Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Abrigo caseiro para sensor de temperatura e umidade

Felipe Backendorf
 Share

Recommended Posts

Em 16/12/2021 em 10:55, Felipe Backendorf disse:

Muito interessante o teu teste! As fotos que tu mandou aqui outro dia me deram a impressão que, de tarde, o abrigo do INMET recebe alguma sombra do poste, o que pode ter potencializado a diferença nesses momentos.

Ainda assim é comprovado inclusive no teste aqui em casa contra o abrigo de 12 pratos que o abrigo com espaçamento de 1,6/1,7cm sobreaquece após as 16h sem vento. Eu queria que a natureza colaborasse comigo e desse uns dias assim aqui em casa antes de eu levar o abrigo lá pro oeste, mas infelizmente sol no fim da tarde por si só já é raro aqui no ninho da MM kkkkkkkkkkkk

Queria muito ver como o abrigo de 12 pratos iria se sair ao lado do INMET, mas não vai ser dessa vez 🙃 kkkk. De qualquer forma vou montar o meu com 12 pratos agora e esse vai ser o definitivo, me baseando nos teus testes com as Davis deu pra ver que ele é excelente! 

Eu sei bem como é esse clima nublado e úmido de Blumenau, quando eu vou pra Torres no verão, as vezes eu experimento esse tipo de clima e confesso que também não me agrada muito, isso que o litoral norte do RS não é tão úmido como o de SC.

• Like 2

Terminei de testar a diferença entre os 2 abrigos de alumínio aqui em casa:

image.thumb.png.2f18b5afbf8ee9f1b94889e56dfd43ef.png

A calibração dos sensores foi realizada no meu quarto atrás do ventilador e a diferença de 0,04ºC foi somada nos extremos do abrigo de 10 pratos.

Definitivamente 12 pratos ficou bem melhor que 10 pratos. Máximas em comparação com a Davis pro 2:

image.png.9b8891f3343fb0866f961fd93d08ecd7.png

IMG-20211216-WA0014.thumb.jpeg.cc5d8d497ff01c761650346c4f1c0067.jpeg

Queria ter testado em fins de tarde de sol sem vento, consegui apenas uma:

image.thumb.png.2350b336980030e7514960abfb4cece8.png

O abrigo com 10 pratos deu uma deslizada quando parou o vento, então por segurança recomendo fazer abrigos de metal com distanciamento pequeno, que impeça maior parte da luz de entrar como os 1,3cm do abrigo 12 pratos.

Lembrando que o que importa é o distanciamento entre pratos e não a quantidade, se o sensor for menor vai precisar de menos pratos. Pra abrigar o sensor da Davis pro 2, por exemplo, 6 pratos dá conta.

• Like 3
  • Thanks 2

• 3 years later...

Instalei anos atrás dois abrigos de alumínio: um em Itaiópolis (planalto norte) e outro em Mondaí (extremo oeste). O que tenho observado nesses anos é um aquecimento aos fins de tarde que meu teste em Blumenau, local bem afetado pela brisa marítima de tarde, não foi capaz de detectar.

Comprei então um abrigo feito pelo @kevin cassol pra testar essas diferenças. O teste está em curso desde 22/12.

Já observei momentos em que o alumínio aqueceu ~0,8ºC acima do abrigo plástico nessas condições citadas, tanto de manhã como de tarde.

Foto da estação com os dois abrigos:

20251226_181612.thumb.jpg.eb08e88570cc8edc0e050af3a2ac1aa3.jpg

link pros dados: https://www.ecowitt.net/home/index?id=35138

Exemplos:

26/12/2025 às 17:00 [31,2ºC alumínio e 30,5ºC plástico, vento entre 1 e 2km/h]

28/12/2025 às 8:25 [28,5ºC alumínio e 27,6ºC plástico, vento abaixo de 1km/h]

próximos meses vou trazer mais resultados junto da comparação das médias máximas porque esses primeiros dias tem sido muito úmidos e desfavoráveis em horas de sol.

• Like 3
  • Thanks 1

• 2 weeks later...
  • 3 weeks later...