Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Pico Paraná - Seria sincelo?


Luiz
 Share

Recommended Posts

Olha o que achei na internet lá de cima! Parece-me sincelo, pois em outras fotos havia muito nevoeiro:

 

Entry18_6675.jpg

 

Entry18_6925.jpg

 

Entry18_4275.jpg

 

Outras (Junho de 2007)

 

Po_a_de_%C3%A1g_1962008_20799.jpg?legenda=Po%E7a%20de%20%E1gua%20congelada%20pela%20manh%E3,%20no%20cume%20do%20Pico%20Paran%E1.

 

ibit116.jpg

 

ibit117.jpg

 

ibit118.jpg

 

ibit119.jpg

 

ibit120.jpg

 

ibit121.jpg

 

ibit122.jpg

 

ibit123.jpg

 

ibit124.jpg

 

ibit125.jpg

 

ibit126.jpg

 

Retiradas do ótimo site http://altamontanha.com/iviturui/ibitiraquire10.html! Vale muito a pena a visita!

 

Nesta página há mais fotos de gelo lá em cima http://altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=383

 

ibit127.jpg

Link to comment
Share on other sites

Penso que na 1ª e a 3ª seria neve.

 

Excelente seleção, Luiz. Por lá, a natureza é capaz de dar um drible em modelos e previsões numéricas. :P

 

Não poderia ser simplesmente o gelo do sincelo que ficou pesado e caiu no chão ? :D

Enfim, essas fotos me lembraram o Morro das Torres, que várias vezes tem o fenômeno. Imaginem esta paisagem completamente branca de neve, fica ainda mais linda certamente !

Link to comment
Share on other sites

Sim, parece-me sincelo em todas as fotos.

 

Ás vezes pode parecer neve, mas uma observação mais próxima dá para ver que se trata de pedaços de sincelo que se acumularam no solo junto à vegetação. É o que acontece nestes dois exemplos que aqui coloco:

 

Pode parecer neve

dsc07718n.jpg

 

...mas é sincelo.

dsc03911r.jpg

 

Qualquer área onde ocorre a formação de sincelo, mais facilmente regista também a ocorrência de neve.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...

Inclusive, estas fotos foram postadas por mim no Baz velho. Rolou toda uma discusão por lá, e o Alexandre comprovou que era sincelo. Mandei as fotos em alta resolução pra ele publicar no site ou no blog da Metsul, mas, porém, contudo, entretanto...

Quanto ao acesso... tem o sitio do Dilson, que é o porto seguro e point de pessoas que querem ir aos morros da região. Porém, um ecochato cortou as escadinhas de ferro que facilitavam pacas a subida ao PP, e agora as pessoas com menos treinamento tem que se contentar com Itapiroca (1820m) e Caratuva (1850m). Quanto a estes 2 morros, eu diria que o acesso é amigável, sem risco de vida, apenas com considerável cansaço.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.