Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Inverno de 2008


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

  • Replies 455
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Por essa imagem do radar que a Sheila do Simepar posto agora há pouco dá pra visualizar as áreas que passaram por aqui instantes atrás, chegando agora na cidade de Engenheiro Beltrão, sudeste daqui.

 

imggc3.th.jpg

 

 

Legal Igor, estou em Campo Mourão!!! Por aqui, nuvens baixas e relâmpagos no horizonte!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Explicação do Simepar:

 

"A instabilidade está sendo geralmente, principalmente, por uma intensa variação no sentido do vento em níveis muito próximos da atmosfera: da superfície até aproximadamente 1500 metros de altitude, o vento sopra de leste/nordeste, porém, um pouco mais acima (em torno de 3000m), a circulação de ventos é de noroeste/oeste. Estas intensas variações verticais na circulação são responsáveis por desencadear um ambiente instável em superfície. Com isso, as condições são favoráveis a novas formações de chuvas na madrugada, especialmente na região central e metade sul, avançando pelo Estado no decorrer do período. À tarde as chuvas perdem força, o sol aparece no interior, mas o céu segue mais encoberto no leste paranaense."

Link to comment
Share on other sites

Igor! Magníficas imagens, são algo as que tem cortina, parabéns!

 

Olha, aqui teve raios das 0h até agora, tentei fazer algumas imagens das explosões atômicas, mas não tive sucesso, a maioria queimou devido as descargas intensas e extremamente fortes, que fizeram a noite virar dia... Teve chuva forte e por alguns momentos ventos fortes, mas raios que é bom, tudo queimado...

 

raios09092008floripasi5.th.jpg

 

raios005633176es8.th.jpg

 

raios005570795pi0.th.jpg

 

Olha só essa que horror...

 

dsc05005va1.th.jpg

 

Por volta de 23h50 a atmosfera tinha cheiro incrível de enxofre, estava na beira da praia com meu sobrinho observando raios ao longe, levei meu sobrinho para a casa porque quando sinto esse cheiro a coisa é feia, e não deu outra, mais de 4h de raios, agora são 4h57, acabou, segue a chuva e o cheiro foi...

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Belíssimas imagens gente!

 

Muitas trovoadas ontem ao redor da meia noite por aqui também, mas nada de fotos.... hehehehehe

Abraços

Uma trovoada baguala aqui em Blumenau me tirou o sono a madrugada inteira!

e nada de fotos também...

A Ana acabou de avisar que está chovendo granizo muito forte em São Bento
Link to comment
Share on other sites

Igor e Jaque, Parabéns!!! As fotos estão muito belas!! As tuas Igor, estão espetaculares, como estão acontecendo tempestades elétricas em Cianorte! Aqui estou com "saudades" delas... Das últimas vezes que ocorreram, como ontem, são somente alguns raios...

 

Ontem à tarde consegui filmar um, mas uma pena eu estar só com a câmera do celular (apenas 2megapixel) assim tanto os vídeos quanto as fotos saem com qualidade bem inferior as que costumo mostrar.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

Tive o prazer de receber a visita de um casal que faz esses roteiros de volta ao mundo a bordo de um veleiro. O mais legal (eu não gostaria de estar na pele deles) foi que foram testemunha da passagem do furacão FRANCIS. Na semana que vem trarão fotos dessa experiência... Vamos ver se consigo umas cópias para compartilhar aqui com a galera.

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

NEM EU QUERIA ESTAR NA PELE DELES!!! :o :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Nossa Duquia, o Frances é um dos meus prediletos em termos de beleza e força.

 

Na foto abaixo se observa esse espetacular e compacto furacão Categoria 4, com pressão minima de 935hPa.

 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/94/Frances_2004_near_Hispaniola.jpg

 

Aqui há mais informações... http://en.wikipedia.org/wiki/Hurricane_Frances

 

Essa foto aqui foi mais de meio ano meu background http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/68/Hurricane_Frances_from_the_ISS_-_10AM._EDT_AUG_27_2004.jpg

 

As fotos serão muito bem vindas.

Link to comment
Share on other sites

Nossa Duquia, o Frances é um dos meus prediletos em termos de beleza e força.

 

Na foto abaixo se observa esse espetacular e compacto furacão Categoria 4, com pressão minima de 935hPa.

 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/94/Frances_2004_near_Hispaniola.jpg

 

Aqui há mais informações... http://en.wikipedia.org/wiki/Hurricane_Frances

 

Essa foto aqui foi mais de meio ano meu background http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/68/Hurricane_Frances_from_the_ISS_-_10AM._EDT_AUG_27_2004.jpg

 

As fotos serão muito bem vindas.

Jaque

 

Esse casal são daquelas pessoas, de bem com a vida, que tu ficas conversando e não nota o tempo passar.

 

Na época do frances eles bateram com o veleiro num container que estava à deriva, boiando, a mais ou menos 200 km da costa. Tiveram de proceder a evacuação já que o barco estava adernando, à noite, e antes que um incêndio consumisse o rádio, conseguiram emitir o SOS. Depois que houve o resgate, alugaram uma casa a uma quadra da praia onde assinaram um termo de compromisso com o pessoal da defesa civil local e resolveram "encarar" o Frances para, passar por mais uma experiência!!! A construção, segundo disseram, era "preparada" para resistir... parece que na composição do concreto havia algo semelhante ao "epox" que dá mais resistência... Dizem que a experiência foi única e não desejam repetí-la. Qando estavam sob "olho" saíram do abrigo assim como a maioria das pessoas para juntar e reforçar as proteções para a nova "onda"...

Agora que trarão um novo "barquinho" de São Paulo até Curitiba... eles levam bastante a sério essa coisa de meteorologia, por isso passaram por aqui para que eu explicasse o que eles acessam na rede. Muito legal, e a responsável pela "meteorologia" da dupla é a mulher.

 

Passaram por todos aqueles cartões postais e ainda pela Antártica.

 

Como eu disse, quando tiver fotos na mão divulgo aqui no fórum...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Sou fascinado por esse tipo de jornada...

 

Já li todos os livros do Klink e agora estou lendo "Abaixo da Convergência: Expedição À Antártica: 1699-1839" de Alan Gurney.

 

Conta a história da navegação através dos séculos, a evolução dos métodos de localização em alto mar (longitude/latitude, astros, etc...), medição da velocidade de navegação (aqui cabe um parêntese: a origem do termo nó, segundo o livro, veio da maneira que se media a velocidade da embarcação, arremessando uma corda com um lastro ao mar. Essa corda possui "nós" e após algum tempo era recolhida e contados quantos nós haviam "mergulhado", determinando a distância percorrida durante um tempo determinado).

 

Ainda não cheguei à metade do livro mas é uma sugestão mais do que excelente de uma boa leitura...

 

(sei que não é local adequado para esse post mas como se encaixa no assunto...)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Amigos gaúchos, vejam que legal!

 

Metroclima terá informações em tempo real

O Sistema de Vigilância Meteorológica da Capital, o Projeto Metroclima, parceria da prefeitura e da MetSul Meteorologia, vai disponibilizar no site http://www.portoalegre.rs.gov.br/metroclima informações das cinco microrregiões climáticas da cidade em tempo real (Veja Vídeo).

 

Além da previsão online do tempo, o sistema oferece variadas informações e orientações para os casos de emergência. Desde sua criação, no início de junho, a página recebeu cerca de 150 mil acessos. Inspirado no sistema de alertas norte-americano, o Defcon, o Metroclima trabalha com escalonamento de alerta disposto em cores distintas, que considera o risco de tempo severo na capital gaúcha de nulo a alto.

 

Agilidade - O projeto surgiu em 2007, com o objetivo de seguir a tendência das maiores cidades do mundo, que contam com um sistema permanente de vigilância meteorológica em toda a sua extensão. Isso permite antecipar eventuais riscos para o cidadão e proporciona mais agilidade nas ações da administração.

 

As estações estão instaladas em bairros que correspondem às cinco regiões climáticas da cidade: no Bairro Menino Deus (Estação Menino Deus, no prédio do Dmae), em Belém Novo (Aeroclube), na Lomba do Pinheiro (Car Lomba), na Zona Norte (Estação Aeroporto) e no Bairro Moinhos de Vento (Estação Moinhos de Vento, na sede do Dmae).

 

Segundo o coordenador de Defesa Civil, Sidnei Viapiana da Silva, Porto Alegre possuía apenas duas fontes de informações climáticas, no Instituto Nacional de Meteorologia (Jardim Botânico) e no Aeroporto Internacional Salgado Filho (Bairro Anchieta). "Agora, conta com cinco estações meteorológicas e dez pluviômetros espalhados pela cidade", disse.[/b]

 

Parabéns a essa parceria sensacional.

Gostaria de sistema de selos com a previsão e alertas para PoA, tipo esses de colar no site, para 3 ou 5 dias!

Link to comment
Share on other sites

Terrível, assustador, sem palavras, o que aconteceu na BR tm Tabaí! Alexandre, amanhã é dia 11! Será que esse dia trará mais estragos?!

 

Coincidência ou não, olha aí o dia 11 novamente. É impressionante! Acho que haverá mais casos amanhã..Tomara sem prejuízos maiores. Aqui muito quente para o horário, ar morno, faz 26,3°C.

Link to comment
Share on other sites

E o GFS acerta mais uma vez! :D

 

MUITA chuva em Floripa nesta noite. Agora não cai nada no centro da ilha, mas no aeroporto continua chovendo com trovoadas. O céu aqui na região da UFSC segue bastante fechado e acredito em mais algumas trovoadas ainda esta noite, embora a chance seja reduzida. Como não fui à rua esta noite, não tive como identificar danos, mas tenho certeza que houve.

 

Hoje passei a manhã inteira na EMA e na EMS-1 do aeroporto e confesso: aprendi muita coisa hoje com os simpáticos militares do DTCEA! No próximo fim de semana (dia 20) pretendo varar o dia lá.

 

Estou me preparando para prestar vestibular no CEFET-SC para o curso técnico de Meteorologia. Dessa maneira, transferirei Geografia na UFSC para a noite, pois o curso de Meteorologia do CEFET só existe em período matutino.

Link to comment
Share on other sites

Meteorologia | 10/09/2008 22h56min

 

Defesa Civil e Epagri alertam para fortes temporais em Florianópolis

Previsão de chuvas fortes e granizo vai até o sábado

 

O Departamento Estadual de Defesa Civil alerta a população de Florianópolis para riscos de alagamentos, destelhamentos e deslizamentos para esta semana. A previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) é de chuva forte, temporal e granizo isolado para os próximos dias.

 

O alerta da Defesa Civil vai até o sábado. A partir de sexta-feira, as atividades náuticas devem ser evitadas no Sul da Ilha e no sábado, em toda o litoral do Estado, devido à agitação do mar.

 

Ocorrências de acidentes devem ser informadas à Defesa Civil pelo telefone 199, ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento 24 horas pelo número 48-3244-0600.

 

 

DIARIO.COM.BR

Link to comment
Share on other sites

Ano passado quando ocorreram os vendavais e possível onda de tornados em cidades aqui do noroeste, cerca de 10 dias depois do episódio de TM, os núcleos de tempestade se formaram próximos a região de Posadas e vinham aumentando sua intensidade até chegar no noroeste, não sei se ocorrerá justamente isso, mas pelo radar o cenário está bem semelhante:

 

radar11oa9.png

Link to comment
Share on other sites

Linda célula Paulo, finalmente as pessoas começam a registrar o céu. Obrigada por disponibilizar.

 

No RS a coisa está feia, hoje as webcams voltaram a funcionar e já deu pra ver o temporal em PoA. Aqui, depois daquele vendaval de ontem a noite, mais de 63mm de chuva intensa e granizo, nenhum comentário, afinal quando não se prevê localmente, a gente omite o resto para não ter que dar respostas.... Hehehe!

Link to comment
Share on other sites

Certíssimo Jaque, concordo plenamente quando diz "finalmente as pessoas começam a registrar o céu". Bem aqui foi preciso vendavais, tornados, e granizo de meio metro, mas agora além de imagens, há também pessoas que gravam vídeos das tempestades. Só não disponibilizei aqui porque achei a qualidade bem inferior...

 

Aqui o céu está "saudável", nada de escuridão, apenas algumas nuvens azuis escuras...

Link to comment
Share on other sites

Ventos de mais de 100 km/h atingiram a cidade de Ji-Paraná, em Rondônia. A intensidade do vendaval provocou estragos em o todo o município, que teve árvores, postes e muros derrubados, além de várias casas destelhadas. Segundo o corpo de bombeiros, diversas pessoas solicitaram auxílio, mas não houve vítimas. A chuva caiu logo depois com pouca intensidade.

0,,15476919,00.jpgA tormenta começou por volta das 15h, quando a poeira tomou conta das ruas, com telhas e placas de outdoor voando por todos os lados. Foram pouco mais de 15 minutos de desespero e estragos. De acordo com o pesquisador meteorológico, Daniel Panobianco, a intensidade dos ventos atingiu os 106 km/h.

 

Depois do vendaval, pessoas trabalhavam na recolocação das telhas e na retida de entulhos e da poeira que se formou. A chuva veio, mas com pouca intensidade.

 

VIDEO NA PAGINA. http://g1.globo.com/VCnoG1/0,,MUL755929-8491,00-INTERNAUTA+REGISTRA+VENDAVAL+EM+JIPARANA+RO.html

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.