Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tstorm

Advisors
  • Content count

    420
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    9

Everything posted by Tstorm

  1. O dia de hoje foi pra lá de especial em Queimada Nova. Um série de belos e raríssimos halos solares foram registrados no município. Eu mesmo nunca tinha visto um halo, nem aquele mais comum, o de 22° (que aparece nas primeiras três fotos). Entres os halos que vi hoje estão: halo de 22°, arco supralateral, arco infralateral, círculo paraélico, halo circunscrito e arco de Wegener (última foto). Espero que não tenha errado e nem esquecido de nenhum. Qualquer coisa é só falar, comecei a pesquisar sobre isso hoje.😁
  2. Eu nunca tinha visto uma previsão como essa que o GFS está mostrando para a próxima terça-feira no Nordeste. No aguardo pra saber se é só mais uma loucura do GFS
  3. A madrugada de hoje foi a mais fria do ano em parte considerável do centro do Nordeste. Abaixo listei as temperaturas sub 15 registradas nas automáticas do INMET hoje no NE: 10,0ºC em Jacobina - BA 10,1 em Formosa do Rio Preto - BA 10,5 em Correntina - BA 10,7 em Luis Eduardo Magalhães - BA 11,1 em Umburanas (Delfino) - BA 11,9 em Macajuba - BA 12,6 em Vitória da Conquista - BA 12,8 em Itapetinga - BA 12,8 em Barreiras - BA 13,0 em Corrente - PI 13,1 em Valença - BA 13,2 em Oeiras - PI 13,2 em Ipiaui - BA 13,3 em Piatã - BA 13,9 em Ouricuri - PE 14,0 em Salgueiro - PE 14,0 em Lençóis - BA 14,0 em Santa Rita de Cássia - BA 14,1 em Uauá - BA 14,2 em Euclides da Cunha - BA 14,3 em Ibotirama - BA 14,4 em Irecê - BA 14,6 em Brumado - BA 14,8 em Picos - PI 14,8 em Garanhuns - PE 14,9 em Feira de Santana - BA Esse valor registrado em Picos é o menor já registrada desde a instalação da estação em 2008, lembrando que Picos é muito provavelmente a cidade mais quente do Brasil. Outros valores bastante raros são os de 10,0 em Jacobina, 11,1 em Delfino, 13,9 em Ouricuri e 14,1 em Uauá. Todas essas estações eu acompanho já faz algum tempo e nunca tinha visto temperaturas tão baixas.
  4. Essa temperatura de 3,8ºC registrada em Águas Vermelhas é a menor de todo o histórico da estação (instalada em 2007). O recorde anterior era de 4,0º registrado em julho de 2012 e agosto de 2017. Pra quem não sabe essa cidade fica a menos de 15 km da divisa com a BA. Está aí a explicação de tanto frio: Do lado baiano também há boas baixadas capazes de registrar temperaturas semelhantes. Por aqui em Petrolina, hoje tivemos máxima de 25,9ºC com mínima de 19,5º.
  5. Dia pra lá de interessante em Senhor do Bonfim - BA, cidade a 532 metros a 124 km daqui (Petrolina). Máxima de apenas 20,9ºC com mínima de 18,4. Aqui em Petrolina foi um dia bastante agradável também, máxima foi de 26,5 ºC.
  6. Sim, por isso é tão raro. Não é sempre que se tem uma frente fria dessa em julho. Em Picos choveu 10,4 mm na madrugada de hoje segundo dados semioficiais da convencional do INMET. VID-20190707-WA0013.mp4 Vídeo: João Victor Barbosa Esse é 5° maior volume de chuva já registrado num dia de julho na cidade. A média no mês é de 2,2 mm na cidade. Diversos outros locais do sertão do Piauí e da Bahia também registraram chuvas durante o dia de ontem. Alguns desses locais, segundo eu estimo pelo radar também podem ter passado de 10 mm. Ainda sobre Picos, nessa pré frontal a convencional da cidade 38,8°C*. Sendo essa a maior temperatura registrada num mês de julho na cidade, ultrapassando o recorde anterior que era de 37,6°C. Muitas outras cidades do interior nordestino também bateram seus recordes absolutos para o mês durante a pré frontal. *Todas as informações que citei sobre a convencional não serão computados na base oficial do INMET, pois o observador da cidade está de férias, mas mesmo assim ele foi até a estação e passou essas informações pra um amigo.
  7. Imagem bizarra, nunca tinha visto isso na minha vida em pleno mês de julho. Média neste mês é entre 0 e 2 mm na maioria dessas áreas. Vídeo de Dormente - PE: 017fed92-ea47-41a8-9934-64cd7d6795cc.mp4 Desculpe o off kkk 017fed92-ea47-41a8-9934-64cd7d6795cc.mp4
  8. Queimada Nova teve uma chuva boa durante a madrugada, foram 25 mm. A última chuva expressiva havia sido dia 4 de abril. Com essa única chuva esse já é o maio mais chuvoso que registro (desde 2013), pena que não deve haver mais chuvas. Nas cidades vizinhas com série de dados maior (Afrânio - PE e Paulistana - PI) este está sendo o maio mais chuvoso desde 2011. De fato, esse evento vai ser muito marcante, fazia muito tempo que não se via. Imagem de satélite da madrugada:
  9. Está me chamando muito atenção esta previsão do modelo europeu. Chuva em maio é extremamente raro por aqui. A última vez que choveu em meados de maio na minha região foi no ano de 2011.
  10. Resumo da estação chuvosa 2018/19 em Queimada Nova - PI Outubro: mês que às vezes marca o início da estação chuvosa, mas que na maioria dos anos não chove. Foi o grande ponto positivo desse "inverno". Novembro: teoricamente é o primeiro mês da estação chuvosa, mas o último ano em que teve mais de 12 mm foi em 2014. Mais um novembro ruim pra conta. Dezembro: começou bem, mas devido a um bloqueio não choveu nos últimos 20 dias do mês. No final terminou acima da média, mas nada expressivo. Janeiro: já virou praxe janeiro terminar zerado ou praticamente zerado, já é a quarta vez que isso acontece desde 2013. Lembrando que este é o segundo mês mais chuvoso do ano. Fevereiro: foi de longe o melhor mês da estação, apesar de um pouco irregular. Terminou acima da média, mas também não muito. Março: mês que deveria ser o mais chuvoso do ano terminou com apenas metade da média prevista. Foi o segundo março mais seco desde 2013. Abril: abril também terminou abaixo da média, mas não muito. Novamente a distribuição das chuvas foi bastante irregular. CONSIDERAÇÕES GERAIS: essa foi a pior estação chuvosa que registro em Queimada Nova (meus registros iniciaram em 2013) ultrapassando o "inverno" passado que teve apenas 462 mm. Na agricultura a produção foi péssima. Um destaque extremamente negativo foi o período de 57 dias sem chuva no meio da estação da estação (de 11 de dezembro a 4 de fevereiro).
  11. Está me chamando bastante atenção a quantidade de núcleos do oeste de PE e parte do norte da BA nesta noite. Imagem raríssima nessa época do ano. Já é praticamente estação seca nessas área. Na minha região a estação chuvosa termina geralmente pelo dia 21/22 de abril. Eu particularmente não acredito que vá chover em Queimada Nova nesta noite, apesar dos modelos indicarem. Abril termina com 40 mm em Queimada Nova, abaixo da média para o mês.
  12. Bastante irregular ainda. No setor norte da região por exemplo este ano e ano passado tiveram estações chuvosas acima da média de modo geral. Eu que já moro numa região mais centralizada do Nordeste estou tendo a estação chuvosa mais seca desde 2012 (um dos anos mais secos de toda a história NE), ano passado a mesma coisa ocorreu. Já em estações chuvosas anteriores de 2013 a 2017 (exceto 2014) que foram bem ruins no setor norte da região eu tive estações chuvosas dentro ou levemente acima da média, apesar de muito irregulares devido a grande quantidade de bloqueios. Não, Teresina fica bem distante de Oeiras Acho que não tanto. Cidade pequena, tem apenas 37 mil habitantes. Acho que os benefícios são melhores que os pontos negativos. Chuva no semi-árido sempre é bem vinda. Mas já está saindo notícias dos estragos: https://www.falapiaui.com/noticia/13276/chuva-alaga-ruas-derruba-arvores-e-muros-e-invade-casas-em-oeiras
  13. CHAMEM O SAMU!!!! 218,2 MM NAS ÚLTIMAS 9 HORAS NA AUTOMÁTICA DO INMET DE OEIRAS - PI! IMAGEM DE SATÉLITE DAS 04 UTC MOSTRA QUE A CIDADE ESTAVA DEBAIXO DE UM NÚCLEO ROXO (-80 A -90ºC).
  14. Voltou a chover no início da tarde de hoje aqui em Queimada Nova. O acumulado foi de 16 mm. Com isso totalizamos 28 mm hoje, mas pode chover novamente.
  15. Queimada Nova teve uma chuva de 12 mm durante a madrugada de hoje. Foi a primeira chuva do mês. De acordo com o modelo europeu a chuva segue até sábado, este que pode ser o último dia de chuva desta estação chuvosa. Até agora em toda a estação chuvosa o acumulado em Queimada Nova foi de 391 mm, bem abaixo da média.
  16. Queimada Nova está numa situação bastante ruim devido a falta de chuvas. Março terminou com 72 mm, sendo que a média é de cerca de 139 mm. Como o acumulado de janeiro e fevereiro não foi alto, tivemos apenas 242 mm no JFV, trimestre mais chuvoso do ano. Esse foi o pior JFV que já registrei (desde 2013). Vamos ver se abril consegue melhorar a situação, já que a média já cai bastante (pra somente uns 50 mm). A previsão dos modelos pra volumes está até boa, mas não indicam a chegada de nenhum canal de umidade na região nos próximos 15 dias. Então fica difícil acreditar em chuvas expressivas no mês.
  17. Imagem da chuva de ontem à tarde na zona rural de Queimada Nova: Lá onde eu tirei essa foto a chuva foi boa ontem à tarde. Na cidade não choveu. Mas hoje choveu na cidade, 15 mm. 10 mm pela madrugada e 5 mm pela manhã. Em Queimada Nova o acumulado está em 76 mm em março, bem abaixo da média ainda.
  18. ZCIT PROVOCOU CHUVA EXTREMA EM SÃO LUÍS - MA!
  19. Queimada Nova voltou a ter chuva durante a manhã de hoje. Foram 10 mm de chuva. A previsão de chuva continua nos próximos dias. Até o momento março está com 61 mm.
  20. Maiores acumulados de hoje na Bahia na rede do Cemaden (acumulados praticamente definitivos):
  21. Finalmente choveu de verdade em Queimada Nova neste mês, foram 40 mm na madrugada de hoje. Imagem de satélite atual mostra grandes núcleos pela Bahia: Como resultado desses núcleos tivemos bons acumulados na rede do Cemaden. Já que os núcleos permanecem ativos é bem provável que esse volumes aumentem ainda.
  22. Praticamente ainda não choveu sobre a cidade de Queimada Nova - PI em março. O mês mais chuvoso do ano segue com míseros 1 mm. Felizmente os modelos estão com previsões positivas para o restante do mês. Mas apesar disso, fica difícil de cair os 137 mm restantes para alcançar a média. A gente precisaria de uma situação semelhante a março de 2013 em que choveu quase 200 mm nos últimos 12 dias do mês. Sendo que no restante do mês não havia chovido.
  23. Imagens de um temporal que se formou no final da tarde de ontem nos arredores de Petrolina. Mas a chuva não atingiu a cidade. Março está com uma situação extremamente preocupante em Queimada Nova. Até o momento o acumulado no mês está em 1 mm, sendo que a média é de uns 139 mm. Março é o mês mais chuvoso do ano.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.