Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Caldas MG


Pcacella
 Share

Recommended Posts

Observando as estacoes automaticas do INMET fiquei espantado como em situacoes normais, isto é, sem a presença de uma frente fria, o que representa a maior parte do tempo, as temperaturas nas serras do sudeste sao baixas a noite, e muito mais do que no sul do Brasil.

Alem das conhecidas CDJ, Maria da Fé etc... tem Caldas

 

http://venus.inmet.gov.br/sonabra/dbRegSonabra.php?remove=.%2Farquivos%2F1182507759.dat&codEst=A530&dtaini=15%2F06%2F2007&dtafim=22%2F06%2F2007&Submit=Pesquisar

 

As minimas dos ultimos tres dias seguidos estao entre 3 e 4 graus !

 

Acho que vou fazer um acompanhamento dessas coisas no meu programa...

Link to comment
Share on other sites

Me surpreende você Cacella surpreso com esse tipo de situação. Sua opinião me diz que isso é normal, e sendo tão comum assim como ficar espantado com "situações normais"?

 

Espantado fico eu ao ver que mesmo em "situações normais" com essa Campos do Jordão (e certamente boa parte da Mantiqueira) está bem acima da média. E isso não é de hoje, isso vem ocorrendo de tempos em tempos e ano após ano. Basta observar as normais (aliás eu as procurei e não achei, você tem elas para me passar?)

 

Longe estou de questionar o frio que de fato faz na região. Agora como podem essas "situações normais" que espantam até os mais entendidos da história climática da região ser tão anormais em relação ao passado?

 

Se essa situação representa a maior parte do tempo, dando a entender que o polo frio do Brasil é a Serra do Sudeste, como explicar que as suas condições normais de hoje não são tão normais como eram no passado?

 

E como explicar que mesmo em condições que nas suas palavras representam a maior parte do tempo, sendo assim muito mais frias que o sul, estas vem registrando médias mensais maiores, muito maiores no caso de maio (onde a surra foi enorme para cima de CDJ) e muito parecidas no caso de junho?

 

No fim a dúvida é a mesma. É uma situação por demais interessante.

Link to comment
Share on other sites

Ah ah ah ah ah....

 

O que me espantou foi que caldas esta na mesma altitude de Brasilia aproximadamente. As diferenças das minimas aqui pra casa estao em 8 graus ! A diferença de latitude é de 6 graus.

 

Isso seria equivalente a termos minimas em situações normais em SJ de -6 !!! ( A conta seria, se considerarmos a diferença de latitude linearmente e a diferença de altitude (+3 -8 -1.5 daria -6.5 !

 

A diferença é que a amplitude termica diaria é alta e, assim, durante o dia é apenas fresco. Mas frio tem todo o dia. É só pegar o carro e ir lá e ver o nascer do Sol.

 

Basta ver que a media das minimas no inverno em Caldas e SJ não é tão diferente assim. O que pega são as maximas, que fazem as medias serem diferentes em até 3 graus, e as invasoes polares que fazem as minimas absolutas serem bem inferiores em algumas situações...

 

Eu falei só pra gente ver que no fim, somos todos brasileiros. Suiça é lá na Europa :)

Link to comment
Share on other sites

Realmente as serras do Sudeste estão geladas! :shock:

Na maior parte é o estado de MG onde se tem mais registros de temperaturas baixas. Show de Bola!!!! As Gélidas, Campos, Maria da fé, Caldas,São Lourenço, Caxambu são fantásticas!!! O lugar é GELADO!!!! :shock:

E tudo isso sem MP!!!! SHOW!

 

Abraços,

 

COLOQUE UMA COISA NA CABEÇA, TEM AR POLAR, SE NÃO TIVER NÃO TEM FRIO. É UMA MP "VELHA" COM BAIXÍSSIMA UMIDADE EM NÍVEIS ALTOS, ISTO PERMITE UM FORTE RESFRIAMENTO NOTURNO, ALIADO A DURAÇÃO DO DIA E A INCLINAÇÃO DO SOL. SE FOR AR TROPICAL NÃO ESFRIA, É O QUE ACONTECE AQUI NO SUL, POR ISSO ESTAMOS COM CALOR.

Link to comment
Share on other sites

Ok, realmente existe uma Alta. Mas não chega a ser polar, acho que está em transição. As tardes estão relativamente quentes para esta época do ano.

 

Abraços,

 

É AR FRIO E NÃO TROPICAL. É ÓBVIO QUE "ESQUENTA" DE TARDE, OLHA A LATITUDE!! ALÉM DA SECURA. MAS É AR FRIO QUE ESTÁ SOBRE O SUDESTE E AR TROPICAL SOBRE O SUL.

Link to comment
Share on other sites

Observando as estacoes automaticas do INMET fiquei espantado como em situacoes normais, isto é, sem a presença de uma frente fria, o que representa a maior parte do tempo, as temperaturas nas serras do sudeste sao baixas a noite, e muito mais do que no sul do Brasil.

Alem das conhecidas CDJ, Maria da Fé etc... tem Caldas

 

http://venus.inmet.gov.br/sonabra/dbRegSonabra.php?remove=.%2Farquivos%2F1182507759.dat&codEst=A530&dtaini=15%2F06%2F2007&dtafim=22%2F06%2F2007&Submit=Pesquisar

 

As minimas dos ultimos tres dias seguidos estao entre 3 e 4 graus !

 

Acho que vou fazer um acompanhamento dessas coisas no meu programa...

 

A minha intenção aqui não é retornar com a velha briga CJ X SJ mas se é pra ficar espantado com algumas "situações normais" vamos lá.

 

Eu andei escarafunchando uns dados e não me segurei em postá-los. É coisa pra qualquer amante da Mantiqueira e do frio Brasileiro pirar, é coisa pra se suicidar. É coisa de louco meu amigo!

 

Eu fico imaginando então a surra que nós do sul levamos na pequena era do gelo da Mantiqueira (61/90) quando registraram a normal de uma boa referência deste belo local (CDJ), devia ser um êxtase. Surra atrás de surra! O verdadeiro massacre da serra elétrica!!!

 

CJ 1578 M (Inmet)

 

Normal 61-90 (que eu achei aqui no baz, postado pelo Shimutz http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?t=1533&postdays=0&postorder=asc&start=80 ): 15,4 15,6 15,1 14,2 11,4 9,2 8,2 10,1 11,6 13,4 14,8 15,4 13,4

MÉDIA (°C)

 

Fixem nos desvios:

 

Med: 07 / Normal - (*07 med simples)

 

Jan: 18,1 / 15,4

Fev: 17,8 / 15,6

Mar: 17,8 / 15,1

Abr: 16,7 / 14,2

Mai: 12,5 / 11,4

Jun: 12,9 / 09,2 * até o dia 18

 

Med: 06 / Normal - (06*Med simples)

 

Jan: 17,7 / 15,4

Fev: 18,1 / 15,6

Mar: 17,5 / 15,1

Abr: 15,2 / 14,2

Mai: 11,9 / 11,4

Jun: 11,2 / 09,2

Jul: 11,8 / 08,2

Ago: 13,6 / 10,1

Set: 14,0 / 11,6

Out: 16,2 / 13,4

Nov: 16,5 / 14,8

Dez: 18,4 / 15,4

 

MÊS MAIS FRIO nos últimos 11 anos HORTO X Normal (61-90) INMET!!!!!!

 

Aí a coisa fica absurda! Comparar o mês mais frio dos últimos 11 anos da estação mais fria (o Cruzeiro de CJ) com a normal da estação dita um pouco mais quente. Se a normal fosse do Horto já era de se espantar mas com ela é do Inmet aí é coisa para tirar qualquer amante do frio do sério. Ela nem mal atinge a média do Inmet meu deus do céu:

 

1995 : 09,4ºC ( maio ) -2,0oC

1996 : 08,8ºC ( Julho ) +0,4oC

1997 : 09,7ºC ( Julho ) +1,5oC

1998 : 10,2ºC ( Junho ) +2,0oC

1999 : 09,0ºC ( Agosto ) +1,1oC

2000 : 08,5ºC ( Julho ) +0,3oC (Incrível!)

2001 : 11,0ºC ( Agosto +0,9oC

2002 : 10,1ºC ( Julho ) +1,9oC

2003 : 07,4ºC ( Julho ) -0,8oC

2004 : 11,0ºC ( Julho ) +2,8oC

2005 : 11,6ºC ( Julho ) +2,4oC

2006 : 11,3ºC ( Junho ) +2,1oC

 

Isso que eu peguei os meses mais frios (repito, do HORTO. Alguém por acaso tem os do Inmet?). Os mais quentes seriam a verdadeira trajédia climatológica.

 

É ou não é coisa para pirar?

 

Se faltava uma prova cabal do aquecimento no Brasil acho que já conseguimos.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Traçando um paralelo com São Joaquim.

 

Normal (61-90: 17,2 17,2 16,1 13,5 11,1 9,6 9,5 10,7 11,6 13,2 14,6 16,3

 

Med SIMPLES (Que aumenta em quase 1oC em relação compensada em SJ) X Normal COMPENSADA

 

Só esclarecendo que eu não peguei o "Horto" de São Joaquim para comparar.

 

95: 11,0ºC / JUN +1,4oC

96: 07,3ºC / JUL -2,2oC

97: 09,1ºC / JUN -0,5oC

98: 09,8ºC / JUN +0,2oC*

99: 09,6ºC / JUL +0,1oC*

00: 07,6ºC / JUL -1,9oC

01: 10,7ºC / MAI -0,4oC

02: 10,3ºC / JUL +0,8oC*

03: 10,2ºC / AG0 -0,5oC

04: 09,2ºC / JUL -0,3oC

05: 09,4ºC / JUL -0,1oC

06: 09,8ºC / MAI -1,3oC

 

*anos em que a média compensada foi alcançada. Portanto sem desvio positivo.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

NÃO DIRIA AQUECIMENTO, MAS ERRO VOLUNTÁRIO OU NÃO.

 

Uma pitadinha de sarcasmo. Prefiro acreditar que houve aquecimento pois se fosse erro voluntário ou involuntário seria pior ainda. Como se fosse mais uma prova que o Brasil não consegue deixar de ser Brasil nunca. Em nenhuma esfera pública.

Link to comment
Share on other sites

Não pode estar a acontecer em CDJ o mesmo que está a acontecer em Curitiba?

 

NÃO, ACHO QUE É ERRO, JÁ DISSE, TEMPOS ATRÁS, QUE MUITOS DO INPE, DUVIDAVAM DOS DADOS DE CAMPOS.

 

AUMENTAR 3ºC É ABSURDO, REFLETERIA NA FAUNA E FLORA E TERIA QUE APARECER EM OUTRAS CIDADES E ATÉ COM MAIOR INTENSIDADE, SP POR EXEMPLO.

OUTRA HIPÓTESE É MUDANÇA DE LOCAL OU ERRO DE INSTRUMENTO.

 

FICO MAIS COM ERRO.

Link to comment
Share on other sites

Até porque, este post num dos blogues da Metsul reforça a idéia de erro. Seria muito cabuloso vale do Paraíba e Campinas estarem dentro da média (apesar do bloqueio!) e só CDJ viver seu momento Curita:

 

"Paulo Ferreira Lima - Campinas-SP disse (22/06/2007 20:45):

Temperaturas de Junho no leste paulista. Mesmo com este padrão de bloqueio atmosférico, onde as frentes frias tem tido dificuldade de chegar até Sudeste, o leste paulista tem tido temperaturas bastante normais para a estação, sem apresentar desvios acentuados de temperaturas. Em Campinas as minimas tem se mantido na média (11.4ºC), no periodo temos 11.5ºC, apenas as máximas estão um pouco acima (22.0), no periodo temos media 25ºC. Já S. Jose dos Campos, no Vale do Paraiba apresenta média mais baixa (12ºC), no periodo tem 9.5ºC, e media de maxima (21.4ºC), enquanto no periodo apresenta 23.4ºC (fonte: Defesa Civil-SP)"

Link to comment
Share on other sites

Pra botar fogo nessa fogueira e mostrar que tem mais coisa ai do que erros ou negligencias... vejam essas...

 

Dados "oficiais" do Henrique Morize.

 

Itatiaia

 

http://weather.tachyonweb.net/p1.jpg

 

Nova Friburgo

 

http://weather.tachyonweb.net/p2.jpg

 

Caxambu

 

http://weather.tachyonweb.net/p3.jpg

 

Campos do Jordao

 

http://weather.tachyonweb.net/p5.jpg

 

observem a nota de rodape com relacao a neve !!! Foram 10 anos de observacao. Se existe negligencia ela ven do inicio do seculo e depois tambem pegou o pessoal do INMET até a decada de 90 !!!

 

Rio de Janeiro

 

http://weather.tachyonweb.net/p7.jpg

 

muito razoavel e nao aparecem aqueles frios doidos

 

Sao Paulo

 

http://weather.tachyonweb.net/p8.jpg

 

tambem muito razoavel

 

Sao Jose dos Campos

 

http://weather.tachyonweb.net/p9.jpg

 

aparentemente compativel com CDJ, considerando-se a dif de altitude. Tanto nas medias, minimas, mazimas e absolutas. ACHO QUE ISSO MOSTRA QUE ERA REALMENTE VERDADE. TALVEZ A COMBINACAO DE URBANIZACAO COM MUDANCA CLIMATICA TENHAM FEITO ISSO. Mas parece que realmente era verdade...

 

 

Tem ate a pag 28, com algumas faltando. Pra quem quiser ver é so mudar o numero no fim dos links, Depois digitalizo o resto ( alem da 28) e organizo no site

 

E AGORA JOSÉ ????

Link to comment
Share on other sites

Muito esclarecedor.

 

E agora José? E agora Cacella? O que está ocorrendo com CDJ nos últimos dez anos?

 

Há algum paralelo na história mundial para tamanho aquecimento? Encontramos ou não a prova cabal do aquecimento na terra?

Não vou entrar na guerra para saber quem é mais fria ou coisa do gênero. Apenas acrescento algumas palavras ao que o Caio disse:

O que está ocorrendo com CDJ, São Paulo, Curitiba, Campinas, São José dos Campos, etc... Anomalias absurdas!!

Se analisarmos os últimos anos, por exemplo, Campinas não teria mais nem o clima Cwa.

 

OBS: Ronald, tem uma marca que me impressiona muito: a máxima negativa em CDJ no ano de 2000. Essa eu não botava fé!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.