Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

RafaelBHZ

Members
  • Content count

    1212
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2

RafaelBHZ last won the day on September 14 2019

RafaelBHZ had the most liked content!

Community Reputation

5980 Excellent

About RafaelBHZ

  • Birthday 08/18/1998

Location

  • Location
    Contagem-MG

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Céu bastante assustador, porém sem grandes acumulados ou tempestades na RMBH. Edit: Agora começou a chover um pouco mais forte.
  2. O título da matéria da Climatempo: ZCAS PROVOCA MUITA CHUVA NO SUDESTE Agora prestem atenção nos mapas com os acumulados e também a escala de cores utilizadas: "Muita chuva prevista para SP na quinta-feira Nesta quinta-feira (25), a frente fria se afasta em alto-mar, mesmo assim, os temporais voltam com mais força ao sul e ao leste de São Paulo. No Vale do Ribeira e Litoral Sul paulista, a situação é de perigo para temporais e chuva volumosa com acumulados podem ultrapassar os 150mm." E aqui um exemplo de previsão para uma cidade que teoricamente está dentro da área de atuação da ZCAS, Juiz de fora: AFINAL, QUE ZCAS É ESSA QUE MAL POSSUI DURAÇÃO DE 2 DIAS E PROVOCA ACUMULADOS TÃO BAIXOS E NADA GENERALIZADOS???? Pela denominação antiga, isso não pode ser chamado nem de ZCOU, é simplesmente um evento normal de chuva provocado pela proximidade de uma frente fria. Não consigo entender essa mudança abrupta de critérios. Agora a imprensa mineira já comprou o peixe e estão anunciando formação de ZCAS como se fosse voltar uma chuvarada de vários dias, quando na verdade a tendência é que o tempo fique mais seco e com pancadas isoladas já a partir do final de semana.
  3. Com a secura eu começo a ter problemas respiratórios e de pele com muita facilidade. Tolerar alguns dias até que vai, mas quando a maioria dos dias são assim, é complicado. Ano passado com 37ºC e URA baixa por uma semana inteira a minha produtividade ficou negativa e foi uma semana horrível, não consigo nem imaginar com 45ºC no deserto americano. Haja umidificador e ar condicionado!
  4. A represa Vargem das Flores, entre Contagem e Betim, na RMBH, atingiu 100% da capacidade e começou a verter. Algumas famílias foram retiradas de casa por risco de inundação, ao longo do curso do Rio Betim. Fotos: Ronaldo Silveira / O Tempo Betim
  5. Eu tenho uma enorme aversão ao tempo muito seco, com 30% ou menos de umidade, independentemente se estiver frio ou calor. Meu corpo sempre sofre nos dias mais secos do ano de Belo Horizonte e acho que eu surtaria se morasse em lugares como o Arizona e o Novo Mexico. Pra mim não compensa mesmo tendo eventos excepcionais como este último, e também tem o ônus do verão escaldante. Se eu fosse fazer a minha linha vermelha nos EUA, poderia ser qualquer lugar onde há dinamismo e não há grandes extremos ou muita secura. Cidades como Nova York, San Francisco, Washington, Juneau, no Alaska e Portland seriam a minha cara. Mas o clima de cidades como Chicago e as canadenses Toronto, Montreal, Vancouver e Ottawa também parecem interessantes. Já no Brasil, a minha linha seria semelhante, porém excluiria o MS, o interior de SP e interior do Paraná pela facilidade que há em fazer calor e tempo seco nestes lugares. E subiria um pouco mais a linha em Minas Gerais, para adicionar locais como Barbacena, Ouro Preto, Conceição do Mato Dentro e Diamantina. O clima de BH também é ok, é uma versão menos dinâmica de São Paulo, porém tolerável, embora sou suspeito para falar. Para não fugir muito do tópico, essa é a previsão para Juneau, no Alaska. Tem frio, tem neve, mas não há tantos extremos de temperatura. Tirando eventuais transtornos com nevascas, até dá para viver e sair de casa numa boa. O verão também é bem agradável, como mostra a normal climatológica. No final das contas, chove ou neva na maior parte dos dias, porém o sol também o seu espaço nesta dinâmica.
  6. Confiável não é, mas pelo tanto que está chovendo na maior parte do nosso estado desde o inicio do mês, acho que a tendência é essa mesmo. Vamos ver isso com cautela, pois qualquer estiagem em março já pode significar o término do período chuvoso para alguns, principalmente no norte de MG.
  7. Houve um novo temporal na região de Belo Horizonte nesta madrugada, com acumulados entre 30 e 40 milímetros pela cidade. Somando este temporal da madrugada e o do final da tarde de ontem, a estação Cercadinho contabiliza 83,6 milímetros nas últimas 24 horas (12:00 de 21/02 a 12:00 de 22/02). Acumulados mensais muito bons nos reservatórios da região. O sistema está em 92% da capacidade.
  8. Chove forte nas regiões centro-sul e leste de Belo Horizonte. Vista daqui de Contagem:
  9. Dia sem grandes emoções por aqui. Tive um temporal rápido por volta do 12:00 mas foi só. No resto do dia, predomínio de sol e máxima de 28°C. As condições para pancadas de chuva existem 24 horas por dia já a um bom tempo e parece que vamos permanecer assim. Para minha infelicidade, e para a felicidade dos paulistanos, parece haver uma tendência do retorno das chuvas fortes ao estado neste início de março. Espero que não prejudique a minha estadia em SP.
  10. Para nós, brasileiros, acostumados com calor o ano inteiro e todos os anos, sem dúvidas seria uma morte lenta, dolorosa e com requintes de crueldade. Mas será que os americanos também possuem essa visão? Nunca fui lá então não possuo nenhuma referência. Mas imagino que muitos que moram em cidades tradicionalmente congelantes, como Chicago, Denver e Mineápolis, invejem Miami no inverno. Acho que uma coisa é um frio tolerável de até uns -10°C, outra é um frio de -25°C. Com exceção dos esportes de inverno, deve ser muito complicado sair de casa para fazer qualquer coisa, enquanto a população de Miami pode se sentir muito mais a vontade no dia a dia para praticar as mais diversas atividades em pleno inverno. Mas por outro lado, o texano, acostumado com o calor intenso a maior parte do ano, deve estar feliz da vida com esse evento e deve celebrar tanto quanto nós brasileiros. Mas claro, quem mora nos EUA ou já esteve lá, poderá falar com muito mais propriedade sobre o assunto.
  11. Mais uma noite de pancadas de chuva na RMBH, hoje com maior atividade elétrica. Já chove em municípios a norte da capital. Vista daqui de Contagem na direção de Belo Horizonte, a leste: Vista de Contagem para o norte: Vista para oeste:
  12. Vou complementar ainda mais o seu post, porém agora com imagens tristes decorrentes das chuvas da madrugada. Inclusive, mostraram ao vivo na televisão agora a pouco as cidades de Capim Branco e Matozinhos, municipios ao norte da RMBH, e alguns locais seguem debaixo d'água devido ao transbordamento do ribeirão da mata. Algumas imagens desta manhã: Chuva provoca estragos em Capim Branco, na Grande BH Chuva invade casas e deixa moradores ilhados em Matozinhos, na Grande BH
  13. Um núcleo se tormou nessa a norte da metropolitana de Belo Horizonte e provocou chuva muito forte em alguns locais. Sete lagoas registrou 89,4 milímetros, a maior parte em apenas 1 horas de chuva. Na capital, a maior precipitação também foi em bairros a norte. A estação Pampulha registrou 16,8 milímetros e nas demais o acumulado ficou abaixo de 5 milímetros. Aqui em casa choveu com forte intensidade por alguns minutos mas sem acumulados excepcionais.
  14. Dia muito peculiar aqui na RMBH: - Muitas nuvens e chuvisco pela manhã. - Chuva fraca com sol e formação de arco íris ao meio dia. - Sol, calor de 29°C e poucas nuvens a tarde. - Pancadas de chuva de moderada a forte intensidade agora a noite. Um verdadeiro clássico do verão, porém peculiar pois faz muito tempo mesmo que não acontecia algo assim.
  15. Aí vai lá e esse evento do próximo final de semana acontece exatamente da forma como vocês observaram estar em falta: Vários dias nublados e com chuvas contínuas. Nao duvido!
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.