Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Médias das mínimas espetaculares, neste Junho 2011..!!


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Média da Mínimas - Junho ( Até hoje / dia 14):

 

RS:

 

Canela (Pq do Caracol): 01,6

Vacaria: 02,6

São José dos Ausentes: 02,8

Bom Jesus: 03,8

Quarai: 04,9

Lagoa Vermelha: 04,9

Canela (Aut): 05,3

Bagé: 05,3

Passo Fundo: 05,6

Dom Pedrito: 05,6

Santa Maria: 05,9

Erechim: 06,0

Soledade: 06,2

Santana do Livramento: 06,4

Cruz Alta: 06,4

Bento Gonçalves: 06,6

Canguçu: 07,0

Frederico Westphalen: 07,1

Chuí: 07,2

Caçapava do Sul: 07,4

Porto Alegre: 08,8

 

SC:

 

Urupema: -01,7

São Joaquim (Cetrejo): -00,9

Pericó: 00,0

São Joaquim (Vila Francioni): 00,8

Cruzeiro: 01,2

São Joaquim (Climaterra): 01,6

Caçador: 02,3

Major Vieira: 02,4

Morro da Igreja: 02,5

Itaiópolis: 02,8

São Joaquim (Aut): 03,6

Lages: 03,6

São Joaquim (Conv): 03,8

Curitibanos: 04,1

Joaçaba: 05,1

Rio Negrinho: 05,2

Florianópolis (Aut): 11,1

 

PR:

 

General Carneiro: 02,2

São Mateus do Sul: 03,2

Castro: 03,8

Inacio Martins: 05,3

Clevelandia: 05,9

Curitiba: 06,9

 

Sudeste:

 

Campos do Jordão SP (Vl Inglesa): 01,1

Monte Verde MG: 02,1

Campos do Jordão SP (Horto): 02,9

Campos do Jordão SP (Conv): 03,8

Maria da Fé MG: 03,9

Itararé: 04,0

Campos do Jordão SP (Aut): 04,1

Campos do Jordão SP (Cptec): 04,1

Itapetininga: 04,3

Caldas MG: 04,5

Extrema MG: 05,4

Tapiraí: 05,4

São lourenço da Serra: 05,6

Capão Bonito: 06,1

Rancharia: 06,3

Pico do Couto RJ: 06,9

Apiaí SP: 07,3

São Paulo (Marcilaq - Cptec): 07,3

Jundiaí: 07,5

Nova Friburgo RJ: 07,7

Passa Quatro MG: 07,9

São Paulo (Aut): 11,0

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Minha preocupação é com as perspectivas para o resto do mês, pois tudo indica que será uma segunda

quinzena mais quente que a primeira.

 

Também é muito significativa a média das mínimas da Vila Inglesa. Porém, ainda assim Urupema brilha

mais forte que todas as outras cidades em termos de frio.

 

Vamos torcer para que consigamos ter uma M. mínima negativa no Brasil !

Link to comment
Share on other sites

Média da Mínimas - Junho ( Até hoje / dia 14):

 

RS:

 

Chuí: 07,2

 

 

PR:

 

Curitiba: 06,9

 

 

 

Tudo bem que Chui esta praticamente no litoral, mas ve-se claramente que quem mandou no frio nesse mes de Junho foi a altitude, e nao a latitude!

 

Porém, o Inmet de Curita tá na área urbana. Assim, creio que Rio Negrinho é mais comparável com Chuí. Assim, a comparação seria de 7,2 contra 5,2.

Quanto á peleja Europema vs. CJ-Vila Inglesa: diferença de 2,8 em 5 graus de latitude. Parece pequena diferença. Porém, se considerarmos que:

- as médias de Torres e Ubachuva no inverno (normal 61-90) diferem em singelos 4 graus, aproximadamente. Nada tão assombroso

- Europema tá 200m abaixo de CJ

...Então podemos considerar que a latitude ainda tá comandando muito mais do que no ASAS de fim de junho/início de julho-2010. Naquela ocasião, Quiriri brigava pau-a-pau com Piatã!

Link to comment
Share on other sites

Média da Mínimas - Junho ( Até hoje / dia 14):

 

RS:

 

Chuí: 07,2

 

 

PR:

 

Curitiba: 06,9

 

 

 

Tudo bem que Chui esta praticamente no litoral, mas ve-se claramente que quem mandou no frio nesse mes de Junho foi a altitude, e nao a latitude!

 

Porém, o Inmet de Curita tá na área urbana. Assim, creio que Rio Negrinho é mais comparável com Chuí. Assim, a comparação seria de 7,2 contra 5,2.

Quanto á peleja Europema vs. CJ-Vila Inglesa: diferença de 2,8 em 5 graus de latitude. Parece pequena diferença. Porém, se considerarmos que:

- as médias de Torres e Ubachuva no inverno (normal 61-90) diferem em singelos 4 graus, aproximadamente. Nada tão assombroso

- Europema tá 200m abaixo de CJ

...Então podemos considerar que a latitude ainda tá comandando muito mais do que no ASAS de fim de junho/início de julho-2010. Naquela ocasião, Quiriri brigava pau-a-pau com Piatã!

 

Lucci, tenho quase absoluta certeza de que esta estação do CPTEC não está no alto do Quiriri! Pelas suas coordenadas, está no Vale do Quiriri, a parcos 120 m de altitude, entre Joinville e Garuva. O próprio site do CPTEC informa o município como sendo Jaraguá do Sul. Totalmente nonsense! Pode olhar no PCD do CPTEC.

 

 

Até gostaria de saber se alguém sabe como faço para entrar em contato com o CPTEC para tirar essa dúvida.

Link to comment
Share on other sites

 

Lucci, tenho quase absoluta certeza de que esta estação do CPTEC não está no alto do Quiriri! Pelas suas coordenadas, está no Vale do Quiriri, a parcos 120 m de altitude, entre Joinville e Garuva. O próprio site do CPTEC informa o município como sendo Jaraguá do Sul. Totalmente nonsense! Pode olhar no PCD do CPTEC.

 

Até gostaria de saber se alguém sabe como faço para entrar em contato com o CPTEC para tirar essa dúvida.

 

 

A localização realmente tá viajada mesmo. Mas, assim, os dados também estão bem viajados atualmente, mas até alguns meses atrás os dados de lá eram bem coerentes com um topo a 1200m e 26 graus de latitude sul.

Link to comment
Share on other sites

 

Lucci, tenho quase absoluta certeza de que esta estação do CPTEC não está no alto do Quiriri! Pelas suas coordenadas, está no Vale do Quiriri, a parcos 120 m de altitude, entre Joinville e Garuva. O próprio site do CPTEC informa o município como sendo Jaraguá do Sul. Totalmente nonsense! Pode olhar no PCD do CPTEC.

 

Até gostaria de saber se alguém sabe como faço para entrar em contato com o CPTEC para tirar essa dúvida.

 

 

A localização realmente tá viajada mesmo. Mas, assim, os dados também estão bem viajados atualmente, mas até alguns meses atrás os dados de lá eram bem coerentes com um topo a 1200m e 26 graus de latitude sul.

 

Luciano, já entrei em contato com o pessoal de CPTEC, mas até agora não obtive retorno. Acredita que o setor que comanda TODAS as PCDs fica em NATAL/RN??? :prankster:

Link to comment
Share on other sites

 

Lucci, tenho quase absoluta certeza de que esta estação do CPTEC não está no alto do Quiriri! Pelas suas coordenadas, está no Vale do Quiriri, a parcos 120 m de altitude, entre Joinville e Garuva. O próprio site do CPTEC informa o município como sendo Jaraguá do Sul. Totalmente nonsense! Pode olhar no PCD do CPTEC.

 

Até gostaria de saber se alguém sabe como faço para entrar em contato com o CPTEC para tirar essa dúvida.

 

 

A localização realmente tá viajada mesmo. Mas, assim, os dados também estão bem viajados atualmente, mas até alguns meses atrás os dados de lá eram bem coerentes com um topo a 1200m e 26 graus de latitude sul.

 

Luciano, já entrei em contato com o pessoal de CPTEC, mas até agora não obtive retorno. Acredita que o setor que comanda TODAS as PCDs fica em NATAL/RN??? :prankster:

 

Opa, certamente uma boa localização, equidistante de todas as PCDs do Brasil, a fim de resolver com rapidez quaisquer problemas nas mesmas, e dar rápido feedback aos usuários! :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Média da Mínimas - Junho ( Até hoje / dia 14):

 

RS:

 

Canela (Pq do Caracol): 01,6

Vacaria: 02,6

São José dos Ausentes: 02,8

Bom Jesus: 03,8

Quarai: 04,9

Lagoa Vermelha: 04,9

Canela (Aut): 05,3

Bagé: 05,3

Passo Fundo: 05,6

Dom Pedrito: 05,6

Santa Maria: 05,9

Erechim: 06,0

Soledade: 06,2

 

 

 

 

Po PH, o que esta acontecendo?? :rtfm:

 

Voce afirmou durante anos aqui no BAZ que "Soledade dava de relho em Passo Fundo"!???????

 

Topoxtopo levando um couro na media das minimas hein? E o que dizer de Erechim? Achei que Soledade estava mais ao sul e isso era garantia de que as minimas eram sempre menores ai! :laugh:

 

O que dizer de Canela que voce corneteava tanto?? A estacao de Canela nao esta em baixada, alem de Vacaria e Lagoa Vermelha, que tambem estao mais frias esse mes.

 

Agora voce entende que essa historia de 100 km mais a oeste, 50mts mais alta aqui e ali, nao faz diferenca para a natureza!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Média da Mínimas - Junho ( Até hoje / dia 14):

 

RS:

 

Canela (Pq do Caracol): 01,6

Vacaria: 02,6

São José dos Ausentes: 02,8

Bom Jesus: 03,8

Quarai: 04,9

Lagoa Vermelha: 04,9

Canela (Aut): 05,3

Bagé: 05,3

Passo Fundo: 05,6

Dom Pedrito: 05,6

Santa Maria: 05,9

Erechim: 06,0

Soledade: 06,2

 

 

 

 

Po PH, o que esta acontecendo?? :rtfm:

 

Voce afirmou durante anos aqui no BAZ que "Soledade dava de relho em Passo Fundo"!???????

 

Topoxtopo levando um couro na media das minimas hein? E o que dizer de Erechim? Achei que Soledade estava mais ao sul e isso era garantia de que as minimas eram sempre menores ai! :laugh:

 

O que dizer de Canela que voce corneteava tanto?? A estacao de Canela nao esta em baixada, alem de Vacaria e Lagoa Vermelha, que tambem estao mais frias esse mes.

 

Agora voce entende que essa historia de 100 km mais a oeste, 50mts mais alta aqui e ali, nao faz diferenca para a natureza!

 

Sds.

 

O caso de Santa Maria é mais revelador, Silvio. Ela está logo ao sul de Soledade, porém ao nível do mar e com média mínima mais baixa.

Link to comment
Share on other sites

Média da Mínimas - Junho ( Até hoje / dia 14):

 

RS:

 

Canela (Pq do Caracol): 01,6

Vacaria: 02,6

São José dos Ausentes: 02,8

Bom Jesus: 03,8

Quarai: 04,9

Lagoa Vermelha: 04,9

Canela (Aut): 05,3

Bagé: 05,3

Passo Fundo: 05,6

Dom Pedrito: 05,6

Santa Maria: 05,9

Erechim: 06,0

Soledade: 06,2

 

 

 

 

Po PH, o que esta acontecendo?? :rtfm:

 

Voce afirmou durante anos aqui no BAZ que "Soledade dava de relho em Passo Fundo"!???????

 

Topoxtopo levando um couro na media das minimas hein? E o que dizer de Erechim? Achei que Soledade estava mais ao sul e isso era garantia de que as minimas eram sempre menores ai! :laugh:

 

O que dizer de Canela que voce corneteava tanto?? A estacao de Canela nao esta em baixada, alem de Vacaria e Lagoa Vermelha, que tambem estao mais frias esse mes.

 

Agora voce entende que essa historia de 100 km mais a oeste, 50mts mais alta aqui e ali, nao faz diferenca para a natureza!

 

Sds.

-Em primeiro lugar vc está usando argumentos parciais e tendenciosos.

2º) Há praticamente um empate técnico em função de que o topo do Inmet (topinho)está 50m abaixo da cidade de Soledade.

3º) Um platô tem maior capacidade de retenção de ar frio do que um topo típico como o de Soledade, ou o de Ausentes por exemplo.

4º) Não foi suficiente a surra que o Pantera deu na mínima absoluta do ano até agora????????????? Achou pouco os -7.6º, isto mesmo, não venham, com conversa fiada de precisão pois o de máxima e mínima mediu mínima que não seria muito diferente em uma Davis...Repito a pergunta: Achou pouco uma baixadinha a 600m, bater em gigantes como SJ, Ausentes, Lages, Vacaria, Canela etc????

Os 70 km fazem diferença sim senhor, vide as nevadas das últimas décadas e compare.Quer outra diferença que o formato do relevo provoca:Compare qualquer baixada de Passo Fundo e não vai encontrar, repito não vai encontrar nenhuma que faça frente ao Pantera, ou aos baixadões da Serra do Botucaraí, seja honesto e reconheça.Se achar que estou inventando vamos comparar, se não tem medo de comparar pois, pois amigo. Aceito qualquer desafio neste sentido.Enfim, as baixadas de Soledade são mais acentuadas que as de Passo Fundo, além do que o vento aqui é mais constante e intenso.Finalizando, de um modo geral em situação de topo são muito parecidas as duas cidades.Compare as rajadas e o vento médio das duas cidades, Soledade surra PF.

Link to comment
Share on other sites

Mais uma coisinha, Erechim é baixada escancarada, é covardia comparar com um topinho.

Aceito a comparação baixada vs baixada aí que eu quero ver...

Aliás quero ver depois que automática estiver funcionando em baixada em Soledade, como vai ficar a corneta :laugh: :laugh: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Eu sou novo aqui na comunidade e desconhecia essa "rivalidade" entre Soledade x Passo Fundo x Erechim...

 

Eu sou de Passo Fundo e, sinceramente, para mim não há diferença entre as três cidades... é imperceptível... nunca consegui sentir diferença...

 

Meus pais moram em baixada aqui em Passo Fundo e faz muito frio... em massas de ar polar intensas chega a formar gelo no teto e nas vidraças da casa deles por dentro... onde minha mãe mora, chega aparecer o chão quando a vegetação morre após tantas geadas...

 

Esta geada aqui ocorreu em julho de 2010, na baixada que meus pais moram:

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAOms_1CA6H0QNG8yISqTQjNDUaThGbezUD7bECgdIQuGQEhR9jNmFcksCL9zbUGPrLIytIfrUGT4o7y7IeTQfakAm1T1ULEeiKvQxtpvwOmHohiDymGE7A8u.jpg

 

Esta outra geada também é na baixada que meus pais moram, é uma fotografia ruim, com celular AVG, mas dá para ter uma noção das geadas que se formam por lá:

http://images.orkut.com/orkut/photos/PAAAAIIhjBww8x9TgYObt6dBrqh2sLSU-XgUQlQ4sz9aU5_--L3O8HKpqtvsv_YC1tXWPT6uK0BjLvrByF-6rJYeTFsAm1T1UJ1hdgKQNfAZBTMVJ69pYrZyJMIA.jpg

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAE1GJiUWra7LxDyghDG9wrxvBwhUfDs5LnGCDb20xKUTnmW-yos7xHW8oEQnl5TxAWauW33spmkThVwZG7np5ZMAm1T1UHzhFi_hhInECbylJ9ZddFwRiG66.jpg

 

Eu não estava em Passo Fundo no último dia 05/06/2011... eu estava em Erechim... e também tenho umas fotos dessa última geada em Erechim, para contribuir:

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAKtWgh_xbhYvyuJp6ib4rkv1JT72ScPM-Ns1RsZlEP3ixwG6xrf2hDHD04xuRRRFb-q9-RHLS5I-yaEY4JfxdxYAm1T1UHG1-ErehnkmReWdY1krFdgg7KGy.jpg

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAOr_tiwgtjSWF1evFDR41SqoeuHn3Cr_rAKMO7z6tY5RCfM15-0SgyYYBSzjhGOfFho2mHylxUBT3CMiKkBOE-UAm1T1UGnFSdjE4PTLLPpB4m2QDagPi15u.jpg

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAI5ZSOFBwaPhsPQmeRAKpV0xNkwk8aIvTJ0aptCOXdcHVSzkPOcDbJFEoY06K1g77LiXN_2mfmBwxoRKs8ImjxYAm1T1UM_PCigmGmfCxFOhku_lglYIvjYO.jpg

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAIYEzaw0ATexQ5QgnboIH-8NZhQsQy8_VhsVn6rSra8gcszZ798bIz1s9VF5LqJBCPIZ49dQxtKneLji8sFxF-YAm1T1UOdsOpLU7qUr4STvpvlcJgVEQ86K.jpg

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAHel5ZhiGRpk_gZzeKFA6ObssUvT9c4EU7JYfyomthPtvSBOCKmm4NbNpvq3O8sebDiQ6vpAy7dl_-1PZpwjxUoAm1T1UDMmQ5ohi-BvBeK5niH558tRtNms.jpg

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAFXsFO6ObapK22WPj9ixHc13jQWB5XdXpHG-OX8t9OlwUm6IK2UOLqho3qcotGvcBNty6KULykCGeU_kMDdMpeAAm1T1UCib67MYVdOtzDfDR3CLeookjvxp.jpg

 

Sinceramente, eu não vejo diferença entre as cidades... para mim, quem realmente se desta em frio é o alto da Serra Catarinente... o Planalto Gaúcho é bem uniforme...

 

Abraço aos amigos!

Link to comment
Share on other sites

Caro Eliomar, é um prazer conversar com vc.

Vamos aos fatos:

- Há diferença entre cidades tão próximas como Soledade e Fontoura Xavier que são vizinhas imagine se não haverá entre cidades que estão a 75km como PF e 150 Erechim.

-Há estudos do IBGE que apontam a orografia de minha cidade como responsável pelo incremento nas precipitações, tanto que o estudo coloca S Francisco de Paula, Iraí e Soledade como as três mais chuvosas do RS.

-Soledade, Fontoura Xavier, Itapuca, Arvorezinha, por estarem na borda da do planalto, apresentam baixadas bem mais profundas e mais frias que Passo Fundo.

- A principal diferença está no aspecto neve, sendo que o único ano da história recente em que Passo Fundo teve mais neve que Soledade foi em 1990.

- Aqui na cidade nevou com acumulação em 1992, 1993,1994,1999, 2000, nos pontos mais elevados de 770m a 821m ainda mais, por exemplo,além dos anteriores citados, com acumulação em 1991, 2002,2006,2007( há relatos não confirmados de acumulação em 2008).A neve ocorre mais aqui pelo fato da localização mais ao sul, estando portanto a minha região mais sujeita à nebulosidade ciclônica e as decorrentes precipitações em função disto.Passo Fundo e Erechim ficam mais livres desta banda de nebulosidade com céu mais aberto que aqui( na maioria das vezes).

-Quanto ao frio dos baixadões daqui, assista:

-Outro fator é a altitude devo lembrá-lo que a automática está em um topo baixo de 667m, enquanto a altitude média da cidade está em 720m, chegando a 749m na área urbana e grande parte do território na parte leste/nordeste do município está acima dos 750m, chegando a 821m na Raia da Pedra.Portanto a cidade está mais elevada e mais ao sul que PF.

Vídeo de uma das pancadas de neve em 2007 quando nevou somente aqui na Serra do Botucaraí

Pois os fatos confirmam que há diferenças sim no clima das duas cidades.Podem até ter médias semelhantes, mas com comportamento diverso de tempo.

Link to comment
Share on other sites

Olá Paulo Henrique:

 

Microclimas de baixada realmente são bem peculiares e pontuais... eu não conheço nada do interior de Soledade... conheço somente a cidade de Soledade.

 

O problema de baixadas muito intensas é que, assim como registram frio no inverno, registram muito calor no verão...

 

Aqui em Passo Fundo, pelo relevo levemente ondulado, nossas baixadas são modestas, mas, mesmo assim, registram mais frio que os registros oficiais do Inmet...

 

Quanto às precipitações de neve é bastante complexo... as vezes neva em alguns locais e muito próximo não neva... exemplo foi em 2010, que nevou em Gramado mas não nevou em Canela... e não há diferença de altitude, nem de relevo e nem de latitude entre as cidades... são paralelas e contínuas...

 

Em 2000 acumulou em Soledade, mas também acumulou forte em Erechim... já em Passo Fundo não acumulou nada, que fica bem no meio das duas cidades.

 

Passo Fundo e Soledade, em linha reta, dá uns 60 km... do meu apartamento, durante a noite, eu vejo as luzes de Carazinho e Soledade... Soledade aparece como um risco de luzes no horizonte hehehehe... Carazinho é mais nítido... Como Ernestina está no Vale do Alto Jacuí, a baixada do vale permite com que eu possa enxergar Soledade, que fica no alto, daqui de PF que também é alto... mas somente à noite, durante o dia não se vê nada.

 

Os dados de altitude de Soledade são um pouco mais elevados, mas semelhantes com Passo Fundo. A parte mais elevada da cidade de Passo Fundo é próxima da fábrica da Doux Frangosul, no Bairro São João, a altitude é de 740 m.

 

No interior de Passo Fundo o ponto mais elevado está a 761m, próximo a nascente do Rio Jacuí, na saída para o município de Mato Castelhano.

 

Se considerarmos simplesmente a altitude, que requer 180m para dar apenas 1ºC de diferença, não haveria nada de muito especial.

 

Porém, o relevo próximo a encosta do Planalto realmente pode justificar diferenças em regime de chuvas e diferenças pontuais em condições de tempo, principalmente quando a atmosfera está mais estável... sem influência de frentes frias... Seriam diferenças microclimáticas pontuais, mas não macro ou mesoclimáticas...

 

Porém, mesmo assim, acho um pouco temerário considerar temperaturas extremas de baixada, já que, assim como esses "buracos" registram frio extremo no inverno... eles registram muito calor no verão... especialmente quando há massas de ar quente e seco instaladas por períodos relativamente prolongados...

 

Marau é um exemplo disso... o Centro da cidade, além de densamente urbanizado, é um buraco... cercado de morros... resultado: o Centro de Marau é o inferno no verão... mais de 30ºC para eles não é nenhuma novidade, chegando a 36ºC e 37ºC com frequência... saindo 2 km do Centro de Marau, já muda... e as temperaturas são mais compatíveis com o padrão da nossa região...

 

Eu prefiro as temperaturas mais estáveis dos locais mais elevados, especialmente porque possuem uma melhor circulação de ar e não registram calor extremo no verão.

 

Minha pretensão futuramente é comprar um terreno no Condomínio Morada Além do Horizonte, no Bairro São João... é um local no meio das árvores, a 730 m de altitude, topo, com umidade, vento e temperaturas boas... um microclima de bosque preservado.

 

Abrç.

Link to comment
Share on other sites

Muito bem Eliomar, pelo jeito que vc escreve deve ser da área científica e conhecedor de meteorologia, legal mesmo.

Tenho que reconhecer que em função da altitude quase equivalente e proximidade 65km de centro a centro Soledade -Passo Fundo em se tratando de médias elas não podem ser muito diferentes.

Quanto à banda de nebulosidade em situação para neve tenho observado há muitos e muitos anos e tem sido assim, com relação à Passo Fundo, já quanto à Erechim, não me profundei muito.

As baixadas mais acentuadas de Soledade ficam à leste/sudeste do município bem nos limites com Barros Cassal, Arvorezinha, Fontoura Xavier.

Já as da área urbana e das partes norte, oeste, do município são semelhantes às de PF.

Quanto à nevada do ano passado foi atípica, não foi por circulação de nebulosidade oriunda do ciclone e sim por frente-quente.O barlavento era diferente.

Em anos com bloqueio forte , o ar frio consegue chegar até Soledade, mas chega mais fraco em PF, isto tmbm observei.

OBS: minha filha agora está quase passo-fundense :laugh: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Com as mínimas dessa semana esse tópico ficou totalmente desatualizado. Houve lugares com mínimas acima de 15°.

 

Eu sou novo aqui na comunidade e desconhecia essa "rivalidade" entre Soledade x Passo Fundo x Erechim...

 

Eu sou de Passo Fundo e, sinceramente, para mim não há diferença entre as três cidades... é imperceptível... nunca consegui sentir diferença...

 

Meus pais moram em baixada aqui em Passo Fundo e faz muito frio... em massas de ar polar intensas chega a formar gelo no teto e nas vidraças da casa deles por dentro... onde minha mãe mora, chega aparecer o chão quando a vegetação morre após tantas geadas...

Caro Eliomar, não há rivalidade entre as cidades. É nosso amigo PHP que promove a disputa. Para ser mais exato é uma rivalidade Soledade X resto do Planeta Terra, hehe. :good2:

 

Mas há diferenças de topos e baixadas, sem dúvida. Certamente Soledade estaria abaixo de Santa Maria caso a estação do INMET não estivesse num topo. O caso de Santa Maria mostra como uma área pouco elevada tem potencial para mínimas excelentes.

 

Em Santa Rosa há uma estação numa baixada mantida pelo Ilson Tessaro Jr, que circulava aqui pelo BAZ até o ano passado. Os dados de lá eram impressionantes!! Em 2009 chegou a -5°/-6° na região!!!

 

Abraços bem-vindos!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.