Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Abrigo caseiro para sensor de temperatura e umidade


Felipe Backendorf
 Share

Recommended Posts

Em 16/12/2021 em 10:55, Felipe Backendorf disse:

 

Muito interessante o teu teste! As fotos que tu mandou aqui outro dia me deram a impressão que, de tarde, o abrigo do INMET recebe alguma sombra do poste, o que pode ter potencializado a diferença nesses momentos.

 

Ainda assim é comprovado inclusive no teste aqui em casa contra o abrigo de 12 pratos que o abrigo com espaçamento de 1,6/1,7cm sobreaquece após as 16h sem vento. Eu queria que a natureza colaborasse comigo e desse uns dias assim aqui em casa antes de eu levar o abrigo lá pro oeste, mas infelizmente sol no fim da tarde por si só já é raro aqui no ninho da MM kkkkkkkkkkkk

Queria muito ver como o abrigo de 12 pratos iria se sair ao lado do INMET, mas não vai ser dessa vez 🙃 kkkk. De qualquer forma vou montar o meu com 12 pratos agora e esse vai ser o definitivo, me baseando nos teus testes com as Davis deu pra ver que ele é excelente! 

Eu sei bem como é esse clima nublado e úmido de Blumenau, quando eu vou pra Torres no verão, as vezes eu experimento esse tipo de clima e confesso que também não me agrada muito, isso que o litoral norte do RS não é tão úmido como o de SC.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Terminei de testar a diferença entre os 2 abrigos de alumínio aqui em casa:

image.thumb.png.2f18b5afbf8ee9f1b94889e56dfd43ef.png

 

A calibração dos sensores foi realizada no meu quarto atrás do ventilador e a diferença de 0,04ºC foi somada nos extremos do abrigo de 10 pratos.

 

Definitivamente 12 pratos ficou bem melhor que 10 pratos. Máximas em comparação com a Davis pro 2:

image.png.9b8891f3343fb0866f961fd93d08ecd7.png

 

IMG-20211216-WA0014.thumb.jpeg.cc5d8d497ff01c761650346c4f1c0067.jpeg

 

Queria ter testado em fins de tarde de sol sem vento, consegui apenas uma:

image.thumb.png.2350b336980030e7514960abfb4cece8.png

 

O abrigo com 10 pratos deu uma deslizada quando parou o vento, então por segurança recomendo fazer abrigos de metal com distanciamento pequeno, que impeça maior parte da luz de entrar como os 1,3cm do abrigo 12 pratos.

 

Lembrando que o que importa é o distanciamento entre pratos e não a quantidade, se o sensor for menor vai precisar de menos pratos. Pra abrigar o sensor da Davis pro 2, por exemplo, 6 pratos dá conta.

  • Like 3
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.