Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

RafaelBHZ

Members
  • Content count

    596
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2

RafaelBHZ last won the day on September 14

RafaelBHZ had the most liked content!

Community Reputation

911 Excellent

Location

  • Location
    Contagem-MG

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Volto dia 25, bom que já pego um ar mais puro! Pessoal ta falando comigo que a fumaça voltou com tudo em BH hoje, procede?
  2. Verdade, eu também. Até me esqueci! Hahaha O período chuvoso vai precisar de uma reviravolta, se não vamos ter que dar descarga nele também.
  3. Estou no nordeste, mas mesmo estando longe de BH, está me dando agonia olhar a previsão e ver que o período chuvoso terá um início tardio. Já pode dar descarga em 2019.
  4. Estou em Guarulhos, a caminho de João Pessoa novamente. E desta vez, o jogo virou em relação a minha Viagem anterior. Desta vez, muitas nuvens em BH e tempo limpo a partir do sul de MG. 
  5. Interessante esses dados. Nem consigo imaginar direito 51 dias com sub 20°C. Mas deve ser uma beleza! Em BH, a estação Cercadinho também deve ter números interessantes de sub 20°C. No momento, tenho chuva moderada. Hoje não dá para reclamar da chuva e conforme a nebulosidade vai avançando, mais a chuva aumentou na região de BH. Agora sim o solo deu uma boa recuperada e a vegetação voltou a ficar verde!
  6. Esse tempo frio e chuvoso está muito agradável em Belo Horizonte, porém me incomoda a chuva não ter acumulado valores mais expressivos. Depois de tanta queimada, é o mínimo que precisamos.
  7. O dia já começou com tempo fechado em BH, contrariando as previsões que diziam que isso só aconteceria a partir da noite. Pelas imagens de satélite, eu diria que já pode voltar a chover na parte da tarde.
  8. Aqui em Belo Horizonte, após mais de uma semana, enfim os ventos ajudaram a limpar a fumaça e a qualidade do ar melhorou muito!
  9. Aqui em Belo Horizonte, seguimos com muita fumaça, mas é um ar puro do alto da montanha se comparado a ontem.
  10. A fumaça que cobriu BH ontem a noite foi de intensidade e mal cheiro excepcionais. Fora isso, concordo com tudo que você disse. Essa mesma fumaça é que está segurando o aumento da temperatura e não deve deixar BH atingir um recorde.
  11. A fumaça em BH já é um dos assuntos principais no Twitter e já temos matérias desta noite falando sobre a situação de calamidade em que nos encontramos. Estou passando muito mal, falta de ar! Nunca vi isso na vida!
  12. Noite terrivelmente insuportável aqui na região metropolitana de Belo Horizonte. Além do calor, uma densa nuvem de fumaça cobre diversas regiões neste momento. Aqui em casa, a 17km do centro de BH, mal estou conseguindo respirar de tanta fumaça. E parece estar vindo de longe. Olha, nem em 2015 eu me lembro disso. E olha que teve vários dias com condições semelhantes, mas não nesta intensidade.
  13. Eu espero que este calor não volte nos próximos meses e que isso seja apenas um sinal do retorno das chuvas. Mas infelizmente acho que estou errado.
  14. E pensar que ano passado no final de agosto, este mesmo confronto ocorria sob uma forte chuva de granizo em Belo Horizonte, a única já registrada em um mês de agosto.
  15. Bom dia, Bazianos! Como prometido, aproveitando minha viagem de João Pessoa para Belo Horizonte, com conexão em Guarulhos, aqui vai um resumão climático de parte do Brasil na sexta-feira através de fotos tiradas por mim em diferentes momentos. Partimos de João Pessoa por volta de 12:45, com sol entre nuvens. Temperatura em 28°C. Lá em cima, esta era a vista da região metropolitana de João Pessoa. Seguimos com condições semelhantes por todo o estado da Paraíba e também de Pernambuco. Chegando em Alagoas, a infiltração marítima estava um pouco mais intensa em boa parte do estado. Pela Bahia, condição semelhante a Paraíba, com sol entre poucas nuvens. Meu destaque fica para a região próxima a Itaberaba. Nesta foto, observamos claramente a fronteira entre a infiltração marítima e a atuação do sistema de alta pressão. Chegando a Minas Gerais, esta era a situação do Vale do Jequitinhonha por volta das 14:20. Nesta imagem, o vale do Rio Jequitinhonha, completamente dominado pela secura extrema e sem nenhuma nuvem. A presença de fumaça já é visível na imagem. Exatamente às 15:00, sobrevoamos a região metropolitana de Belo Horizonte, enquanto a capital mineira fervia com seus 36°C e poucas nuvens. No centro, a lagoa da Pampulha. No sul de Minas, próximo a Pouso alegre, pude observar o limite da infiltração marítima responsável por derrubar as temperaturas em São Paulo e na Serra da Mantiqueira. Notem o contraste com o sistema de alta pressão. E esta foi a condição observada da Serra da Mantiqueira até a RMSP, céu totalmente encoberto por volta das 15:40. Chegando a Guarulhos, esta era a situação em solo. 19°C e nenhum sinal do sol. Partindo de Guarulhos com destino a Belo Horizonte às 17:35, a situação ainda se mantinha a mesma. Tirei duas fotos em diferentes lados do avião. A primeira é o sol se pondo, enquanto a segunda mostra a lua cheia da sexta feira 13 surgindo no lado oposto. Já no sul de Minas, percebi um aumento da nebulosidade em relação ao meio da tarde. O que me rendeu uma bela imagem. E na volta para Belo Horizonte, o que me chamou a atenção foi o grande número de queimadas espalhadas por Minas Gerais, que ficaram mais visíveis com o cair da noite. A maior delas foi na região metropolitana de Belo Horizonte, próxima a Confins. Como resultado das queimadas, uma espessa nuvem de fumaça cobria Belo Horizonte no momento em que cheguei. Mas infelizmente não consegui tirar fotos. Espero que tenham gostado do meu breve resumo climático da sexta-feira 13.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.