Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

INCRÍVEL: BONSAI DE ARAUCÁRIA EM CURITIBA


André Shimutz1515095408
 Share

Recommended Posts

Muito interessante, embora falte um pouco mais do que alguns bonsaístas orientais chamam de "shi zen", que é um aspecto natural (o bonsai, visualmente, deve se aproximar o máximo possível das proporções de uma árvores normal). Ocorre que as folhas, flores e frutos de um bonsai continuam com o tamanho natural ou muito próximo dele.

Por isso mesmo, as espécies mais recomendadas para bonsai têm folhas flores e frutos pequenos, embora se possa fazer bonsai (e obter resultados excelentes) com plantas com flores, frutos e folhas maiores.

A araucária acima é um belo trabalho, mas não se parece com uma araucária adulta, mas sim com uma araucária muito jovem e que recebeu aramação para ficar com a copa de guarda chuva.

Não estou dizendo que esta araucária não seja adulta, pode ser, mas pelas dimensões e pelo formato de suas agulhas é mesmo impossível (ou quase) obter um bonsai de araucária totalmente proporcional à realidade.

Já havia visto a foto de um outro exemplar assim em um livro, e o resultado foi bem semelhante a este.

De qualquer forma, a foto é interessantíssima!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Muito interessante, embora falte um pouco mais do que alguns bonsaístas orientais chamam de "shi zen", que é um aspecto natural (o bonsai, visualmente, deve se aproximar o máximo possível das proporções de uma árvores normal). Ocorre que as folhas, flores e frutos de um bonsai continuam com o tamanho natural ou muito próximo dele.

Por isso mesmo, as espécies mais recomendadas para bonsai têm folhas flores e frutos pequenos, embora se possa fazer bonsai (e obter resultados excelentes) com plantas com flores, frutos e folhas maiores.

A araucária acima é um belo trabalho, mas não se parece com uma araucária adulta, mas sim com uma araucária muito jovem e que recebeu aramação para ficar com a copa de guarda chuva.

Não estou dizendo que esta araucária não seja adulta, pode ser, mas pelas dimensões e pelo formato de suas agulhas é mesmo impossível (ou quase) obter um bonsai de araucária totalmente proporcional à realidade.

Já havia visto a foto de um outro exemplar assim em um livro, e o resultado foi bem semelhante a este.

De qualquer forma, a foto é interessantíssima!

 

bem, michel eu concordo contigo.

 

de fato, ela seria um bonsai, mais por que está confinada num cubículo (se isso basta para ser assim classificada) e por estar bem envelhecida e de pouco altura.

 

claro, ela deveria ser proporcional em tudo. as acícolas estão desproporcionais ao corpo da árvore.

 

de toda a forma, assim como o clóvis, eu fiquei admirado com a dedicação e esmero do seu produtor. eu imaginava, mas nunca pensava em encontrar... :lol:

 

Chamou-me a atenção e valeu o dia... :D

Link to comment
Share on other sites

O termo Bonsai, pode ser traduzido como "planta exposta em bandeja".

Na arte bonsai exige-se uma proporcionalidade entre a base do tronco e a altura do vaso, (além disso, a planta deve ser lenhosa). Se não me engano, a altura do vaso não deve ser maior do que a base do tronco - logo, a proporcionalidade do pinheiro mostrado na foto e o vaso em que está inserido, está errada. Na minha humilde opinião, contudo, isso não desqualificaria o trabalho como bonsai, pois a regra não é estanque, já no estilo "cascata", e "semi-cascata" exige-se vasos fundos, por questões estéticas.

Transportando um "juridiquês" para o assunto, em sentido amplo, esse pinheiro pode sim ser considerado um bonsai, mas em um sentido estrito, apenas um pré-bonsai. Para se tornar um verdadeiro bonsai "strictu sensu", ele precisaria estar inserido num vaso cuja altura fosse igual ou menor do que a base do seu tronco.

Acredito, entretanto, que uma poda radical de raízes para permitir o transporte dessa planta para um vaso adequado poderia colocá-la em risco de vida, pois tenho a impressão de que a araucária é muito sensível a intervenções desse tipo.

Portanto, a solução seria fazer um trabalho de engrossamento do tronco, para atingir a proporcionalidade correta. Isso poderia ser feito colocando a árvore, num vaso plástico furado (pode ser um escorredor de macarrão), e colocando-o sobre a terra ou sobre um vaso muito maior, e deixar a planta crescer livremente por um tempo.

Depois, poda-se o excedente das raízes e reinsere-se a planta no mesmo vaso, ou, de preferência, em um outro vaso do mesm o tamanho, pois este aí da foto não está valorizando em nada o visual da planta

Acho que um vaso chinês retangular e de cor avermelhada, combinaria muito mais com ela.

Quando um bonsai tem folhas grandes, ele deve ser "educado" (estilizado) de forma a que uma única folha represente um grupo de gramos de uma copa. Mesmo assim, dá-se preferência a plantas com folhas, frutos e flores naturalmente pequenos, pois adquirem maior naturalidade - o que não tira o mérito do artista que estilizou este bonsai de araucária.

Todos os anos, ocorre um encontro nacional de bonsaistas em Mandaguari - para quem viaja bastante, é uma dica de aprender mais sobre a arte do bonsai. Nunca fui nesse encontro.

Também aqui em Curitiba, a Bonsai Brasil (sede na Manuel Ribas, em Santa Felicidade), oferece cursos e workshops periódicos de bonsai.

O local comercializa o material necessário à prática da arte, revistas, e possui uma exposição permanente de exemplares lindíssimos elaborados por "experts", para quem deseja adquirir um ou simplesmente apreciá-los "in loco". Eu já fui lá algumas vezes.

É só procurar por "Bonsai Brasil" no google, que quem tiver interesse, encontrará!

Link to comment
Share on other sites

Acredito que de pinhãoinhos. pinhãozinos ou pinhinhos.

 

 

sds..

 

Os frutos de um bonsai, bem como suas flores, nascem em tamanho natural. Os pinhões, quando essa araucária chegar a produzi-los, terão o tamanho normal.

Um bonsai pode demorar muito mais tempo para começar a produzir os seus frutos, em relação a uma planta em condições normais, ou não!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.