Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tstorm

Advisors
  • Content count

    408
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    8

Everything posted by Tstorm

  1. Bastante irregular ainda. No setor norte da região por exemplo este ano e ano passado tiveram estações chuvosas acima da média de modo geral. Eu que já moro numa região mais centralizada do Nordeste estou tendo a estação chuvosa mais seca desde 2012 (um dos anos mais secos de toda a história NE), ano passado a mesma coisa ocorreu. Já em estações chuvosas anteriores de 2013 a 2017 (exceto 2014) que foram bem ruins no setor norte da região eu tive estações chuvosas dentro ou levemente acima da média, apesar de muito irregulares devido a grande quantidade de bloqueios. Não, Teresina fica bem distante de Oeiras Acho que não tanto. Cidade pequena, tem apenas 37 mil habitantes. Acho que os benefícios são melhores que os pontos negativos. Chuva no semi-árido sempre é bem vinda. Mas já está saindo notícias dos estragos: https://www.falapiaui.com/noticia/13276/chuva-alaga-ruas-derruba-arvores-e-muros-e-invade-casas-em-oeiras
  2. CHAMEM O SAMU!!!! 218,2 MM NAS ÚLTIMAS 9 HORAS NA AUTOMÁTICA DO INMET DE OEIRAS - PI! IMAGEM DE SATÉLITE DAS 04 UTC MOSTRA QUE A CIDADE ESTAVA DEBAIXO DE UM NÚCLEO ROXO (-80 A -90ºC).
  3. Voltou a chover no início da tarde de hoje aqui em Queimada Nova. O acumulado foi de 16 mm. Com isso totalizamos 28 mm hoje, mas pode chover novamente.
  4. Queimada Nova teve uma chuva de 12 mm durante a madrugada de hoje. Foi a primeira chuva do mês. De acordo com o modelo europeu a chuva segue até sábado, este que pode ser o último dia de chuva desta estação chuvosa. Até agora em toda a estação chuvosa o acumulado em Queimada Nova foi de 391 mm, bem abaixo da média.
  5. Queimada Nova está numa situação bastante ruim devido a falta de chuvas. Março terminou com 72 mm, sendo que a média é de cerca de 139 mm. Como o acumulado de janeiro e fevereiro não foi alto, tivemos apenas 242 mm no JFV, trimestre mais chuvoso do ano. Esse foi o pior JFV que já registrei (desde 2013). Vamos ver se abril consegue melhorar a situação, já que a média já cai bastante (pra somente uns 50 mm). A previsão dos modelos pra volumes está até boa, mas não indicam a chegada de nenhum canal de umidade na região nos próximos 15 dias. Então fica difícil acreditar em chuvas expressivas no mês.
  6. Imagem da chuva de ontem à tarde na zona rural de Queimada Nova: Lá onde eu tirei essa foto a chuva foi boa ontem à tarde. Na cidade não choveu. Mas hoje choveu na cidade, 15 mm. 10 mm pela madrugada e 5 mm pela manhã. Em Queimada Nova o acumulado está em 76 mm em março, bem abaixo da média ainda.
  7. ZCIT PROVOCOU CHUVA EXTREMA EM SÃO LUÍS - MA!
  8. Queimada Nova voltou a ter chuva durante a manhã de hoje. Foram 10 mm de chuva. A previsão de chuva continua nos próximos dias. Até o momento março está com 61 mm.
  9. Maiores acumulados de hoje na Bahia na rede do Cemaden (acumulados praticamente definitivos):
  10. Finalmente choveu de verdade em Queimada Nova neste mês, foram 40 mm na madrugada de hoje. Imagem de satélite atual mostra grandes núcleos pela Bahia: Como resultado desses núcleos tivemos bons acumulados na rede do Cemaden. Já que os núcleos permanecem ativos é bem provável que esse volumes aumentem ainda.
  11. Praticamente ainda não choveu sobre a cidade de Queimada Nova - PI em março. O mês mais chuvoso do ano segue com míseros 1 mm. Felizmente os modelos estão com previsões positivas para o restante do mês. Mas apesar disso, fica difícil de cair os 137 mm restantes para alcançar a média. A gente precisaria de uma situação semelhante a março de 2013 em que choveu quase 200 mm nos últimos 12 dias do mês. Sendo que no restante do mês não havia chovido.
  12. Imagens de um temporal que se formou no final da tarde de ontem nos arredores de Petrolina. Mas a chuva não atingiu a cidade. Março está com uma situação extremamente preocupante em Queimada Nova. Até o momento o acumulado no mês está em 1 mm, sendo que a média é de uns 139 mm. Março é o mês mais chuvoso do ano.
  13. Queimada Nova voltou a ter chuva na manhã de hoje, foram 20 mm. Com essa chuva chegamos aos 164 mm no mês, sendo 107 mm nos últimos 6 dias. De sábado até hoje quase todos os núcleos que tão se formando ao redor estão atingindo a cidade. Diferente do restante do mês. A previsão de pancadas de chuvas segue até terça-feira.
  14. Queimada Nova - PI teve 31 mm acumulados no dia de hoje. 16 mm de madrugada, 15 mm agora de tarde. Com essas chuvas fevereiro chegou aos 144 mm, um pouco acima da média para o mês. Aqui em Petrolina, nenhum sinal de chuva forte. Hoje tivemos essa bela cb no fim de tarde e só isso.
  15. Queimada Nova voltou a ter chuva na tarde de hoje, 10 mm. E alcançou exatamente a média para o mês de fevereiro 109 mm. 50 mm só hoje. Me apaixonei nessa foto tirada lá na roça por uma tia minha:
  16. Parece que foi só fazer aquele post reclamando que a chuva resolveu aparecer por aqui E veio forte e generalizada. Em Queimada Nova o acumulado foi de 40 mm, chegando aos 99 mm no mês. Aqui em Petrolina o acumulado foi de 24,2 mm na estação automática do INMET. No distrito de Rajada o acumulado foi de 53 mm no Cemaden. Eu sinceramente não esperava que ZCIT foi provocar tanta chuva assim por aqui, esse não é um sistema que costuma atuar na minha área, como mostra o mapinha abaixo feito por mim mesmo. Nos próximos dias a previsão é de pancadas de chuva isoladas, como já tinha dito ontem.
  17. Queimada Nova está com uma péssima estação chuvosa. Janeiro teve apenas 4 mm, sendo que a média é uns 125 mm. Já fevereiro, mês com média de 109 mm, está com somente 57 mm. Restam apenas 5 dias no mês e a previsão é de apenas chuva isolada. Se terminar desse jeito será a primeira vez desde que registro dados, em 2013, que janeiro e fevereiro terminam juntos abaixo da média. Esses são 2 dos 3 meses mais chuvosos do ano, o outro é março. Porém, pelo CFS março será abaixo da média também.
  18. Início de tarde com pancadas isoladas aqui em Queimada Nova - PI. Infelizmente não choveu, ficamos apenas com garoa inapreciável. Seguimos com 51 mm no mês, se continuar assim terminaremos o mês com chuva abaixo da média.
  19. A atuação de VCAN provocou chuva forte em diversos locais do setor norte da região. Na cidade de Lagoa do Barro do Piauí, cidade mais próxima de Queimada Nova, a chuva forte veio acompanhada de granizo. 52632906_2349568105093737_7635540743619700167_n.mp4 O VCAN é o único sistema meteorológico capaz de provocar granizo no NE. Em Queimada Nova apenas chuviscou, mas há previsão de pancadas de chuva fortes durante os próximo 7 dias, no mínimo. Em Queimada Nova, o acumulado em fevereiro está em 51 mm, sendo que a média é de uns 109 mm.
  20. Queimada Nova teve uma chuva de 46 mm na madrugada de hoje. Foi a chuva mais volumosa desde o dia 1º de abril de 2017 (empatada com a chuva do dia 4 de dezembro de 2018). Imagem de satélite de 1 hora da madrugada de hoje (horário local) Esse conjunto de núcleos formados entre a noite de ontem e a madrugada de hoje provocou chuva volumosa em diversos outros locais: Em Orocó - PE (uma das cidades mais secas do PE) o acumulado foi de 91 mm. Paulistana - PI teve 45 mm. Em São Francisco de Assis Piauí - PI a chuva foi de 41 mm.
  21. Queimada Nova teve nesta madrugada a chuva mais volumosa em 58 dias. Foram 5 mm mas já dá pra aliviar a seca, principalmente por que a chuva deve ter sequência durante a semana. Foi um núcleo grande que provocou essa chuva. No interior do município a chuva foi mais volumosa, estimo pelo radar que em alguns pontos podem ter chegado aos 25 mm. Alguns acumulados expressivos do sertão do PI e PE hoje: 52,2 mm em Canto do Buriti - PI 46,3 mm em Petrolina - PE (distrito de Rajada) 42,8 mm em São João do Piauí - PI
  22. Hoje Queimada Nova completou 56 dias sem chuva expressiva no meio da estação chuvosa, superando o bloqueio de 2013. Naquela ocasião ficamos do dia 24 de janeiro até o dia 19 de março sem nenhuma chuva. Atualmente estamos desde o dia 10 de dezembro sem chuva expressiva. De lá pra cá Queimada Nova teve apenas 8 mm. Sendo que a média para dezembro é de cerca de 61 mm e a de janeiro é de uns 125 mm. Felizmente o bloqueio deve chegar ao fim, e a partir de terça-feira as condições de chuva voltam para o sertão piauiense. Também há previsão de chuva em Petrolina.
  23. Petrolina voltou a ter chuva com vento forte na tarde de hoje. Os ventos chegaram a 87 km/h na estação do INMET, provocando novamente estragos na cidade. O acumulado foi de 7,6 mm, praticamente idêntico ao de segunda. É importante ressaltar que foi uma chuva bastante isolada.
  24. Em Petrolina tivemos um pouco de chuva e bastante ventania na tarde de hoje, como já informado pelo @DaviOlrb. Na estação automática do INMET as rajadas chegaram 61,5 km/h, provocando alguns estragos na cidade. O acumulado foi de 7,4 mm. Essa foi a chuva mais volumosa desde o dia 4 de dezembro na cidade. Janeiro chegou aos 10 mm em Petrolina. Em Queimada Nova choveu fraco sábado, com isso chegou a 4 mm no mês.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.