mais quente, param. Mas quero ver os próximos verões como vão ser, já com olhos atentos ao oceano. Não posso concluir nada baseado no achismo. Curioso com nosso inverno também, já pensou se as massas de ar frio chegarem com essa mesma facilidade no sudeste?
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.