Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Dados interessantes do clima de Curitiba


JohnnyBoy
 Share

Recommended Posts

Johnny, foi sim um dia "perfeito"! Lembro de ter comentado isso com minha esposa, nakela tarde! Havíamos saído pra caminhar e o frio era tanto q a pele ardia e a expiração produzia muito vapor! Lá estavam muitos "ingredientes" pra produzirem uma chuva congelada ou mesmo uma nevada, o q, com toda certeza ocorreu sobre as altitudes da Serra do Mar e da Graciosa (1.400 a 1.870 m) à poucos km daki! Infelizmente, nunca houve interesse suficiente para a instalação de aparelhos, nakelas alturas. (A temperatura média anual, para o Pico Paraná, com seus 1.870 m já havia sido calculada por Reinhard Maak e é 6 graus a menos q a de Curitiba. Média para julho, no pico: 7 graus. Provavelmente, naquele dia, deve ter descido à -1 ou até menos, pois venta muito e não havia apenas nebulosidade baixa. Se aki choveu, o q pode ter havido lá?) (Em 26 de agosto de 1.984, por ocasião da chegada brutal de um forte anticiclone polar, quando nevou em POA (25/ago), ví com meus próprios olhos os cumes da Serra da Graciosa cobertos de neve e reluzindo ao Sol da manhã. Fez -4,3 aki em Piraquara e a água não saía das torneiras, pois havia congelado. Em Curitiba, o Inmet divulgou a máxima do dia anterior, chuvoso, e segundo eles, foi de 9 graus, mas ao final da tarde, ainda com chuva, eu já registrava 5 graus (18h). Começavam a cair os primeiros flocos diminutos d neve (chamam de "quirera" lá em Bom Jardim-SC), bem, as rajadas de vento sudoeste puseram fim às minhas expectativas e o céu limpou. Às 22h já estava congelando td lá fora. O fato é q deve ter nevado na Serra do Mar em boa parte da tarde, mas nada foi noticiado, na vdd, o Inmet nem ficou sabendo! Estavam todos dormindo, na ocasião, e eu, com apenas 14 anos, acompanhando td!). Onde estou kerendo chegar, com essa conversa toda? É obvia minha profunda irritação com a falta de boa vontade, por parte dakeles q vivem da "meteorologia", q recebem pra fazer apenas "isso" mas não estão interessados em ir à fundo na ciência, fazendo apenas o básico, não se importando em melhorar o monitoramento das áreas onde os fenômenos são mais intensos. Instalam estações onde é conveniente pra eles! Em Pinhais, por exemplo, faz poucos anos q foi instalada uma estação do Simepar, mas kem consegue obter os dados? Raramente são divulgados. O Simepar não responde emails, pelo menos nc respondeu os meus. É bem mais fácil conseguir os dados de Santa Catarina ou RS, do q os daki! Kem tiver interêsse em ir atrás de históricos mais detalhados, através deste órgão, boa sorte! E, Johnny, aprecio sua disposição e interêsse! Vc, sou eu ontem! E, Aldo, temos q conversar mais...sei da real importância de cada dígito, cada algarismo, no estudo do clima, mas será q os órgãos q trabalham com isso, sabem?

Abraços aos dois! Tbm ao Barbosa!

 

Esse descaso do INMET chama-se "terceiro mundo", fosse nos EUA, teríamos os dados detalhados

que gostaríamos de ter...o SIMEPAR ainda faz um trabalho bem mais profissional.

Sobre a máxima de 2010, tenho dois pontos a ponderar. Ambos estão certos, isto é, sendo a máxima de 6,8ºC ou de 7,8ºC foi de qualquer

maneira um dia bastante frio, típico de inverno londrino...entretanto, a exatidão é extremamente importante, para estudo climático.

Veja, a Terra esquentou 0,8ºC desde 1900, e quanta diferença isso está fazendo!

Quanto à questão de poder ter nevado nos cumes da serra do mar paranaense em 2010, é preciso, Carlos, saber a densidade do frio naquela

ocasião. Ou seja, seria bom consultar a temperatura em 850hpo, para saber se havia frio em altura suficiente para esse tipo de precipitação.

Por exemplo, se na ocasião estivesse 5ºC em 850hpo, é praticamente certo não ter ocorrido esse tipo de precipitação nos cumes da serra do

mar, pois seria sinal que não havia frio em altura o suficiente.

Já se estivesse a zero grau, aí sim, é muito provável que tenha ocorrido.

Depois de 1990, a data mais provável de ter ocorrido isso em Curitiba foi em 15 de agosto de 1999.

Lembro-me que naquela madrugada a mínima foi a -1,1ºC em Curitiba mesmo, mas em noite de ADVECÇÃO, ou seja, não era

friozeco escoado em baixadão. E o detalhe foi que o tempo não limpou completamente naquela noite! Havia muitas nuvens altas

e muito vento em toda a madrugada, e naquela ocasião, Curitiba estava a -2ºC em 850hpo (a linha de zero grau estava no sul do

Estado de São Paulo, e cobria todo o Paraná e o oeste do Mato Grosso do Sul, até mais ou menos Corumbá! Tem um mapa

sobre isso aqui no BAZ, nas reanálises de eventos passados).

A Capital de São Paulo estava sob a linha de + 2ºC em 850hpo.

A linha de -2ºC onde estava Curitiba, chegava ao sul do MS, e cobria todo o noroeste, oeste e centro-sul-leste do Paraná (exceto litoral

que estava debaixo da linha de zero grau), além de Santa Catarina e litoral norte do RS.

A linha de -4ºC cobria o sudoeste do Paraná, oeste e planalto central e sudeste de SC e a maior parte do RS!

Inclusive ouvi relatos de neve granular em Santa Felicidade, mas são boatos...se houve fogo essa fumaça não sei...

Outra possibilidade pode ter ocorrido no ano 2000, pois sempre chovia entre uma incursão polar e outra. E foram seguidas!

No começo de junho de 1988 eu presenciei neve granular em Curitiba, então, na serra do mar deve sim ter caído algo mais forte!

Michel, lembro bem do 15agosto1999! Ventou durante toda a noite, como vc disse! Pela manhã, fui consultar a mínima e marcava -1,4º (parecida com a de Curitiba e justificável pelo vento q nivelou as temperaturas). Bem, a MP passou rápido pelo leste do Paraná e durante o dia os ventos passaram a soprar do oceano, inclusive mandando nebulosidade sobre Piraquara. Por volta de 12:30 da manhã, começou a cair pedrinhas de gelo na calçada de casa, mas durou uns 10 minutos apenas e logo a nuvem se afastou e o Sol surgiu. Neste momento fazia 8º. Ao anoitecer, esfriou muito, com o termômetro chegando perto dos 2º às 22h, porém as nuvens avançaram sobre o município e a temperatura subiu para 5º. No dia seguinte, não houve formação de geada, pois o céu continuava nublado.

Resumindo, fez bastante frio neste dia aki no planalto leste paranaense, mas me parece q foi apenas a borda da MP q aki chegou. Vi a neve q caiu em São francisco de Paula-RS, pela tv. Mas não consultei mapas! Naquela época não era comum fzr isso, visto q não havia internet em toda parte...

Tudo q tenho são minhas anotações pessoais!

Link to comment
Share on other sites

Michel, também suspeito muito de 1999. Acredito que foi nesse evento que Curitiba chegou o mais próximo da neve, pela última vez.

Davi, durante o dia mais frio de setembro1999 a mínima ficou acima dos 6º, com chuvas e vento constante de leste/sudeste (do oceano)...seria praticamente impossível nevar sob estas condições! Além disso, neve em setembro é raro até nas serra catarinense! Ocorrem, mas não com tanta frequência como em julho e agosto.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Uma das prioridades do Inmet deveria ser terminar a digitalização dos dados (em que pesem aos erros de observação e digitação, e com certeza surgirão mais) das capitais, até agora só temos dados desde 1961 e muito do que aconteceu antes fica no limbo, o primeiro passo seria digitalizar as séries completas das capitais para depois partir para o trabalho (muio maior) de digitalizar as demais estações.

 

Consta no BDMEP que os dados oficiais de Curitiba começam em 1911 (embora as primeiras observações na cidade datem de 1884), e apesar de existirem alguns buracos na série (como no fim da década de 1910) e da estação ter mudado de lugar várias vezes, acredito que muitos destes dados oficiais mais antigos estão guardados em algum arquivo esquecido do Inmet. Os recordes oficiais são 35,2ºC em novembro de 1985 e -6,2ºC em julho de 1920, mas outras estatísticas como menor máxima e maior mínima (que nunca foram compiladas pelo Inmet numa normal) só vão aparecer numa eventual digitalização.

 

É muito provável que em algum momento entre 1911 e 1960 Curitiba tenha registrado uma máxima menor que o recorde "moderno", São Paulo (provavelmente a estação do parque da Água Funda na zona sul) por exemplo registrou uma máxima de 7ºC uma vez em agosto de 1936, e em julho de 1918 a Avenida Paulista teve uma máxima de 9,5ºC, ambas menores que o recorde moderno do Mirante do Santana (pouco mais de 10ºC numa tarde em julho de 1988). É quase certo que o próprio Mirante do Santana alguma vez passou um dia inteiro sem chegar 10ºC após início do século XX, mas a estação só existe desde 1943 ou 1945.

 

Este método de levar em conta a máxima desde a noite do dia anterior (concordando com manifestações anteriores) também não deveria mais ter lugar nos dias de hoje, o ideal é que os termômetros de máxima e mínima das convencionais sejam "zerados" sempre à meia -noite (hora local).

Barbosa, muito bem descrito o histórico das muitas mudanças de estação experimental em Curitiba. Também as falhas de alguns anos e as extremas -6,3º e 35,2º. Está tudo correto, claro, e vindo de vc, não poderia ser de outra forma! Eu me lembro do mês de novembro de 1985, quando foi atingida a máxima absoluta em Curitiba. No mesmo dia, em São Joaquim-SC fez 31,5º e em Uruguaiana-RS, 43º. Antes disso, a máxima curitibana era de 34,6º.

Kero acrescentar aki que no final dos anos 1980, travei uma verdadeira batalha pra conseguir dados de inúmeras localidades do sul do país, incluindo Campos do Jordão-SP. Não foi de forma alguma fácil pra mim, conseguir alguns dados e não vou citar os métodos q tive q utilizar para isso. Foram anos de decepção...algumas poucas vitórias, sim, mas muitas vzs eu pensei seriamente em desistir de tudo... Mas eu não conseguia... Hj, vejo q o Inmet foi uma doença q me acompanhou por muitos anos... talvez um câncer, mas encontrei a cura e me desfiz da bagagem odiosa!

Não me preocupo mais com isso. Às vzs eu comento sobre as dificuldades de conseguir dados importantes, mas é pura força do hábito! Isso não vai mais me incomodar e apenas torço para q as coisas se tornem mais fáceis para kem está na busca do conhecimento e precisa ir atrás... Certa vez fui ao escritório do Inmet (muitas vzs eu ia lá e já era amigo do pessoal)...bem, um dia pedi para ver os dados da cidade de Palmas, sul do Estado e qual foi minha surpresa quando abri numa das páginas q eu procurava (dados das leituras diárias de Palmas, para o mês de agosto1.965, quando nevou por 3 dias consecutivos e a mínima chegou aos 10º negativos) ...bem, todas as temperaturas estavam sem o sinal (-) (negativo) A cidade havia congelado durante quase uma semana mas digitaram (ou datilografaram) sem colocar o sinal de negativo! Eu sabia que havia 1 ou 2 dias que até as máximas foram negativas, mas não puseram o sinal nem nas mínimas! Foi de chorar! É isso q o Inmet tinha e tem pra oferecer! Quanto ao Simepar, bem, não cometem erros visíveis, mas omitem dados quando os mesmos não estão de acordo com suas previsões!

Boa Noite, meu amigo!

Link to comment
Share on other sites

Lembro-me que naquela madrugada a mínima foi a -1,1ºC em Curitiba mesmo, mas em noite de ADVECÇÃO, ou seja, não era

friozeco escoado em baixadão.Michel, lembro bem do 15agosto1999! Ventou durante toda a noite, como vc disse! Pela manhã, fui consultar a mínima e marcava -1,4º (parecida com a de Curitiba e justificável pelo vento q nivelou as temperaturas). Bem, a MP passou rápido pelo leste do Paraná e durante o dia os ventos passaram a soprar do oceano, inclusive mandando nebulosidade sobre Piraquara. Por volta de 12:30 da manhã, começou a cair pedrinhas de gelo na calçada de casa, mas durou uns 10 minutos apenas e logo a nuvem se afastou e o Sol surgiu. Neste momento fazia 8º. Ao anoitecer, esfriou muito, com o termômetro chegando perto dos 2º às 22h, porém as nuvens avançaram sobre o município e a temperatura subiu para 5º. No dia seguinte, não houve formação de geada, pois o céu continuava nublado.

Resumindo, fez bastante frio neste dia aki no planalto leste paranaense, mas me parece q foi apenas a borda da MP q aki chegou. Vi a neve q caiu em São francisco de Paula-RS, pela tv. Mas não consultei mapas! Naquela época não era comum fzr isso, visto q não havia internet em toda parte...

Tudo q tenho são minhas anotações pessoais!

 

Interessantíssimo seu relato, Carlos. Interessante ter caído predrinhas de gelo em Piraquara; apesar da temperatura relativamente alta

para o fenômeno de precipitação em forma de cristais de gelo (8ºC), será que não seria neve granular, uma vez que havia frio em altura o suficiente?

Link to comment
Share on other sites

Michel, não conheço neve granular. Já vi mta neve em flocos grandes quando morei em Bom Jardim da Serra e não sei como seria esta q vc citou. O q caiu em Piraquara foi o msmo q vi cair 2 ou 3 vzs, tbm em Bom Jardim, com temperaturas de 4 a 6 graus. Parecia granizo, pois era transparente. E foram precipitados de Stratocumulus.

Link to comment
Share on other sites

Michel, também suspeito muito de 1999. Acredito que foi nesse evento que Curitiba chegou o mais próximo da neve, pela última vez.

Davi, durante o dia mais frio de setembro1999 a mínima ficou acima dos 6º, com chuvas e vento constante de leste/sudeste (do oceano)...seria praticamente impossível nevar sob estas condições! Além disso, neve em setembro é raro até nas serra catarinense! Ocorrem, mas não com tanta frequência como em julho e agosto.

 

Eu me referia ao evento de agosto, esqueci de citar...

Link to comment
Share on other sites

Se era transparente, provavelmente era mesmo granizo, mas a neve granular

cai também em pequenos grãos de gelo, bem menores que os flocos de uma neve

típica, mas diferenciam do granizo por serem opacos, isto é, brancos e mais leves também.

Eu já vi esse tipo de precipitação em Curitiba em jnho de 1988 (também ocorreu em 1981 e 1979, pra citar

os eventos mais recentes) e algumas vezes aqui em Caxias do Sul também.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bom, consultei o Simepar e o registro deles para Curitiba no dia 04/08/2010 é de: Mín 04,2º Máx 08,3º.

 

Quanto ao Simepar, prefiro acompanhar os registros deles...quando divulgam né! Eu não gosto muito da previsão que eles fazem, acho falha, subestimam valores. Mas o pouco que eles fazem eu gosto, só acho que poderiam se dedicar um pouco mais, sei lá, tipo montar um banco de dados, serem mais dinâmicos...

Link to comment
Share on other sites

Bom, consultei o Simepar e o registro deles para Curitiba no dia 04/08/2010 é de: Mín 04,2º Máx 08,3º.

 

Quanto ao Simepar, prefiro acompanhar os registros deles...quando divulgam né! Eu não gosto muito da previsão que eles fazem, acho falha, subestimam valores. Mas o pouco que eles fazem eu gosto, só acho que poderiam se dedicar um pouco mais, sei lá, tipo montar um banco de dados, serem mais dinâmicos...

 

Como você conseguiu os dados deles?

Link to comment
Share on other sites

Bom, consultei o Simepar e o registro deles para Curitiba no dia 04/08/2010 é de: Mín 04,2º Máx 08,3º.

 

Quanto ao Simepar, prefiro acompanhar os registros deles...quando divulgam né! Eu não gosto muito da previsão que eles fazem, acho falha, subestimam valores. Mas o pouco que eles fazem eu gosto, só acho que poderiam se dedicar um pouco mais, sei lá, tipo montar um banco de dados, serem mais dinâmicos...

 

Como você conseguiu os dados deles?

Sim Johnny: boa pergunta! Como o Davi conseguiu?

Davi, como vc conseguiu? Hein? Fale...

Link to comment
Share on other sites

Todas minhas dúvidas ou questionamentos eu tiro com eles (Simepar) através do site, pelo 'Fale Conosco'. Eles sempre me responderam rapidamente. Mas é aquilo que eu disse, seria legal eles terem um maior dinamismo no site, que a divulgação das temperaturas pelo Paraná fosse mais explícita, que montassem um banco de dados, fosse tipo um Inmet com os registros mín/máx diários...É foda ter que ficar perguntando/pedindo informações por email!

 

Uma coisa bacana que eles fizeram foi colocar no site aquela tabela com a temperatura no momento em várias cidades, foi ótimo! Mas para mim, só serve quando estou saindo de casa e quero saber a temperatura no momento, é muito mais rápido do que acessar Inmet, Noaa..ou quando quero dizer aqui no BAZ qual é a condição de Curitiba. Mas é muito complicado querer fazer um registro de mínima e máxima por ali, é impossível!

Link to comment
Share on other sites

Todas minhas dúvidas ou questionamentos eu tiro com eles (Simepar) através do site, pelo 'Fale Conosco'. Eles sempre me responderam rapidamente. Mas é aquilo que eu disse, seria legal eles terem um maior dinamismo no site, que a divulgação das temperaturas pelo Paraná fosse mais explícita, que montassem um banco de dados, fosse tipo um Inmet com os registros mín/máx diários...É foda ter que ficar perguntando/pedindo informações por email!

 

Uma coisa bacana que eles fizeram foi colocar no site aquela tabela com a temperatura no momento em várias cidades, foi ótimo! Mas para mim, só serve quando estou saindo de casa e quero saber a temperatura no momento, é muito mais rápido do que acessar Inmet, Noaa..ou quando quero dizer aqui no BAZ qual é a condição de Curitiba. Mas é muito complicado querer fazer um registro de mínima e máxima por ali, é impossível!

Então eles respondem?

Isto merece uma comemoração! He He

E, realmente akela tabelinha no canto direito da página deles é mto útil e sempre dou uma olhada... Claro q não tem como saber as extremas diárias através dela. Teria q fc acordado 24 h por dia, conferindo.

Mudando d assunto: já não está na hora de Johnny postar mais alguma coisa interessante do clima curitibano?

Está ouvindo, JohnnyBoy??

Estamos esperando...

Link to comment
Share on other sites

Todas minhas dúvidas ou questionamentos eu tiro com eles (Simepar) através do site, pelo 'Fale Conosco'. Eles sempre me responderam rapidamente. Mas é aquilo que eu disse, seria legal eles terem um maior dinamismo no site, que a divulgação das temperaturas pelo Paraná fosse mais explícita, que montassem um banco de dados, fosse tipo um Inmet com os registros mín/máx diários...É foda ter que ficar perguntando/pedindo informações por email!

 

Uma coisa bacana que eles fizeram foi colocar no site aquela tabela com a temperatura no momento em várias cidades, foi ótimo! Mas para mim, só serve quando estou saindo de casa e quero saber a temperatura no momento, é muito mais rápido do que acessar Inmet, Noaa..ou quando quero dizer aqui no BAZ qual é a condição de Curitiba. Mas é muito complicado querer fazer um registro de mínima e máxima por ali, é impossível!

Então eles respondem?

Isto merece uma comemoração! He He

E, realmente akela tabelinha no canto direito da página deles é mto útil e sempre dou uma olhada... Claro q não tem como saber as extremas diárias através dela. Teria q fc acordado 24 h por dia, conferindo.

Mudando d assunto: já não está na hora de Johnny postar mais alguma coisa interessante do clima curitibano?

Está ouvindo, JohnnyBoy??

Estamos esperando...

 

Ah sim, só falta a média de precipitação pra terminar!

Link to comment
Share on other sites

Todas minhas dúvidas ou questionamentos eu tiro com eles (Simepar) através do site, pelo 'Fale Conosco'. Eles sempre me responderam rapidamente. Mas é aquilo que eu disse, seria legal eles terem um maior dinamismo no site, que a divulgação das temperaturas pelo Paraná fosse mais explícita, que montassem um banco de dados, fosse tipo um Inmet com os registros mín/máx diários...É foda ter que ficar perguntando/pedindo informações por email!

 

Uma coisa bacana que eles fizeram foi colocar no site aquela tabela com a temperatura no momento em várias cidades, foi ótimo! Mas para mim, só serve quando estou saindo de casa e quero saber a temperatura no momento, é muito mais rápido do que acessar Inmet, Noaa..ou quando quero dizer aqui no BAZ qual é a condição de Curitiba. Mas é muito complicado querer fazer um registro de mínima e máxima por ali, é impossível!

Então eles respondem?

Isto merece uma comemoração! He He

E, realmente akela tabelinha no canto direito da página deles é mto útil e sempre dou uma olhada... Claro q não tem como saber as extremas diárias através dela. Teria q fc acordado 24 h por dia, conferindo.

Mudando d assunto: já não está na hora de Johnny postar mais alguma coisa interessante do clima curitibano?

Está ouvindo, JohnnyBoy??

Estamos esperando...

 

Ah sim, só falta a média de precipitação pra terminar!

E isso vai levar qto tempo?

Brincadeira! Pode fzer com calma q não tem pressa!

Link to comment
Share on other sites

Se era transparente, provavelmente era mesmo granizo, mas a neve granular

cai também em pequenos grãos de gelo, bem menores que os flocos de uma neve

típica, mas diferenciam do granizo por serem opacos, isto é, brancos e mais leves também.

Eu já vi esse tipo de precipitação em Curitiba em jnho de 1988 (também ocorreu em 1981 e 1979, pra citar

os eventos mais recentes) e algumas vezes aqui em Caxias do Sul também.

Michel, as datas 1.979/81/88 conferem com o q eu lembro tbm, de ocorrências de granizo com temperaturas mto baixas. Em 81, tivemos -4 graus de mínima aki, após o granizo e em 88, 4 dias consecutivos com máximas sub-10, se não me engano.

Eu soube q na madrugada d hj caiu granizo em Caxias do Sul...

Link to comment
Share on other sites

Se era transparente, provavelmente era mesmo granizo, mas a neve granular

cai também em pequenos grãos de gelo, bem menores que os flocos de uma neve

típica, mas diferenciam do granizo por serem opacos, isto é, brancos e mais leves também.

Eu já vi esse tipo de precipitação em Curitiba em jnho de 1988 (também ocorreu em 1981 e 1979, pra citar

os eventos mais recentes) e algumas vezes aqui em Caxias do Sul também.

Michel, as datas 1.979/81/88 conferem com o q eu lembro tbm, de ocorrências de granizo com temperaturas mto baixas. Em 81, tivemos -4 graus de mínima aki, após o granizo e em 88, 4 dias consecutivos com máximas sub-10, se não me engano.

Eu soube q na madrugada d hj caiu granizo em Caxias do Sul...

 

Caiu mesmo, inclusive aqui no centro, por volta das 5h.20 da manhã. Eram pedras miúdas, semi-derretidas, mas granizo.

Já essas precipitações que ocorreram em Curitiba em 1981 e 1988, não eram granizo, mas sim, neve granular ou sleet.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que eu vi a temperatura de 0Z no dia da máxima de 7,8ºC em Curitiba era de 7,1ºC, então pode ter sido uma máxima da madrugada ou da noite anterior, para esclarecer isso só com dados da automática (que já existia e reporta os extremos de hora em hora), engraçado que Curitiba só teve esta máxima tão baixa no dia em questão pois o frio foi bloqueado e manteve a nebulosidade mais densa da frente relativamente estacionária, e até por isso acredito que em altura o frio não era forte sobre a região, em termos gerais este frio de 2010 esteve muito longe dos mais fortes já registrados, mas uma combinação de nebulosidade espessa e ar frio raso é suficiente para causar uma máxima muito baixa, se o frio em altura fosse mais forte mas com céu parcialmente nublado ou mesmo nublado e seco a máxima teria subido mais.

 

Aldo, então por estes dados o dia 12/07/88 pode mesmo ter passado todo abaixo de 10ºC, pena que faltam observações horárias para confirmar ou não.

 

Carlos, realmente é uma luta inglória, também espero que melhore um dia...

 

Por curiosidade, o antigo observatório de Curitiba (dados não oficias a partir de 1884) registrou extremos de -8,9ºC (junho de 1899 se não me engano) e 37,4ºC (dezembro de 1895, dois dias antes de São Paulo ir a 38,5ºC). Naqueles tempos a exposição dos instrumentos não seguia o padrão atual, mas esta onda de calor de 12/1895 foi muito forte e acredito que mesmo um termômetro sob condições ideais de exposição poderia ter alcançado ou superado (ainda que por margem menor) o recorde oficial nas duas cidades.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
Alguém postou 7,1 aqui no BAZ para Curitiba em 23 /07/13. Será que chegou a nevar ou ao menos cair uma chuva congelada no Sul do Estado de SP nesse dia?

Provavelmente, sim!

A máxima de 7,1°C de Ctba é do Inmet e corresponde às 21h do dia 22!

No dia 23, fazia incríveis 2°C ao meio-dia.

Max do Simepar: 5,8°C.

Pinhais: 5,6°C (Simepar)

Aerop SJPinhais: 4°C

Piraquara: 4,5°C (minha estação).

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelos dados Carlos. Confesso que ainda nao digeri a frustracao de no ter visto neve nesse inverno!

Eu imagino como deve ter se sentido nesta ocasião...

Pensei em vc enquanto via a neve cair (sem se acumular, devido ao solo enxarcado pela chuva)...

Já falamos tanto sobre neve aki em Ctba, neste msm tópico q não tinha como não lembrar de vc!

Percebi q tem postado pouco, ou eu q não tenho acompanhado tuas postagens...

Sabe q nosso colega Barbosa saiu do fórum?

Johnny tbm não postou mais nada...

E, assim se encerram os debates...

Pena!

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelos dados Carlos. Confesso que ainda nao digeri a frustracao de no ter visto neve nesse inverno!

Eu imagino como deve ter se sentido nesta ocasião...

Pensei em vc enquanto via a neve cair (sem se acumular, devido ao solo enxarcado pela chuva)...

Já falamos tanto sobre neve aki em Ctba, neste msm tópico q não tinha como não lembrar de vc!

Percebi q tem postado pouco, ou eu q não tenho acompanhado tuas postagens...

Sabe q nosso colega Barbosa saiu do fórum?

Johnny tbm não postou mais nada...

E, assim se encerram os debates...

Pena!

Abraço

 

Boa tarde, Carlos. Realmente tenho postado pouco, mas é mais por causa da correria do dia a dia

mesmo. Mas eu tenho acompanhado o fórum todos os dias, mesmo postando pouquíssimo!

Olha, se naquela ocasião de julho, tivesse nevado aqui em Caxias o que nevou em Curitiba,

mesmo sem acumular, eu já teria me dado por satisfeito. Aqui em Caxias, já vi umas cinco

vezes paraguaia misturada a garoa, mas em 2012 e agora em 2013, nem isso, mesmo com todo

o frio e toda a umidade que tem ocorrido nesse inverno.

Naquele dia em que nevou em Curitiba, a mínima aqui foi -1,3ºC e a máxima 5,2ºC, e a maior

parte do dia o céu ficou parcialmente nublado, mas com uma atmosfera bastante seca. Uma pena!

Essa presente MP está sendo um enorme "desperdício polar", pois, apesar de ser extremamente forte

não consegue vencer o bloqueio. Veja, na última sexta feira, a máxima em Caxias do Sul foi à zero

hora, quando fazia 12,1C após uma quinta feira que chegou a 24,8ºC ao meio dia! Pois uma e meia

da manhã já fazia 8,6ºC e ao meio dia 3,8º! O fim da tarde chegou com 2,2ºC, chegando a 1,7ºC

por volta das 22h.00 com pancadas de chuva muito fortes, às vezes até com relâmpago, que iam

substituídas por uma fechadíssima neblina, e voltavam repentinamen te.

Desde então, não para de chover, e a temperatura tem gradativamente aumentado. A máxima

ontem foi de 6,7ºC à tarde, e hoje já deve ter passado dos 9ºC!

Especialmente na noite de sexta feira, se tivessemos frio em altitude, teríamos muita neve,

quem sabe até com alguma acmulação.

Veja que com temperatura muito semelhante, em 23 de julho, Curitiba, com 2,1ºC, teve neve, ainda que

sem acumular. Porquê, -2ºC em 850hpo (se não me engano), ao passo que agora, na noite da última sexta

feira, a temperatura deveria estar em torno de 5º em 850hpo na região de Caxias do Sul.

Fiquei felicíssimo por nevar novamente em Curitiba, mas muito triste por novamente não ter realizado o

meu sonho de ver FLOCOS de neve caindo ao meu redor.

Neve acumulada já vi e bastante, quando estive numa estação de esqui na Turquia, e também próximo

a Santiago, em um dia em que fui passear em Farellones (não equiei em nenhuma das duas vezes,

pois não sei, e era super caro para aprender).

Na Turquia, era abril de 2008, e enquanto na cidade onde estava hospedado, a uns 300m ao nível do mar,

fazia 14ºC com garoa, em Uludag, a 2300m, a temperatura variou entre 3ºC e 1ºC, e chegou a cair neve

granular sobre o montão que havia acumulado. Era primavera.

Já no Chile, era mês de julho, porém, o dia estava sequíssimo, sem uma nuvem sequer. Em Santiago fazia

cerca de 16ºC. Em Farellones, não sei ao certo a temperatura, mas cheguei a sentir calor no meio da tarde,

pois eu estava muito agasalhado, e por causa do reflexo do sol na brancura da neve acumulada, cheguei

a tirar a parca e o cachecol e ficar só de blusa!

Ainda não vi a neve cair em flocos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.