Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

A neve em Caxias do Sul/RS


Renan
 Share

Recommended Posts

Pessoal, fiz um apanhado de alguns vídeos de ocorrência de neve em Caxias do Sul.

Pelo que se vê nos vídeos, a metrópole da serra gaúcha está devendo -há muito tempo-

um bom evento.

 

1978

sCSbeakOiXE

 

1990

QF7o0VXg8Bs

 

1999

oxciHBhKrYU

 

2006 (a última significativa, mas ainda assim bem menor que as outras duas)

LMEp8nFKbHA

Link to comment
Share on other sites

Legal! Mas nenhuma bate 1994! Foi nevasca!!!

 

1994 foi nevasca? Se lembra quanto mais ou menos chegou a acumular? Foi a segunda maior onda de frio que presenciei in loco, na minha vida no Paraná!

Bruno, se não me engano, a de 1979 e 1981 foram similares a de 1994. Não sei dizer se foram maiores ou menores, mas a camada de neve em 1979 e 1981 pareciam grande nas fotos da impremsa gaúcha. 1994 foi bem no dia do jogo Brasil e Holanda. Me lembro dos telejornais mostrando a neve na Serra Gaúcha, em clima de copa do mundo! Como eu queria ser mais velho nos anos 90, que época fascinante...

 

Em 1984 e 1988 nevou com boa acumulação em Caxias? Em 1980 sei que nevou no RS em 2 ocasiões, uma em Junho e outra em setembro, porém acho q foi nos Campos de Cima da Serra. No Blog da metsul, vi que houveram 2 episódios também no RS em 1985, um em Junho e outro em Julho.

Se alguém tiver mais detalhes, por favor compartilhe conosco!!! :good2:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

1994 realmente teve muita neve na serra gaúcha. Tem um vídeo no youtube denominado

"inverno com muita neve em Canela", ele mostra bem como foi a nevada de 1994 !

 

Porém, não sei se em Caxias do Sul foi tão forte quanto em Canela. Imaginem a região do

Parque Nacional Aparados da Serra, como deve ficar linda coberta de branco ! acho incrível

eu nunca ter visto fotos nevadas daquela região.

Link to comment
Share on other sites

Esse vídeo que o Renan acabou de falar retrata bem 1994. Em Caxias não foi diferente. Tenho até hoje gravado na retina o RBS notícis ao vivo de Caxias com a repórter falando sobre uma camada grossa de neve sobre a Praça Dante Alighieri, centrão de Caxias. Já tentei procurar essa reportagem no Youtube, mas infelizmente nunca encontrei. O Marcos estava em Caxias nessa ocasião e fala de acidentes em série na estrada entre Caxias e Farroupilha.

 

Em 1994 foram cerca de 18 horas de neve.

 

Silvio, os eventos da década de 80 eu conheço lembro apenas vagamente. Lembro de nevadas na serra reportadas pelos jornais, mas era muito pequeno e não recordo direito.

Link to comment
Share on other sites

Esse vídeo que o Renan acabou de falar retrata bem 1994. Em Caxias não foi diferente. Tenho até hoje gravado na retina o RBS notícis ao vivo de Caxias com a repórter falando sobre uma camada grossa de neve sobre a Praça Dante Alighieri, centrão de Caxias. Já tentei procurar essa reportagem no Youtube, mas infelizmente nunca encontrei. O Marcos estava em Caxias nessa ocasião e fala de acidentes em série na estrada entre Caxias e Farroupilha.

 

Em 1994 foram cerca de 18 horas de neve.

 

Silvio, os eventos da década de 80 eu conheço lembro apenas vagamente. Lembro de nevadas na serra reportadas pelos jornais, mas era muito pequeno e não recordo direito.

A nevada de 1994 foi a grande nevada na minha vida. Foi incrível!! A estrada entre Caxias do Sul e Farroupilha tinha neve e gelo acumulados no asfalto!! Estava totalmente engarrafada na noite de 8/7, devido ao tombamento de um caminhão. O motorista morreu. Naquela noite subi a serra com meu irmão, que tinha uma namorada na cidade. A gente antecipou a ida quando vimos a nevada ao vivo na cidade pela RBS TV.

 

Nessa mesma estrada, lembro que meu irmão freava o carro e ele deslizava um pouco no asfalto. Estava muito perigoso dirigir!! Na época tinha meu primeiro termômetro digital. Era simples, apenas com visor. Marcava 3° dentro do carro, hehe. Frio de matar.

 

A acumulação começava um pouco antes de chegar em Farroupilha, no Anselmi. Chuto uns 500 m o limite da neve acumulada.

 

Em Caxias ainda nevou na madrugada do dia 9. A área urbana estava totalmente branca!! Eu estava no bairro Rio Branco, que é bem urbanizado, e todos os telhados estavam brancos. Tapou tudo!! O INMET cravou mínima de -2,0°. Meu termômetro, no parapeito do terraço da casa com neve acumulada em cima e exposto à claridade do céu nublado, marcava -0,6° naquela manhã.

 

Creio que a acumulação chegou a 5 cm.

 

Abraços memoráveis!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.